sábado, abril 30, 2005

Reflexão_11

O Beira Mar disponibilizou transporte gratuito aos seus adeptos para se deslocarem a Moreira de Cónegos para apoiarem a equipa na altura mais decisiva da época. As respostas positivas foram dadas por...35 adeptos! 35!! O jogo em si, por aquilo que li, justificou a ausência de espectadores. Foi um jogo cuidadoso de 2 equipas que tinham, obrigatoriamente que ganhar para terem reais chances de não descer de divisão. O empate apenas adiava por mais uma semana a confirmação da descida. Parece que foi isso que Augusto Inácio e Jorge Jesus quiseram: adiar o inevitável. Os 2 treinadores que elogiei pelo discurso há relativamente pouco tempo caíram na troca de acusações de plágios e etc. Enfim, basta estar na Superliga há um mês para se caír na tentação do discurso barato...e os dois vão mesmo descer!

quinta-feira, abril 28, 2005

Porto_9

No Porto vive-se hoje uma Guerra Fria. Pode acontecer o holocausto dentro daquele clube que nunca será muito divulgado.
Recentemente, Maniche disse:
“Devia ter recuperado mais afincadamente e isso não aconteceu por causa do desejo do FC Porto em que eu jogasse.”
Por outro lado, Couceiro respondeu:
“Não há nenhum jogador que tenha sido obrigado a jogar. Comigo nenhum jogador é obrigado a jogar. Se me disserem que dói, sai. Não há insubstituíveis e quem não está em condições não joga”
A diferença de discursos revela a falta de união existente no balneário e a existência de algo que pouco se viu naquele clube: o envio de recados internos via jornal.
Na mesma altura, fala-se nas saídas de Leandro, Cláudio Pittbull, Luís Fabiano e Leo Lima, todos jogadores brasileiros adquiridos esta época e que ainda não produziram praticamente nada. Por outro lado, aparece Quaresma a dizer que Benfica e Sporting são inconstantes e que o Porto vai vencer os 4 jogos que faltam e será campeão, batendo assim o record de vitórias consecutivas no campeonato (que se fixa em 4) ao vencer 6 jogos seguidos!
Será que os jogadores acima referidos estão a pensar no mesmo que Quaresma? Ou estarão com a cabeça no clube para o qual pensam ir jogar na próxima época?
A falta de união no balneário é gritante...o título até está perto...o calendário é acessível...será que dá para acreditarem num milagre?

Vai um Jesuíta?

O Sporting chega a Braga entre a espada e a parede. Pede-se-lhe um truque a la Houdini para escapar da dificil situação em que está. Em Braga só lhe interessa um resultado: a vitória.
E ao Sporting só interessa a vitória. Como é que se chega a casa de um rival na classificação, que tem a melhor e a menos batida defesa do campeonato (uma coisa nem sempre implica a outra) e se impõe argumentos próprios?
Do Sporting espero o seguinte: Ricardo, Rogério, Rui Jorge, Enak e Beto; Custódio, Roca, Moutinho e Viana; Liedson e Douala.
Dois pontos de interrogação: Custódio e Douala. Custódio depende de Carlos Martins e Pedro Barbosa, mas o jogo da Uefa de hoje provavelmente atribui-lhe a titularidade no dia do trabalhador. Douala tem que jogar se o Sporting quiser roturas no último terço (e não me refiro à perna do jogador, embora seja sempre um forte possibilidade – com tanto gelo que já vi naquela perna, o homem mais parece um congelador). O problema é que se o jogo de hoje com o Alkmaar não correr de feição ele vai ter que entrar.
Como pode então o Sporting explorar o Braga? O Sporting não é uma equipa rápida (já Mourinho o disse) e portanto tem que apostar na rapidez de circulação de bola, para escapar a ser previsível. Quando o Sporting imprime ritmo às trocas de bola torna-se demolidor, quando dorme e espera torna-se presa fácil. Pede-se aos jogadores movimentos sem bola. Pede-se a Rochemback que apareça nas linhas e aos médios interiores que, à vez apareçam no meio. Isto vai colocar dúvidas na cabeça dos jogadores do Braga: “Mas eu marco quem? Vou ali dizem-me que não sei quê, quando chego aqui afinal parece que não. Mas o que é isto?!?!?”. Enquanto os médios se deslocam e o Sporting troca a bola isso dá tempo a Rogério e Rui Jorge para timidamente e sem se cansarem muito, irem subindo no terreno fazendo eles o papel de médios ala (que não extremos...), e de repente o Sporting ganha mais uma unidade atacante (dependendo do lado aonde ocorre o ataque), e maior superioridade numérica é criada no meio campo. Compete a Custódio tapar qualquer eventual deslize... E se o Braga for ambicioso, e não recuar as suas unidades (ou seja se não tiver dinâmcia defensiva – esta foi à Carvalhal), o Sporting dominará a seu bel-prazer e manterá a posse de bola durante muito tempo, disfarçando desse modo eventuais fragilidades defensivas (é preciso ver que o Sporting está muito melhor neste aspecto, relacionado, quer com o retorno de Beto, quer com o recuo de Rochemback). Na frente, a receita do costume. Vamos ver Liedson e Douala cair nas linhas várias vezes, e a atitude dos defesas do Braga face a esses movimentos, determinarão o resto. O central acompanha? Deixa a marcação para o lateral? E se já há superioridade no meio campo, como é que o lateral pode abandonar o médio interior?
Os dados estão lançados.

