terça-feira, abril 19, 2005

Superliga_30

Não fosse o golo tardio de Mantorras e a minha teoria de há 2 jornadas batia certo. Afinal, o Benfica, em 15 dias, perdeu 10 pontos para aqueles que são, conjuntamente com os encarnados, os candidatos à vitória final. A uma distância demasiada considerável segue o Porto que está praticamente arredado da vitória no campeonato. Isto porque é o pior dos 4 e é o que vai atrás (apesar do calendário favorável). Vamos então à jornada:
O Boavista foi o primeiro a jogar. Frente a um Beira Mar motivado e feliz não foi capaz de fazer valer os seus pontos fortes. Inácio caminha com um passo forte e determinado mas parece difícil de reencaminhar esta equipa que, estranhamente, dos 26 pontos que possui, 10 foram alcançados contra os 5 primeiros. A descer de divisão, o Beira Mar deve-o aos confrontos directos com os seus rivais. Imaginou-se então que o Sporting também iria passar dificuldades ao Moreirense que vive a mesma situação que o Beira Mar (ultimos lugares, a precisar desesperadamente de pontos e com o efeito positivo da chicotada psicológica). Na realidade, o leão controlou um jogo intenso e emotivo. Depois de uma bola à barra para cada lado, Douala disparou e marcou. Vantagem no marcador frente a uma equipa muito trabalhada tacticamente mas com uma qualidade de jogo (e principalmente de passe) muito aquém do exigido. Os 3 centrais não souberam preencher espaços que Liedson (claro...) e Sá Pinto viriam a aproveitar mais tarde. O empate conseguido num lance quase furtuito (Ricardo não é assim tão mal batido) durou pouco mais de 5 minutos. Aí o Sporting tremeu mas conseguiu voltar à vantagem no marcador. E aí está ele a 1 ponto da liderança...Liderança essa que continua a ser do Benfica. Agora, não sabemos por quanto mais tempo. O prazo de validade desta liderança passou de 2 para 1 semana e resta saber se o Benfica, agora com outro tipo de pressão, saberá lidar com ela. Mais uma vez, o Benfica jogou melhor do que tem jogado, foi superior ao adversário mas não soube matar o jogo. O empate foi um mal menor, mas poderá significar muito em termos de contas. Contas essas que já percebemos todos não adianta fazê-las nesta altura...
Antes, no Dragão, o Porto bateu um Setúbal em poupanças. A permanencia está garantida, a taça é objectivo primordial e fazer descansar os jogadores de uma partida tão desgastante como a das Antas, não está errado. O Porto foi feliz, recuperou de uma desvantagem no marcador e conseguiu dar a volta (coisa que o Benfica não consegue). Apesar disso, está a 10 pontos do primeiro lugar. Tarefa praticamente impossível. O outro candidato (quase, quase assumido, só falta um bocadinho assim) foi o que menos dificuldades sentiu. 2-0 em 30 minutos serviram para poupar no fôlego e nas emoções em excesso. A perda de João Alves por tempo indeterminado é que pode ser preocupante...
No resto da jornada, destaque para a Académica praticamente livre de perigo e a fuga do Gil Vicente aos últimos lugares. 4 pontos de vantagem sobre o Estoril que tem de receber o Benfica na próxima jornada. A luta pela descida, ao contrário dos outros anos, está bem mais definida do que a luta pelo campeonato.
E quem diria que o Guimarães estaria, nesta altura, a um ponto do Boavista!!!!!!!

Equipa da semana: Gil Vicente
Jogador da semana: corpo de Costinha com a cabeça do Mantorras
Golo da semana: Beto (Beira Mar)

