sexta-feira, setembro 21, 2007

Grandes Equipas_1

Rossoneri Vs Vechia Signora Vs Nerrazurri

Com este Post inicia-se uma nova rubrica onde vão ser lembradas grandes equipas ou como o caso deste, um conjunto de equipas que marcaram uma época.

Para estreia vou lembrar os anos dourados da Série A, o início dos anos 90, onde só se media um verdadeiro futebolista se conseguísse triunfar no árduo e competitivo campeonato italiano.

Todos os grandes jogadores da altura passaram por lá. Todos aqueles que nos lembramos e que foram em determinada altura fãs de alguém.

Primeiro um pequeno enquadramento histórico. Os anos 80 tinham sido particularmente complicados para o campeonato espanhol – reflexo de uma economia interna instável – os clubes estavam falidos; o campeonato inglês ainda vivia as consequências do castigo europeu às equipas e os reflexos do forte hooliganismo, e era um campeonato muito “fechado” e o campeonato italiano apresentava-se, na altura, como o El Dorado – afinal tinha sido em Itália que Maradona tinha encontrado o seu futebol e atingido um nível de melhor jogador do mundo – todos queriam ser o novo Maradona.

Primeiro podemos falar na equipa com mais sucesso da altura – o Milão. Um conjunto de jogadores quase perfeito, com um estilo de jogo equilibrado (4X4X2), sempre com comandantes fortes. O Milão conseguiu ser o espelho de um profissionalismo impar. A cidade desportiva dava as condições de treino perfeitas. O clube tratava os jogadores como nenhum outro (dava carro, casa, pagava as contas, tratava da família, etc.) – os jogadores só tinham que se preocupar em jogar futebol.

Tal como os outros grandes o Milão “importou” o que de melhor existia no mundo a nível de jogadores e consegui recrutar os craques estrangeiros da altura – Gullit, Rijkard, Van Basten, Papin, Desailly, Savicevic, Boban, Elber, Laudrup, Raducioiu – conseguiu manter os jogadores da casa – Rossi, Tassoti, Baresi, Costacurta, Evani, Nava, Galli, Ancelloti, Massaro – e lançar novos míudos, que alguns até fizeram nome nos rivais – Panucci, Maldini, Albertini, Stroppa, Simone, Melli, Albertini, Fuser, Eranio, Dioniggi e Coco.

Gullit, Rijkard, Savicevic, Baresi, Van Basten, Papin e Boban

O Milão bateu recordes de vitórias, de invencibilidade e até em transferências, na altura pagou 20 milhões de €!!?? ao Torino pelo azarado Gianluigi Lentini.


A Juventus teve o melhor jogador italiano da última década – Roberto Baggio – mas

nunca conseguiu combater e hegemonia do Milão - a descida de Divisão também não ajudou - apesar de também ter tido muitos e bons jogadores – estrangeiros de destaque: Júlio César, Kohler, David Platt, Andreas Moller, Thomas Hasler, Stefan Reuter, Jarni, Dechamps e Paulo Sousa; Italianos: Peruzzi, Sartor, Prrini, Marochi, Pessoto, Ferrara, Vialli, Ravanelli, Conte, Di Livio, Torricelli, Del Piero, Di Canio, Casiraghi, Schilacci – curiosamente a ascensão da Juventus com Marcelo Lippi, coincidiu com a “queda” do Milão.

O Inter sempre foi um outsider das grandes conquistas apesar da sua história e tradição em Itália e de ter grandes jogadores estrangeiros – Brehme, Mathaus, Klinsmann, Shalimov, Sammer, Pancev, Ruben de Sosa, Wim Jonk, Bergkamp; italianos – Zenga, Pagliuca, Bergomi, Nicola Berti, Delvechio, Schilacci, Dino Baggi; e grandes treinadores como o nosso comnhecido Trappatoni.

Trappatonni e Mathaus

Muitos foram os clubes – Lázio, Parma, Roma, etc. – e jogadores – Zola, Asprilla, Brolin, Aldair, Mihajlovic, Doll, Balbo, Cannigia, Voller, Gascoigne, Winter, Signori, Mancini, Lombardo, Boksic, etc, etc, etc, e que marcaram essa época mas creio que nenhum chegou ao sucesso do AC Milão.