quarta-feira, abril 27, 2005

Caça ao Leão

Aproxima-se uma jornada de algumas decisões, e nela um jogo se destaca dos demais: O Braga-Sporting. Este jogo porá frente a frente duas das mais fortes equipas da superliga e se calhar aquelas a quem se viu melhor produção (embora muito descontinuada).
O Braga chega a este desafio com o ònus de ter de provar o seu valor enquanto candidato ao título. Este fim de semana não há volta a dar. A equipa de Jesualdo tem que se assumir como candidata e terá de jogar como tal.
Do outro lado um Sporting cujo treinador padece do mal contrário ao de Jesualdo: Assume de mais. Se tivesse em Inglaterra diria que era favorito a derrotar o Chelsea.
Não fôra a taça, e Peseiro chegaria a esta altura ainda mais inchado, e com hipótese de vencer tudo o que prometeu... E corre o risco de fazê-lo sem trabalhar aspectos muito importantes do futebol: a cabeça dos jogadores. Peseiro nunca exigiu trabalho, antes disse sempre que mais cedo ou mais tarde iria vencer. Os jogadores assimilaram essa ideia: “Mais cedo ou mais tarde... se calhar mais tarde, que agora não apetece”.
O Braga deverá jogar com: Paulo Santos, Abel, Jorge Luiz, Nem e Nunes; Madrid, Vandinho, Jaime, Castanheira;Wender e João Tomás.
A lesão de João Alves fez Jesualdo hesitar entre Castanheira e Candido Costa. Com Castanheira ficava tudo na mesma, com o ex jogador do FC Porto, ganha mais um avançado, e perde pressão no meio campo. Porque Jaime era meio avançado, meio centro campista, e com a entrada de Cândido Costa é elemento puro de meio campo. Perderá capacidade defensiva o Braga, pelo que acho que neste jogo o Braga entrará com Castanheira. Assegura equilibrio no meio campo, e se Jaime conseguir diagonais poderá tb incomodar Rui Jorge. E essa é a grande chave do sucesso para o Braga: A performance de Jaime. Até que ponto conseguirá por Rochemback em sentido, e deslocá-lo no campo provocando um enorme desgaste na pedra mais influente do meio campo leonino (é por ele que tudo passa, ocupe que posição ocupar). Por outro lado, o Braga tem uma vantagem que poucas equipa neste campeonato têm: Dois enormes laterais, que sobem com à vontade e cruzam bem. Com o equilíbrio numérico no meio campo assegurado, um dos laterais (o que não estiver a marcar o segundo avançado do Sporting, que como sempre vai procurar as diagonaos para abrir espaço) fica com carta branca para subir, e nessa altura criar importante superioridade numérica nos flancos leoninos. Quem ajuda o lateral a atacar? A resposta depende de Jesualdo. Se quiser que um dos avançados entre na linha (desgastante para Wender, porque João Tomás não vai sair da área), cria desequilíbrio na linha e confia no jogo de cabeça de João Tomás e pede a umdos médios (ou dois se for audaz) que entrem na área e obriguem ao recuar do meio campo do Sporting para o buraco. Se quiser que seja um dos médios a deambular, coloca os dois avançados na área e explora eventuais deficiências no jogo aéreo dos laterais do Sporting (Rogério ou Rui Jorge, consoante o cruzamento seja feito por Abel ou Jorge Luiz). Fica claro que tudo isto é bonito, mas não funciona sem a dinâmica dos jogadores. Se o Braga quiser vencer, tem de pedir aos seus jogadores para irem para a frente. Ficar na expectativa facilita e de que maneira a vida ao leão.
Plano B: Entradas de Cesinha e Candido Costa, tornando o jogo mais directo mas perdendo controlo do meio-Campo. Bolas em profundidade seriam o recomendado para evitar que a bola circule no meio campo e explorando o défice de velocidade de Rui Jorge e Rogério. O problema é que os médios do Sporting descansam sem bola e quando a tiverem a sua frescura e qualidade poderá vir ao de cima.
Que fariam vocês se fossem o Jesualdo?

terça-feira, abril 26, 2005

Árbitros_17

Cada vez mais se aperta o cerco do título e cada vez mais se vê menos estaleca na arbitragem. Polga esteve 70 minutos a tentar ser expulso, mas João Vilas-Boas insistiu que o rapaz se estava a portar bem (cortou jogada perigosa com a mão e entrou a pés juntos a Hugo Leal); Diego caíu na área derrubado por Srnicek e...viu amarelo; Cissé pontapeou Mantorras por trás e...viu amarelo; Maurel imitou Polga mas nem amarelo viu; Kelly agarrou Cândido Costa quando este ia isolado para a baliza e...viu amarelo. Por seu turno, João Paulo balbuciou (não se sabe o quê) algo e viu vermelho. Aos meus olhos, ficaram 4 expulsões e 1 penalty por assinalar mas o que se viu foi um jogador ser expulso por bocas (quando nem houve grande aparato nesse lance)...

segunda-feira, abril 25, 2005

Superliga_31

Mais uma vez, e com a chance de chegar ao topo isolado, nem que fosse por algumas horas, o Sporting voltou a deitar fora a oportunidade. Desta vez diante a uma Académica que fez um bom primeiro tempo mas que se fechou em demasia no segundo, abdicando de contra-atacar. Fica a dúvida se dominou o Sporting ou foi dominada...(Santini, ajudas-me?). Nem foi por falta de chances: Liedson falhou dois golos (habitual nele) mas não marcou nenhum o que é de estranhar. E Pinilla também não foi capaz de marcar. Um 0-0 que soube a pouco aos de Alvalade mas que lhes permitiu ser 1º durante 24 horas...até que jogou o Benfica num jogo envolto num ambiente diferente do habitual e que permitiu aos encarnados conseguir algo que ainda só tinham feito uma vez este ano (precisamente com o Estoril): dar a volta a uma desvantagem e ganhar o jogo. Vitória importante para o título, mas que sozinha nada significa. A vantagem volta a ser de 3 pontos para agora o concorrente mais directo, Sporting. Isto porque o Braga escorregou a fechar a jornada frente a um Penafiel que garantiu a manutenção (feito notável para uma equipa que apenas contava, como figuras de proa no início da época, com Drulovic, Folha, Odaír e Clayton). É por deslizes destes que não se assumiram candidatos antes Vantunes. O Braga foi melhor, teve 3 chances claras de golo mas os nervos (Cândido Costa) e as boas intervenções de Nuno Santos (a Paulo Jorge e Wender) não lhes permitiram alcançar a vantagem. O sonho do título fica uma miragem e a Liga dos Campeões um desafio complicado. Isto porque o Porto, no dia anterior, venceu ao caír do pano um Beira Mar que se mostrou, uma vez mais sob o comando de Inácio, como uma equipa personalizada e que só não roubou pontos a 3 grandes (Sporting, Boavista e Porto) por algum azar. Quaresma marcou o golo da semana e reavivou a crença portista na luta pelo título. O facto de ter um calendário mais acessível e ainda haver 2 confrontos entre equipas que se encontram à sua frente, deixa a ideia de que ainda é possível. Mas a jogar tão pouco futebol, parece não passar mesmo de uma miragem...
No resto da jornada, destaque para Leiria que também garantiu a permanência e para Gil Vicente que venceu no campo do, até então, invicto Rio Ave. Esta jornada clarificou também algumas situações: foi cavado um fosso entre os 4 primeiros e os restantes 5 candidatos a 1 (ou 2) lugares na taça UEFA, 4 clubes garantiram praticamente a permanência e 2 estão quase a consegui-lo (Académica e Gil Vicente). Por muito estranho que pareça, a luta pela descida parece já decidida: Estoril, Moreirense e Beira Mar encaminham-se a passos largos para a descida. Destes 2 ultimos surgirá a primeira descida já para a semana quando se encontrarem em Moreira de Cónegos.
Equipa da semana: Penafiel
Jogador da semana: Mantorras
Golo da semana: Quaresma

