segunda-feira, setembro 03, 2007

Superliga_92

Semana teoricamente dificil para os 3 grandes mas que se acabou por tornar acessível. Apesar de tudo, a tarefa mais complicada calhou ao Sporting que defrontou um já conhecido Belenenses mas que continua sem ser capaz de bater o pé à equipa de Paulo Bento que, desta vez, lançou as feras todas para a arena depois de Costinha ter sido expulso e de sentir que o Sporting não estava a ser capaz de tornear um problema que se complicava minuto após minuto. A entrada de Vukcevic acabou por ser decisiva, sendo que Liedson, uma vez mais, provou porque é indispensável nesta equipa.

O campeão Porto tornou fácil um jogo que inicialmente parecia complicado. A mistura da motivação com o desgaste europeu tornou a União Leiria uma presa fácil para um dragão letal que teve em Tarik, o quase dispensado, a arma para derrubar os leirienses. Curioso que, tanto Adriano na época passada, como Tarik este ano, estavam no lote de dispensados, mas acabam por ser eles a resolver os jogos quando estes se encontram dificeis (sem contarmos com o inevitável Quaresma!). De destacar Bosingwa que continua a espalhar qualidade por onde passa.

Já o Benfica teve um início de jogo prometedor mas desperdiçou duas boas ocasiões. Teve de ser um erro de Benaglio, bem aproveitado por Cardozo, para colocar os encarnados na frente e a jogar no modelo que Camacho prefere: o contra-ataque. E para isso destacaram-se Petit a controlar o meio campo, Rui Costa a lançar o ataque e Di Maria a desiquilibrar em velocidade. Ainda foi pouco mas o Benfica está em crescendo.

No resto da jornada, destaque para o Marítimo que continua em 1º, mesmo em desvantagem numérica, foi capaz de vencer a Academica de Manuel Machado que ainda não definiu um 11-base. Destaque igualmente para a reviravolta caseira do Braga frente ao Estrela da Amadora e com a ajuda de dois ex-boavisteiros: Zé Manel e Linz.
Uma nota: em 3 jornadas, apenas 6 equipas já venceram: Porto, Benfica, Sporting, Braga, Marítimo e Estrela Amadora.



Equipa da semana: Marítimo, manter a liderança a jogar com 10.
Jogador da semana: Fajardo, a revelação deste início de época!
Golo da semana: Vieirinha, que bomboca!
Treinador da semana: Paulo Bento, pela audácia.
Positivo da semana: O apaixonante espectáculo Leixões-Guimarães.
Negativo da semana: o Paços Ferreira acabar o seu jogo com 8 brasileiros.
Triste da semana: Jaime Pacheco, pediu 3 meses para pôr a equipa a jogar bom futebol. Não será pedir tempo demais mister?
A rever: a capacidade desiquilibradora de Vukcevic e Di Maria, os cruzamentos de Abel e o génio de Vieirinha.

Comentários:
Ainda alguém duvida que a atitude e o tipo de futebol com Camacho é outro???!! É o que sempre digo: um bom treinador faz toda a diferença!
Voltei a sentir um Benfica muito forte e que mais forte ainda ficará.
Um aspecto que me faz reflectir é o facto de Luisao e Zoro estarem quase recuperados e haver ainda EdCarlos que por certo fará com que Camacho tente justificar a sua aquisição. O que acontecerá a Miguel Vitor?? Objectivamente, o miudo foi titular em 3 jogos e a verdade é que nao sofremos um unico golo (ainda que com muita sorte em Copenhaga). Sinceramente nao percebi a compra de EdCarlos. Acho que nao faz sentido! Agora ficamos com 5 centrais (nao contando com Katsuranis) o que acho um exagero e uma má gestao financeira.
.
Uma nota para Joao Moutinho. O miudo é humano! Nao se pode exigir que esteja sempre ao mais alto nivel. Sao fases! A (muita) qualidade esta lá.
.
Nao tinha reparado no facto de o Paços ter terminado com 8 brasileiros. Lamentavel no minimo.
Mas diga-se em abono da verdade que o clube da formacao tem jogado sempre com 7 estrangeiros no 11 inicial.
 