Comentários:
Não me apetece muito falar sobre a jornada. As coisas mudam tão depressa que corremos o risco de dizer uma enorme asneira a prazo. E isso fica gravado e depois é um vê se te avias para calar uns e outros, ;)
Como quem não arrisca, não petisca aqui vou. O Porto jogou melhor, sobretudo na segunda parte. Quaresma e Postiga estiveram bem, mas há uma qualquer peça a falhar... Com fernandez seriam campeões, continuo a dizer. Só falo deles porque são campeões nacionais, europeus e do mundo, porque este título já voou.
Depois entrou o Benfica em campo. E o início do jogo confirma que estamos perante uma equipa nervosa. Durante 17 minutos, o Benfica jogou a passo, amorfo, via inclusivé o Leiria trocar bola. Antes do golo, o Leiria já podia ter marcado por Fangueiro (boa defesa de Quim). No lance do golo, dá vontade de dizer que se o Kahn o viu em casa, deve ter partido a televisão. Felício podia ter cruzado 10 bolas seguidas, e João Paulo fez o golo. Havia alguma justiça no resultado. DEpois o Leiria encolheu-se, quis deixar o Benfica jogar e apostou na velocidade de Fangueiro, Felício e Krpan... Lixou-se, porque o Benfica habituou-se a ter bola e começou a criar muito perigo . Ao intervalo merecia ter empatado e até ter dado a volta ao marcador. Até que Vítor Pontes decide abdicar ainda mais de atacantes, tira fangueiro e põe Torrão...
Para se chegar ainda mais atrás, tirar espaço ao meio campo, não dar margem para que os extremos surgissem embalados, e obrigar o Benfica a jogar no jogo aéreo (o Perigo era quase nulo - Nuno Gomes é fraco, Simão, Geovanni e Assis baixos...). O Benfica teve bola, mas raramente desequilibrou (salve-se Geovanni - Muito BOM). Depois entrou Karadas, e entrou Mantorras, e entrou mais um central (Gabriel) para fazer face à avalanche. O Meio campo do Benfica já tinha dado o berro, Geovanni saiu... Miguel não conseguia ir lá á frente com força para cruzar, Simão não dá (parece que está lesionado, ao que dizem...). O Benfica ficou com torres, mas ficou sem armas... Mantorras brincava aos dribles, João Paulo controlava e Pontes com a entrada de Edson pediu ao Leiria para se estender um pouco mais à frente, e não proporcionar bolas bombeadas- e até conseguiu. Só que Mantorras empatou num lance de... cabeça, como não podia deixar de ser, mas numa altura em que já ninguem o esperava... Pela primeira parte o Benfica merecia mais... pela segunda parte teve o que mereceu. O Leiria pensou bem no que tinha a fazer, mas executou mal na primeira parte.
Depois o Braga... Wender em grande!!! Vi o jogo de uma equipa matreira. Um amigo meu que o via comigo dizia que era o Chelsea. Tinha menos posse de bola, menos remates, menos cantos... as era o único a criar perigo (excepeção ao remate do Neca). Uma equipa Cínica, alicerçada num bom ataque, numa boa defesa, num meio campo eficiente. Na segunda parte controlou as operações longe da sdua baliza e justifcou com um bom futebol, a goleada. Já falamos do Braga mais à frente.
Por fim o Sporting. Dr. Jeckyl e Mr Hyde... O Moreirense entrou bem no jogo, contra ataques rápidos, oca´siões de perigo. Um bom jogo com mérito para ambosa os lados. Mas dava a sensação que a situação estava bem controlada, e o golo de Douala era esperado a qualquer momento... Depois veio o Dr. Jeckyl. Miserável até ao golo do Moreirense, o Sporting não fez nada. Não correu, não quis atacar, não se desmarcou, não marcou. Limitou-se a aparecer em campo para fazer... falta de comparência. Que rica atitude (excepção a Rochemback). Surgiu o golo do Moreirense, e parece que deram um elixir da juventude a toda a gente. Francamente irritou... Era tudo a 100 à hora a fazer uso das forças poupadas. Os golos surgiram (enorme sorte no segundo golo) naturalmente, e Liedson... não há volta a dar :Já cansa, mas resolve!
DE resto, boas vitórias de Beira Mar, Académica e... Guimarães : a 8 pontos do líder.
Equipa da semana: BRAGA (HAJA CORAGEM, finalmente)
Jogador da SEmana: Liedson (não me interessa se é repetitivo. Ganhou o jogo (1 assistência) e voltou a marcar) - LIEDSON RESOLVE
Golo da SEmana: DEsta feita há muita escolha... Para ser diferente - Roberto do Penafiel - GRANDE GOLO
 