Verdade Desportiva_4

Pois é, escrevo estas linhas pouco tempo depois de ver o jogo. O Benfica venceu num jogo de tendência única mas com situações estranhas ou pouco habituais. Penso que há 2 formas extremas de ver o jogo:
PRIMEIRA - Os jogadores (e não só) do Estoril acusaram a pressão do público e do palco. Não foram bem preparados para aquele "inferno" e ficaram nervosos. Apesar de terem conseguido um (auto) golo ocasional, os seus jogadores acusaram o nervosismo. Rui Duarte perdeu a cabeça pouco antes da meia hora. Antes do intervalo, Carlos Xavier foi expulso do banco e já Fellahi tinha visto amarelo (Maurel e Moses só não viram porquê só Hélio Santos o sabe). No início do segundo tempo, o Estoril pôs um central, recuou mais uns 20 metros e deixou o Benfica jogar dentro do seu meio campo à vontade. Sem criar grande perigo (remates à baliza foram poucos para tanto domínio), o Benfica foi ganhando faltas atrás de faltas até que as aproveitou. Os jogadores do Estoril perderam a cabeça e João Paulo foi expulso, por supostas palavras e Cissé poderia ter sido por agressão a Mantorras.
SEGUNDA - O árbitro foi tendencioso. Não colocando em causa a expulsão de Rui Duarte aos 24 minutos (impossível fazê-lo), de estranhar o facto de o lateral (a fazer um grande campeonato) caír numa infantilidade daquelas. Estranho também o apitar de faltas a favor do Benfica em situação de dúvida aconteceu em 95% dos casos. Mantendo a média habitual, Hélio Santos expulsou 2 jogadores da equipa que enfrentou o Benfica (Guimarães na Luz). João Paulo foi expulso não se sabe bem porquê.
Os benfiquistas ferrenhos adoptarão a primeira, os seus rivais adoptarão a segunda. Muito honestamente, penso o seguinte:
- Estranhei muito Rui Duarte cometer dois erros daquele tipo em apenas meia hora. Em Alvalade achei-o um pouco impetuoso, mas soube-se controlar. O Estoril é das equipas mais faltosas da Superliga, isso ninguém pode negar, e posso explicar a Litos porquê: tem laterais muito agressivos, que sobem muito na marcação. Tem Elias e Paulo Sousa (que já leva 12 amarelos no campeonato), teve N'Doye e o facto de jogar normalmente subida no terreno significa que deixa muitos espaços atrás. Com o Benfica foi igual. Todos os amarelos foram justos e faltaram um a Maurel e um a Elias. A expulsão de João Paulo é muito estranha, mas é daquelas que pouco podemos dizer. Não se sabe o que disse. Duvido que tenha sido tão grave assim, porque nem me parece que ele estivesse de cabeça perdida. Em caso de dúvida, Hélio Santos apitou a favor do Benfica até ao golo de Mantorras. Depois mudou o benefício. Não vou tanto pela teoria da conspiração, mas achei Hélio Santos um pouco tendencioso. Mas que ninguém diga que os jogadores do Estoril foram santinhos e não mereceram os amarelos que viram.
Na realidade, e ao contrário do que previ, a mudança de estádio condicionou (e muito) as actuações dos jogadores do Estoril e da equipa de arbitragem. Sinal também de que não estão habituados aos grandes palcos...

domingo, abril 24, 2005

Verdade Desportiva_3

Esta semana surgiu uma natural polémica em relação à mudança de local do Estoril-Benfica. Uma polémica natural, para alguns ilegal (Gulherme Aguiar), para outros normal. Escrevo estas linhas pouco antes do jogo começar. Pouco interessa o resultado para este caso. Medindo os prós e contras (sempre em função da equipa da casa, o Estoril), considero que tem mais a ganhar. Na prática, a SAD obtém uma receita de 300 mil euros, metade do orçamento (!!!) previsto para esta época. Digo SAD porque é esta que tem a competência de gestão. Não é o clube. O clube esse não aprovou. Claro que a vertente desportiva é importante e no caso do Estoril o facto de jogar longe da Amoreira é mau sinal (11 em 45 pontos possíveis). Mas a questão é que esta receita irá dar subsistência a um clube que, num só jogo, terá mais assistência que nos outros 14 jogos efectuados em casa...
E a questão neste país onde, por exemplo, a Académica visita o Leiria e tem mais adeptos, é que não á fácil sobreviver. Porque não há sócios, porque não há receitas de jogo, porque não há lucro monetário. E o Estoril teve essa chance: a chance de ganhar dinheiro. A mesma chance que, por exemplo, o Salgueiros teve quando recebeu o Sporting no jogo do título 18 anos depois. Vendendo bilhetes a 150 euros (vulgo 30 contos) obteve uma boa receita. Hoje está na miséria pela má gestão de Linhares. Esperemos que o Estoril não leve o mesmo caminho...
Claro que receber o Benfica no seu próprio campo era mais acolhedor para os jogadores visitados. Poupava-se uma viagem de 300 kms e o campo tinha menos espaço para jogar. Mas não será aliciante e motivante para um atleta do Estoril alinhar num palco daqueles? Eu penso que sim. Independentemente do resultado, o Estoril já ganhou e perdeu com a decisão. Mas é necessário relembrar duas coisas: a decisão é da SAD do Estoril (o Benfica penso que nem pode opinar) e o regulamento permite-o. Quantas vezes jogou Gil Vicente e Moreirense em Braga? Alguém levantou alguma polémica sobre isso? A única coisa que parece fora do normal quanto a mim é que a razão apresentada foi a iluminação do campo (segundo Guilherme Aguiar), razão essa inexistente porque já vários jogos foram jogados e televisionados no campo da Amoreira com luz artificial. Mas aí entra a Comissão da Liga...e já sabem o que penso dela...!

quinta-feira, abril 21, 2005

Classificação Final - Prognósticos

Acabo de ler uma situação que considero interessante e ao mesmo tempo corajosa.
Publicamente, terá sido emitida uma perspectiva daquela que será a classificação final do campeonato.
Penso ser uma boa ideia, todos nós emitirmos a nossa opinião. Acho que é um desafio engraçado. E no final apurar-se quem de facto emitiu o seu parecer mais próximo da realidade. Ou mesmo igualzinho à realidade!
Aqui fica o meu:

1º Benfica
2º Sporting
3º FC Porto
4º Braga (receio que a perda João Alves venha ser fatal. 13 / 14 jogadores de boa qualidade apenas)
5º Guimaraes

Nota: Acho que o Benfica ganha o campeonato com 2 pontos de avanço sobre Sporting e 3 sobre FC Porto. Braga fica 5.

Boavista_3

Dos 6 da frente, foi o primeiro a ceder e a ficar arredado do "campeonato que ninguém quer". Também não se esperava que o conseguissem. Disse desde o início do ano que as suas aspirações passariam por um lugar na UEFA por terem qualidade, estrutura e raça. Ora, a estrutura (errada ou não) e a raça ficam demonstradas todas as semanas. A qualidade é que anda escondida. Ver talentos como João Pinto, Guga, Toñito ou Diogo Valente serem preteridos, alternadamente, todas as semanas não faz sentido. Isto para ver Carlos Fernandes e Milhazes a fazerem o corredor esquerdo ou então ver um trio de meio campo composto por João Pedro, Tiago e Lucas. Claro que este modelo é suspeito e arrisca-se a não ser bem sucedido. Certamente com outro treinador, o Boavista teria mais ou menos os mesmos pontos mas as pessoas teriam uma outra imagem deles. Não seriam os "Rangers do Bessa", seriam o Boavista de Ricky, Marlon, Artur e Timofte que conhecemos no antigamente. É certo que quem foram campeões foram os "Rangers" e não os "Líricos", mas nem sempre se pode ganhar a chutar para a bancada ou na canela. Há sempre maiores probabilidades de ganhar tendo a posse de bola e tentando atacar. Mas isso não interessa ao Boavista. O que interessa é correr mais, cometer mais faltas, não deixar o adversário jogar e, se possível, no final do jogo criticar arbitragem e a postura do adversário. O que é certo é que este modelo de Jaime Pacheco já cansa. E não temos tido João Loureiro a mandar bitaites...é que isto do Apito Dourado impõe respeito e tem muito que se lhe diga...

