quarta-feira, abril 27, 2005

Caça ao Leão

Aproxima-se uma jornada de algumas decisões, e nela um jogo se destaca dos demais: O Braga-Sporting. Este jogo porá frente a frente duas das mais fortes equipas da superliga e se calhar aquelas a quem se viu melhor produção (embora muito descontinuada).
O Braga chega a este desafio com o ònus de ter de provar o seu valor enquanto candidato ao título. Este fim de semana não há volta a dar. A equipa de Jesualdo tem que se assumir como candidata e terá de jogar como tal.
Do outro lado um Sporting cujo treinador padece do mal contrário ao de Jesualdo: Assume de mais. Se tivesse em Inglaterra diria que era favorito a derrotar o Chelsea.
Não fôra a taça, e Peseiro chegaria a esta altura ainda mais inchado, e com hipótese de vencer tudo o que prometeu... E corre o risco de fazê-lo sem trabalhar aspectos muito importantes do futebol: a cabeça dos jogadores. Peseiro nunca exigiu trabalho, antes disse sempre que mais cedo ou mais tarde iria vencer. Os jogadores assimilaram essa ideia: “Mais cedo ou mais tarde... se calhar mais tarde, que agora não apetece”.
O Braga deverá jogar com: Paulo Santos, Abel, Jorge Luiz, Nem e Nunes; Madrid, Vandinho, Jaime, Castanheira;Wender e João Tomás.
A lesão de João Alves fez Jesualdo hesitar entre Castanheira e Candido Costa. Com Castanheira ficava tudo na mesma, com o ex jogador do FC Porto, ganha mais um avançado, e perde pressão no meio campo. Porque Jaime era meio avançado, meio centro campista, e com a entrada de Cândido Costa é elemento puro de meio campo. Perderá capacidade defensiva o Braga, pelo que acho que neste jogo o Braga entrará com Castanheira. Assegura equilibrio no meio campo, e se Jaime conseguir diagonais poderá tb incomodar Rui Jorge. E essa é a grande chave do sucesso para o Braga: A performance de Jaime. Até que ponto conseguirá por Rochemback em sentido, e deslocá-lo no campo provocando um enorme desgaste na pedra mais influente do meio campo leonino (é por ele que tudo passa, ocupe que posição ocupar). Por outro lado, o Braga tem uma vantagem que poucas equipa neste campeonato têm: Dois enormes laterais, que sobem com à vontade e cruzam bem. Com o equilíbrio numérico no meio campo assegurado, um dos laterais (o que não estiver a marcar o segundo avançado do Sporting, que como sempre vai procurar as diagonaos para abrir espaço) fica com carta branca para subir, e nessa altura criar importante superioridade numérica nos flancos leoninos. Quem ajuda o lateral a atacar? A resposta depende de Jesualdo. Se quiser que um dos avançados entre na linha (desgastante para Wender, porque João Tomás não vai sair da área), cria desequilíbrio na linha e confia no jogo de cabeça de João Tomás e pede a umdos médios (ou dois se for audaz) que entrem na área e obriguem ao recuar do meio campo do Sporting para o buraco. Se quiser que seja um dos médios a deambular, coloca os dois avançados na área e explora eventuais deficiências no jogo aéreo dos laterais do Sporting (Rogério ou Rui Jorge, consoante o cruzamento seja feito por Abel ou Jorge Luiz). Fica claro que tudo isto é bonito, mas não funciona sem a dinâmica dos jogadores. Se o Braga quiser vencer, tem de pedir aos seus jogadores para irem para a frente. Ficar na expectativa facilita e de que maneira a vida ao leão.
Plano B: Entradas de Cesinha e Candido Costa, tornando o jogo mais directo mas perdendo controlo do meio-Campo. Bolas em profundidade seriam o recomendado para evitar que a bola circule no meio campo e explorando o défice de velocidade de Rui Jorge e Rogério. O problema é que os médios do Sporting descansam sem bola e quando a tiverem a sua frescura e qualidade poderá vir ao de cima.
Que fariam vocês se fossem o Jesualdo?

Comentários:
Tenho a impressão que ele não vai fazer isso...
 
