segunda-feira, abril 04, 2005

Superliga_28

Esta 27ª Jornada, trouxe-nos algo que penso que à muito não acontecia: Os 3 grandes ganharam!!! Fantástico Mike!
O que em épocas anteriores seria rotineiro passou a ser esta época algo de raro. Sinais dos tempos.
O primeiro dos grandes a entrar em acção ( e que acção!) foi o Sporting. Foi ao Bessa defrontar um Boavista que se encontrava em igualdade pontual e sedento de vingança pela humilhação sofrida na 1º volta. Pior a emenda que soneto! Não se pode dizer que entraram mal no jogo (refiro-me aos primeiros 10 / 15 minutos), mas não meteram medo a ninguém. Aliás, o Boavista só mete medo ( se assim se pode dizer) é pela tradicional porrada que dão. Pode-se assistir a um Sporting de alto nível, concentrado, grande circulação de bola, felino no contra-ataque e um Sá Pinto, incrivelmente perdulário!! P.Barbosa surge em grande nesta altura da época, o lance do primeiro golo (ainda que com uma incrivel sorte vs azelhice de Milhazes) é seu, e depois Liedson resolve (algo que já parece ser um guião de um filme à McCgyver. O homem resolve sempre!). Um Beto em grande forma faz o 2-0. E a partir dai é o descalabro. Muito golo ficou por marcar! Dava para uns 8!! E confesso (mesmo sendo benfiquista) dar-me ia um certo gozo! Porque aquele Boavista, aquele J.Pacheco, aquele J.Loureiro.....aquilo não é nada!! Nada!!!!! Figuras tristes!! Para quê aquele estardalhaço todo!!?? L.Batista até pode ter errado ( e pelo menos ao não expulsar P.Barbosa errou) mas não teve interferência directa no resultado! Tenham juizo!! Levaram um pequeno festival de futebol, e depois não tendo argumentos (nem dentro de campo, nem a humildade de reconhecer a superioridade adversária) apresentam aquele triste e já habitual espectáculo. Vergonhoso.
Quanto ao que se passou no túnel, tal como a esmagadora maioria, só sei o que dizem os boavisteiros. Confusão e da grossa houve, até no flash-interwiew se ouviam os animos exaltados. Se de facto Sá Pinto pontapeou o dirigente do Boavista, não acredito que o tivesse feito sem mais nem menos. É pq algo se passou anteriormente. Resposta a agressão?? Talvez. Mas acho que se alguém tem que ser castigado ( e bem castigado!) têm de ser os responsaveis do Boavista! J.Pacheco e Alfredo á cabeça!
De resto muito me surpreende como é que o Boavista estava em igualdade pontual com Sporting, Porto e Braga. É um mistério para mim! Não jogam nada!!! Fracos!! Muito fracos!
Sporting, em grande. Muito, muito bem. Reforça o que disse. 30-35% hipoteses de ser campeão. Só que não depende de si. E é muito, muito, muito irregular. Do 8 ao 80. E sabe-se que por norma o campeonato é uma prova de regularidade. Não quem joga por vezes mais bonito. Mas o mais regular é quem quase sempre ganha.
Já ontem o FC Porto quebrou o enguiço no Dragão. Venceu o Gil, numa exibição acinzentada (pelo menos do que vi, já que apenas vi o jogo a espaços). Postiga, regressado da Selecção (desta vez bem podem agradecer a Scolari pela injecção de moral e confiança!) decidiu. Arbitragem polémica com erros para os dois lados. Este FC Porto não convence ninguém, mas tem um calendário muito acessivel! Poderá vir a ser problemático este FC Porto!
Ontem á noite, na Luz o Benfica, fortemente apoiado por um público finalmente confiante e que por fim apoia (aleluia!!) a equipa, venceu com dificuldades um sempre problemático Maritimo. Foi um grande jogo. Pelo menos na primeira parte. Golos, emoção, incerteza no marcador. Entrou muito bem o Benfica que por Nuno Gomes faz o 1-0. Logo de seguida o Maritimo empata. 2 minutos de depois, o Benfica volta para a frente do marcador. E logo de seguida faz o 3-1. Ta controlado pensaram os benfiquistas! Nada mais errado! Ainda se respirava o primeiro folego de acalmia e já o Maritimo empatava!! Trappatoni terá pensado: “Mau!! Tu queres ver que a gente tem que se chatear!!!!!?? Troca não troca, troca não troca!! E eles pimba!! Assim não dá!”
O jogo vai para intervalo, vou preparar a janta, atraso-me 3 minutos, volto a mudar para a Sportv e já está 3-3!! Que raio de vida!!
Ter Quim na baliza não ajuda nada!! É tão mau!!! Tão mau!! E depois quando se vê uma preocupante ( porque razão!!??) tremideira dos centrais, então ai a incerteza e a desconfiança paira no ar.
Nuno Assis teve fraco, passou ao lado do jogo, e Trapatonni, ainda complicou mais ao tirar Geovanni.
Mesmo assim as oportunidades iam surgindo e por uma razão ou outra o golo não surgia ( ou quando surgia, era invalidado! Mal anulado aquele a Nuno Gomes!) e o empate parecia ser já o destino final. Eis quando senão Mantorrinhas, decide!! Pela 2º vez, Mantorrinhas desfaz um empate na Luz!! É o delirio nas bancadas.
Uma exibição quase á italiana!! Tirando os erros defensivos, foram frios e mortais na hora H, como só os italianos conseguem ser.
E já só faltam 7 jogos. Mas vai ser sofrer a bom sofrer.
Nota final para mais 2 chicotadas. Luis Campos (lá vai ele fugir e depois dizer que não desceu de divisão!! Tal como no ano que treinou Setubal e Varzim em que disse que só desceu pelo Varzim e que no Setúbal não foi ele!) e Vitor Oliveira (mas como é que esse homem ainda treina!!?? )

