quinta-feira, abril 28, 2005

Vai um Jesuíta?

O Sporting chega a Braga entre a espada e a parede. Pede-se-lhe um truque a la Houdini para escapar da dificil situação em que está. Em Braga só lhe interessa um resultado: a vitória.
E ao Sporting só interessa a vitória. Como é que se chega a casa de um rival na classificação, que tem a melhor e a menos batida defesa do campeonato (uma coisa nem sempre implica a outra) e se impõe argumentos próprios?
Do Sporting espero o seguinte: Ricardo, Rogério, Rui Jorge, Enak e Beto; Custódio, Roca, Moutinho e Viana; Liedson e Douala.
Dois pontos de interrogação: Custódio e Douala. Custódio depende de Carlos Martins e Pedro Barbosa, mas o jogo da Uefa de hoje provavelmente atribui-lhe a titularidade no dia do trabalhador. Douala tem que jogar se o Sporting quiser roturas no último terço (e não me refiro à perna do jogador, embora seja sempre um forte possibilidade – com tanto gelo que já vi naquela perna, o homem mais parece um congelador). O problema é que se o jogo de hoje com o Alkmaar não correr de feição ele vai ter que entrar.
Como pode então o Sporting explorar o Braga? O Sporting não é uma equipa rápida (já Mourinho o disse) e portanto tem que apostar na rapidez de circulação de bola, para escapar a ser previsível. Quando o Sporting imprime ritmo às trocas de bola torna-se demolidor, quando dorme e espera torna-se presa fácil. Pede-se aos jogadores movimentos sem bola. Pede-se a Rochemback que apareça nas linhas e aos médios interiores que, à vez apareçam no meio. Isto vai colocar dúvidas na cabeça dos jogadores do Braga: “Mas eu marco quem? Vou ali dizem-me que não sei quê, quando chego aqui afinal parece que não. Mas o que é isto?!?!?”. Enquanto os médios se deslocam e o Sporting troca a bola isso dá tempo a Rogério e Rui Jorge para timidamente e sem se cansarem muito, irem subindo no terreno fazendo eles o papel de médios ala (que não extremos...), e de repente o Sporting ganha mais uma unidade atacante (dependendo do lado aonde ocorre o ataque), e maior superioridade numérica é criada no meio campo. Compete a Custódio tapar qualquer eventual deslize... E se o Braga for ambicioso, e não recuar as suas unidades (ou seja se não tiver dinâmcia defensiva – esta foi à Carvalhal), o Sporting dominará a seu bel-prazer e manterá a posse de bola durante muito tempo, disfarçando desse modo eventuais fragilidades defensivas (é preciso ver que o Sporting está muito melhor neste aspecto, relacionado, quer com o retorno de Beto, quer com o recuo de Rochemback). Na frente, a receita do costume. Vamos ver Liedson e Douala cair nas linhas várias vezes, e a atitude dos defesas do Braga face a esses movimentos, determinarão o resto. O central acompanha? Deixa a marcação para o lateral? E se já há superioridade no meio campo, como é que o lateral pode abandonar o médio interior?
Os dados estão lançados.

Comentários:
Do Sporting tudo ou quase tudo foi dito. Que joga um futebol brilhante, que tem uma excelente circulação e posse de bola, que peca em termos de velocidade, que é inscontante, etc.
Dai a permanente incógnita a cada jornada. Teremos o Sporting dos 4-0 no Bessa? Ou teremos o Sporting do 0-3 no Funchal? Á partida, menos uma dor de cabeça. Polga não joga. Que pena, pensará João Tomás. Jogará Enak, mais forte na marcação e muito melhor jogo de cabeça. Rogério anda de rastos e Wender porderá dar-lhe cabo do juizo. Rui Jorge por certo terá a vida facilitada seja com Candido Costa, seja com Leonardo. Bem pode agradecer a Jseualdo se P.Sergio não jogar.
De regresso ao meio campo estará Custódio, um jogador que passando despercebido aos mais desatentos, é contudo um jogador importante tacticamente. Á sua frente estará Moutinho, um jogador que cresce a olhos vistos. Talento e potencial de sobra. Resta saber se aguentará a pressão que lhe começam a colocar nos ombros (não é Carlos "Beckanbauer" Martins??!). Rochemback joga a passo, devagar, devegarinho, parado (para trás so ás vezes) mas é um jogador que de tempos a tempos (talvez 10 meses depois esteja na altura de o voltar a fazer) resolve. Depois Viana. Viana teve um inicio fantástico de época. Mas tem vindo a desaparecer. Mas é jogador para dequilibrar e resolver uma partida.
Deste quarteto, tirando Custódio, todos os outros estão esgotados fisicamente.
Na frente o mártir Douala. Muito bom jogador e estando bem fisicamente dará cabo de Abel. Um dos problemas de Abel é os lançamentos nas suas costas. E ai com a capacidade de desmarcação e explosao de Douala e com a qualidad de passe do meio campo do Sporting poderá estar a chave.
Depois Liedson! E ai ta tudo dito!

Prognóstico: 2-1 para o Sporting. Se o jogo de hoje da UEFA for renhido e com isso desgantante fisicamente o Sporting não ganha.
Para hoje: Spoting 3 AZ 0
Boa sorte para logo!
 
Carlos Martins esse que tem jogado com evidentes dificuldades físicas... Mas ainda assim bem. Não muito bem como anteriormente, mas bem.
Está-se a sacrificar pelo grupo. Espírito de sacrificio é marca de um bom jogador.
 
O 11 do Sporting não deve andar muito longe do que aqui foi dito...se bem que Niculae poderá render Douala e Pedro Barbosa render Custódio. Depende do que acontecer hoje. Mas Peseiro já tem a noção do 11 que quer apresentar no domingo. Quanto à estrutura táctica, parece-me que, se Custódio jogar, Moutinho vai caír na direita e Roca fica no centro. O indiscutivel Viana só o é neste momento pelas bolas paradas, factor que se poderá revelar decisivo neste encontro. Penso que Douala não irá ser pedra importante, acho que o Sporting vai depender de 2 aspectos: bolas paradas e...Liedson. Apesar de, possivelmente, ter mais posse de bola e uma maior controlo do meio campo, parece-me que o Braga defende bem. Resta saber se defenderá bem Liedson...
A defesa leonina também dependerá do que lhe aparecer pela frente. Sabemos que Wender e João Tomás irão lá estar, resta saber quem os acompanha. Cesinha? Cândido Costa? Jaime?
Outra nota: frente a um meio campo esgotado fisicamente (o do Sporting) estará outro com falta de ritmo (Braga)...
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!