segunda-feira, abril 11, 2005

Superliga_29

A lógica (ou falta dela) da Superliga quase que dá para dizer que para a semana os 3 primeiros estão todos empatados...passo a explicar:
Depois de 2 semanas seguidas a vencer e a ganhar pontos aos seus adversários directos, o Benfica perdeu no primeiro real teste de campeão. Jogar num campo, até então, invencível, contra uma equipa fragilizada individualmente, mas onde as peças se movimentam sem nomes nas costas, foi demasiado para uma equipa sem soluções DE banco (onde a primeira ideia que surgiu foi o extremo esquerdo...Karadas) e onde o misto de garra e receio foi indigesto. Venceu quem soube jogar para isso (apesar de injusto futebolisticamente falando).
O Benfica perdeu e o Sporting aproveitou. Sem saber muito bem como, mas aproveitou. A Liedson só faltará mesmo marcar de rabo porque até sem se mexer já marca. Castigo para o Beira Mar que jogou com 7 homens dentro da área e que até conseguiu ter 2 chances flagrantes de golo, sinal de que a defesa leonina ateima em tremer em todos os jogos.
Antes da dupla lisboeta jogar, defrontou-se a dupla tripeira (porque portista seria...faccioso!). Esperava-se mais...batalha campal porque o nível de futebol foi o que se esperava. Apesar disso, Pedro Emanuel e Toñito estiveram em bom plano. O Porto perdeu o título poderá dizer-se. Para mim perdeu-o em Alvalade, para esta Superliga continua candidato. Tal como o Boavista.
E o Braga do Prof. Karl...Jesualdo?!?!? Persegue o prémio regularidade que muita gente tem indicado como "factor preferencial" para se ser campeão este ano. Melhor defesa do campeonato, 4º melhor marcador (João Tomás) e um futebol coerente. O prémio do apuramento directo para a Liga dos Campeões poderá não condizer com o que realmente merecem mas não esquecer que ainda podem ficar de fora desse mesmo acesso.
No outro topo da tabela, o Beira Mar é cada vez mais líder e o calendário que o espera parece destinar-lhe uma sentença nada animadora. Tal como o Moreirense. Veremos o efeito da chicotada em cada uma das equipas...O Penafiel quase que garantiu a permanência, a Académica mantém-se muito viva e o Estoril decai cada vez mais na classificação (tal como o Leiria).
Ah! E não é que o Guimarães está a 4(!!!!!!!!) pontos do Porto!!!!!!!!!!

Equipa da semana: Braga
Jogador da semana: Petit (incansável na luta a meio campo)
Golo da semana: Carlos Brito (pela cueca do Petit!)

Estranhamente, numa semana de decisões, esta foi a jornada com menos golos marcados na Superliga: 9 GOLOS!!! Por isso decidi brincar um pouco com as votações.

Comentários:
Objectivamente, uma jornada que me provou estar errado em várias coisas: 1º Terei sido dos poucos (pelo menos neste blog) a dizer que o titulo estava 45% / 35& , quando a esmagadora maioria afirmava que o titulo estava praticamente entregue. Afirmava eu que tava tudo em aberto. Pelos vistos enganei-me. Em 2º, ter-me-ei enganado uma vez mais quando me referi ao futebol lusco-fusco do Sporting. Também me enganei. Contra o Beira-Mar, o Sporting voltou a provar a sua fantástica regularidade exibicional, e um futebol maravilha ao longo dos 90 minutos. Reconheço que me enganei.
Por fim, reconheço que ( e porventura este o mais grave) me enganei ao catalogar o Braga como candidato ao titulo. Que erro!! Esta jornada voltaram a provar que não são. Onde é que eu tava com a cabeça quando ao longo de meses os considerei como candidatos!?

