domingo, abril 17, 2005

Benfica_7

O Benfica atingiu 6 pontos de avanço e chegou o jogo da selecção. Paragem no campeonato, normalmente benéfica para quem está por baixo e prejudicial para quem está por cima. Assim aconteceu. Mas, neste caso, o que mais prejudicou o Benfica foi a onda vermelha que, tenho defendido, é altamente prejudicial ao clube. 6 pontos de avanço num campeonato destes é muito pouco. Diga-se o que se disser. E no caso do Benfica é quase igual a zero. Isto porque os jogadores não têm carácter, nem força mental. São jogadores sem hábitos de vitória, mas também isso não serve de desculpa. Que tinha ganho Duscher, Vidigal ou Delfim quando foram campeões pelo Sporting? É dificil entender o que se passa realmente com esta equipa. Posso-vos dar 3 ou 4 explicações lógicas e coerentes mas nenhuma delas me convence:
- Na 1ª volta, foi no jogo com o Rio Ave que o Benfica começou a decaír: empatou com eles, perdeu com Leiria, Belenenses e Sporting, venceu tangencialmente Estoril e Penafiel e derrotou categoricamente o Boavista. Fez 9 pontos em 18 possíveis. Para ser campeão terá que fazer melhor que isso. Contudo, o Benfica sente as mesmas dificuldades que sentiu na 1ª volta: equipas que jogam bom futebol (ou futebol aberto) dificultam muito o estilo de jogo do Benfica, principalmente pelos desiquilibrios do meio campo benfiquista.
- O peso da responsabilidade de voltar a ser campeão e a pressão sentida nos jogos em casa (que a partir de agora são quase todos).
- Os desiquilibrios da equipa, tanto na ligação defesa-ataque como no concretizar de oportunidades de golo.
- O sub-rendimento de Simão.

Nenhuma delas me convence por inteiro...esta é a minha explicação mais próxima da verdade:
- Trappatoni habituou a equipa a jogar de uma forma. Foi assim que se tornou a melhor equipa a jogar em casa (com melhores resultados, isto é). Até que surgiu a hipótese-título. E a partir daí, o Benfica tentou jogar bem à bola (coisa que ainda não tinha feito até então). Nuno Assis, quando chegou, trouxe criatividade mas o Benfica perdeu objectividade. Aliás, neste momento, não traz nada de novo ao futebol do Benfica, porque recua muito, confunde-se com Petit e Manuel Fernandes e não acrescenta lucidez ao futebol do Benfica. Para além do mais, se não sabe rematar de frente para a baliza, tentar pontapés de bicicleta não é a solução mais viável...Ora, se o estilo de jogo foi igual durante todo o ano, não pode mudar agora! Porque foi com o estilo antigo que o Benfica estava a ser mais ou menos constante. Acrescentou-se a solução Mantorras e um Geovanni em boa forma. Mas o que está errado é o Benfica depender dos 20 minutos de Mantorras para conseguir alguma coisa ofensivamente. Um campeão não pode depender de um jogador que nem sequer primeira opção de banco costuma ser. Falando em substituições, estas não são de agrado de Trappatoni. Nunca foram. Mas agora parece que Trappatoni mexe mais e quanto antes melhor. Está também ele nervoso, por muitos anos que tenha de prática. E não aprendeu que Karadas nem é ponta-de-lança, quanto mais extremo esquerdo. E que Simão tem de saír da equipa. Está a passar o mesmo que Figo passou na Coreia no Mundial-2002. É uma peça inofensiva, apenas garantindo posse de bola e passes de qualidade. Outro problema foi exposto por Petit a semana passada: o Benfica espera que as outras equipas corram menos agora que está perto de ser campeão. Aliás, Petit voltou aos tempos antigos de Boavista, tal é a falta de discernimento que patenteia nos jogos. Aos 15 minutos do jogo com o Leiria, os adeptos metiam as mãos à cabeça com tantas perdidas. Era cedo demais para isso. Fez aumentar a ansiedade e a desorientação. O lance do golo do Leiria é uma desatenção tremenda de Simão e Nuno Assis (Fez lembrar Tiago e Gujohnson no golo do Southampton aqui há 2 semanas). O lance do golo do Rio Ave é uma desatenção tremenda de João Pereira e Petit. Não há estrutura mental no balneário benfiquista. Esta é a principal razão para a quebra do Benfica na Superliga. Se não acreditava que o Benfica seria campeão quando tinha 6 pontos de avanço, agora muito menos. E considero mesmo que o acesso directo à Liga dos Campeões está em risco...