Boavista!!??
Mas qual Boavista ??!!
Mas Boavista para quê??!
Boavista não conta para nada!
Logo Boavista enquanto candidato a nada (Taça á parte. Até o Setubal é candidato) eu não comento!
Venha o Porto!
De mansinho, ai estao eles!
E têm um calendário muito acessivel!
Frente ao Setúbal B, lá ganharam, não jogaram nem bem nem mal, mas ganharam!
Logo de seguida veio o Benfica. E já disse o que tinha a dizer sobre esse jogo noutro post.
No Domingo jogou o "meu" Braga!
Mas também não vou dizer nada! Porque senão la iria eu questionar: "Mas têm a certeza, que o Braga não é candidato?" É que eu só ando a dizer isto á meses! Meses! Mas ainda assim parece que a malta não está convencida!
Por fim ontem jogou o Sporting.
Prometo que vou tentar fazer uma análise (séria e imparcial) em moldes semelhantes á que vi ontem sobre o jogo do Benfica: De facto a vitória não é justa. Pelo menos pelo que o Sporting fez entre o minuto 26 e 27, minuto 37 e 38, minuto 53 e 54, minuto 67 e 68 (até marcaram um golo) e 88 e 89 (foi o que vi) a derrota ajustava-se mais ao (sub) rendimento da equipa de Alvalade.
Quanto ao resto, uma grande Académica, com mais um golo de Marcel. Bom jogador! Não querem trocar pelo Karadas?!
Ah!!!! Já me esquecia!! Vi ontem escrito algures uma referência que claramente justificavam os golos de Mantorras como faltas de atenção dos defesas. Curioso. São os mesmo defesas que defrontam e marcam (??) Liedson. Aquele 3º golo de ontem.........
Mas ok! São so os de Mantorras!

Jogador da Semana : Costinha!! (Até na Liga Record o foi!)

O resto tira-se á sorte!
 
Acabem com as comparações Mantorras vs Liedson...
É importante as pessoas conhecerem e saberem estar no seu lugar. Não há comparação possível. Só um louco argumenta esta questão. Liedson é melhor em tudo e ponto final.
Tb não me ponho aqui a comparar o Sá Pinto ao Ronaldo só porque sou do Sporting... Desculpem-me amigos mas é uma questão ridícula, e o riduclo disso e consubstanciado pelos números
 
Não comparei Mantorras a Liedson. Quando o Santinni falou em macaco, apenas quis ver que não faz sentido ele falar no macaco Mantorras porque isso é estupido. Daí, fi-lo olhar para dentro de casa para ver se pára com algumas palavras menos próprias. Não o fiz da melhor forma mas certamente entenderá.
Quanto à comparação, aproveito agora para mandar um bitaitezinho: Liedson é muito melhor que Mantorras. Desmarca-se melhor, finaliza melhor, cabeceia melhor, cai melhor, passa mais rápido a bola.
Quanto ao Mantorras antigo e ao novo, honestamente prefiro este: não há uma áurea à sua volta com setas a piscar e a dizer: é este e mais 10. Por isso, Mantorras tem mais espaço, mais à vontade. Só falta mesmo ter mais pernas para aguentar mais tempo de jogo. Estou encantadissimo com o trabalho que tem feito esta época e com todas as bocas que o atacaram ao longo destes 2 anos. Tal como Sá Pinto e, quase, quase, tal como Niculae.
 
Era mais direccionado ao Carlitos... Ele compara no outro post. E neste tb, mais ou menos. Mas tu tb ficas já avisado!!!!!!!! ahahahahahahahah.
Quanto ao Santini, se tudo o que ele escreve é disparatado, responder-lhe na mesma moeda não o será menos. Com a agravante de que quem o faz tem consciência que é disparatado. Mas discutir bola é muitas vezes dizer disparates. Discutir futebol é que não (e eu não estou isento. Gosto de dizer o meu disparate aqui e ali).
 