E tu, qual as tuas memórias deste tempo?


Comentários:
Deste tempo lembro me claro muito bem daquela equipa do ACMilan com os holandeses que era uma máquina e do Inter com os Alemães, que na altura lembrava me um pouco o sporting, claro que na escala correcta, porque tinham muito bons jogadores mas não conseguiam ganhar títulos.
Da Juventos lembro me claro do Rui Barros e o Sousa lá passar e ter jogadores que ninguém se esquece, Baggio ou Vialli. Uma equipa que funcionava sempre como uma verdadeira equipa, apesar dos suas estrelas.
De outras vem me à memória a Lázio. Eu adorava aquela equipa. Doll, Gasgcoine, Winter, Signori, Mancini, Lombardo, Boksic e ainda um avançado Alemão que agora não me lembro o nome, e ainda outros.
Dava gosto de os ver jogar, era um futebol muito bonito.
 
Penso que foram épocas de outo para o futebol italiano, na qual em finais europeias havia sempre uma a ganhar uma taça europeia fruto das grandes equipas que tinham e chegavam inclusive a "limpar tudo2 8taça uefa, taça das taças e taça dos campeoes).

Recordo-me de alguns jogos dessa época em que o futebol nao era ainda tao "invadido" de estrangeiros e penso que o futebol saía a ganhar com essas leis, lembro-me que o numero de estrangeiros era limitado...a partir dai e com a entrada da lei bosman penso que o futebol ficou mais fraco, os clubes pequenos perderam-se e sobressairam os clubes mais poderosos, acho que ficou pior...

Quero so relembra-te santinni que em relaçao aos jogadores da juventus, referiste e bem que tiveram o melhor jogador italiano daquela época, mas por la passaram dois dos melhores jogadores de sempre; um ja nao o viste jogar, Platini, e o outro ainda te recordas bem, Zidane...e aainda passou por la rui barros e ja para nao falar dos fiascos henry na juventus e kluivert no milan, mas era so um a parte...

Tenho em memoria um jogo celebre do milan, em que derrotaram na final da taça dos campeoes europeus o barcelona, com romario, stoichkov, bakero, por 4-0...grande joga do milan...
 
Só referi as épocas de 90/91 até 94/95 daí não ter falado de Platini, Rui Barros, Zidane, Henry ou Kluivert, etc.

Isso são outras memórias...
 
Alive estás a falar do Oliver Bierhoff? Jogou no Ascoli antes de ir para a Udinese e depois para o Milão.

Não passou na Lázio.
 
Sim na altura o futebol italiano era o sonho de qualquer jogador. Era o melhor campeonato, era onde estavam os melhores jogadores e era impensavel um jogador italiano sair para o estrangeiro.
.
Em Itália nunca tive um clube claramente preferido. Simpatizo mais com o Milan mas houve uma altura que gostava do Inter, dos tempos de Pagliuca (o meu GR preferido). Sempre detestei a Juventus. Ainda hoje nao gosto.
O Milan era dos 3 holandeses e depois em que tinha tb Savicevic, Radicioiu, Laudrup, etc era uma equipa de sonho. Esses 4-0 ao Barcelona fica na memoria.
.
O alemao da Lazio era O Karl Heinz Riedle que de cabeça era o melhor do mundo.
.
Nao sei se propositadamente ou inocentemente nao se falou de um dos grandes jogadores do Calcio. Rui Costa!! Mas tb é verdade que nao se falou de Batistuta!
.
Falando do Inter: sempre mt dinheiro, sempre mts contratações. Titulos?? nem um! So prova o trabalho de Mourinho no Chelsea nao era assim tao facil.
.
Tenho pena que Futre nao tenha jogado no Calcio no auge da sua carreira. Ou na Premiership!
 
