terça-feira, setembro 25, 2007

Frente a Frente_4





Xavi / Iniesta






São jogadores criados na cantera blaugrana, dois médios imaginativos com qualidade de passe, de baixa estatura, que muito tiveram que trabalhar para poder chegar e (ainda) estar onde estão. Ambos começaram muito cedo na equipa principal do Barça, aos 17/18 anos já por lá andavam e nunca saíram. Aos dois, já apareceram propostas ou, pelo menos, sondagens por parte do Real Madrid para traírem o emblema do seu coração. Pela Catalunha continuam e parecem criar raízes. Na selecção, parecem os dois figuras importantes para Aragonés sendo que Xavi é já o capitão aquando da ausência de Raúl. A nenhum foi já reconhecido a capacidade de fazer esquecer Guardiola mas muitos consideram que andam por lá perto. Os dois têm muitos pontos em comum, mas em muitas outras coisas são diferentes. Resta saber quem é, afinal, o melhor...

Comentários:
São dois jogadores muito parecidos, apesar de Xavi ser mais defensivo/estático, sendo que Iniesta é um jogador mais móvel que aparece mais na frente a criar perigo junto à baliza - Iniesta é uma espécie de Deco e Xavi uma especie de Pirlo.
É dificil dizer quem é o melhor mas penso que Xavi é mais conhecido e mais cotado. Iniesta ainda não se conseguiu impor em definitivo na equipa do Barça, mais uma vez culpa de Deco.
De facto a escola de médios do barça é muito interessante - aos exemplos de Guradiola, podemos somar Gerrard, De La Peña, Celades, etc. etc.
 
Considero Iniesta mais jogador do que Xavi, é mais completo. Pode fazer o que Xavi faz bem (circulação e manutenção da posse de bola, passes em profundidade, passes de risco, equilibrio na zona central do meio campo) e ainda pode criar dificuldades com a sua velocidade, algo que Xavi não possui. Pode driblar, algo que Xavi não faz. E pode ainda fechar a zona mais recuada do triângulo de meio campo. Resumindo, Iniesta pode ser um 6, um 8, um 10 e um 11, enquanto que Xavi, no modelo de Rijkaard, apenas serve para a posição 8.
Ainda no ano passado, Iniesta foi posição 6 durante boa parte da época e 11 na ausência de Messi e Giuly. Com Yaya Touré, Iniesta pode-se dedicar mais à posição 8 (onde acho que tem lugar, seja no lugar de Xavi, seja no lugar de Deco) ou até como substitudo de Ronaldinho. É um jogador mais versátil e que até tem maior capacidade de marcar golos.
Relembro que são dois jogadores que começaram a fazer a mesma posição: o típico jogador camisa 8. Não um trinco, nem um camisola 10. Mas sim um jogador de equilibrio.
 
Quanto à escola do Barça, penso que beneficia de mais fama do que proveito. Porque Celades nunca foi nada por aí além, Gerrard é da escola do Valência e De la Peña não foi aquilo tudo, apesar de bom jogador que é. Mas realmente em ano de Figo e Ronaldo, quiseram endeusar um jogador que não chegou a provar a fama que lhe atribuíram.
 
GERARD é das escolas do Barça. Quando passou para sénior foi dispensado para o Valência. Chegou a jogar no Barça B.
 
Eu nao acho que sejam assim tão parecidos. A unica coisa que têm de parecida é a qualidade.
Xavi é um jogador que pisa terrenos mais limitados. Uma zona mais central e mais curta.Tem uma excelente qualidade técnica, muito bom no passe e a temporizar o jogo. O seu sentido posicional é bom, pena ser fraco a nivel fisico para o tal medio mais defensivo. É de facto uma especie de Pirlo.
Iniesta foi para mim uma revelação o ano passado. É um jogador mais atacante, repentista, que remata tb muito bem e tem uma capacidade de drible muito boa. É o rival de Deco.
Complicado dizer quem é melhor dado que a meu ver um é um nº6 (embora nao o tipico nº6) e o outro é um nº8.
 
Iniesta em muita coisa faz me lembrar Joao Moutinho.
 
Remata melhor do que o J. Moutinho...
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Não sei se são meus olhos muito críticos, mas nada vejo de grandes coisas nestes dois jogadores. São bons médios, mas não são diferenciados dos demais.

http://pandegosepatuscos.blogspot.com
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!