Aaahhahahahahaha
Entre o aqui e o ali, acabas de dizer dois disparates!!
A primeira no que à resposta aos disparates diz respeito, e a segunda na tua visão do caso Liedson - Mantorras!!
Melhor em tudo?? Ahahahahahaah
Tem juizo!!
 
Concordo no primeiro caso. Mas estava tudo a disparatar, tb tenho direito.
Quanto ao segundo, já vi gajos serem internados por menos ò Karlitos.
Liedson vs Mantorras = No contest.

Mantorras só faz um coisa melhor. Driblar. Era capaz de fintar 3 gajos numa cabine e encontrar a porta... Só que normalmente a porta está virada para um precipício e aí ele faz como o Helder: Dá um passo em frente.

Ó Carlitos, como diria um amigo meu após uma perseguição automóvel: "Admita que não tem razão!!".
 
Oh meu amigo!!
Relambrando o Mantorras no auge:
Finta, capacidade de explosão, poder fisico, remate. Em alguma destas coisas Liedson é melhor que Mantorras!!???
 
Ó Carlitos, LIEDSON É MELHOR QUE O MANTORRAS ALGUMA VEZ FOI!! (Isto não põe sublinhado, bold e itálico?? )
Só no fogo de vista é que não... Se é por isso compara o Mantorras ao Ronaldo e chama-lhe extremo. DEpois dizes-me que não sabe cruzar e chamas-lhe avançado. Depois dizes que não marca golos e chamas-lhe brinca na areia sem objectividade.
E rematar com força não é rematar bem... Liedson não remata bem???? Cruzes, que heresia...
Liedson tem 5 anos de futebol, é preciso não esquecer... Não fez formação. Há 5 anos pedia o cartão dominó às pessoas na caixa do pingo doce lá do brasil. Só pode melhorar, basta ver do ano passado para este - o pior cego é o que não quer ver.
Velhotti, persegue este homem de carro...
Põe-te mas é a falar do fraquejar do benfica e não desvies as atenções!!! Pareces os gajos do sumaríssimo ao Simão...
 
Explica-me a escola do Mantorras!
Nem tentei por em confronto directo as qualidades entre Mantorras e Liedson. Mas tens a tua opinião e eu tenho a minha.
Achei que era importante e sobretudo justo realçar que os golos de Mantorras não surgem apenas por desatanção dos defesas adversários! Porque parece que só surge por demérito da defesa contrária! Pq se esse defesa é tão fraca, tb o é perante os outros! Liedson incluido!
Para uns é demérito da defesa, quando convêm é mérito do avançado!
Olha que granda lata!
E não disse que Liedson não remata bem! Lê de novo! Procura onde tenha escrito isso! O facto de Mantorras ser (na minha opinião) melhor que Liedson nessa vertente, não invalida que Liedson nao saiba ler!
Mantorras não é goleador, nem extremo. É avançado. Exemplos? Owen, Rooney, Del Piero e tantos outros.
Quanto ao fraquejar do Benfica tb é a tua opinião!
Empatou com o Leiria casa. Até parece que o Sporting ganhou. Perdeu com o Rio Ave fora. Até parece que o Sporting lá ganhou!
Aliás!! Até parece que o LÍDER é o Sporting!
 
Aos 16 anos o Mantorras já treinava no Barcelona...

Mas isso não interessa. Vamos ao que interessa, porque essa discussão é desprovida de sentido.

Basta leres o post que escrevi sobre o Petit para se ver o que acho sobre quem ainda está em melhor posição.

O Benfica FRAQUEJOU, quer admitas, quer não. Não falei dos resultados do Sporting. Aliás, tu é que estás muito preocupado com o Sporting... Se se diz que o Benfica está a fraquejar dizes que o Sporting não está em primeiro. Fala-se do Mantorras, contrapões o Liedson, disse que o Benfica perdeu, falas que o Sporting tb não ganhou lá. É a velha história, se o Sporting rebentar com o estádio já não faz mal que o Benfica o faça.
Calma aí Carlitos, pareces nervoso como a equipa do Benfica... Daqui a nada dizes que estou a escrever com algum incentivo extra.
 
