segunda-feira, abril 25, 2005

Verdade Desportiva_4

Pois é, escrevo estas linhas pouco tempo depois de ver o jogo. O Benfica venceu num jogo de tendência única mas com situações estranhas ou pouco habituais. Penso que há 2 formas extremas de ver o jogo:
PRIMEIRA - Os jogadores (e não só) do Estoril acusaram a pressão do público e do palco. Não foram bem preparados para aquele "inferno" e ficaram nervosos. Apesar de terem conseguido um (auto) golo ocasional, os seus jogadores acusaram o nervosismo. Rui Duarte perdeu a cabeça pouco antes da meia hora. Antes do intervalo, Carlos Xavier foi expulso do banco e já Fellahi tinha visto amarelo (Maurel e Moses só não viram porquê só Hélio Santos o sabe). No início do segundo tempo, o Estoril pôs um central, recuou mais uns 20 metros e deixou o Benfica jogar dentro do seu meio campo à vontade. Sem criar grande perigo (remates à baliza foram poucos para tanto domínio), o Benfica foi ganhando faltas atrás de faltas até que as aproveitou. Os jogadores do Estoril perderam a cabeça e João Paulo foi expulso, por supostas palavras e Cissé poderia ter sido por agressão a Mantorras.
SEGUNDA - O árbitro foi tendencioso. Não colocando em causa a expulsão de Rui Duarte aos 24 minutos (impossível fazê-lo), de estranhar o facto de o lateral (a fazer um grande campeonato) caír numa infantilidade daquelas. Estranho também o apitar de faltas a favor do Benfica em situação de dúvida aconteceu em 95% dos casos. Mantendo a média habitual, Hélio Santos expulsou 2 jogadores da equipa que enfrentou o Benfica (Guimarães na Luz). João Paulo foi expulso não se sabe bem porquê.
Os benfiquistas ferrenhos adoptarão a primeira, os seus rivais adoptarão a segunda. Muito honestamente, penso o seguinte:
- Estranhei muito Rui Duarte cometer dois erros daquele tipo em apenas meia hora. Em Alvalade achei-o um pouco impetuoso, mas soube-se controlar. O Estoril é das equipas mais faltosas da Superliga, isso ninguém pode negar, e posso explicar a Litos porquê: tem laterais muito agressivos, que sobem muito na marcação. Tem Elias e Paulo Sousa (que já leva 12 amarelos no campeonato), teve N'Doye e o facto de jogar normalmente subida no terreno significa que deixa muitos espaços atrás. Com o Benfica foi igual. Todos os amarelos foram justos e faltaram um a Maurel e um a Elias. A expulsão de João Paulo é muito estranha, mas é daquelas que pouco podemos dizer. Não se sabe o que disse. Duvido que tenha sido tão grave assim, porque nem me parece que ele estivesse de cabeça perdida. Em caso de dúvida, Hélio Santos apitou a favor do Benfica até ao golo de Mantorras. Depois mudou o benefício. Não vou tanto pela teoria da conspiração, mas achei Hélio Santos um pouco tendencioso. Mas que ninguém diga que os jogadores do Estoril foram santinhos e não mereceram os amarelos que viram.
Na realidade, e ao contrário do que previ, a mudança de estádio condicionou (e muito) as actuações dos jogadores do Estoril e da equipa de arbitragem. Sinal também de que não estão habituados aos grandes palcos...

Comentários:
Ao contrário do que aqui é afirmado, o primeiro clube a quem Hélio Santos foi pedir umas botas emprestadas foi ao clube da "casa", ou seja, o Estoril.
Nem mesmo Carlos Xavier consegue desmentir este facto!!!
Quanto ao resto não deixa de ser um acto de profundo amadorismo. Ou de burrice!
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!