EQUIPA DA SEMANA: Sporting Clube de Portugal
JOGADOR DA SEMANA: Sá Pinto! (pelos golos falhados que impressionam e pela suposta pantufada !)
GOLO DA SEMANA: Nuno Gomes (continuem a falar mal dele. O Benfica agradece)

Comentários:
Estavas com pressa de escrever esta... Então e o teu Braga, que só hoje joga?? Eheheheheh.

Bem, esta jornada confirmou, quanto a mim, algumas coisas:
1- O Benfica aumentou as suas hipóteses de ser campeão (menos um jogo para perder pontos, mesma diferença pontual)
2- Em jogos em que a motivação está lá só pelo simples jogo, O Sporting dificilmente deixa os seus créditos por mãos alheias
3- O Porto está nas últimas, e agarra-se ao pelotão com todas as suas forças
4- O Boavista não tinha que entrar nestas contas.

Começou o SCP. Apresentou-se no Bessa para disputar uma partida de alto risco para si, em que os seus jogadores tinham perfeita noção do que estava em jogo. Não era necessária qualquer concentração adicional, os jogos grandes trazem-na por si só (e excepção feita ao jogo do Dragão, em que a equipa estava ainda a nascer, tem sido regra esta época). Peseiro apresentou uma alteração - Com a entrada de Roca no 11, avançou Moutinho no terreno (ele próprio tem dúvidas sobre como o SCP funciona melhor... para mim depende do adversário e de onde se quer maior rapidez - se mais atrás, se mais à frente). Fiquei muitíssimo convencido com o SCP. Os jogadores com maiores responsabilidades aparecem em grande forma (nos jogos ditos grandes), com Rui Jorge a perguntar a Scolari se anda a dormir (por mais defeitos que tenha, é ainda de longe a melhor opção - a única dúvida é se o será em 2006), e Beto a piscar o olho ao dito seleccionador (EXCELENTE nos últimos dois jogos, ele que teve uma época medíocre). E depois Pedro Barbosa, a piscar o olho à renovação (o SCP tem de começar a emprestá-lo até Dezembro...). Um verdadeiro regalo ver a bola nos pés do capitão (aliás, do CAPITÂO). O Boavista, foi Hugo Almeida e pouco mais... E deve estar agradecido por Douala estar cansado.
A seguir entrou em acção o FCP... Ganhou. É a única leitura que se pode fazer dos jogos do FCP. É complicado explicar o défice de produção desta equipa, porque francamente olha-se para os jogadores e vê-se qualidade em todos eles (mesmo nos brasileiros do Brasil B). Para mim a expicação está na falta de tempo de José Couceiro para impôr as suas ideias, e para se fazer valer a este plantel, Basta atentar nas apostas em jovens como Ivanildo, Bruno Gama, Paulo Machado... Em condições normais, o plantel do FCP seria mais do que suficiente para evitar ter que lançar à fogueira estes jovens... Numa altura em que existe grande pressão, são estes miúdos que têm que a sentir?? Num pantel cheio de pergaminhos? Couceiro não se entende com a velha guarda?? Ou a velha guarda não o entende?? Passou mais uma semana, mas outra escorregadela vai concerteza colocá-lo em situação periclitante.
Por fim entrou em campo o SLB. Num jogo aguardado com alguma ansiedade, até por quem como eu já vê o Benfica como campeão. E porquê? Porque, bem ou mal, a exibição do Sporting na véspera, e a noção que dela transpareceu (mais do que nunca) que o SCP concentrado é... bom (para não dizer muito bom... falta-lhe a concentração, passe a aparente redundância) poderia colocar alguma pressão no Benfica. E o Benfica respondeu bem. Começou o jogo em grande estilo, e alcançou uma vantagem de dois golos... No entanto e num bom jogo de futebol nunca deu a sensação do encontro estar perfeitamente controlado e o Marítimo, com alguma justiça alcançou o empate no início da segunda parte. E a partir daí sim, o Benfica controlou por completo a partida (Rui Rodrgiues foi precipitado na substituição de Pena - os dois golos do avançadõ não estariam no seu guião?? Silas com um amarelo, justificava mais a saída) - Teve ímpeto de baliza, ainda assim tremia quando o Marítimo saía para o ataque (é preciso não esquecer que o Marítimo tem excelente equipa... merecia uma classificação muito melhor), mas foi rápido quanto baste na circulação de bola, tentou variar os flancos de acção, testou diferentes soluções para atacar e viu o seu esforço premiado. Venceu, resistiu à pressão (embora a tenha sentido e muito) e há que ter a consciência que até ao fim do campeonato não vai encontrar muitas equipas com a qualidade do antagonista de ontem. Reforçou a sua condição de principal candidato ao título - Se antes eu dizia que tinha 90%, agora digo que tem 91 ou 92 - e a cada jornada que passar esse valor vai aumentar na mesma medida.
Nos restantes jogos, boa vitória do Belenenses, que começa a cheirar o sexto lugar. A Académica parece ter encontrado em Nelo Vingada e no mercado de transferências um meio de se safar do perigo, e o Beira-Mar tem de rapidamente perceber o quer do futuro... Com a descida de divisão, duvido que os ingleses por aí permaneçam e depois como será Presidente Mano Nunes? Passo maior que as pernas?