Não Vans!!
Lê lá de novo!!
Na primeira referência que faço ao Liedson nem sequer o faço em tom de critica ou dizer que A é melhor que B. Menciono Liedson (que repito é o melhor jogador da Superliga) para tentar exemplificar que os tais defesas desantentos que "deixam" Mantorras marcar golos, são os mesmo que tb marcam Liedson. Ou Mccarthy ou João Tomás! Pq foi dado claramente a entender que quando Mantorras marca é so por desatenção dos defesas contrários! Não achas isso injusto! É a velha questão! Para uns é sempre demérito do adversário e para outros é mérito uncamente da equipa/jogador!
Apenas por isso referi Liedson!
És mais do que inteligente para perceberes isso!
Se eu digo que Liedson é o melhor jogador da Superliga, para que raio ia eu implicar! Por amor de Deus! Volta a ler tudo!
Tal como eu não escrevi que Santini so escreve disparates! Procura onde tenha escrito isso!
La terá as suas opiniões radicais e com as quais na esmagadora maioria das vezes eu não concordo, mas nunca disse que são disparates! E depois foste escrever, ou deste a entender que isso teria sido escrito! Volta e ler bem! Parcialidade não significa disparate!
E não,não tou preocupado com o Sporting! Eu vibro sobretudo com as vitórias do meu clube e não com a desgraça alheia! Ainda na 5ª feira fui a Alvalade e apludi os golos do Sporting! Preferia que tivesse ganho o Newcastle, mas tal como afirmara antes, se o Sporting ganhasse tb ficaria contente. Sou portuga! Não sou anti-sporting. Nem tenho problemas de "deixar" o meu dinheiro nos cofres de Alvalade. E nem sou daqueles que quando estou a ver o meu clube me ponho a entoar canticos anti-sporting ou anti-porto.
Não considero que esteja a fraquejar. Não ganhou qq um dos 2 jogos pq não calhou!! Pq não jogaram mal! Acho que são resultado conjecturais!
E se bem te recordas, quando ai estavam 6 pontos de diferença, atgribui 45% - 35% em termos de hipoteses! Porque vejo as coisas como elas são!
Realista! Muito realista! Sempre disse que poderia virar a qualquer momento! Cada jogo actualmente é uma final! Uma incerteza!
E se bem te lembras, logo no inicio eu afirmei que seria o campeonato mais equilibrado e equilibrado por baixo!
Incentivos??! Tb não é para mim! Lê o que escrevi sobre esse texto!

Ah, e já agora, tu que sabes a relação que temos com Zorrinho, tenta tu explicar o "classe"!
Faz me esse favor! Tu e o João por certo que o perceberam!
 
A cena dos disparates não era para ti, foi uma interpretação minha às palavras do Kramer (errada porventura, mas não tem que dar tanta discussão). Eu só estou a falar de futebol.
Aqui todos falam do que querem, e qual é o problema? Santini, às vezes tb não gosto do que leio, mas tento contrapôr e ter algum poder de encaixe. És muitíssimo bem vindo e até gosto de ler o que escreves. A cena do "abriguar" fez-me rir muito.´Foi um disparate positivo. E sei bem que és um brincalhão.
Carlitos, esse teu último comentário já é mais certinho, e sei perfeitamente distinguir quando estás a brincar ou a falar mais a sério, como foi o caso.
Não tenho problema algum, e acho que ninguém deve ter.
Daqui a nada muda-se o nome para controversia sentimental.
 
P.S.: Resultados Conjecturais rivaliza com Coincidência Estatística...
 
Tá fixe não tá!!?

Esta dica foi dada pelo Luis Campas!
 
Mas a dica das coincidências estatísticas é minha ok? Não vai ser o Campas a roubar-ma!!
Quanto a toda a discussão, acho que o nervosismo do título também nos está a afectar um pouco até porque estamos a ler coisas que nem são tão graves quanto nos aparentam ser, nem estamos a dizer mal de quem parecemos estar a dizer...confusão em demasia.

P.S. - Quanto à questão da classe, foi tão discreta que não a percebi à primeira. Não foi ofensa a ninguém, foi o exaltar da chegada do melhor jogador de futebol da Damaia de todos os tempos (o Maui não vem ao blog pois não?)!
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!