Quanto aos jogos:
Não vi o Boavista-Porto
Vi 75% do Rio Ave - Benfica. Considero um resultado injusto. O empate (até Carlos Brito o diz) seria o empate mais justo. Mais triste que o resultado, só mesmo as declarações de Petit. Desta vez os 15 a 20 minutinhos de Mantorras não deram para o milagre. Simão tá de rastos ( não marca à 7 jogos), e Nuno Assis desapareceu do mapa. O cenário não é dos melhores.
Pouco depois, jogou o Sporting contra o Boavista B. Não só pelos jogadores, mas como pela tactica.
Algumas dificuldades na interpretacao sobre qual o "Sistema" que esteve na base da vitória! Se o de Peseiro se o outro.
Mas no geral, vitória justa.

No resto, Académica ta quase a salvo. Penafiel e Setúbal só matemáticamente poderão ter problemas.
Guimarães anda ai! Era lindo ter o FC Porto em 5º ou 6º!

Equipa da Jornada: Rio Ave
Golo da Jornada: Liedson
Jogador da Semana: Não há!
Pantufada da Semana: P.Emanuel!
 
Ahahahahahah, as contas fazem-se no fim meu amigo.

A jornada iniciou-se com um sempre interessante Boavista-Porto. Neste jogo, que não consegui ver na totalidade (faltaram-me os últimos minutos, mas pelo que ia seguindo na rádio não perdi nada de especial) ficou bem à vista que o FCP não tem capacidade para desenvolver. Não há margem de manobra para os seus jogadores, Diego não tem a confiança de ninguém, e Ivanildo é a última tentativa de acender a fogueira... A substituição de Postiga por Fabiano estava, segundo Couceiro, planeada pelo que a pergunta que se impõe era se o resultado à altura de tal substituição também estaria planeado? Couceiro está perdido, e como diz o Kramer, já nem faz a barba. Boa atitude de Jorge Costa – Líder!!
Do Boavista não falo porque não percebo nada de vale-tudo.
A seguir jogou o líder num terreno complicado, como se veio a provar. O Benfica entrou mal no jogo (já muita gente se esqueceu disso) e o Rio ave foi durante a primeira parte a equipa com mais posse de bola, e com um aspecto mais ameaçador. Na segunda parte, deu o ascendente ao Benfica (o termo é mesmo este) mas sem conseguir explorar o contra-ataque. De qualquer modo, as coisas lá atrás pareciam estar relativamente controladas (grande exibição de Idalécio e Bruno Mendes), com o Benfica a só criar verdadeiro perigo uma vez, através de Nuno Gomes (após boa arrancada de Geovanni). Mais uma vez não vi os últimos 10 minutos de jogo, nos quais o Rio Ave terá conseguido desenvolver o contra-ataque e numa dessas ocasiões fez golo e venceu. Cruel, mas é assim mesmo. O empate era o mais justo, mas a vitória de qualquer uma das equipas não estranha assim tanto.
A seguir veio o Sporting, que jogou mal... muito mal!!! Jogou tão mal, que nem fez por merecer a vitória... Rematou pouco (9 vezes e quase sempre sem perigo), não imprimiu velocidade ao jogo, não fez variações de flanco, nem sequer pressão sobre o adversário. Somou 3 pontos, mas não fez por os merecer. Este Sporting é um paradoxo. Jogos grandes, são os reis da motivação, entram com tudo, dominam o adversário. Jogos pequenos... enfim. Não há trabalho psicológico vindo do banco, e os próprios jogadores não têm a mentalidade certa. Peseiro no final do jogo referiu que queria ter marcado cedo para fazer a gestão do grupo de trabalho... Ou seja, entrou neste jogo a pensar na poupança para o próximo. Costuma dar mau resultado – por acaso não deu.
Nos restantes jogos, boas vitórias de Guimarães e Braga. O Penafiel parece estar fora de perigo, e a Académica continua a somar.
Carlitos, estás muito preocupado em ter razão. Epá, tu que nunca te enganas, poupa-nos a toda esta emoção e diz-nos já como vai ficar o campeonato!!! Poupas trabalho à malta, ahahahahahah. Mas não venhas cá com percentagens para uns e para outros, e com 5 ou 7 minutos!! Estares certo que tens dúvidas não me parece bem!!!! Diz-me com toda a certeza quem vai ser o campeão e diz-me se são 5 ou 7 minutos (e já agora quais os minutos, que assim apanho a parte boa e evito ver o resto) .
Quero com isto dizer, que é indiferente se são 35% ou 10%. Ambos achamos que o Benfica tem o pássaro na mão. Agora dada esta nova conjuntura (porque o futebol é como a vida, muda e portanto ás vezes ter sempre a mesma convicção é sinónimo de teimosia), sou obrigado a admitir que o Braga terá uma hipétesita, e que essa hipótese lhe foi dada pelo benfica. Tb digo que as hipóteses do Sporting aumentaram. Seria louco se dissesse que após esta semana isso não acontecia.
Tb seria louco se achasse que o Benfica não tinha a obrigação de ganhar em Vila do Conde (tem melhores jogadores e era favorito), e em todos os jogos que tem para disputar até final menos frente ao Sporting, no qual penso que a mais valia futebolística do Sporting virá ao de cima. Se isso faz do Sporting campeão? Não, porque a mais valia do Sporting não sobressai com equipas menores – Falta de atitude competitiva do Sporting digo eu, e mérito do Beira-Mar dirás tu... (mas depois pensas: Mérito do Beira Mar?!?!?!?!? Estou doido, ou quê?)
 