Não foi propositado. Falei em alguns. De facto não falei em todos - Batistuta, Muzzi, Hubner, Di Biaggio, Rui Costa, Couto, Vierkwood, Katanec, Sensini, Benarivo, Pin, George Grun, Fiore, etc., etc., etc., etc.
 
Relativamente ao Inter, os planteis nas épocas referidas mudaram mais de treinador do que jogadores - apolítica consumista veio depois...
 
santinni acho que nao tas muito bem enquadrado nas epocas mas tudo bem...
 
karlos tas sempre a falar no mourinho tens algum fetiche por ele?
 
Muito bom post! Grande Santinni!
Deste tempo lembro-me bem de todas estas equipas.
O Milão com o seu 4-4-2 onde a defesa era sempre a mesma: Rossi, Tassoti (depois Panucci), Baresi, Costacurta e Maldini. O meio campo era de sonho e, claro, o trio holandês. A quem nunca foi reconhecido todo o seu talento convenientemente foi a Donadoni, um jogador na linha do que foi, a outro nível claro está, Vitor Paneira para Portugal.
Quanto ao Lentinni, foi um fiasco e não foi do acidente! Demasiado mediático, na altura estranhou-se o porquê de tanto dinheiro por um jogador que não valia assim tanto. Veio-se a saber anos mais tarde que teve a ver com favores entre Berlusconi e o presidente do Torino.
 
Em relação ao Inter, realmente não havia tanta mudança de jogadores naquela altura. Mas os jogadores-base italianos da equipa principal estavam abaixo dos da Juve e Milan.Só Bergomi e Pagliuca tinham um nível elevado. Por isso era mais complicado para Brehme, Matthaus, Klinsmann ou Sammer fazerem a diferença para chegarem ao título...
Por fim, a Juventus que tinha o meu jogador preferido: Roberto Baggio. Absolutamente genial. E acompanhado de Paulo Sousa, Deschamps, Moller, Vialli e Ravanelli era um luxo!
E é como dizes, há outras equipas que também ficam para a história: o 5-3-2 do Parma: Bucci, Benarrivo, Sensini, F. Couto, Cannavaro, Mussi; D. Baggio, Fiore; Zola; Asprilla, Brolin.
Ou o 4-4-2 da Lazio com: Marchegiani; Negro, Nesta, Chamot, Favalli; Fuser, Gascoigne, Winter, Signori; Boksic, Casiraghi.
Outros tempos!!! Que saudades!
 
o kramer acho que tas um pouco confundido, ao donadoni nao foi reconhecido todo o seu talento? pa que é isto? so podes tar a brincar, nao bebas mais nada hoje...e o lentini foi um fiasco? maezinha do ceu...
 
Exacto Karlos, era o Riedle, ele era excelente. E obrigado ao Kramer por me fazer lembrar dos outros dessa equipa da Lazio, entre eles Fuser.
 
Lentinni foi um dos maiores fiascos da história do futebol, aponta aí. Custou 21,5 milhões de dólares em 1992. Sim, isso mesmo! E o que rendeu ele? Muito pouco...
 
Lentinni ja era um grande jogador no torino quando se transferiu para o milan. Mas eles ja tinham uma grande equipa e nao era fácil um jogador vindo de fora entrar logo na equipa. Depois teve aquele acidente de viação e nunca mais foi o mesmo. Que hei-de dizer de certos jogadores que passaram por certos clubes e foram autenticos fiascos? henry na juventus, kluivert no milan, bergkamp no inter...e entao? nao deixam de ser grandes jogadores...
 
Sim, mas todos esses jogadores tiveram sucesso posteriormente. Bergkamp e Henry foram adorados no Arsenal.
 
Esta foi a altura em que comecei a entender melhor o futebol!

A minha influência em termos de futebol estrangeiro ficou ligada a 2 equipas: Clube: AC Milan. Selecção: Holanda!

Nascido em 1982, o Euro88 foi a primeira competição que segui e nomes como Gullit e Van Basten, mas também Koeman, Rijkaard e Van Breukelen não mais me sairam da memória!

O Campeonato Italiano era o que eu mais gostava porque reunia a nata do futebol da época!
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!