Comentários:
Independentemente de potenciais jsutificações para mais um desaire, penso que será mais ou menos consensual que este empate é de uma injustiça tremenda. Brutal !!
Para além disso, note-se que Leiria, havia já empatado em Alvalade e no Dragão.
Depois, para além do fenómeno Costinha, há o fenómeno Trappatoni!
Mas este último é muito complicado perceber!
Por Karadas a descair para qualquer um dos flancos é de chorar ou morrer a rir (consoante a cor clubistica). Tirar Geovanni, idem, idem, aspas, aspas.
E aquelas declarações em que afirma que os jogadores não tem estrutura mental para ler os jornais, e consequente pressão dái advinda, ainda é mais desesperante!
Está a passar publicamente um atestado de.......
Nuno Assis, veio trazer qualidade, mas é um facto que baixou imenso de rendimento. Tentou um pontapé de bicicleta. Aceita-se. Tentou segundo e terceiro. Solução!? Reencaminhá-lo para a Ginástica Artistica.
Karadas! Dá-se uma oportunidade. Dá-se duas. Dá-se três. Dá-se ...cinco ou seis. Não dá?! Solução? Bancanda! Juvenis!
Quando penso que Sokota tá na equipa B!! E quando vão buscar um jogador (Delibasic) e depois só o poem a jogar 20 minutos! Pior que Karadas não deve ser! Karadas será potencialmente útil, mas apenas no meio! Mas mesmo lá na frente! Sem se mexer muito!
Objectivamente, as coisas não mudaram muito. O Sporting continua a ter obrigatoriamente de ir vencer na Luz. O empate não chega.
Mas até la, ainda se vai perder muito ponto!
Mantorrinhas entretanto vai voltando ao seu nivel. Ainda vai demorar mais uns mesitos, mas ja vai decidindo.
 
Nem João Bartolomeu consegue ser tão parcial!!
Acho que nem Pinto da Costa!!
Ou então não estamos a falar do Benfica - Estoril!
De facto a segunda parte em comparação com a primeira foi muito mais fraca, mas ainda assim de alguma qualidade. Porque na primeira parte deram festival! Pena que o festival Costinha fosse ainda melhor!
Quanto ao jogador que tem decidido, tem um nome: Mantorras! Pedro Mantorras! Mantorrinhas!
Defesas distraidas??!! Mas não são as mesmas que defrontam Liedson?!
 
Ahahahahahhahah
"Há que abriguar" - Excelente apontamento de humor.

Falando de futebol, e o futebol tem algumas coisas em que é extremamente objectivo: O Benfica dominou claramente o jogo na primeira parte, e fez o suficiente para merecer outro resultado... Por outro lado é preciso fazer ver que até ao golo do Leiria esse domínio não existiu (penso que o golo foi aos 17) - e as razões para isso exporei amanhã quando esse for o tema.
Quanto ao tema do post, concordo com muitas das explicações dadas... Primeiro que tudo abordo o sub-rendimento de Simão.
Eu sou daqueles que diz: Não está bom a ponto de não render um quinto do seu rendimento habitual... Não joga!! Se pensarmos bem, ao jogo do Simão faltam os golos. Simão começou muito mal a época, de repente começou a fazer golos, mas francamente nunca o vi ao nível de anos anteriores... Lesionado? Joga sempre na selecção... joga sempre no Benfica... Poderá não estar a cem por cento, mas não deve andar longe disso, ou então está tudo louco. Mas que está em sub-rendimento e isso afecta o Benfica, quanto a isso não há dúvidas. Está abaixo das suas responsabilidades.
Não concordo muito com o que foi dito com relação ao Nuno Assis. A melhor altura do Benfica foi com ele (depois dele chegar), não porque seja fabuloso, mas porque suprime uma evidente lacuna da equipa do benfica (transição meio campo ataque).
Futebolisticamente, o meio campo do Benfica está a sofrer com o baixar de forma de Manuel Fernandes - normal, se pensarmos que é um miúdo. Petit tenta compensar mas não pode estar em todo o lado. AQ defesa tem estado bem, Ricardo Rocha ao contrário do que dizes Santini, está em grande (seria optimo se não tem falhado no golo de João Paulo) e Luisão também. Miguel... Abaixo das suas responsabiiidades. Geovanni em grande, e não sou o único que me pergunto aonde esteve este jogador até agora?
Emocionalmente, o Benfica é uma equipa receosa, nervosa, precipitada, ansiosa... Não aguenta a pressão - até mais ver. E são as suas pedras nucleares que estão a claudicar (Miguel, Simão e Nuno Gomes - o pior de todos).
 
