sábado, setembro 29, 2007
Dualidade
Não está aqui em causa a justiça do resultado. Quanto a mim, o jogo terminou com o resultado mais justo, mas se qualquer uma das equipas vencesse não chocava. Contrariamente ao que tenho lido, até acho que foi um bom jogo, com três intervenientes ao mais alto nível: Polga e Romagnoli no Sporting, e Rui Costa no benfica...
Mas, há coisas que não se percebem. Não me interessa se é penalty ou não, não estou preocupado com teorias como bola no braço num lançamento lateral, ou com intencionalidade ou não do Katsouranis no corte... Nem vou aqui discutir os lances de Romagnoli e Freddy Adu...
Venho aqui falar de coisas estranhas. Nunca se viu num jogo de futebol, haver uma indicação de um auxiliar que é atendida por um árbitro, que (recorde-se) tem a prerrogativa de parar o jogo ou não... A decisão é do árbtiro, ele é o chefe de equipa. Ou atende à indicação do seu auxiliar, caso não veja o lance, ou vê o lance e não pára o jogo. Pedro Henrique parou o jogo... é lícito que se diga que não viu o lance. Aliás, não só é lícito, como é a única interpretação possível e imaginária, porque senão só tinha que ignorar a indicação do auxiliar: A REGRA É ESSA! E porque é de regras que falamos, quando pára o lance, e vai conversar com o seu auxiliar, não pode, não deve, nunca sob circunstância alguma dizer que como ele não viu, não há falta de ninguém, e que portanto o jogo começa com uma bola ao solo!
Nunca tal se ouviu falar...
Mas mais do que isso, Pedro Henriques está confuso. Primeiro porque no meio da confusão diz que não vê nada, mas no campo vê-se o dito cujo a dar indicação a um jogador do Sporting que o corte é feito com o ombro! E então voltamos a ver o que não há... voltamos a mentir... voltamos a errar... voltamos a influenciar!
Chega! Basta! Punição para os árbitros já!
Não se pode num lance parar o jogo, e como não se vê nada seguir a indicação do auxiliar e no outro a seguir já não seguir essa mesma indicação. Até porque, bem vistas as coisas, é muito mais correcto quando não se vê seguir a indicação dos auxiliares (que estão lá para isso) do que ignorar. Pedro Henriques deve, a partir de agora, apitar os jogos sozinho.
Sendo que para mim, há erro nas duas situações: Na Amadora, da parte do auxiliar, hoje na luz, da parte do árbitro e talvez do auxiliar - sendo que para mim um lançamento de linha lateral feito para a grande àrea está longe de ser um lance à queima, mas aceito a interpretação contrária... se o árbitro não parasse o jogo, não havia reclamações como as que estão a haver agora, e se o auxiliar não levantasse a bandeira, provavelmente nem se discutia o lance... Assim, cheira a premeditação, a desonestidade, a erro, a benefício dos mesmos! Imaginem que o auxiliar levantava a bandeirola no lance do Adu (que até pode ser fora da área... Para mim é penalty), o árbitro parava o jogo, e depois reiniciava-o com uma bola ao solo, porque não tinha visto nada, ou porque tinha visto que afinal não havia falta mas parou o jogo para respirar um pouco... É triste.
pedro henriques = ZERO!!! ADEUS!!! ESTÁ A MAIS!
quinta-feira, setembro 27, 2007
O Derby: Benfica-Sporting
Vem aí mais um derby, um dos pontos mais altos de cada época! Desta vez, com as duas equipas a meio de competições (Carlsberg Cup e Liga dos Campeões) e com alterações prováveis a pensar na gestão dos seus jogadores. Com dois modelos de jogo bastante diferentes, é natural que os treinadores procurem encaixar bem a sua equipa no adversário para não se revelarem as suas debilidades. Debilidades essas que vou tentar expôr:- Considero que a principal debilidade do Sporting são as suas alas a defender. Tanto Abel como Ronny são defesas inconstantes e que revelam lacunas na marcação homem-a-homem e no preenchimento da zona entre si e o central. Basta ver que os últimos 3 golos sofridos pelo Sporting nascem no flanco de Ronny, por exemplo. Aí, Camacho deverá apostar nas alas para derrotar o Sporting. Terá que ser Cristian Rodriguez e Di Maria a desiquilibrar nos flancos. Mas, provavelmente, a aposta de Camacho para o flanco direito será em Maxi Pereira. Por isso, não haverá tanto desiquilibrio a não ser que o lateral Nélson (ou Luis Filipe) subam mais no terreno. E se Vukcevic for titular, será certamente por aí que sairá o contra-golpe.
- Do lado do Benfica, as fragilidades a aproveitar pelo Sporting serão certamente a falta de rotina entre os centrais (Luisão voltará certamente e fará dupla com Edcarlos) e o pouco entrosamento entre toda a equipa que, durante certas fases do jogo, poderá revelar-se fulcral para a resolução do vencedor.
Num jogo que será apitado por Pedro Henriques, adorado por muitos, pode ser que se esqueça um pouco a vergonha de arbitragem do dia de ontem...
Onzes prováveis:
Benfica – Quim; Nélson, Luisão, Edcarlos, Leo; Katsouranis e Rui Costa; Maxi Pereira, Di Maria e Cristian Rodriguez; Nuno Gomes.
Sporting - Stojkovic; Abel, Tonel, Polga e Ronny; Miguel Veloso; João Moutinho, Izmailov e Romagnoli; Liedson e Purovic.
Aceitam-se prognósticos! O meu aqui fica:
Benfica - 1 (C. Rodriguez) Sporting - 1 (Liedson)
Etiquetas: Benfica, derby, Sporting
Vergonha do Futebol!