Equipa da Semana: Benfica (pela importância da vitória) e Sporting (pela qualidade da mesma que seria injusto não destacar)
Jogador da Semana: Mantorras (pela importância do golo) e Pedro Barbosa (pela qualidade ímpar do seu futebol - tem quase 35 anos, é preciso não esquecer. Onde estão os detractores agora?)
Golo da Semana: Nuno Gomes (a grande maioria das críticas ao mesmo, vêm dos próprios Benfiquistas)
 
Yooooo!!

Eu ponho o dedo no ar relativamente a Pedro Barbosa!!
Relativamente às suas qualidade futebolisticas nunca pus em causa o seu talento, a sua qualidade no fundo. Acho que só um louco o faria.
Agora, relativamente à sua postura e atitude em campo ai sim eu sempre fui critico.
Sou daqueles que considera que apenas o talento não chega (Maradonas e Zidanes à parte).
Aquela sua atitude de desleixo (mera coincidência estatistica ou ironia do destino o facto de estar sempre lesionado na pré-época e assim falhar a parte do esforço??) e de falta de solidariedade em campo sempre me enervou! Não é de capitão!! O capitão dá o exemplo! Mata-se dentro de campo!
Mas por acaso acho que nestes dois ou três ultimos anos, P.Barbosa mudou muito a sua atitude. Não sei se fruto da maturidade ou da perda do estatudo de vedeta, mas o que é facto é que tá muito melhor. Agora sim com atitude de campeão.
Acho que a sua postura ao longo da carreira o fez passar ao lado de uma grande carreira. Só mesmo em Portugal e no Brasil aquela atitude era tolerável.
Talento, tem-nos de sobra, para dar e vender, pecou na atitude.

Quanto a Rui Jorge, continuo a defender que Nuno Valente (não este que veio de uma lesão e que tá sem ritmo e fora de forma) é melhor. Mas estando este de fora como aconteceu, defendo que Rui Jorge deveria ir à selecçaão. Nunca um qualquer Jorge Ribeiro!!
Em ultima instancia ter P.Ferreira na esquerda e Miguel na direita.

Uma nota para a Académica, que de facto me esqueci de referenciar. Investiu MUITO neste mercado de Janeiro!! Muito! Só tem é de não descer! Obrigatório!!
Aquele avnçado Marcel, é bom!!Falha muito golos, mas é bom. Faz me lembrar Van Hoidjoonk. Gostava de o ver no Benfica.
 
Bom, essa retratação parcial (que nunca tinha ouvido da tua boca com relação ao CAPITÃO) caíu-me muito bem. Não és tão teimoso quanto pareces!!!!!! ahahahahahah.
O que sempre defendi é que ser capitão de equipa é muito mais do usar uma braçadeira durante 90 minutos... E nesse aspecto, Pedro Barbosa tem sido inexcedível e ao longo dos tempos um maravilhoso CAPITÃO (na linha aliás do homem que o antecedeu - Oceano, e ao contrário por exemplo de Jorge Cadete, que dava tudo em campo mas que fora dele só pensava em si próprio).
 
Pequena nota de radapé: Então não é que o meu Braga ganhou novamente! E está de volta ao 2º lugar! Mas lá diz o povo: não é candidato!
Se a 7 jornadas do fim, não é candidato então o que serão os outros???!!
Mas isso sou eu com o meu mau feitio!
Era lindo ver o FC Porto de fora dos 3 primeiros lugares!!
 
Parece-me que esta vitória do Braga foi uma chapada de luva branca a um certo analista que fez o resumo da jornada e definiu os momentos mais marcantes antes do seu jogo ocorrer... Uma clara falta de respeito para com o Arsenal de Braga, ahahahahah.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!