segunda-feira, abril 25, 2005

Superliga_31

Mais uma vez, e com a chance de chegar ao topo isolado, nem que fosse por algumas horas, o Sporting voltou a deitar fora a oportunidade. Desta vez diante a uma Académica que fez um bom primeiro tempo mas que se fechou em demasia no segundo, abdicando de contra-atacar. Fica a dúvida se dominou o Sporting ou foi dominada...(Santini, ajudas-me?). Nem foi por falta de chances: Liedson falhou dois golos (habitual nele) mas não marcou nenhum o que é de estranhar. E Pinilla também não foi capaz de marcar. Um 0-0 que soube a pouco aos de Alvalade mas que lhes permitiu ser 1º durante 24 horas...até que jogou o Benfica num jogo envolto num ambiente diferente do habitual e que permitiu aos encarnados conseguir algo que ainda só tinham feito uma vez este ano (precisamente com o Estoril): dar a volta a uma desvantagem e ganhar o jogo. Vitória importante para o título, mas que sozinha nada significa. A vantagem volta a ser de 3 pontos para agora o concorrente mais directo, Sporting. Isto porque o Braga escorregou a fechar a jornada frente a um Penafiel que garantiu a manutenção (feito notável para uma equipa que apenas contava, como figuras de proa no início da época, com Drulovic, Folha, Odaír e Clayton). É por deslizes destes que não se assumiram candidatos antes Vantunes. O Braga foi melhor, teve 3 chances claras de golo mas os nervos (Cândido Costa) e as boas intervenções de Nuno Santos (a Paulo Jorge e Wender) não lhes permitiram alcançar a vantagem. O sonho do título fica uma miragem e a Liga dos Campeões um desafio complicado. Isto porque o Porto, no dia anterior, venceu ao caír do pano um Beira Mar que se mostrou, uma vez mais sob o comando de Inácio, como uma equipa personalizada e que só não roubou pontos a 3 grandes (Sporting, Boavista e Porto) por algum azar. Quaresma marcou o golo da semana e reavivou a crença portista na luta pelo título. O facto de ter um calendário mais acessível e ainda haver 2 confrontos entre equipas que se encontram à sua frente, deixa a ideia de que ainda é possível. Mas a jogar tão pouco futebol, parece não passar mesmo de uma miragem...
No resto da jornada, destaque para Leiria que também garantiu a permanência e para Gil Vicente que venceu no campo do, até então, invicto Rio Ave. Esta jornada clarificou também algumas situações: foi cavado um fosso entre os 4 primeiros e os restantes 5 candidatos a 1 (ou 2) lugares na taça UEFA, 4 clubes garantiram praticamente a permanência e 2 estão quase a consegui-lo (Académica e Gil Vicente). Por muito estranho que pareça, a luta pela descida parece já decidida: Estoril, Moreirense e Beira Mar encaminham-se a passos largos para a descida. Destes 2 ultimos surgirá a primeira descida já para a semana quando se encontrarem em Moreira de Cónegos.
Equipa da semana: Penafiel
Jogador da semana: Mantorras
Golo da semana: Quaresma

Comentários:
Uma jornada futebolística que confirma algumas ideias:
1- O Sporting Clube de Portugal apressou-se a gastar o empate que podia ter (e que se calhar muito jeito daria para o próximo jogo)
2- O Braga escorregou no primeiro jogo pós-assunção de candidatura.
Por fim, contrariamente ao que se calhar pensávamos, o FCP pode assumir-se já para a semana como a maior ameaça ao Benfica.