Taça Carlsberg
Talvez o Sporting tenha sido o menos que mexeu na equipa mas também é aquele que tem o plantel mais curto.
Vergonhoso mesmo o comportamento de Jesualdo e Camacho que mexeram demasiado na equipa só para poderem dizer que este e aquele jogador já jogaram este ano...
2 notas finais:
- Aquele penalty assinalado por suposta mão na bola é escandaloso e entristece ver o Estrela da Amadora ser eliminado daquela forma frente a uma equipa que apenas foi superior nos dois primeiros minutos de jogo.
- A regra da Taça Carlsberg que consiste em as equipas serem obrigadas a utilizarem, pelo menos, 5 jogadores que tenham jogado nos últimos 2 jogos oficiais é, provavelmente, a regra mais estupida do Mundo (bem à moda da publicidade que esta cerveja faz!)
terça-feira, setembro 25, 2007
Frente a Frente_4


domingo, setembro 23, 2007
Superliga_94
Não há dúvidas, o Porto soma e segue. Não só venceu num campo tradicionalmente dificil (mais para Benfica e Sporting que propriamente para eles) e beneficiou dos empates dos rivais.Equipa da semana: Porto (ganhou 7 pontos esta semana).
Jogador da semana: Quim (grande momento de forma que está a atravessar!)
Golo da semana: Makukula
Treinador da semana: Carlos Carvalhal (apesar do sufoco leonino que sofreu na 2ª parte, jogou sempre com 2 homens na frente e foi audaz).
Positivo da semana: trará a perda de pontos dos grandes mais emoção à Superliga?
Negativo da semana: Sporting - 3 portugueses titulares, Benfica - 4 portugueses titulares.
Triste da semana: Stojkovic (definitivamente, não convence).
Blog da semana_16
Há já algum tempo que via este titulo na blogosfera mas a realidade é que nunca o tinha visitado. Fi-lo esta semana e percebi que este é um blog de qualidade de uma dupla de pontas de lança (Kovacevic e Kodro) da blogosfera e que fazem do seu blog um espaço abrangente de opinião.
O aspecto não é o melhor (quem disse que o controvérsias é bonito?), mas a qualidade é bem acima da média! Visitem!
Etiquetas: blog da semana
sexta-feira, setembro 21, 2007
Memórias Futebolísticas 2
Marcou uma década no Southampton, mas foi nas seis épocas compreendidas entre 89/90 e 94/95 que "The God" como era conhecido pelos adeptos, marcou a diferença e nos brindou com golos geniais!