Vamos tentar separar o trigo do joio (neste caso, as verdades dos disparates): dizer que o Benfica merecia perder significa puxar muito para que isso aconteça. O Benfica não jogou mal, não teve falhas defensivas graves (o lance do golo foi a excepção), mas pecou na finalização e encontrou um guarda-redes que parou quase tudo. Concordo que Petit anda perdido em campo. Está desesperado e ilutra bem o sentimento do balneário (tal como já escrevi aqui). Ricardo Rocha está a fazer uma muito boa época, mas não deixa de ser um menino mimado que sabe que a plateia gosta dele. O lance do amarelo diz isso mesmo. Nuno Gomes não produz e não rende, mas ultimamente até tem facturado. 6 golos na segunda volta creio eu.

P.S. - Em relação ao macaco não resolver sempre, tens razão. Sempre que marcou o Sporting ganhou!
 
Nuno Gomes está mal. Não me interesasa se marcou dois golos ao marítimo, e se antes disso marcou mais 4. Um jogador que se mexe como ele se mexe em campo, está a pedir banco. Nem é aquela coisa de aparecer nos momentos decisivos, e de andar escondido o jogo todo... Nuno Gomes não se mexe... Não procura, não faz, neste momento não é.
Comparação Mantorras vs Liedson
só mesmo no tempo dos macacos... Não invalidando que o Mantorras possa ser um bom jogador... dos tais que procura, que faz e que é (gostei desta). Liedson é ainda assim, outra água.
Trapatonni, faz esta equipa render, da única maneira que seria possível ela render.
Tb acho incrível dizer-se que o benfica merecia perder. Não cabe na cabeça de ninguém. Mas não será de todo descabido dizer que procurou mais pelo empate do que pela vitória. Os lances do Rocha de que falas Santini, não são fífias... São lances em que os adversários são melhores. Eu não sou daqueles que acha o Ricardo Rocha dos melhores do mundo (recorrente quando se fala de jogadores do Benfica), por isso não acho mal que ele perca esses lances. Só um central fabuloso não tem lances desses num ano... E mesmo um central fabuloso tem dois ou três (dependendo do nível dos adversários)... Rocha é bom. O seu desempenho tem estado ao nível da sua qualidade. O problema são outros que parecem não ter estofo mental...
 
Grande análise Van´s!!
Concordo em 90% do que dizes. Menos na questão da água (Liedson Mantorras)!
Este Liedson (o desta época e bem puxado até o da época passada) é sem dúvida alguma melhor que ESTE Mantorras. Alías Liedson é o melhor jogador a jogar em Portugal.
Mas repara que escrevi ESTE Mantorras!! Que nem 90 minutos aguenta, que está sem velocidade, sem poder de choque, sem poder de arranque. Em suma, fora de forma.
Porque o Mantorras dos velhos tempos, o Mantorras da primeira época de aguia ao peito (a unica sem lesões complicadas) é que era de outra agua! Se fosse vinho era Reserva! Vintage! Chama-lhe o que quiseres! Aquele Mantorras era fantástico! Top dos Top´s!
Tenho alguma esperança que ainda volte a um nível aproximado. Se jogar a 70% do que jogava anteriormente, será o suficiente para ser de novo o nº1!
Deixem o Mantorras jogar!
Aahhahahaha
 
DEsculpa mas não... Sobretudo se pensarmos que Liedson tem 5 anos de futebol profissional, e que ainda vai progredir mais... Sobretudo se pensarmos no que ele progrediu desde o ano passado. E sobretudo porque Mantorras NUNCA foi isso tudo. 70% de Mantorras melhor que Liedson?? Eu digo que 50% deste Liedson faz mais golos do que o Mantorras alguma vez já fez numa época (os números dão-me razão e contra factos não há argumentos - ahahahah, onde já ouviste isto?). Mas Mantorras é bom. Liedson é fenómeno - repito, não teve formação.
 
Mantorras nunca foi goleador!
Nunca!
Mas queres falar de números? Então pega na média de minutos jogados e número de golos! Vê quem tem melhor média!
Pelo prisma golos, Jardel era o melhor jogador do mundo!
Olha vai á UEFA!
Shearer!!!!!!!!!!!!
 
Então o que é que esse avançado tão terrível faz?? Isso só acontece porque ele é um bom SUPLENTE do Nuno Gomes...
Mas diz-me o que faz ele assim tão bem? Assistências? Golos? Passes? enfim...
Liedson vs Mantorras = No contest. Por mais que argumentes nada muda isso...
 
Mas qual foi a parte do ESTE Mantorras que não percebeste???!
Este Mantorras!
Não sei se alguma vez voltaremos a ver o Mantorras dos tempos antes da lesão! No momento eu nem sequer me atrevo a comparar! Aliás, eu disse que Liedson é o melhor jogador do nosso campeonato.
Agora o "velho" Mantorras!? Até o abana!
 
Mas quem é que tem a melhor média golos por minuto? É este Mantorras ou é o "Velho" Mantorras? Esse argumento era a favor de qual deles?
 
Aahaaahhahaaahhahhahhaha!!!!!!
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!