Este jogo poderá ser de facto decisivo. Quem perder fica fora da corrida pelo titulo. Um empate, continua a permitir sonhar. Pelo menos em relação ao Sporting, o empate ainda permite lutar pelo 1º lugar.
Em relação ao jogo jogado: Tem tudo para ser um grande jogo. São duas equipas de futebol vistoso, agradável, que clara porpensão ofensiva.
O factor casa tem por norma a sua influência, e isso poderá moralizar os bracarenses.
De á muito que considero o Braga como candidato ao titulo. Não é para mim grande surpresa. Jesualdo contudo e muito bem não assumiu claramente essa candidatura. Sabe que tem um plantel inferior em relação aos grandes. Tem 14 ou 15 bons jogadores, mas apenas isso. As opções no banco são claramente insuficientes. Para além disso o factor pressão para quem não está habituado pode ser esmagador.
Para este jogo, o núcleo do meio campo do Braga não vai estar presente. João Alves (grande temporada e jogador para integrar plantel de um grande) e Wandinho vão estar de fora devido a lesão. Claramente as opções de banco não compensam minimamente. Barroso (jogador para 30 minutos) e Castanheira , não têm ritmo, não tem dinâmica de jogo. Em suma, não chegam aos calcanhares dos ausentes.
Na defesa, qualquer dos 4 (Abel, Nem, Nunes e J.Luiz) tem qualidade. Sobretudo J.Luiz (defende bem, compensa os centrais e ataca bem) e Nunes (grande sentido posicional e fortissimo na marcação). No centro do meio campo, a situação é a acima descrita. Ofensivamente o Braga vive do virtuosismo de Wender e do faro matador de João Tomás (outro que à muito aprecio as suas qualidades e que sempre vi 99% das pessoas criticarem, talvez pelo seu passado de aguia ao peito onde tb ai esteve bem). Jaime a 3ª opção de ataque, tem qualidade mas é inconstante e ultimamente tem jogado muito na direita. Perde influência. P.Sergio, estranhamente perdeu influência esta época. Pessoalmente penso que seria um excelente jogo entrar de inicio. Rui Jorge não por natureza um jogador rápido e para além disso vai ter um jogo na 5ª feira.
Esse desgaste fisico, poderá ser um dos principais factores negativos relativamente ao Sporting. Rogério, Rochemback, P. Barbosa, Douala e Carlos Martins não têm andado bem fisicamente e cada jogo que passsa a situação piora.
Num plano teorico, a maior obrigação, a maior pressão está do lado do Sporting, que também por isso terá que tomar conta das redeas do jogo e com isso ficará mais exposto. Ao mesmo tempo o Braga ficará sem pressão e poderá daí tirar beneficio.
Eu, pondo me no papel de Jesualdo jogaria com:
P.Santos
Abel; Nem Nunes; J.Luiz
Madrid; Castenheira; Jaime
P.Sergio Wender
J.Tomas

Gostei dessa analogia em relação a Peseiro e à sua potencial vitória sobre o Chelsea.
Acho que Peseiro a nível táctivo é bom. Trabalha bem a equipa
É pessimo enquanto chefe de equipa, enquanto condutor de homens.
 
Jesualdo está a pensar nisto 24 sobre 24 horas. Se não tivesse ausências, estaria mais ou menos tranquilo. Porque João Alves e Wandinho estariam preparados para o confronto. Agora o problema desta equipa chama-se: ausência de poder no meio campo. Relembro que sem estas pedras, o meio campo resume-se a 2 opções: Madrid+Barroso+Castanheira (pouco provável) ou Madrid+Jaime+Castanheira. Eu alinho na segunda: vértice do triângulo atrás com Castanheira de olhos em Moutinho. Jaime um pouco mais solto mas com atenção a Hugo Viana. Madrid com Rochemback (isto porque Custódio deve jogar). Cesinha na direita a explorar a velocidade e Wender na esquerda. Esta parece-me a melhor alternativa para este Braga desfalcado (isto se se confirmar as ausências de João Alves e Wandinho).
 
Bom, começo por dizer que não queria João Alves no SCP. Não me parece que seja assim tão bom. É regular e tem facilidade de remate.
Está longe de ser um grande jogador. É um jogador simpático.
Quanto ao Roca... É um tema complicado Mestre. Está fora de forma física (não é preciso um génio para ver isso) e não há objectivamente razões para isso (já devia ter recuperado o peso óptimo há muito tempo). Isso impede-o realmente de ter frescura física para ir lá à frente soltar a bomba (os remates dele são sempre a 35/40 metros - condenados ao insucesso). O ano passado fazia golos na àrea e nas imediações desta. Este ano se lá chega e quando lá chega... cruzes credo, vem a arfar mais que um são bernardo.
Mas Roca moldou o seu jogo à sua actual condição - e isso mostra que para além de ter vários recursos técnicos é extremamente inteligente. É raro vê-lo correr com a bola (mérito tb do treinador...), promove o choque, ocupa uma posição mais estanque do meio campo (que lhe permite fazer mais cortes na segunda bola - ,mérito tb para João Moutinho) , e de vez em quando ainda faz umas brincadeiras. O do ano passado era fantástico, o deste ano é bom (a roçar o muito bom) e é muito influente.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!