P.S. - Não se sabe ao certo se o Boavista baterá o Guimarães pela luta do 5º lugar. Até porque terá de visitar os minhotos na penultima jornada, antes de receber...o Benfica. Mas é certo que não merece estar nos 3 primeiros do campeonato.

Castigos_4

Afinal enganei-me: os castigos desta vez foram rápidos a saír. Sá Pinto, Rui Jorge e William foram castigados mas ainda não se percebeu muito bem quem fez o quê.
Assim, já se sabe que João Freitas agrediu Sá Pinto e este ripostou. Agora não se sabe ao certo quem é que Rui Jorge e William agrediram.
O que é de realçar neste caso foi a prontidão na decisão da CD da Liga, coisa ainda não vista esta época. Terá a ver com o aproximar do fim do campeonato ou com a chegada da fase das decisões...?

terça-feira, abril 19, 2005

Árbitros_16

Presenciei o Benfica-Leiria ao vivo sem saber qual era o árbitro do encontro. Digo desde já que o achei tendencioso no primeiro tempo. Faltas inexistentes ou lances duvidosos eram a favor do Benfica. Não sei se era a pressão do publico que o influenciava mas achei-o um pouco caseiro. Talvez influenciado por isso, quando vi o lance do amarelo de Petit, estranhei não ser expulso. Parecia uma agressão bárbara donde estava. Pouco depois, no lance do golo do Benfica, pareceu-me que Karadas deixou-se caír. Em 2 lances no estádio fiquei com a sensação que o árbitro se tinha enganado. Mas, ao chegar a casa e vi na televisão o resumo do jogo, acho que decidiu bem. Petit entra com tudo mas não é uma agressão, acaba por ser uma entrada dura. E Karadas é puxado por João Paulo. Em relação ao resto mantenho: João Ferreira foi caseiro no ajuízar de algumas faltas na primeira parte.
Mas o que mais me deixa preocupado esta jornada é agressões passarem impunes. Já falei no lance do Petit (para mim não é agressão mas até se aceita a expulsão), mas ver as agressões de Sousa e Miguel Garcia (a deste de menor gravidade) e estas passarem impunes, dá para perguntar: "Como é possível?". Olegário Benquerença assinalou a falta de Sousa de pronto. Então mas que falta é que ele viu Sousa cometer? Pé em riste simples? Não sei o que pensar...tanto para mais que Sousa já tinha amarelo. Noutro campo, Miguel Garcia agrediu Demétrios. De forma também muito feia. O cartão que viu foi amarelo. Apenas se aceita essa decisão se o árbitro também não viu o que Miguel Garcia realmente fez. Lembro-me agora da agressão de McCarthy a Rui Jorge e penso na dualidade de critérios gritante que existe na Superliga. Devem haver determinados parâmetros definidos no julgar de determinadas situações. Não têm que ser os árbitros a adaptar a lei às suas embirrações ou caprichos. Temos várias situações como a mão na bola, o chutar a bola para longe ou o agarrar um adversário. Todas situações que raramente são julgadas com critérios iguais.

Superliga_30

Não fosse o golo tardio de Mantorras e a minha teoria de há 2 jornadas batia certo. Afinal, o Benfica, em 15 dias, perdeu 10 pontos para aqueles que são, conjuntamente com os encarnados, os candidatos à vitória final. A uma distância demasiada considerável segue o Porto que está praticamente arredado da vitória no campeonato. Isto porque é o pior dos 4 e é o que vai atrás (apesar do calendário favorável). Vamos então à jornada:
O Boavista foi o primeiro a jogar. Frente a um Beira Mar motivado e feliz não foi capaz de fazer valer os seus pontos fortes. Inácio caminha com um passo forte e determinado mas parece difícil de reencaminhar esta equipa que, estranhamente, dos 26 pontos que possui, 10 foram alcançados contra os 5 primeiros. A descer de divisão, o Beira Mar deve-o aos confrontos directos com os seus rivais. Imaginou-se então que o Sporting também iria passar dificuldades ao Moreirense que vive a mesma situação que o Beira Mar (ultimos lugares, a precisar desesperadamente de pontos e com o efeito positivo da chicotada psicológica). Na realidade, o leão controlou um jogo intenso e emotivo. Depois de uma bola à barra para cada lado, Douala disparou e marcou. Vantagem no marcador frente a uma equipa muito trabalhada tacticamente mas com uma qualidade de jogo (e principalmente de passe) muito aquém do exigido. Os 3 centrais não souberam preencher espaços que Liedson (claro...) e Sá Pinto viriam a aproveitar mais tarde. O empate conseguido num lance quase furtuito (Ricardo não é assim tão mal batido) durou pouco mais de 5 minutos. Aí o Sporting tremeu mas conseguiu voltar à vantagem no marcador. E aí está ele a 1 ponto da liderança...Liderança essa que continua a ser do Benfica. Agora, não sabemos por quanto mais tempo. O prazo de validade desta liderança passou de 2 para 1 semana e resta saber se o Benfica, agora com outro tipo de pressão, saberá lidar com ela. Mais uma vez, o Benfica jogou melhor do que tem jogado, foi superior ao adversário mas não soube matar o jogo. O empate foi um mal menor, mas poderá significar muito em termos de contas. Contas essas que já percebemos todos não adianta fazê-las nesta altura...
Antes, no Dragão, o Porto bateu um Setúbal em poupanças. A permanencia está garantida, a taça é objectivo primordial e fazer descansar os jogadores de uma partida tão desgastante como a das Antas, não está errado. O Porto foi feliz, recuperou de uma desvantagem no marcador e conseguiu dar a volta (coisa que o Benfica não consegue). Apesar disso, está a 10 pontos do primeiro lugar. Tarefa praticamente impossível. O outro candidato (quase, quase assumido, só falta um bocadinho assim) foi o que menos dificuldades sentiu. 2-0 em 30 minutos serviram para poupar no fôlego e nas emoções em excesso. A perda de João Alves por tempo indeterminado é que pode ser preocupante...
No resto da jornada, destaque para a Académica praticamente livre de perigo e a fuga do Gil Vicente aos últimos lugares. 4 pontos de vantagem sobre o Estoril que tem de receber o Benfica na próxima jornada. A luta pela descida, ao contrário dos outros anos, está bem mais definida do que a luta pelo campeonato.
E quem diria que o Guimarães estaria, nesta altura, a um ponto do Boavista!!!!!!!

