sexta-feira, agosto 31, 2007
Blog Day 2007!
http://vantunes.blogspot.com/ (o quotidiano para pensar e rir)
http://bola-na-trave.blogspot.com/ (mantém um nivel muito bom há já muito tempo)
http://blogdovalente.blogspot.com/ (pena o Valente ter tão pouco tempo para escrever...)
http://livreindirecto.net/ (não é bem um blog, é mais um jornal. provavelmente, o melhor de todos)
http://vedetadabola.blogspot.com/ (este LF é muito bom, dos melhores bloggers que por aqui andam!!)
quinta-feira, agosto 30, 2007
Pepe na Selecçao Portuguesa
Liga dos Campeoes
terça-feira, agosto 28, 2007
Hasta siempre señor Antonio Puerta...
Um golo para a história (1/2 final UEFA)........ Na apresentação do plantel deste ano ....... Um simples aficionado do Sevilha .
Morreu Antonio Puerta, lateral/extremo esquerdo do Sevilha e que tinha apenas 22 anos. Poderiamos voltar a falar das paragens cardiorespiratórias em jogadores em boa condição física (Hugo Cunha, Feher, Marc-Vivien Foe...) e as quais não conseguimos entender (nem os médicos).
segunda-feira, agosto 27, 2007
Superliga_91
Quem poderia ter aproveitado (qualquer que fosse o resultado) era o Benfica mas não foi além de um empate caseiro frente ao Guimarães de Cajuda. Foi uma exibição pobre e manchada por oportunidades claras de golo desperdiçadas por notória falta de confiança. Camacho tem muito trabalho pela frente, veremos se saberá ultrapassar o obstáculo Copenhaga e dar vida à época benfiquista. Do lado do Guimarães, exibição agradável a espaços com destaque para Mrdakovic e Fajardo.
No resto da jornada, destaque para a vitória forasteira de Braga e Marítimo frente aos rivais Belenenses e Boavista.
Equipa da semana: Porto (ganha vantagem no confronto directo com o principal opositor)
Jogador da semana: Kanu (bisar no Bessa é sempre motivo de destaque)
Golo da semana: Marco Cadete (com ou sem sorte...)
Treinador da semana: Jorge Costa. Óptima vitória no Restelo a deixar claro quem é o 4º grande.
Positivo da semana: Um Guimarães sem medo na Luz, um Sporting ambicioso nos últimos 15 minutos, um Braga e um Marítimo vencedores fora de portas. Perdeu-se o respeito aos visitados!
Negativo da semana: pensar no que foi o Boavista e no que é hoje...
Triste da semana: Stojkovic (que infantilidade agarrar aquela bola!)
A rever: Vukcevic do Sporting e Mrdakovic do Guimarães.
sexta-feira, agosto 24, 2007
Colossos europeus
Este foi um estranho ano de investimentos durante o defeso. Chegou-se à conclusão que quem tinha possibilidades de investir dinheiro em contratações, fê-lo sem olhar a números!
Assim aconteceu com o clube que mais dinheiro gastou em contratações este ano:
O Barcelona também revelou apetência para o mercado de Verão e concretizou um sonho antigo: trazer Henry para Camp Nou. Uma forma de espicaçar Ronaldinho, Messi e, sobretudo, Eto'o, algo que Gudjohnsen e Saviola nunca conseguiram. As saídas de Van Bronckhorst e Giuly foram compensadas com as entradas de Abidal e Giovani dos Santos. A contratação de Touré e Milito revelam lacunas por preencher na zona central recuada da equipa blaugrana: Milito trará mais poder de choque e Touré permitirá pressionar mais alto e dar mais espaço criativo a Deco e Xavi (ou Iniesta). A conta final cifrou-se em cerca de 65 milhões de euros.
Quem se reforçou, essencialmente, no sector ofensivo, foi o Liverpool que contratou Fernando Torres, Babel, Voronin e Benayoun tudo pela avultada soma de 70 milhões de euros. Será a forma encontrada por Benitez para fazer frente a Man Utd e Chelsea, visto que o ano passado o seu ataque marcou menos 26 golos que a equipa de Ferguson!
Quem parecia não ter necessidade de se reforçar e fê-lo foi o Inter que comprou Chivu e Suazo, duas operações que obrigaram a um custo de outros 40 milhões de euros.
O milionário, mas agora contido, Chelsea, apostou no reforço da equipa mas através da premissa "custo-zero". Pizarro, Sidwell, Alex e Ben Haim significaram investimento praticamente nulo enquanto que a compra de Malouda rondou os 25 milhões de euros e a de Beletti 5 milhões de euros. Tem a vantagem de não ter perdido praticamente nenhum jogador, apenas Robben, Boulahrouz e Geremi sendo que apenas Robben era jogador de primeira linha.
Os dados estão lançados nas 4 principais ligas europeias. Se em Inglaterra, Chelsea e Man Utd lutarão taco a taco e o Liverpool será apenas um outsider, curioso será perceber o percurso do Arsenal sem Henry e dos bem reforçados Tottenham, Manchester City e Newcastle.
