segunda-feira, abril 11, 2005

Incentivos_1

Em Portugal, não é muito comum, mas nalguns campeonatos europeus é uma questão sobejamente debatida. Quando um clube necessita de especial favor (digamos empenho) de um outro numa partida importante, oferece um prémio de esforço (chamar-lhe-emos assim , por comodidade de pensamento) a esse clube e os seus jogadores dão o máximo por uma causa que não a sua durante 90 minutos...
Pode-se discutir se tal medida é ética, ou não. Não se pode discutir se é legal – é-o sem dúvida. Errado será incentivar para perder.
Obviamente esta questão é levantada pelos comentários de Petit, ontem a seguir ao jogo que o Sport Lisboa e Benfica realizou (e perdeu) com o Rio Ave Futebol Clube.
Gosto de interpretar. Não há volta a dar, a este defeito que tenho desde miúdo. Segundo Petit entraram em campo equipas com motivações distintas:
1 - O Rio Ave com a motivação de poder encaixar uns cobres a mais
2 – O Benfica com a motivação de ser líder, em posição muito confortável, único clube a depender de si mesmo, em posição priveligiada para defender o título e com possíbilidade de se afastar ainda mais dos seus rivais (uns já haviam perdido, outros ainda não teriam jogado).
Das suas palavras , ressalta que para o jogador, a motivação monetária é superior – preocupante. Ou seja, se os dirigentes benfiquistas quiserem garantir um empenho supremo do jogador do Benfica (que é bem empenhado, mas ele próprio acredita que há formas dos atletas se empenharem ainda mais...) basta oferecerem-lhe mais dinheiro.
Outra interpretação que se pode tirar da situação:
Petit gostaria de ter adversários que corressem menos – muito preocupante.
Por fim, Petit anda desatento e teve do treinador do Rio Ave uma resposta enorme (é raro ver um agente do futebol portar-se à altura das suas responsabilidades, da forma que o fez o Sr. Carlos Brito – Classe). O Rio Ave não perde há algum tempo no seu terreno, é a equipa com menos derrotas da superliga, a táctica do seu treinador potencia as características dos seus jogadores (basta atentar na mdança de estilo da fase pós-Nascimento), e é uma equipa com provas dadas (excelente campeonato o ano passado, bem bom o deste ano)... É uma equipa das mais dificeis do nosso campeonato, e o Petit queria... facilidades?!?!?!? Deixa de ser preocupante, é mau, é muito mau, porque põe em causa a mensagem que terá passado do corpo técnico do Benfica para os seus jogadores...
Por fim, e penso que é a situação que justifica com mais facilidade as palavras do jogador: Petit não tem o dom da palavra.
O Benfica era e é (é preciso não esquecer) a equipa em melhores condições para vencer o título... mas não chegou a esse lugar à laia das facilidades concedidas por outros. Se Petit se preocupar em trabalhar bem, terá concerteza (e novamente) melhores resultados.

Comentários:
Petit é burro!!!!
Idiota!!
Eu não sei se houve incentivos ou não! Nem quero saber!!
Mesmo que tenha havido, para mim não tem nada de mal! Nada!!
Ele que faça o seu trabalho, e que corra então tanto ou mais que os jogadores do Rio Ave.
Detesto desculpas de mau perdedor!
Perdeu (resultado injusto) mas só tem é que dar os parabéns ao adversário pela postura em campo! Mais nada!
 
Por acaso era uma coisa que queria referir: Estranha passividade do Petit na marcação ao Saulo (foi esse jogador que fez o centro não foi?) antes do passe vindo da lateral que o desmarcou...
Cheirou a displicência.
 
És um pensador Vantunes, sem dúvida. O Gabriel inveja-te...ehhehe.
A primeira explicação é muito bem concebida mas alinho mais nas duas seguintes: petit não tem o dom da palavra porque não ia para o flash-interview determinado em dizer aquilo e Petit gostava mesmo era que eles corressem menos. Essa é que é a verdade. Na hora do desespero queremos sempre que eles caiam, aleijem-se ou facilitem. E é nesse estado de espírito que o Benfica está: desespero. Os jogadores sabem que não têm força mental, nem fio de jogo para ganharem todos os jogos até ao fim (atenção que o Benfica jogou bem frente ao Rio Ave, mas não o fez da melhor forma!).
Quanto à suposta displicência no lance do golo, a mim cheirou-me a falta de velocidade, nada mais.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!