Equipa da semana: Gil Vicente
Jogador da semana: corpo de Costinha com a cabeça do Mantorras
Golo da semana: Beto (Beira Mar)

domingo, abril 17, 2005

Benfica_7

O Benfica atingiu 6 pontos de avanço e chegou o jogo da selecção. Paragem no campeonato, normalmente benéfica para quem está por baixo e prejudicial para quem está por cima. Assim aconteceu. Mas, neste caso, o que mais prejudicou o Benfica foi a onda vermelha que, tenho defendido, é altamente prejudicial ao clube. 6 pontos de avanço num campeonato destes é muito pouco. Diga-se o que se disser. E no caso do Benfica é quase igual a zero. Isto porque os jogadores não têm carácter, nem força mental. São jogadores sem hábitos de vitória, mas também isso não serve de desculpa. Que tinha ganho Duscher, Vidigal ou Delfim quando foram campeões pelo Sporting? É dificil entender o que se passa realmente com esta equipa. Posso-vos dar 3 ou 4 explicações lógicas e coerentes mas nenhuma delas me convence:
- Na 1ª volta, foi no jogo com o Rio Ave que o Benfica começou a decaír: empatou com eles, perdeu com Leiria, Belenenses e Sporting, venceu tangencialmente Estoril e Penafiel e derrotou categoricamente o Boavista. Fez 9 pontos em 18 possíveis. Para ser campeão terá que fazer melhor que isso. Contudo, o Benfica sente as mesmas dificuldades que sentiu na 1ª volta: equipas que jogam bom futebol (ou futebol aberto) dificultam muito o estilo de jogo do Benfica, principalmente pelos desiquilibrios do meio campo benfiquista.
- O peso da responsabilidade de voltar a ser campeão e a pressão sentida nos jogos em casa (que a partir de agora são quase todos).
- Os desiquilibrios da equipa, tanto na ligação defesa-ataque como no concretizar de oportunidades de golo.
- O sub-rendimento de Simão.

Nenhuma delas me convence por inteiro...esta é a minha explicação mais próxima da verdade:
- Trappatoni habituou a equipa a jogar de uma forma. Foi assim que se tornou a melhor equipa a jogar em casa (com melhores resultados, isto é). Até que surgiu a hipótese-título. E a partir daí, o Benfica tentou jogar bem à bola (coisa que ainda não tinha feito até então). Nuno Assis, quando chegou, trouxe criatividade mas o Benfica perdeu objectividade. Aliás, neste momento, não traz nada de novo ao futebol do Benfica, porque recua muito, confunde-se com Petit e Manuel Fernandes e não acrescenta lucidez ao futebol do Benfica. Para além do mais, se não sabe rematar de frente para a baliza, tentar pontapés de bicicleta não é a solução mais viável...Ora, se o estilo de jogo foi igual durante todo o ano, não pode mudar agora! Porque foi com o estilo antigo que o Benfica estava a ser mais ou menos constante. Acrescentou-se a solução Mantorras e um Geovanni em boa forma. Mas o que está errado é o Benfica depender dos 20 minutos de Mantorras para conseguir alguma coisa ofensivamente. Um campeão não pode depender de um jogador que nem sequer primeira opção de banco costuma ser. Falando em substituições, estas não são de agrado de Trappatoni. Nunca foram. Mas agora parece que Trappatoni mexe mais e quanto antes melhor. Está também ele nervoso, por muitos anos que tenha de prática. E não aprendeu que Karadas nem é ponta-de-lança, quanto mais extremo esquerdo. E que Simão tem de saír da equipa. Está a passar o mesmo que Figo passou na Coreia no Mundial-2002. É uma peça inofensiva, apenas garantindo posse de bola e passes de qualidade. Outro problema foi exposto por Petit a semana passada: o Benfica espera que as outras equipas corram menos agora que está perto de ser campeão. Aliás, Petit voltou aos tempos antigos de Boavista, tal é a falta de discernimento que patenteia nos jogos. Aos 15 minutos do jogo com o Leiria, os adeptos metiam as mãos à cabeça com tantas perdidas. Era cedo demais para isso. Fez aumentar a ansiedade e a desorientação. O lance do golo do Leiria é uma desatenção tremenda de Simão e Nuno Assis (Fez lembrar Tiago e Gujohnson no golo do Southampton aqui há 2 semanas). O lance do golo do Rio Ave é uma desatenção tremenda de João Pereira e Petit. Não há estrutura mental no balneário benfiquista. Esta é a principal razão para a quebra do Benfica na Superliga. Se não acreditava que o Benfica seria campeão quando tinha 6 pontos de avanço, agora muito menos. E considero mesmo que o acesso directo à Liga dos Campeões está em risco...

sábado, abril 16, 2005

Castigos_3

Chegou-se à conclusão esta semana que o tunel do Bessa tem pouca luz...claro que esta descoberta vem na sequência da polémica aquando do Boavista-Sporting. Jogo esse donde resultaram 4 suspensões: William, Rui Jorge, Sá Pinto e João Freitas (dirigente do Boavista). Esquecendo este último vamos então tentar, mais uma vez, perceber como funciona esta Comissão Disciplinar:
Os 3 jogadores envolveram-se em confrontos, mas ninguém sabe ao certo o que aconteceu. Toca de abrir processo. Tudo normal, não? Mas como certamente algo aconteceu, e levantou muita garimpa, o melhor é abrir um processo daqueles feios porque as águas estão agitadas.Que tal suspender os 3 de uma vez? Soava a algo imponente, não? Porque eles portaram-se mesmo mal! Não sabemos bem o que fizeram mas devem ter sido muito maus meninos...
Uma semana depois aí está o mais esperado: os jogadores foram ouvidos, não se chegou a conclusão nenhuma e a suspensão foi levantada!!! A mim, enoja-me esta Comissão...