Não!!
Não!
E Não!

Eu nunca achei que o Benfica tinha o pássaro na mão! Nunca!
Daí os tais 45% vs 35%!!
Porque tenho a perfeita noção de algumas das fragilidades do Benfica! A começar no Treinador!
Como tal não havia pássaro na mão!!
Muito longe disso!

Muito menos disse, que um potencial empate naquelas circustâncias seria unicamente por mérito do Beira-Mar!! O Beira-Mar não foi jogar futebol! O Beira-Mar foi correr atrás de uma bola, e refugiar-se atrás dela! Agora, claro que existe também um claro demérito do Sporting! Inquestionável!

Em relação ao Braga, mantenho o que disse! É candidato!! Não quer dizer que ganhe (só um pode ganhar e se fossemos a seguir essa lógica seriamos forçados a dizer que Benfica ou Sporting - o que não for campeão - também não o eram!)mas que é candidato, lá isso é!
E não como dizes, por demértito do Benfica mas sim por mérito próprio!
Aliás recordo, que Braga não perdeu com FC Porto, Benfica e Sporting! Com nenhum!

Dizer quem vai ser o campeão?! Se me tivesses feito essa pergunta no Sábado, eu teria aproveitado a oportunidade e teria perguntado à Maya, uma vez que a encontrei no Buddhas. Devia-lhe ter perguntado!
Porque eu não sei! Se não sabia, ainda antes desta jornada. agora ainda menos sei!
Quem me pareceu que tinha certeza eras tu!!
Se bem me recordo afirmaste que o Benfica teria 90 ou 95% de probabilidades de vencer o campeontato! Tão cedo e já a atirar a toalha!!??
Ah mentalidade e espirito de campeão!
 
Para se ter a certeza é preciso atribuir 100% de hipóteses, ora, não o fiz...
Se atribuis maior favoritismo ao Benfica, é porque consideras que terá alguma vantagem competitiva sobre os restantes...
Perguntar à Maya não vale, porque ela diz sempre que é o Benfica!!! Se 6 pontos de vantagem a 7 jogos do fim não chegam para ser praticamente campeão... Bem, se o benfica não fôr campeão, foi porque arranjou maneira de perder o campeonato. Mas é por isso que o SCP tem 10%... porque o Benfica pode sempre arranjar maneira de perder (agora já tem mais do que 10 %).
Estamos de acordo com relação ao Braga, no entanto sempre te vou dizendo que o Jesualdo ainda hoje voltou a dizer que não é candidato ao título - Não assume. Se ele não assume, porque hei-de fazê-lo eu? E porque pensas tu que não assume? Tem 7 letras a palavra que serve de resposta a tal questão. Não gosto de cobardes, muito menos quando se escondem atrás de calculismo. O Braga até pode ser campeão, mas nas palavras do seu treinador nunca foi candidato. Eu hj, ao contrário de ontem, digo que é. Mas amanhã, posso dizer que já não é. Troca, não troca...
Eu não disse que tu disseste que o beira mar teve mérito. Antes disse, que isso iria de encontro ao que tem sido o teu discurso em todos os posts, quando dizes haver uma linha ténue entre o demérito do grande e o mérito do pequeno - o que eu até concordo, mas não tem sido o caso do Sporting.
Deixemos-nos de conversas, porque objectivamente tudo se reduz a isto:
Equipa que joga melhor: Sporting
Equipa mais regular: Benfica
Braga: Outsider, porque não é o que joga melhor e nem é o mais regular.
 
