terça-feira, setembro 04, 2007

As Tácticas de Paulo Bento

Enquanto que se levantam muitas ondas sobre a não-utlização por parte de Paulo Bento de outro sistema que não o 4*4*2 em losango, eu já vi este ano o treinador leonino utilizar 3 esquemas de jogo bem diferentes:

- Paulo Bento inicia todos os seus jogos com o 4*4*2 losango tradicional, esse é um facto .

- Em desvantagem no Dragão, Paulo Bento abdicou dos laterais e povoou o meio campo com 5 jogadores (Djalló e Vukcevic bem abertos nas alas) a apoiar Derlei e Liedson na frente Um 3*5*2 ofensivo clássico.

- Com vantagem numérica sobre o Belenenses e com o jogo ainda empatado, Paulo Bento abdicou de um central, um médio interior e do trinco e lançou 2 alas e 1 ponta de lança. Passou a um sistema de 3*1*3*3 sendo que os defesas laterais, Abel e Ronny, acompanhavam o ataque da mesma forma como se fosse o sistema de losango. Djalló e Vukcevic abriram novamente as alas para servir os 3 homens da frente: Derlei (um pouco mais solto), Liedson e Purovic.

Em ambos os casos das nuances tácticas, notou-se trabalho durante a semana referente ao posicionamento dos jogadores. Pelas minhas contas, Paulo Bento tem 1 sistema alternativo bastante fiável (jogar com 3 defesas e povoar um pouco mais a zona de meio campo) e depois dois sistemas para situações muito específicas do jogo: aquando de defender muito (testado o ano passado em diversos jogos com a entrada de Tonel - na altura suplente - para fazer de 3º central) ou de atacar muito (tal como fez com o Belenenses).
Conclusão: Da fama de demasiado rigido tacticamente, Paulo Bento contrapõe com maior flexibilidade táctica do que, por exemplo, Jesualdo Ferreira que se mantém sempre fiel aos 4*3*3, apenas variando o vértice do triângulo e as características dos homens do meio (Meireles/Cech Assunção/Leandro Lima) e do homem mais avançado (Lisandro ou Adriano).

Comentários:
Eu sou um "fã" de Paulo Bento. Acho-o um muito bom treinador. Bom tacticamente, boa leitura de jogo, disciplinador, bom líder.
Mas eu acho que há que reconhecer que é um pouco conservador. É verdade que ele AGORA tem alternado o sistema (fê-lo nos 2 ultimos jogos) mas penso que o faz precisamente devido às critica de quem tem sido alvo. Penso que terá cedido tal como cedeu relativamente à já famosa tranquilidade.
Ele dantes mudava o sistema, mas fazia-o muito esporádicamente
 
os rosinhas preparam a próxima jornada com a Naval !!!

http://oantilampiao.blogspot.com
 
Já o ano passado Paulo Bento alterou o sistema 2 ou 3 vezes. Até utilizou mais a vertente defensiva que a ofensiva.
 
2 ou 3 vezes???? Isso tudo?? Eh pá! Em 30 jogos........
Pelos vistos terá ganho 27 ou 28 jogos pelo que não terá sentido necessidade alguma de mudar o plano A
 
Não faz sentido mudar qd as coisas estão bem.
O sistema alternativo tem toda a lógica, mas qd a equipa estiver a praticar o seu futebol a 100%, nem esse será necessário.
Saudações
 
o Paulo Bento ainda é jovem técnico mas mostra ter um enorme potencial. Neste jogo com o Belenenses ele foi decisivo na conquista dos 3 pontos.
Pode ter ainda algumas falhas mas o saldo entre acertos e falhas é-lhe muito favorável.
temos técnico !!
 
Muitas criticas, poucas ou nenhumas fundamentadas... O Paulo Bento é um enorme treinador, e para os mais sépticos, este Domingo deu um banho de táctica a toda a gente...