P.S: Lembram-se do João Pinto com o bombeiro? Pronto, o filme vai ser igual...

terça-feira, abril 12, 2005

Árbitros_15

Tolerância zero. É o que apetece dizer nesta fase do campeonato. Se o Benfica não tem margem de manobra no comando da classificação, tal como o Beira Mar e o Moreirense não se podem desleixar muito mais na ponta inversa, também os árbitros devem estar sob uma pressão maior e devem saber corresponder a essas expectativas.
No derby portuense, Paulo Costa foi apanhado pelas câmaras a ver Pedro Emanuel a agredir João Pinto. O amarelo só pode ser falta de algo que o Luís Campos diz ter em excesso. Quanto ao lance de Toñito com Diego também é muito grave mas esse não sei se viu com a mesma exactidão. De referir que Toñito já merecia um sumaríssimo por acumulação destas gracinhas. A lesão de Derlei ainda se mantém viva na memória de todos e chega-se a pensar que não foi tão inocente assim...
Por falar em agressões, Junas também esteve num bom plano este fim-de-semana. E também conseguiu ver um amarelo! E foi com o cotovelo!! Vale mais pontos, na tabela dos sumaríssimos! Enfim...
Por fim, uma pequena nota: se o árbitro auxiliar do Sporting-Beira Mar (não) tem dúvidas que Liedson está em jogo, como pode garantir que o fora de jogo de McPhee é inequívoco? Terá aprendido rápido com o erro no julgamento do lance de ataque do primeiro tempo?

segunda-feira, abril 11, 2005

Superliga_29

A lógica (ou falta dela) da Superliga quase que dá para dizer que para a semana os 3 primeiros estão todos empatados...passo a explicar:
Depois de 2 semanas seguidas a vencer e a ganhar pontos aos seus adversários directos, o Benfica perdeu no primeiro real teste de campeão. Jogar num campo, até então, invencível, contra uma equipa fragilizada individualmente, mas onde as peças se movimentam sem nomes nas costas, foi demasiado para uma equipa sem soluções DE banco (onde a primeira ideia que surgiu foi o extremo esquerdo...Karadas) e onde o misto de garra e receio foi indigesto. Venceu quem soube jogar para isso (apesar de injusto futebolisticamente falando).
O Benfica perdeu e o Sporting aproveitou. Sem saber muito bem como, mas aproveitou. A Liedson só faltará mesmo marcar de rabo porque até sem se mexer já marca. Castigo para o Beira Mar que jogou com 7 homens dentro da área e que até conseguiu ter 2 chances flagrantes de golo, sinal de que a defesa leonina ateima em tremer em todos os jogos.
Antes da dupla lisboeta jogar, defrontou-se a dupla tripeira (porque portista seria...faccioso!). Esperava-se mais...batalha campal porque o nível de futebol foi o que se esperava. Apesar disso, Pedro Emanuel e Toñito estiveram em bom plano. O Porto perdeu o título poderá dizer-se. Para mim perdeu-o em Alvalade, para esta Superliga continua candidato. Tal como o Boavista.
E o Braga do Prof. Karl...Jesualdo?!?!? Persegue o prémio regularidade que muita gente tem indicado como "factor preferencial" para se ser campeão este ano. Melhor defesa do campeonato, 4º melhor marcador (João Tomás) e um futebol coerente. O prémio do apuramento directo para a Liga dos Campeões poderá não condizer com o que realmente merecem mas não esquecer que ainda podem ficar de fora desse mesmo acesso.
No outro topo da tabela, o Beira Mar é cada vez mais líder e o calendário que o espera parece destinar-lhe uma sentença nada animadora. Tal como o Moreirense. Veremos o efeito da chicotada em cada uma das equipas...O Penafiel quase que garantiu a permanência, a Académica mantém-se muito viva e o Estoril decai cada vez mais na classificação (tal como o Leiria).
Ah! E não é que o Guimarães está a 4(!!!!!!!!) pontos do Porto!!!!!!!!!!

Equipa da semana: Braga
Jogador da semana: Petit (incansável na luta a meio campo)
Golo da semana: Carlos Brito (pela cueca do Petit!)

Estranhamente, numa semana de decisões, esta foi a jornada com menos golos marcados na Superliga: 9 GOLOS!!! Por isso decidi brincar um pouco com as votações.

Núcleo_Duro

Ser capitão de equipa significa liderar. Significa ser o primeiro a enfrentar as adversidades, e nas alturas em que as coisas não estão fáceis mostrar o caminho a seguir.
Por vezes numa equipa de futebol há mais do que um capitão. Há um núcleo duro de jogadores que assumem mais responsabilidades que os outros. Perguntam vocês, aonde se pretende chegar com este debitar de verdades adquiridas.
Recuemos então uma semana no tempo (um pouco mais aliás) e vamos aterrar (ao estilo do McFly do regresso ao futuro) num dos locais mais sombrios e perigosos do futebol português : O túnel do Bessa, onde o inimaginável se concretiza em realidade, um verdadeiro triângulo das Bermudas em que qualquer pinga de dignidade e boa educação desaparece misteriosamente.
Jogadores do SCP envolvidos na situação: Ricardo Sá Pinto, Rui Jorge e Pedro Barbosa...
Dizia alguém que eu conheço: “Nem me interessa o que aconteceu... São sempre os mesmos”. Várias vezes enalteci aqui Pedro Barbosa e tb, ocasionalmente, Rui Jorge. Mas, e porque as palas acabam por tolher o campo de visão, desta feita sou obrigado a dizer que esta história cheira muito mal. Então o SCP ganha 4-0, só tem que aproveitar uma onda positiva, e de repente estes Srs. lembram-se de não ser suficientemente maduros para se protegerem de coisas extra futebol? E pior do que isso, li que aquando da audiência que teve lugar quinta ou sexta feira, Pedro Barbosa esteve duas horas a ser ouvido (foi o primeiro) e quando saíu Rui Jorge e Sá Pinto puseram-se de pé e aplaudiram-no, com o capitão a agradecer os aplausos... Mas isto é alguma brincadeira de crianças? Parece um grupo de boémios, saídos de uma qualquer discoteca (ou pelo menos soa a isso, porque não presenciei os factos) num estado nulo de sobriedade. Seriedade senhores. E havia directores e advogados por perto...
Sá Pinto, já aqui o escrevi, só pensa em si próprio; Rui Jorge é demasiado temperamental; E Pedro Barbosa tem de assumir a defesa dos colegas, mas tem de o fazer de modo a terminar a polémica e não acicatá-la. Mal, muito mal os três. E o seu clube não precisava disto.