Tudo começou no Sábado, com o Sporting-Académica. Um jogo altamente sensaborão, em que mais uma vez, perante uma Académica com a lição bem estudada os jogadores do SCP esperaram pelo golo. Desta vez ele não apareceu e os dois pontos foram perdidos justamente. REspondo eu pelo Santini, a Académica teve sempre o jogo dominado da forma que o queria ter. Ofereceu o meio campo ao Sporting, meio campo esse que o Sporting já iria ter de qualquer maneira, e concentrou-se em tapar linhas de passe para os avançados. Falhou numa ou noutra ocasião, mas aí os jogadores do Sporting foram traídos pela ansiedade. Tinha feito falta verem-se mais remates de longe para obrigar a Académica a subir o meio campo... Mas Rochemback não pode estar atrás e ir lá à frente rematar, Moutinho ainda não é particularmente ameaçador e Hugo Viana pura e simplesmente não tentou. As entradas de Custódio (soltaria Rochemback), Carlos Martinss e
Pedro Barbosa poderiam ter dado corpo a este plano B. E quando os dois ultimos entraram o SCP foi mais perigoso, e a melhor oportunidade surge na sequencia de um remate de longe de Pedro Barbosa. Empate justo.
A seguir entrou o Porto em acção. Infelizmenter não tive oportunidade de ver o jogo, mas pelo que me disseram a tendência manteve-se. Mau futebol e vitória, com um grande golo de Quaresma ( a beleza daquele remate é incomensurável).
Por fim, o Braga entrou em acção pela primeira vez enquanto candidato assumido, e vacilou. Perdeu em Penafiel num jogo que até poderia ter vencido. A rever este candidato. Para a semana tem prova de fogo.
De resto, parece que os lugares de descida estão entregues, e o Guimarães e o Boavista irão lutar abertamente por um quinto lugar que poderá ser o último a dar acesso à Europa.

Equipa da Semana: Gil Vicente (Tem o seu objectivo praticamente assegurado)
Jogador da Semana: Quaresma (muito importante o seu golo, num golpe de génio a meio minuto do fim)
Golo da semana: Carlos Carneiro (Brilhante, intencional ou não... é um golo fenomenal)
 
