terça-feira, abril 12, 2005

Árbitros_15

Tolerância zero. É o que apetece dizer nesta fase do campeonato. Se o Benfica não tem margem de manobra no comando da classificação, tal como o Beira Mar e o Moreirense não se podem desleixar muito mais na ponta inversa, também os árbitros devem estar sob uma pressão maior e devem saber corresponder a essas expectativas.
No derby portuense, Paulo Costa foi apanhado pelas câmaras a ver Pedro Emanuel a agredir João Pinto. O amarelo só pode ser falta de algo que o Luís Campos diz ter em excesso. Quanto ao lance de Toñito com Diego também é muito grave mas esse não sei se viu com a mesma exactidão. De referir que Toñito já merecia um sumaríssimo por acumulação destas gracinhas. A lesão de Derlei ainda se mantém viva na memória de todos e chega-se a pensar que não foi tão inocente assim...
Por falar em agressões, Junas também esteve num bom plano este fim-de-semana. E também conseguiu ver um amarelo! E foi com o cotovelo!! Vale mais pontos, na tabela dos sumaríssimos! Enfim...
Por fim, uma pequena nota: se o árbitro auxiliar do Sporting-Beira Mar (não) tem dúvidas que Liedson está em jogo, como pode garantir que o fora de jogo de McPhee é inequívoco? Terá aprendido rápido com o erro no julgamento do lance de ataque do primeiro tempo?

Comentários:
O Sporting pode-se dar por sortudo. Foi de facto beneficiado pela decisão de anular o golo ao Beira-Mar. Da mesma forma que foi prejudicado no confronto com o Penafiel, por exemplo...
Voltando à análise da jornada, é importante referir que se o Junas não viu amarelo mais cedo foi porque o critério do árbitro foi muito largo. Ao ponto de Ricardo Rocha ter feito três faltas nas costas do Evandro e de ainda ter parado um contra-ataque do Rio Ave com a mão (em carrinho, no chão e intencional) tudo na primeira parte e nem um aviso ouviu.
 
Há erros e erros.
Uns admissiveis e compreensiveis.
Outros grosseiros e inadmissiveis e que dão que pensar.
Ainda ontem vi o lance de Tonito. Lance impetuosissimo. Mas toca na bola!! Bolinha! O contacto depois é inevitável. Mas são lances a evitar.
Já o de P.Emanuel é bárbaro! Nas barbas do arbitro!! Só não o expulsou porque vestia de azul e branco. Refira-se que (como dizia ontem Dias Ferreira) Paulo Costa, foi um dos árbitros que veio afirmar (naquelas acções de formação) que o penalty de Seitaridis em Alvalade foi mal assinalado. Sintomático! Ao melhor nível de Rosa Santos e de A.Garrido.
Já em Alvaladde, o lance do golo mal anulado a MacPhee é admissivel. São sempre lances complicados. A minha unica duvida assenta (falo sem conhecimento de causa) no facto de a bola ter sido tocada por Polga e como tal quando assim é nunca pode ser considerado fora de jogo. Isto caso estivesse, porque até nao estava. Mas como digo, não percebo nada de arbitragem e se calhar até estou a dizer uma bacorada.
Só acho piada, andar tudo mansinho. Se fosse ao contrário andava tudo estérico! "É o sistema" "Benfica levado ao colo!"
Como dizia ontem um comentador, ás vezes algumas bocas, acabam por fazer ricochete!

Uma coisa é certa, penso que este é o campeonato que no geral tem tido melhores arbitragens nos ultimos anos.
 
O TOñito só pode tocar na bola ao entrar com os pitons assim... é jogo perigoso e bárbaro!! Põe seriamente em risco a integridade física do adversário e duvido que ele tivesse a certeza que ia tocar na bola. Pensou que ia apanhar alguma coisinha.
A minha maneira de ver futebol é a seguinte: Se a equipa não faz o suficiente para ganhar o jogo, então não tem que se queixar do árbitro, porque não é por ele que não ganha.
Neste caso concreto, penso que o Beira-Mar se pode sentir lesado. Como o Sporting o foi no jogo com o Braga, por exemplo.
 
Os mais atentos percebem aonde vou chegar, eheheheh.
 
Uma pequena coincidência estastistica: No final do Sporting - Fc Porto, Eduardinho, o treinador adjunto do Sporting, foi visto a ABRAÇAR, o então 4º arbitro Elmano Santos.
Elmano Santos......o arbitro do Sporting - Beira.......do golo.....invalidado!
 
Sim, e então? O que é que isso quer dizer?
Que eu saiba o Pinto da Costa nunca foi visto a abraçar nenhum arbitro, e que eu saiba nunca ninguém foi visto a abraçar aquele arbitro corrupto alemão em campo...
A não ser que o Elmano tenha recebido em géneros...

Para além de que ninguém abraçou o Bruno Paixão e ele tb anulou um golo do Sporting em Leiria, por exemplo.

Não sejamos mesquinhos. O sr presidente Luis Filipe Vieira está a entrar por um caminho que só lhe interessa entrar neste momento... Porue será?
 
Eu acho é que são vocês não estão a ir pelo melhor caminho...ahahahha.
Acho normal invalidar o golo de McPhee. Acho normal validar o golo de Liedson. Não posso achar normal o mesmo fiscal-de-linha no mesmo jogo dar validades diferentes aos dois lances. Para mim, é inadmissivel pois revela, ou falta de coerência, ou visão distorcida...
 
Parece que não houve abraço... (apesar de não haver mal nenhum, se tivesse havido).
Mais uma vez PC a mandar o outro saltar da ponte ao bom velho estilo do Alverca... Espero é que seja castigado como o Pinto da Costa foi (não por mentir, mas por incendiar desnecessariamente os ânimos).
 
Não creio que tenha sido intencional. Mas foi uma falta de coerência enorme! Os lances são quase iguais...e em TODOS os lances de fora-de-jogo duvidoso, o árbiro auxiliar pode dizer que teve dúvidas e deixou seguir ou que não teve dúvidas. Aliás, a medida da FIFA tinha também esse objectivo: proteger o árbitro auxiliar nessas situações.
 
Bem vindo Ben. Há muito que ansiávamos ler as tuas palavras! eheheh.
Quanto à conversão dos adeptos de que falas, é bom ver que tens sonhos e ilusões. Todos nós as temos...mas este fim-de-semana voltamos todos à realidade!
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!