Incentivos_1

Em Portugal, não é muito comum, mas nalguns campeonatos europeus é uma questão sobejamente debatida. Quando um clube necessita de especial favor (digamos empenho) de um outro numa partida importante, oferece um prémio de esforço (chamar-lhe-emos assim , por comodidade de pensamento) a esse clube e os seus jogadores dão o máximo por uma causa que não a sua durante 90 minutos...
Pode-se discutir se tal medida é ética, ou não. Não se pode discutir se é legal – é-o sem dúvida. Errado será incentivar para perder.
Obviamente esta questão é levantada pelos comentários de Petit, ontem a seguir ao jogo que o Sport Lisboa e Benfica realizou (e perdeu) com o Rio Ave Futebol Clube.
Gosto de interpretar. Não há volta a dar, a este defeito que tenho desde miúdo. Segundo Petit entraram em campo equipas com motivações distintas:
1 - O Rio Ave com a motivação de poder encaixar uns cobres a mais
2 – O Benfica com a motivação de ser líder, em posição muito confortável, único clube a depender de si mesmo, em posição priveligiada para defender o título e com possíbilidade de se afastar ainda mais dos seus rivais (uns já haviam perdido, outros ainda não teriam jogado).
Das suas palavras , ressalta que para o jogador, a motivação monetária é superior – preocupante. Ou seja, se os dirigentes benfiquistas quiserem garantir um empenho supremo do jogador do Benfica (que é bem empenhado, mas ele próprio acredita que há formas dos atletas se empenharem ainda mais...) basta oferecerem-lhe mais dinheiro.
Outra interpretação que se pode tirar da situação:
Petit gostaria de ter adversários que corressem menos – muito preocupante.
Por fim, Petit anda desatento e teve do treinador do Rio Ave uma resposta enorme (é raro ver um agente do futebol portar-se à altura das suas responsabilidades, da forma que o fez o Sr. Carlos Brito – Classe). O Rio Ave não perde há algum tempo no seu terreno, é a equipa com menos derrotas da superliga, a táctica do seu treinador potencia as características dos seus jogadores (basta atentar na mdança de estilo da fase pós-Nascimento), e é uma equipa com provas dadas (excelente campeonato o ano passado, bem bom o deste ano)... É uma equipa das mais dificeis do nosso campeonato, e o Petit queria... facilidades?!?!?!? Deixa de ser preocupante, é mau, é muito mau, porque põe em causa a mensagem que terá passado do corpo técnico do Benfica para os seus jogadores...
Por fim, e penso que é a situação que justifica com mais facilidade as palavras do jogador: Petit não tem o dom da palavra.
O Benfica era e é (é preciso não esquecer) a equipa em melhores condições para vencer o título... mas não chegou a esse lugar à laia das facilidades concedidas por outros. Se Petit se preocupar em trabalhar bem, terá concerteza (e novamente) melhores resultados.

domingo, abril 10, 2005

Curiosidades_2

Estive a ver o Boavista-Porto e já perto do final do jogo levantou-se-me uma dúvida: Será que as agressões por pontapé também podem conduzir a processos sumaríssimos ou é preciso agredir ao soco ou à cotovelada?

Liga dos Campeões_4

Chegados aos últimos 8, a Liga dos Campeões deste ano mostra-se mais forte que o ano passado. Por esta altura, Real Madrid e Milan pareciam com um pé nas meias e perderam para Mónaco e Deportivo. Este ano não me parece que Chelsea e Milan cedam para os seus adversários. Aliás, em relação ao ano passado, apenas eles e Lyon repetem a presença, factor indicativo do equilibrio europeu. Para mim não há italianos, ingleses ou espanhóis. Há constância de equipas, nada mais. Temos 3 equipas italianas e se formos a ver o Calcio é dos campeonatos mais desiquilibrados dos de top da Europa. Portanto, as ausências de Real Madrid são facilmente desvalorizadas porque perderam em eliminatórias muito equilibradas e onde qualquer uma das equipas se poderia ter qualificado sem surpresa. Mas passemos ao presente:
Desde há algum tempo que digo que o Lyon é candidato à final. A maturidade alcançada na edição do ano passado e o reinado dos últimos 3 anos em França fizeram-me pensar assim. Quando vi que lhe calhou o PSV (também está a fazer uma grande época), achei que conseguiria a passagem. Vi o jogo da 1ª mão e pergunto como foi possível não ganhar. Govou falhar um golo a 3 metros da baliza e Cocu a marcar num lance igual a outro que tinha feito 10 minutos antes. Falhas de maturidade que, a meu ver, estariam ultrapassadas. Precisa de vencer em Eindhoven o que parece complicado. Factores a seu favor o óptimo ataque que possui e a recente vitória em Bremen. O PSV tem que gerir o resultado vantajoso para seguir em frente. É a eliminatória mais equilibrada.
Quem a vencer defrontará o Milan. O AC ou o Inter. AC muitos pensarão. Eu também. Ao intervalo vencem 2-0 e com a ausência de Adriano parece que o Inter continuará a 0. Mas um derby é sempre um derby e depois da derrota do ano passado na Corunha parece certo que os rossoneri estarão bem mais atentos.
O Liverpool-Juventus é o jogo típico entre ingleses e italianos. Os primeiros cheios de energia em busca do golo, marcam 2 e sofrem um golo "cobarde". O desconhecido Scott Carson deu barraca e Cannavaro festejou como se tivesse ganho a final da Liga dos Campeões. É que, com esse golo, os jogadores da Juventus sentiram carimbado o passaporte para a fase seguinte. Se o Real foi embora assim, o Liverpool também pode ir.
Quem passar defrontará o Chelsea. Sim, é certo. Estranho no jogo da 1ª mão só 2 coisas: como é que o Bayern se mostrou ansioso em atacar (o Chelsea conseguiu ser mais frio e calculista que os alemães!!!) e como foi possível os alemães conseguirem marcar 2 golos. O resultado não é demasiado amplo mas estou certo que o Chelsea marcará em Munique e não sofrerá 3 golos.

Porto_8

Esta semana foram entregues os prémios Dragão d'ouro. Maniche futebolista do ano, Pedro Emanuel, pelo bom exemplo que deu, atleta do ano e...Luís Magalhães o treinador do ano. Não, o objectivo não é falar, nem muito menos defender Mourinho. Mas se Maniche e Pedro Emanuel continuam no clube, Mourinho jálá não está. E nem saíu a bem...não ponho em causa o excelente trabalho de Luís Magalhães. Para quem não sabe, venceu as 3 competições nacionais (taça da Liga, taça de Portugal e Campeonato Nacional), mas comparar isso a uma Liga dos Campeões somada a um campeonato nacional é mandar areia aos olhos dos portistas. Esta é também uma forma de deixar claro que o tempo de Mourinho passou. E nem é bom relembrar como era enquanto ele estava no clube...E quando se vê que o Dragão de Honra vai para o...Banco Espírito Santo, então ficamos a compreender melhor a verdadeira razão da política actual do Porto...

P.S: Já agora, corrijo o meu post das "curiosidades_1". É que Couceiro jogou um clássico fora de Lisboa e também não fez a barba!! Isto já não são coincidências, nem ironias...