Muitos não reconhecem o seu talento e genialidade porque nunca foi presença assídua na selecção Inglesa (apenas 8 participações) ou num grande do seu país, mas creio que foi o peso do seu amor ao clube do coração que o prejudicou.
Jogador típico do campeonato inglês, o seu aspecto alto e rude, fazia lembrar mais um vulgo trabalhador de fábrica inglês do que um craque com uma técnica espantosa e com uma facilidade de remate incrível - o homem rematava com a mesma facilidade que calçava as chuteiras.
A sua influência no Southampton foi grande e "aguentou" o clube na Premier League durante muitos anos.
Talvez devido à má experiência de Ian Rush fora da ilha, tenha transportado para os jogadores ingleses no final dos anos 80, inicio dos 90 nenhum clube "estrangeiro" apostou nele, mas sem dúvida que gostaria de o ver num clube de maior dimensão.
Uma amostra do que o menino era capaz:
http://www.youtube.com/watch?v=k-b01xfi1yI
Grandes Equipas_1
Com este Post inicia-se uma nova rubrica onde vão ser lembradas grandes equipas ou como o caso deste, um conjunto de equipas que marcaram uma época.
Para estreia vou lembrar os anos dourados da Série A, o início dos anos 90, onde só se media um verdadeiro futebolista se conseguísse triunfar no árduo e competitivo campeonato italiano.
Todos os grandes jogadores da altura passaram por lá. Todos aqueles que nos lembramos e que foram em determinada altura fãs de alguém.
Primeiro um pequeno enquadramento histórico. Os anos 80 tinham sido particularmente complicados para o campeonato espanhol – reflexo de uma economia interna instável – os clubes estavam falidos; o campeonato inglês ainda vivia as consequências do castigo europeu às equipas e os reflexos do forte hooliganismo, e era um campeonato muito “fechado” e o campeonato italiano apresentava-se, na altura, como o El Dorado – afinal tinha sido em Itália que Maradona tinha encontrado o seu futebol e atingido um nível de melhor jogador do mundo – todos queriam ser o novo Maradona.
Primeiro podemos falar na equipa com mais sucesso da altura – o Milão. Um conjunto de jogadores quase perfeito, com um estilo de jogo equilibrado (4X4X2), sempre com comandantes fortes. O Milão conseguiu ser o espelho de um profissionalismo impar. A cidade desportiva dava as condições de treino perfeitas. O clube tratava os jogadores como nenhum outro (dava carro, casa, pagava as contas, tratava da família, etc.) – os jogadores só tinham que se preocupar em jogar futebol.
Tal como os outros grandes o Milão “importou” o que de mel
hor existia no mundo a nível de jogadores e consegui recrutar os craques estrangeiros da altura – Gullit, Rijkard, Van Basten, Papin, Desailly, Savicevic, Boban, Elber, Laudrup, Raducioiu – conseguiu manter os jogadores da casa – Rossi, Tassoti, Baresi, Costacurta, Evani, Nava, Galli, Ancelloti, Massaro – e lançar novos míudos, que alguns até fizeram nome nos rivais – Panucci, Maldini, Albertini, Stroppa, Simone, Melli, Albertini, Fuser, Eranio, Dioniggi e Coco.
Gullit, Rijkard, Savicevic, Baresi, Van Basten, Papin e Boban
O Milão bateu recordes de vitórias, de invencibilidade e até em transferências, na altura pagou 20 milhões de €!!?? ao Torino pelo azarado Gianluigi Lentini.
A Juventus teve o melhor jogador italiano da última década – Roberto Baggio – mas
nunca conseguiu combater e hegemonia do Milão - a descida de Divisão também não ajudou - apesar de também ter tido muitos e bons jogadores – estrangeiros de destaque: Júlio César, Kohler, David Platt, Andreas Moller, Thomas Hasler, Stefan Reuter, Jarni, Dechamps e Paulo Sousa; Italianos: Peruzzi, Sartor, Prrini, Marochi, Pessoto, Ferrara, Vialli, Ravanelli, Conte, Di Livio, Torricelli, Del Piero, Di Canio, Casiraghi, Schilacci – curiosamente a ascensão da Juventus com Marcelo Lippi, coincidiu com a “queda” do Milão.

O Inter sempre foi um outsider das grandes conquistas apesar da sua história e tradição em Itália e de ter grandes jogadores estrangeiros – Brehme, Mathaus, Klinsmann, Shalimov, Sammer, Pancev, Ruben de Sosa, Wim Jonk, Bergkamp; italianos – Zenga, Pagliuca, Bergomi, Nicola Berti, Delvechio, Schilacci, Dino Baggi; e grandes treinadores como o nosso comnhecido Trappatoni.
Trappatonni e Mathaus
Muitos foram os clubes – Lázio, Parma, Roma, etc. – e jogadores – Zola, Asprilla, Brolin, Aldair, Mihajlovic, Doll, Balbo, Cannigia, Voller, Gascoigne, Winter, Signori, Mancini, Lombardo, Boksic, etc, etc, etc, e que marcaram essa época mas creio que nenhum chegou ao sucesso do AC Milão.
E tu, qual as tuas memórias deste tempo?
quinta-feira, setembro 20, 2007
The Special One