O fim do campeonato aproxima-se, a pressão é cada vez maior, o desgaste fisico e psicológico assentua-se a olhos vistos. Mais do que nunca, é a luta titânica que impera, passando o bom futebol, o espectáculo para segundo plano.
Equipas que lutam desesperadamente pelo pontinho, que se fecham cá atrás e que dão “porrada sistemática”.
Jogos de Sporting e Benfica são bons exemplos.
Em Alvalade, o Sporting encontrou um equipa cheia de moral e vinda de uma série de 9 jogos sem conhecer o sabor da derrota. Uma equipa que se reforçou muito bem no mercado de Inverno (Marcel, R. Brum, Hugo Leal) e que tem um central de grande qualidade (J.Castro). Mas uma equipa que foi a Alvalade claramente para o pontinho e que com alguma sorte o conseguiu. Aceita-se o empate, mas tem o seu quê de injusto. Aceitava-se muito melhor a vitória do leonina. O Sporting à semelhança dos 2 jogos anteriores (Beira-Mar e Moreirense) voltou a não jogar bem, e ressentiu-se do apagamento de Hugo Viana e da ausência de Sá Pinto. Teve algumas oportunidades, o domínio do jogo, mas não foi felino na sinalização. O desgaste físico, e a pressão de assumir (ainda que à condição) a liderança pesaram também. Liedson não resolveu e pela 10ª vez o Sporting não marcou qualquer golo. Objectivamente o empate não mudou nada. A 1 ou 3 pontos, o Sporting continuava sempre a ter que ir ganhar à Luz. Alcançando essa vitória, em caso de empate estará sempre em vantagem.
Reafirmo que dava um péssimo árbitro. Nos dois lances polémicos do jogo, ouvi e li versões contraditórias. No lance de Liedson, a falta começa claramente fora da área, culminando posteriormente dentro da grande área. A meu ver, livre directo por assinalar a favor do Sporting. E respectivo cartão amarelo. Mas já ouvi versões que apontam para a marcação de cartão vermelho. No lance de Polga, também ele um lance dúbio, penso que daria direito á mostragem de cartão vermelho. Ouvi também alguns árbitros, considerando que a mostragem do cartão amarelo foi correcta. Sinceramente não sei. Acho que em ambos os casos as faltas são nitidas, mas também ambas remetem para apreciações técnicas que eu pelo menos não sei avaliar.
No Domingo, e numa maré vermelha, o Benfica desesperou para vencer um Estoril que jogou à Boavista. Muita porrada deu aquela equipa! Maurel e Cissé nesse aspecto devem estar perto de assinar pelo Boavista. Infelizmente Abadito uma vez mais não jogou contra o Benfica. Um lance de pura sorte deu o golo ao Estoril. E se já com 0-0, o autocarro estava estacionado, com o golo, então ai ainda pior. Defenderam, defenderam e defenderam. As vezes lá passavam do meio campo. Hélio Santos apitou demasiado. Demasiadas faltas. Até que Rui Duarte (muito fraco! Cada vez que leio no jornal que é hipoteses para substituir Miguel, até me assusto!) foi tomar banho mais cedo. Nuno Assis ( o que se passa com ele!?) foi substituído por Mantorras, o qual veio uma vez mais a resolver. A pressão, era grande, o golo podia surgir a qq momento. E lá surgiu, e pouco depois lá surge o segundo. E não surge o terceiro porque não calhou.
A exibição não foi boa, mas a vitória é justa.
Hélio Santos teve um jogo complicado e ele próprio não ajudou. 3 lances polémicos: Expulsão de Rui Duarte ( incontestável), de João Paulo (apenas os 2 sabem o que se terá passado) e um lance com R.Rocha e Moses na grande área. O agarrão é indiscutível. Na teoria lance para grande penalidade. Na prática, em cada pontapé de canto, existe então um penalty! Engraçado que se deram ao trabalho de focar e aumentar a imagem vezes sem conta. Quando era a favor do Benfica, mostrava a imagem vista de cima da bancada!
Depois veio o Porto. Só vi 20 minutos da 2ª parte. Vi oportunidades claras para ambos os lados, golos falhados, um lance de penaltu sobre Diego por marcar e um grande golo de Quaresma. É muito difícil algum treinador por o FC Porto a jogar bom futebol. Foram demasiadas mexidas. Mais do que nunca são as individualidades a resolver. E lá vão resolvendo. Está ali um perigo! Sorrateiramente estão a 4 pontos do Benfica a 1 do Sporting e já empatados com Braga.
Braga , cujo jogo não tive oportunidade de ver. Mas já vi entretanto um pequeno resumo. Parece-me que terá sido injusto. Mas a pressão..........
A jornada que ai vem com Braga-Sporting poderá ser esclarecedora.
Quanto ao resto, parece mais que claro que vai descer.
Na luta pelo Europa, Guimaraes e Boavista iram lutar pelo desejado 5º lugar.

Equipa da Jornada: Académica:
Jogador da Semana: Talvez Mantorras
Golo da Semana: C.Carneiro
Pantufada da Semana: Talvez a de Cissé
 
Relembrem-me as polémicas do Benfica este ano: jogos com o Estoril, em casa com o Porto e mais?
 
Em relação ao Porto, parece mesmo que aquela teoria em que sempre que Quaresma e McCarthy jogam ao mesmo, o Porto ganha!!
De facto é muito complicado tar com um olho no preto e outro no cigano!!
E depois dá naquilo!

Não concordo quanto ao facto de Couceiro não ser bom treinador. É muito complicado por nesta altura aqueles jogadores a jogar como equipa. E depois, as muitas lesões e castigos ainda dificulta mais os tais "automatismos" (tá fixe não tá! Mesmo à Gabriel Alves!).

Mestre Zorrinho!! Quim é muito fraco! Não tem lugar como titular numa equipa que jogue para o titulo. Moreira é excelente.
Até te digo mais! Moreira com mais uns estágios como o de Sábado, era o maior!
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!