O clube da formação como lhe chamas também não pode ser uma máquina de despachar encomendas!
 
Em relação ao Benfica de Camacho, treinador do qual sou defensor acérrimo, é engraçado de ver como quem compara com Fernando Santos, as coisas mudam como do dia para a noite: Camacho mete Romeu Ribeiro a 7 minutos do fim, tá a lançar miudos! Fernando Santos punha João Coimbra a 3 minutos do fim, tava a gozar com o rapaz!
Até Nuno Gomes já parece que anda a jogar bem (o que não é verdade) e, segundo esses analistas, tem uma função táctica importante naquela zona do terreno. Enfim, deram ao Benfica a tranquilidade que o seu capitão pediu...
 
Romeu ainda é junior!!
Junior! Faz toda a diferença! Alem disso ate para a Liga dos Campeoes o pos a jogar!
O Fernando Santos fez jogos por exemlo no EUA, jogos particulares (!!) e o miudos jogavam 1 ou 2 minutos!!
Nao ouviste o Santos à 2 meses atras dizer que nao apostava nas camadas jovens pq nao existia qualidade????!! Ouviste ou nao ouviste! Ora pelos vistos para Camacho existe!!
Queres outro exemplo ?? Pélé!! Assinou agora pelo Inter!! Inter de Milao! Era junior do Benfica! Viste o ano passado Fernando Santos dar o aval para experimentar o miudo!! Pois! Foi um ano para o Guimaraes, jogou na 2ª Divisao e agora ta Inter de Milao por 1 Milhao!!
Olha, viste as declaraçoes do Rui Costa agora no fim do jogo com o Nacional??? Sem ser directo, o homem falou tudo!! Ter Camacho e ter Fernando Santos é como do dia para a noite!

Quanto ao clube da formacao: não, "não pode ser uma máquina de despachar encomendas" !! Mas 7 estrangeiros em 11??? Aqueles laterais esquerdos (estrangeiros) sao de meter medo ao susto! E aquele novo defesa direito.... ahaaaahaahahahhaahaahahah
.
Sabem qual é o grande problema?? É que o Porto está forte! Vai ser o cabo das tormentas para os tirar de lá! Alem de que das 5 derrotas que tiveram o ano passado foi frente a Braga, Sporting e Leiria , e este ano ja os venceram!
 
Declarações de Petit:
«O mister Fernando Santos fez um óptimo trabalho. Não mudou tudo em apenas uma semana. Estas vitórias também são fruto do trabalho de Fernando Santos»
Então, tava a ser simpático? Não interessa o que os jogadores dizem, interessa o que eu analiso e penso.
Queres outro caso em que há manipulação jornalistica? Luisão está "quase para jogar" há quanto tempo? E ninguém fala disso? O homem quase que ia ser convocado com o Guimarães!! Parece que só hoje voltou a treinar a 100%...
 
Nem fales no Luisao! O Fernando Santos arriscou sempre a ultilização de jogadores vindo de lesoes!
Camacho nao o faz! So joga quem está a 100%!! Olha o caso Mantorras: 1º decisao foi manda-lo ser operado!
 
não sabia que o camacho é técnico...
 
o mantorras é um caso perdido, ainda pra mais quando está a beira de fazer 30 anos...ahahaha
 