segunda-feira, abril 04, 2005

Superliga_28

Esta 27ª Jornada, trouxe-nos algo que penso que à muito não acontecia: Os 3 grandes ganharam!!! Fantástico Mike!
O que em épocas anteriores seria rotineiro passou a ser esta época algo de raro. Sinais dos tempos.
O primeiro dos grandes a entrar em acção ( e que acção!) foi o Sporting. Foi ao Bessa defrontar um Boavista que se encontrava em igualdade pontual e sedento de vingança pela humilhação sofrida na 1º volta. Pior a emenda que soneto! Não se pode dizer que entraram mal no jogo (refiro-me aos primeiros 10 / 15 minutos), mas não meteram medo a ninguém. Aliás, o Boavista só mete medo ( se assim se pode dizer) é pela tradicional porrada que dão. Pode-se assistir a um Sporting de alto nível, concentrado, grande circulação de bola, felino no contra-ataque e um Sá Pinto, incrivelmente perdulário!! P.Barbosa surge em grande nesta altura da época, o lance do primeiro golo (ainda que com uma incrivel sorte vs azelhice de Milhazes) é seu, e depois Liedson resolve (algo que já parece ser um guião de um filme à McCgyver. O homem resolve sempre!). Um Beto em grande forma faz o 2-0. E a partir dai é o descalabro. Muito golo ficou por marcar! Dava para uns 8!! E confesso (mesmo sendo benfiquista) dar-me ia um certo gozo! Porque aquele Boavista, aquele J.Pacheco, aquele J.Loureiro.....aquilo não é nada!! Nada!!!!! Figuras tristes!! Para quê aquele estardalhaço todo!!?? L.Batista até pode ter errado ( e pelo menos ao não expulsar P.Barbosa errou) mas não teve interferência directa no resultado! Tenham juizo!! Levaram um pequeno festival de futebol, e depois não tendo argumentos (nem dentro de campo, nem a humildade de reconhecer a superioridade adversária) apresentam aquele triste e já habitual espectáculo. Vergonhoso.
Quanto ao que se passou no túnel, tal como a esmagadora maioria, só sei o que dizem os boavisteiros. Confusão e da grossa houve, até no flash-interwiew se ouviam os animos exaltados. Se de facto Sá Pinto pontapeou o dirigente do Boavista, não acredito que o tivesse feito sem mais nem menos. É pq algo se passou anteriormente. Resposta a agressão?? Talvez. Mas acho que se alguém tem que ser castigado ( e bem castigado!) têm de ser os responsaveis do Boavista! J.Pacheco e Alfredo á cabeça!
De resto muito me surpreende como é que o Boavista estava em igualdade pontual com Sporting, Porto e Braga. É um mistério para mim! Não jogam nada!!! Fracos!! Muito fracos!
Sporting, em grande. Muito, muito bem. Reforça o que disse. 30-35% hipoteses de ser campeão. Só que não depende de si. E é muito, muito, muito irregular. Do 8 ao 80. E sabe-se que por norma o campeonato é uma prova de regularidade. Não quem joga por vezes mais bonito. Mas o mais regular é quem quase sempre ganha.
Já ontem o FC Porto quebrou o enguiço no Dragão. Venceu o Gil, numa exibição acinzentada (pelo menos do que vi, já que apenas vi o jogo a espaços). Postiga, regressado da Selecção (desta vez bem podem agradecer a Scolari pela injecção de moral e confiança!) decidiu. Arbitragem polémica com erros para os dois lados. Este FC Porto não convence ninguém, mas tem um calendário muito acessivel! Poderá vir a ser problemático este FC Porto!
Ontem á noite, na Luz o Benfica, fortemente apoiado por um público finalmente confiante e que por fim apoia (aleluia!!) a equipa, venceu com dificuldades um sempre problemático Maritimo. Foi um grande jogo. Pelo menos na primeira parte. Golos, emoção, incerteza no marcador. Entrou muito bem o Benfica que por Nuno Gomes faz o 1-0. Logo de seguida o Maritimo empata. 2 minutos de depois, o Benfica volta para a frente do marcador. E logo de seguida faz o 3-1. Ta controlado pensaram os benfiquistas! Nada mais errado! Ainda se respirava o primeiro folego de acalmia e já o Maritimo empatava!! Trappatoni terá pensado: “Mau!! Tu queres ver que a gente tem que se chatear!!!!!?? Troca não troca, troca não troca!! E eles pimba!! Assim não dá!”
O jogo vai para intervalo, vou preparar a janta, atraso-me 3 minutos, volto a mudar para a Sportv e já está 3-3!! Que raio de vida!!
Ter Quim na baliza não ajuda nada!! É tão mau!!! Tão mau!! E depois quando se vê uma preocupante ( porque razão!!??) tremideira dos centrais, então ai a incerteza e a desconfiança paira no ar.
Nuno Assis teve fraco, passou ao lado do jogo, e Trapatonni, ainda complicou mais ao tirar Geovanni.
Mesmo assim as oportunidades iam surgindo e por uma razão ou outra o golo não surgia ( ou quando surgia, era invalidado! Mal anulado aquele a Nuno Gomes!) e o empate parecia ser já o destino final. Eis quando senão Mantorrinhas, decide!! Pela 2º vez, Mantorrinhas desfaz um empate na Luz!! É o delirio nas bancadas.
Uma exibição quase á italiana!! Tirando os erros defensivos, foram frios e mortais na hora H, como só os italianos conseguem ser.
E já só faltam 7 jogos. Mas vai ser sofrer a bom sofrer.
Nota final para mais 2 chicotadas. Luis Campos (lá vai ele fugir e depois dizer que não desceu de divisão!! Tal como no ano que treinou Setubal e Varzim em que disse que só desceu pelo Varzim e que no Setúbal não foi ele!) e Vitor Oliveira (mas como é que esse homem ainda treina!!?? )

EQUIPA DA SEMANA: Sporting Clube de Portugal
JOGADOR DA SEMANA: Sá Pinto! (pelos golos falhados que impressionam e pela suposta pantufada !)
GOLO DA SEMANA: Nuno Gomes (continuem a falar mal dele. O Benfica agradece)

sexta-feira, abril 01, 2005

Hugo Almeida

No rescaldo do jogo dos sub-21, Hugo Almeida à chegada no aeroporto e perante diversas questões colocadas pelos jornalistas, entre outras coisas afirmou que gostava de ver o Boavista ou FC Porto como campeão. Até aqui nada de muito anormal, ou mesma nada de anormal. Mas o criticável, vem depois, quando afirma que “se for o Porto, tanto melhor!”
Não será isto uma falta de respeito para com o clube o que representa ( que lhe paga uma parte do ordenado), uma falta de respeito para com treinadores, uma falta de respeito para com colegas e massa adepta??? É que objectivamente (ainda que eu pessoalmente não acredite) o Boavista está na luta pelo titulo! Objectivamente está empatado com o FC Porto! E em caso de empate tem vantagem no confronto directo!
Que profissionalismo é este??
Pensará agora a dupla Pacheco / Loureiro, o que fazer com H.Almeida. Continuar a contar com este elemento que destabilizou e indirectamente desacreditou os seus colegas, ou ignorar este sentimento , e tendo em conta a importancia que este elemento tem no 11 boavisteiro , continuar a contar com ele?? Decisão dificil. Pelo menos uma coisa é certa, e por falando por mim, caso lhe desse uma oportunidade, até poderia jogar todos os jogos, mas certamente que contra o FC Porto não jogaria!! Jamais! Isto se não corresse logo com ele do clube!
Entretanto já veio “pedir umas desculpas aos boavisteiros” !!! Umas desculpas diz ele!
“As pessoas é que não perceberam o que eu disse” !! É preciso ter lata!!Se tivessemos a falar de um clube que lutasse apenas para a Europa, meio da tabela, ou manutenção, nada de anormal, afinal de contas tratar-se-ia de objectivos completamente distintos. Mas no presente caso, estamos a falar de concorrentes directos!! E que ainda se vão defrontar!!! Não é preciso ter lata!!!???

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!