Equipa da Semana: Sporting (A sua vitória aumenta sobremaneira a pressão sobre o Benfica, de uma forma que o Braga nunca faria aumentar)

Jogador da Semana: Liedson (o homem resolve, e o golo que marcou é muito importante) - João Tomás merece uma palavrinha... nunca ninguém fala do homem. Eu defendo que devia ir à selecção se não houvessem lugares cativos

Golo da semana: Qualquer golo seria bem vindo!!
 
Corrige-me senão estou enganado!
Tenho a ideia que nunca gostaste de João Tomás!! Desde os tempos do Benfica!!
Eu estou á vontade para falar sobre ele porque sempre apreciei as suas qualidades! SEMPRE presente nas minhas escolhas da Liga Fantástica!
E já o escrevi aqui, que merecia ir uma oportunidade na selecção.

Quanto a Jesualdo, não comento. Pelo menos não nesse tom. Não concordo.
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
Retirei o Post porque tinha lá uma enorme incongruência. É verdade que nunca fui fã do João Tomás (embora sempre tenha dito que era um suplente de grande qualidade), mas tenho que dizer que este ano está em grande, assim como o ano passado esteve ridiculo e no bétis esteve mal, muito mal. É um jogador que não sendo dotado tecnicamente vive de golos e quando não os faz...
Mas este ano está a fazê-los. O futebol muda. É assim, como bem sabes.
Disse no comentário que apaguei que o teria escrito primeiro que tu (que ele merecia ir à selecção), mas fui procurar e não encontrei o post, por isso apaguei o comentário. Só encontrei um em que tu dizias que o J. Tomás deveria ir à selecção - como muito bem disseste e eu estava recordado.
 
Mas gostava que comentasses o Jesualdo... fá-lo nos teus termos, eheheheh.
Ah, e a palavra de 7 letras é pressão... Não estivesses tu a pensar que seria cobarde. É óbvio que o prof não quer a pressão. Os grandes campeões vêem-se com a pressão - senão, são one hit wonders...
 
Já esta semana, Jesualdo e Rui Águas assumiram que podem ser campeões. Aliás, eu sei porque não o fazem: porque olham para trás e sempre que viram alguém assumir alguma coisa, falharam. O Boavista nunca assumiu o título, apesar de 2-3 semanas antes ter falado na possibilidade de ser campeão. Lembro-me que nesse ano o Boavista em casa jogava sempre à sexta. A capa de sábado era sempre Benfica's e Sporting's, e um quadradinho pequeno cá em baixo para a "vitria suada dos axadrezados"´. Neste caso, o Boavista sempre foi mais falado que o Braga para lutar pelo título. Mas o prof. Jesualdo não tem que assumir um objectivo que não delineou no início da época. Ainda para mais quando nem líder é!
 