OS 3 grandes safaram-se com maior ou menor dificuldade, 3 pontos e segue o ballet.
Moutinho falhou um penalti, acontece, se fosse um puto do Benfica caía o carmo e a trindade assim "a muita qualidade está lá". O árbitro condicionou o Belenenses, mas isso não justicia tudo.
O Porto beneficiou de um golo irregular para acalmar, mas não os acho imparáveis, nem sequer uma equipa estável, vamos ver o futuro.
Benfica melhorou, muito fruto da sensação Di Maria que tira pressão a Rui Costa, e Pereira que ajudou a fechar o lado direito. Mas ainda há muito a melhorar, para mim é um diamante em bruto.
Destaque ainda para o Marítimo e para o belo Leixões vs guimarães.
Equipa da semana: Marítimo
Jogador da semana: Di Maria
Golo da semana: Rui Costa
Treinador da semana: Sebastião Lazaroni
Positivo da semana: parece competitivo o nosso campeonato, oxalá perdure
Negativo da semana: a quantidade de estrangeiros que prolifera no nosso futebol, entristece-me o SLB com tanto estrangeiro.
Triste da semana: O Boavista anda a ferro e fogo, sem tranquilidade podem descer ?
A rever: Vukcevic e Di Maria
 
Para mim Camacho e F. Santos são o dia e a noite, da energia do primeiro ao ar empedernido do Engenheiro, muda a atitude no banco e o respeito dos jogadores por quem lá se senta.
Quanto ao resto, não é de agora que o engenheiro não aposta em jovens, Camacho arrisca pois sabe que aí reside a força de um plantel. São os jovens cheios de força e ambição, que espicaçam os veteranos e lhes dão nova alegria para jogarem o melhor que sabem.
 
É impressão minha, ou Fernando Santos quando esteve no Sporting apostou em Miguel Garcia a lateral Direito, Custódio a trinco titular e Lourenço como muleta de Liedson (alternando com Silva... mas creio que Lourenço fez mais jogos e golos)? Todos vindos das camadas jovens, e numa época em que perdeu Ronaldo e Quaresma no inicio...
Todos estes jogadores, na época anterior não fizeram juntos mais do que 180 minutos pelo Sporting. Sendo que Garcia e Lourenço nem estavam com o plantel...

A questão não é o Engenheiro... é a cultura do clube que ele representa. Fernando Santos é bom treinador, o Benfica é que era o clube errado para ele.
E tem um problema, apresenta bom futebol a espaços, mas na verdade não é um ganhador. Não vi nada do Benfica de Camacho, mas não me parece (para não dizer que tenho a certeza) que tenha tido tempo de mudar o que quer que fosse. Digo mais, poderá neste momento beneficiar do espevitar de alguns jogadores que queiram mostrar serviço, mas isso não dura sempre.

Quanto à jornada, o SCP teve uma vitória em que Paulo Bento foi fundamental na leitura de jogo e das circunstâncias, e nas trocas que promoveu. João Moutinho continua de férias, mas é importante pelo equilibrio que confere em termos das posições que ocupa. É fulcral, mas tem que subir o seu nível. Não podemos sá andar aqui a bater palmas... se está bem, está bem, se está mal, então também há que dizer que está mal. E nese momento esta mal, se tivermos em conta o nível a que nos habituou.

Quanto ao clube da formação: O Sporting este ano descontinuou a sua aposta na prata da casa. Ficou Adrien, Patrício, Djalló, Paulo Renato e Pereirinha, mas não têm neste momento o nível de outros, pelo que não podem jogar so para fazer numero. Se os reforços são todos estrangeiros, então é normal que joguem mais estrangeiros. Sendo que ser estrangeiro, não significa que não seja fruto do bom trabalho dos escalões de formação, começando pelos olheiros. Isso é prática de todos na Europa (Barcelona e Arsenal como casos mais flagrantes. Ajax já há muitos anos que o faz). Até nisso a formação do Sporting está anos luz à frente ds outros. O Sporting só tem 11 portugueses no plantel (se contarmos com Derlei)... a grande maioria é da formação do clube. A formação está a cumprir o seu papel: Contribuir e equilibrar

FCP muito forte. Vai ser dificil pará-los sobretudo se já está tudo a correr atrás do prejuízo.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!