segunda-feira, abril 11, 2005

Núcleo_Duro

Ser capitão de equipa significa liderar. Significa ser o primeiro a enfrentar as adversidades, e nas alturas em que as coisas não estão fáceis mostrar o caminho a seguir.
Por vezes numa equipa de futebol há mais do que um capitão. Há um núcleo duro de jogadores que assumem mais responsabilidades que os outros. Perguntam vocês, aonde se pretende chegar com este debitar de verdades adquiridas.
Recuemos então uma semana no tempo (um pouco mais aliás) e vamos aterrar (ao estilo do McFly do regresso ao futuro) num dos locais mais sombrios e perigosos do futebol português : O túnel do Bessa, onde o inimaginável se concretiza em realidade, um verdadeiro triângulo das Bermudas em que qualquer pinga de dignidade e boa educação desaparece misteriosamente.
Jogadores do SCP envolvidos na situação: Ricardo Sá Pinto, Rui Jorge e Pedro Barbosa...
Dizia alguém que eu conheço: “Nem me interessa o que aconteceu... São sempre os mesmos”. Várias vezes enalteci aqui Pedro Barbosa e tb, ocasionalmente, Rui Jorge. Mas, e porque as palas acabam por tolher o campo de visão, desta feita sou obrigado a dizer que esta história cheira muito mal. Então o SCP ganha 4-0, só tem que aproveitar uma onda positiva, e de repente estes Srs. lembram-se de não ser suficientemente maduros para se protegerem de coisas extra futebol? E pior do que isso, li que aquando da audiência que teve lugar quinta ou sexta feira, Pedro Barbosa esteve duas horas a ser ouvido (foi o primeiro) e quando saíu Rui Jorge e Sá Pinto puseram-se de pé e aplaudiram-no, com o capitão a agradecer os aplausos... Mas isto é alguma brincadeira de crianças? Parece um grupo de boémios, saídos de uma qualquer discoteca (ou pelo menos soa a isso, porque não presenciei os factos) num estado nulo de sobriedade. Seriedade senhores. E havia directores e advogados por perto...
Sá Pinto, já aqui o escrevi, só pensa em si próprio; Rui Jorge é demasiado temperamental; E Pedro Barbosa tem de assumir a defesa dos colegas, mas tem de o fazer de modo a terminar a polémica e não acicatá-la. Mal, muito mal os três. E o seu clube não precisava disto.

Comentários:
Epá!!!!
Nem eu sou tão critico!!
Assim não dá!!!
Até me sinto mal! Aliás até quase que me sinto na obrigação de os defender!!!!!
Mas..... epá..... não dá!!!
Aahahahahahha
Não consigo defender o infensável!!
Mas também é assim: Se vejo mais alguém a falar assim tão mal, eu vou fazer a minha vidinha para outro lado!! Porque ando aqui, sim senhor, quero falar mal, e não me deixam!!

Agora mais a sério, não sei o que se passou naquele túnel. Acho que é mais ou menos consensual, que no Bessa e nas Antas a situação é mais ou menos recorrente. Tenho alguma (para não dizer que não acredito) que tivessem sido os elementos (jogadores / treinadores) do Sporting a despoletar a situação.
Provavelmente provocados, ai sim, acabaram depois por responder e ultrapassar os limites.
Sá Pinto é demasiado emotivo (Artur Jorge que o diga). Rui Jorge, NUNCA tem culpa nada. E mesmo que tenha feito alguma coisa, terá sido sem querer. E pelos vistos, sem querer pode.
Muito interessante um artigo que li sobre Rui Jorge e o seu histórico sobre casos polémicos.
Quanto a Pedro Barbosa, não sei mesmo o que se passou. Ouvi as declarações do agente envolvido. Supostamente P.Barbosa terá insultado, e pegado mesmo no braço do Agente, afirmando "não tenho medo de ti" e injuriando. Também ontem li num jornal (naquela parte da informação off the record) que P.Barbosa terá sido induzido em erro ( o que obviamente não o desculpabiliza) uma vez que o agente em causa estava equipado com um daqueles coletes amarelos, tal e qual como o dos stewards, o que terá levado o capitão sportinguista a pensar que na realidade a pessoa em causa seria um segurança (stewards são civis tal como qq um de nós) e não um agente da policia, e portanto sentido-se cheio de moral, partiu para cima do agente.
Não concordo com os castigos a Sá Pinto, Rui Jorge e William. Por uma razão. O critério não é igual. Não acredito que situações destas não se tenham já repetido em outros campos.
Ou é para todos , ou então não é para nenhum.
Se pelo menos de agora em diante, aplicarem o mesmo critério, então ai os castigos ja são justos.
Aguardemos.
Mas repito: O Rui Jorge não teve culpa de nada. Nada. Nunca tem. Não era agora que ia ter. Nem acredito que ele se tenha rido. Devem ter confundido. Por certo que estaria a chorar. Mas se, repito,se, estava realmente a rir, só podia ser por uma de duas razões: Ou pq o Sá Pinto o obrigou ou então é porque ainda estava sob o efeito daqueles "doces" que faz rir, e que ás vezes acusa no doping e que sem querer o médico se esqueceu de avisar! O Rui Jorge não tem culpa! Ok!!???? Isso é tal e qual aquela do: "Os cornos não existem, ok?! Isso foi uma coisa que meteram na tua cabeça!"
 
Bem, o homem tb não pode ter sempre a culpa.

Eis do que suspeito:
Sá Pinto ia-se embora a discutir com o William por causa da entrada deste quase a acabar o jogo. É agredido pelo director do Boavista com quem se tinha desentendido no relvado.
O Rui Jorge que ia a passar partiu em sua defesa, eventualmente tb agredindo alguém. Por fim aparece o Barbosa que quer defender os colegas, mas que em vez de os tirar de lá solta umas bocas para aqui e para ali e quando é agarrado pelo agente, reage como reagiu quando o Éder lhe pôs a mão... Só que o agente não é o Éder e já não se estava a a jogar à bola (logo sangue frio e reacções como seres humanos - com razão).

Este post foi feito a pensar em ti Karlitos, eheheheheheh.
 
Concordo que seja discutir o sexo dos anjos... Mas mesmo tratando-se de anjos, é sexo, logo é complicado resistir.
Há pouco esqueci-me: Carlitos, debita aí os inúmeros casos e polémicas em que o Rui Jorge se viu envolvido...
 
Não sei o que aconteceu. Vocês também não. Para Rui Jorge e Sá Pinto se rirem (se se riram mesmo), é porque gostaram da festa. Mas isso não interessa. Não para este post, porque o que está em causa é o chamado nucleo duro. E o nucleo duro do Sporting é muito conflituoso: Sá Pinto, Beto, Rui Jorge e Pedro Barbosa têm provas dadas. Todos sabemos disso. E quando as acusações são deste calibre e os nomes de quase todos aparecem, é normal concluír, à partida, que são culpados. Mas não será esse o caminho mais fácil para culpabilizar alguém?

P.S. - Eu ajudo-te Carlitos: A meia final do Euro onde Xavier, Bento e J.Pinto foram castigados arrisco-me a dizer que o pior de todos foi o Rui Jorge que se espumou todo para o fiscal-de-linha. E nem castigado foi...1,2,3, diga lá outra vez!
 
O João Pinto não foi castigado nessa meia final... Foi o outro menino de ouro - Nuno Gomes.
 
Tens razão, falha de memória. Mas agora me lembro porque pensei no João Pinto: porque a seguir ao Rui Jorge foi o mais exuberante nos protestos.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!