quarta-feira, setembro 19, 2007
Uma questão de estatuto?
Liga dos Campeões_16
Havia enorme expectativa para ver o Sporting a defrontar o Man Utd. Não só pelo regresso de Cristiano Ronaldo e Nani a Alvalade, de ver como se portavam João Moutinho e Miguel Veloso frente a um possível clube interessado no seu concurso, mas sobretudo interessava ver a organização do Sporting frente a uma equipa superior a nível técnico e táctico.terça-feira, setembro 18, 2007
Liga dos Campeões_15
Benfica e Porto defrontavam hoje as equipas finalistas da última edição da Liga dos Campeões. Previam-se desafios bastante complicados, principalmente a deslocação do Benfica a Milão. Foi esse o jogo que acompanhei e por isso aqui fica a minha análise (era bom poder analisar também o Porto-Liverpool mas não vi!):segunda-feira, setembro 17, 2007
Tenho de Admitir.......
domingo, setembro 16, 2007
Superliga_93
Devido a um evento nupcial, não tive oportunidade de ver o jogo do Porto e vi apenas o jogo do Benfica a espaços. De qualquer forma, penso que posso concluír que, uma vez mais, o Porto jogou q.b. para ganhar e agarrou-se à vantagem até final. Assim será a estratégia de Jesualdo em jogos a anteceder a Liga dos Campeões e aqueles mais complicados fora de casa.Postura diferente têm Camacho e Paulo Bento. O primeiro venceu sem dificuldades na Luz a Naval mas perdeu Petit o que significa que terá que exigir mais a Rui Costa nos próximos jogos. Rui Costa que arrancou bela exibição e foi, uma vez mais, decisivo. O Sporting venceu sem dificuldades o Estrela Amadora beneficiando cedo de um erro defensivo dos estrelistas o que permitiu a Liedson distanciar-se na lista de melhores marcadores. Quem também voltou a brilhar foi Vukcevic que também marcou!
No resto da jornada, destaque para a reviravolta do Belenenses em casa frente ao Leiria e à vitória do Setubal frente ao Braga. Quem continua sem vencer, nem convencer, são Boavista e Paços Ferreira.
Equipa da semana: Belenenses (dar a volta em casa contra um adversário directo poderá ser importante para as contas finais)
Jogador da semana: Rui Costa (a arte e a magia continuam presentes)
Golo da semana: Cristian Rodriguez (belo tiraço do meio da rua!)
Treinador da semana: Jorge Jesus (sacou da cartola o coelho para resolver o jogo)
Positivo da semana: Um grande a jogar de dia! (Estrela Amadora - Sporting)
Negativo da semana: 6 jogos na televisão em 8 possiveis?? Credo...
Triste da semana: Tarik Sektioui (ele até pode jogar bem mas tem sempre uma certeza: nunca acaba o jogo!)
A rever: as bombas de Cristian Rodriguez, a definitiva afirmação de Helder Barbosa e o faro pelo golo de Purovic.
sexta-feira, setembro 14, 2007
Votações_7
Dos 23 votos recebidos relativamente a quem era a melhor opção para o centro de ataque da selecção portuguesa, os inquiridos responderam:
Nuno Gomes - 9
Volta Pauleta, por favor! - 6
Helder Postiga - 4
Nenhum, jogamos sem pontas de lança. - 4
João Tomás - 0
Parece claro que Nuno Gomes, para os votantes, ainda é uma opção credível na frente de ataque e que não tem concorrência à altura, se bem que 40% dos votantes preferiria outro tipo de solução.
Em relação à entrada de Pepe na selecção nacional, esta recolheu 30 votos divididos da seguinte forma:
Não, e o Deco também não devia lá estar. - 12
Não, não precisamos de mais nenhum estrangeiro. - 9
Sim, é português. - 8
Sim, aquela defesa precisa de mais soluções. - 1
Claramente, os inquiridos dizem não à presença de Pepe na selecção nacional, recolhendo esta opção 70% dos votos. Também Deco parece não convencer uma certa fatia dos portugueses.
Mais votações irão começar em breve, outras estarão para terminar. Votem!!!!!!
Etiquetas: votações
quinta-feira, setembro 13, 2007
Patriota?
quarta-feira, setembro 12, 2007
Liga Fantástica_3
Pessoal, aqui fica mais um desafio: participar no concurso LIGA FANTÁSTICA deste ano. Como decerto saberão, é necessário comprar a revista Record desta época para participar ou então simplesmente comprar equipas através de um código de uma revista já introduzido.Etiquetas: liga fantástica
terça-feira, setembro 11, 2007
Apostas_8 - Época 2007/2008 - ULTIMA SEMANA!
Boa sorte!
Nota: data original - 30 Agosto
segunda-feira, setembro 10, 2007
Orgulho Nacional