Santinni, agora para ti:
O Rio Ave não dominou o jogo. Dominou, a espaços, a primeira parte. Isto porque é uma equipa mais bem organizada que o Benfica, uma equipa que joga sem medo e que joga um futebol aberto espaçado no relvado com 3 avançados. Mesmo assim, a melhor chance foi do Benfica (Simão). Ao intervalo, os treinadores sabiam o que se ia passar: o Benfica ia carregar no acelerador e havia que corrigir posturas. Aí, o Benfica mandou no jogo e teve 40 minutos com o controlo e a criar perigo (Nuno Assis e Karadas sem olhar para a baliza, Nuno Gomes e Luisão perdulários). Quando o Benfica sentiu que não chegava lá, o Rio Ave fez o que Carlos Brito disse ao intervalo para fazerem: matarem o jogo! Por isso disse aqui que o Rio Ave soube jogar para ganhar.
Quanto à tua visão sobre o adepto típico de cada equipa não podia estar mais em desacordo. Um adepto não fazem os outros adeptos! Conheço, talvez, tantos sportinguistas como benfiquistas. Alguns, como eu penso que faço, passam mais tempo a falar sobre como foi o jogo em si. E depois falam nas arbitragens. Aliás, o modelo que decidi adoptar no blog é isso mesmo, não sei se reparaste: o post da Superliga nunca fala em decisões de arbitragem! O objectivo é o futebol jogado. Depois, se houver razões (no meu entender) para isso, há o post dos árbitros. Agora, o modelo de adepto do Sporting ser o "católico" e o do Benfica ser o "protestante"...teoria da conspiração! Daqui a bocado entra o tema da burguesia e do povo!!!
 
Foi isso mesmo que eu disse. O Jesualdo não quer a pressão. Um candidato lida sempre com a pressão... Em qualquer lado! Isso do Boavista é verdade, mas por exemplo, no ano a seguir assumiu a candidatura e não se deu mal. Foi candidato e não ganhou, no ano anterior não foi candidato e ganhou. Claro que é possível ganhar sem ser candidato, mas não tem o mesmo sabor.
 
Caracterizas com o que vês à volta e não pensas num Leitão que mete a cassete dos foras de jogo do Benfica-Braga ou do penalty do Benfica-Setubal? Ou não pensas no meu irmão que ainda hoje recorda o último ano em que o Benfica foi campeão e que diz que o Sporting foi roubado nas Antas e na Madeira e mais não sei onde? Onde sabe os árbitros todos de cor de quando prejudicaram o Sporting? Epá, eu com os exemplos que tenho digo: há benfiquistas e sportinguistas que sabem ver futebol. Há outros que não.
Fragilidades da equipa do Benfica: notórias e evidentes! Mas penso que as do Sporting estão mais expostas. Ver um jogo do Sporting detrás da baliza e ver a diferença entre a movimentação defensiva e a ofensiva da equipa deixa-nos a pensar como é possível tantas diferenças...o Sporting ganha 4-1 ao Newcastle mas se tem perdido or 4-1 também não espantava. Sabes quantas bolas teve o Newcastle para fazer o 2-1? No mínimo, 3! Uma ainda na primeira parte. Vitória justa perguntas-me tu? Foi, porque não falhou quando tinha de falhar. E não foi porque dominou o jogo, porque até achei que o Newcastle estava a dominar bem os acontecimentos. O problema foi a poupança do Souness agravada pelas 3 lesões. Portanto, o dominar um jogo é muito subjectivo...
 
Ser campeão sem ser candidato achas que não tem um bom sabor? Lembra-te bem do ano do Inácio...até soube a pato!!! ehehehe
 
O Sporting foi sempre candidato ao título. No ano do Inácio assumiu a candidatura bem antes do jogo com o FC Porto, e foi nessa condição que recebeu e bateu o Porto, passando para a frente do campeonato, ficando desde então e a alguns jogos do fim (9 penso eu) com o estatuto de principal candidato ao título.
De qualquer maneira isto perde relevância porque ontem o Jesualdo já assumiu qualquer coisinha (e os jogadores que ouvi assumiram claramente).
 
Com Materazzi era candidato? Creio que não mas não sou especialista do tema Sporting...eheheh
 
Era, claro que era.
Assim como era com o Peseiro.
E era com o Boloni.

As épocas começaram mal, e acabaram melhor. Era bom poder dizer que não há duas sem três.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!