Cumprimentos
 
Chego à conclusão que quem fala bem do paulo bento, quem diz que ele é bom treinador não percebe rigorosamnete nada de futebol...para mim saiu-lhe o euromilhoes do futebol, muitos treinadores melhores que ele andam uma vida toda a tentar treinar uma equipa como o sporting o benfica ou o porto e não conseguem, mas este senhor (paulo bento) conseguiu...enganem-se aqueles que são fas dele porque estamos perante um treinador muito "verdinho", mediocre e sem cultura tactica.

Posso-vos dar 2 exemplos recentes. No dragão so quando se encontrou a perder é que mandou avançar a equipa e passado um tempo depois mexeu nela. Viu-se claramente que o sporting cresceu e que se tivesse outra atitude o jogo poderia ter sido outro e o sporting nao sai com um resultado negativo, ou seja foi merdoso, conservador e pouco ambicioso. No passado domingo mais uma argolada, mexeu na equipa e tem a displiscência de jogar em sistemas que nunca experimentou (3-4-3) e ainda por cima pos 2 laterais a fazer de centrais (abel e ronny), isto é de um treinador com cultura tactica? isto é jogar com o coração, e não fosse o matador liedson e a entrada do vuckevic a mexer o jogo e o belenenses nao estar com 1 jogador a menos e o sporting se calhar nao ganhava o jogo...jogo esse que foi pauperrimo para uma equipa que luta pelo titulo porque continua amarrada ao seu sistema de jogo (4-4-2), pouco criativa e movel. Não precisamos de treinadores assim, conservadores, sem estilo de jogo e sem objectividade...
 
Não acho Paulo Bento nada de esepcial, mas...tem que ser dado valor ao seu trabalho, visto estar num clube que não dispõe dos recursos financeiros dos outros 2 grandes e mesmo assim ser competitivo.
Dá que pensar!
 
Falei em termos técnicos a pouco, relativamente à gestão de pessoas soube colocar alguns meninos na linha e por alguma disciplina no plantel. O sporting tem tido uma politica desportiva diferente dos outros directos concorrentes, que nao tem so a ver so com a falta de dinheiro, porque o benfica está na miséria e continua com contrataçoes loucas, o único que tem feito algum cash é o porto, portanto acho que é hora de os dirigentes pensarem bem no que pretendem que sejam os clubes no futuro, o sporting quanto a mim esta a frente já há muito tempo nisso e esta-se a precaver e bem continuando a aproveitar os jogadores que saem das suas escolas fazendo ao mesmo tempo uma equipa competitiva. espirito este que o paulo bento e bem conseguiu manter na equipa do sporting.
 
Paulo Bento é Enorme!!!!!! Continua a trazer omoletes para a mesa sem que lhe ponham ovos na cozinha.

Paulo Bento, varia e muito o seu sistema de jogo. Simplesmente fá-lo de acordo com as circunstâncias. Zizou, se o Belenenses não estivesse com 10, o Paulo Bento não abdicaria do Central e do Trinco... Assim que saíu Silas, Paulo Bento viu que Miguel Veloso não estava lá a fazer nada. Aquilo eram 2 defesas quando de posse de bola, com um dos laterais a fechar mais por dentro quando necessário... O Belém não tinha ninguém nas alas para incomodar. ENORME OPÇÂO TÀCTICA em função do contexto do jogo.
No Dragão,o Porto tinha 11 jogadores e as opções foram outras mas... igualmente eficazes. O Sporting cresceu sempre que o seu treinador mexeu.

O ano passado as alterações iam noutro sentido. Paulo Bento esteve quase sempre a vencer... e cedinho. As alterações eram de contenção, os jogadores escolhidos eram outros (Farneruds, Custódios... Jogadores de contenção). Paulo Bento é um excelente leitor de jogo. Quem tem dúvidas anda a dormir.

Tem jogos menos felizes, do qual faço sobressair o do ano passado na Luz. E realmente é um pouco receoso nos jogos grandes. Mas esses toda a gente sabe que são ganhos nas defesas. Perguntem a quem quiserem.

Grande Post Kramer!
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!