domingo, setembro 09, 2007
Departamentos médicos_1


sexta-feira, setembro 07, 2007
As tácticas de Scolari

"Independentemente de quem jogar na defesa, o Bruno Alves joga. Quer o Fernando Meira esteja em condições ou não. É assim porque escolhi. Vai jogar porque tem feito por o merecer. É alto, forte e tem velocidade. Se ele jogar feijão com arroz, como faz no F.C. Porto, está muito bem. Não precisa salada, nem nada mais. Só feijão com arroz." As tácticas de Scolari diferem muito das de Paulo Bento. Mesmo assim, Scolari também gosta de ser claro. E já elegeu Bruno Alves para titular contra a Polónia. Amanhã será Bruno Alves e mais dez!
quinta-feira, setembro 06, 2007
BWIN!

Fora de Horas?
O Boavista anunciou na passada terça-feira a contratação de 2 jogadores: Moisés e Jorge Ribeiro. Estranho tal anúncio aparecer só no dia 4 Setembro quando o fecho das inscrições foi no dia 31 Agosto e, consultando a listagem de contratos introduzidos no último dia de inscrições, verificamos que não existe nenhum dos dois jogadores nessa lista.quarta-feira, setembro 05, 2007
Conseguimos!!!!

terça-feira, setembro 04, 2007
As Tácticas de Paulo Bento
Enquanto que se levantam muitas ondas sobre a não-utlização por parte de Paulo Bento de outro sistema que não o 4*4*2 em losango, eu já vi este ano o treinador leonino utilizar 3 esquemas de jogo bem diferentes:segunda-feira, setembro 03, 2007
Superliga_92
Semana teoricamente dificil para os 3 grandes mas que se acabou por tornar acessível. Apesar de tudo, a tarefa mais complicada calhou ao Sporting que defrontou um já conhecido Belenenses mas que continua sem ser capaz de bater o pé à equipa de Paulo Bento que, desta vez, lançou as feras todas para a arena depois de Costinha ter sido expulso e de sentir que o Sporting não estava a ser capaz de tornear um problema que se complicava minuto após minuto. A entrada de Vukcevic acabou por ser decisiva, sendo que Liedson, uma vez mais, provou porque é indispensável nesta equipa.
O campeão Porto tornou fácil um jogo que inicialmente parecia complicado. A mistura da motivação com o desgaste europeu tornou a União Leiria uma presa fácil para um dragão letal que teve em Tarik, o quase dispensado, a arma para derrubar os leirienses. Curioso que, tanto Adriano na época passada, como Tarik este ano, estavam no lote de dispensados, mas acabam por ser eles a resolver os jogos quando estes se encontram dificeis (sem contarmos com o inevitável Quaresma!). De destacar Bosingwa que continua a espalhar qualidade por onde passa.
Já o Benfica teve um início de jogo prometedor mas desperdiçou duas boas ocasiões. Teve de ser um erro de Benaglio, bem aproveitado por Cardozo, para colocar os encarnados na frente e a jogar no modelo que Camacho prefere: o contra-ataque. E para isso destacaram-se Petit a controlar o meio campo, Rui Costa a lançar o ataque e Di Maria a desiquilibrar em velocidade. Ainda foi pouco mas o Benfica está em crescendo.
No resto da jornada, destaque para o Marítimo que continua em 1º, mesmo em desvantagem numérica, foi capaz de vencer a Academica de Manuel Machado que ainda não definiu um 11-base. Destaque igualmente para a reviravolta caseira do Braga frente ao Estrela da Amadora e com a ajuda de dois ex-boavisteiros: Zé Manel e Linz.
Uma nota: em 3 jornadas, apenas 6 equipas já venceram: Porto, Benfica, Sporting, Braga, Marítimo e Estrela Amadora.
Equipa da semana: Marítimo, manter a liderança a jogar com 10.
Jogador da semana: Fajardo, a revelação deste início de época!
Golo da semana: Vieirinha, que bomboca!
Treinador da semana: Paulo Bento, pela audácia.
Positivo da semana: O apaixonante espectáculo Leixões-Guimarães.
Negativo da semana: o Paços Ferreira acabar o seu jogo com 8 brasileiros.
Triste da semana: Jaime Pacheco, pediu 3 meses para pôr a equipa a jogar bom futebol. Não será pedir tempo demais mister?
A rever: a capacidade desiquilibradora de Vukcevic e Di Maria, os cruzamentos de Abel e o génio de Vieirinha.
Subscrever Comentários [Atom]