Em Espanha, os do costume: Real e Barça, aparecendo ao fundo do túnel Valencia (com os reforços Caneira, Helguera e Arizmendi) e um Atlético Madrid renovado e que promete (cerca de 60 milhões gastos com Simão, Forlán, Reyes, Raul Garcia e Luis Garcia).
quinta-feira, agosto 23, 2007
Uma questão de...geografia?
Se o problema de Anderson em continuar no Benfica era a saúde do filho e a necessidade deste cumprir o programa especial de recuperação da doença no Brasil, porque é que o jogador ou o seu empresário já andaram a negociar condições com clubes na Turquia (Fenerbache), na Rússia (Spartak) e em França (Lyon)?
Quem Sabe, Nunca Esquece! Parte II
A realidade (eh! Já pareço o Fernando Santos!!) é que “quem sabe nunca esquece”!!
Este fim de semana voltou a haver festa! Animação!!
O avançado do Penafiel, foi expulso no último minuto da partida deste fim de semana que a sua equipa disputou em Freamunde, da primeira jornada da Liga de Honra, repetindo cenas já vistas ao serviço de Portugal, no Mundial sub-20.
A expulsão deveu-se a palavras dirigidas ao banco da equipa local e provocou a revolta do avançado, que teve de ser rodeado por vários companheiros, de forma a não agredir elementos afectos ao Freamunde.
Repete-se assim um acto de indisciplina do jogador, que em Julho, ao serviço da selecção, foi expulso no jogo dos oitavos-de-final do Mundial de Sub-20, diante do Chile, após retirar o cartão vermelho da mão do árbitro.
O acto caricato do futebolista e as reacções posteriores à expulsão levaram mesmo a Federação Portuguesa de Futebol a suspendê-lo das partidas das selecções nacionais pelo período de um ano.
Na conferência de imprensa no final do encontro, Jorge Regadas, treinador do Freamunde, revelou que Zequinha "percorreu o banco quase todo com insultos", dando origem à actuação do juiz auxiliar, que comunicou a situação ao árbitro Bruno Paixão, que expulsou o jogador.
Zequinha cumprimentou ironicamente o árbitro após ver a cartolina vermelha, dirigindo-se depois de novo ao banco do Freamunde, tendo de ser agarrado por vários elementos da sua equipa, de forma a evitar possíveis agressões.
O que fez a Liga?? 3 joguitos de castigo!! 3 miseros jogos! Alguém que têm um historial de indisciplina e que ainda por cima foi à tão pouco tempo, tem de ficar muito tempo fora dos relvados! V-E-R-G-O-N-HA !!
quarta-feira, agosto 22, 2007
O fim de um ciclo
Do fim desta tripla, há aspectos importantes que merecem relevo e particular atenção. O mais importante de todos prende-se com a não-explicação do fim desse trio. Não estando em causa a qualidade de cada peça individual do mesmo, a verdade é que as saídas de Veiga e Fernando Santos mereciam uma explicação.
Se a primeira vez que Veiga saíu do clube, houve uma explicação clara do sucedido por parte do presidente LFV, o mesmo não se pode dizer do seu regresso (nunca se percebeu bem, a nível formal, se estava dentro ou fora da estrutura) e muito menos do seu abandono pós-venda de Simão. Claro que podemos concluír (e principalmente depois da entrevista de ontem de Fernando Santos) que o momento da saída do capitão é marcante no rosto do Benfica 2007/08, quer a nível desportivo, como organizativo. Veiga não gostou, Fernando Santos muito menos.
- Luis Filipe Vieira disse desde que chegou ao Benfica que não iria despedir treinadores durante a época pela instabilidade que isso cria num plantel. Estranho fazê-lo ao fim da primeira jornada e mais estranho ainda criticar as palavras de Nuno Gomes que parecia identificar turbulência na estrutura organizativa do Benfica.
- Estranho também que, ao mínimo sinal de contestação (por parte do capitão de equipa) à direcção, a opção seja despedir o treinador. Ou a crítica de Nuno Gomes não era para Luis Filipe Vieira?
- Luis Filipe Vieira declarou à SIC no dia do Benfica-Copenhaga (antes do jogo começar) que Fernando Santos tinha um plantel magnífico e que não se podia queixar de nada. Estranho que depois desse jogo se tenha reunido com o técnico para estudar as lacunas do plantel e mais estranho ainda que, agora que chegou Camacho, haja a possibilidade de contratar mais reforços para um plantel que, dizia, era magnífico.
- Luis Filipe Vieira não justificou as saídas de José Veiga e Fernando Santos. Torneou as questões. Não será estranho não haver um jornalista capaz de perguntar directamente ao presidente a razão para as saídas dos dois? LFV disse que não contactou Camacho antes de falar com Fernando Santos. Então despediu o treinador sem ter outro na manga? Quem é que acredita nisso? Ainda por cima tendo passado férias com ele em Ibiza?
- Luis Filipe Vieira continua a mentir. Só não vê quem não quer. Será para bem do Benfica?
Nota: Em relação à entrevista de ontem, gostaria de dizer que não acompanho habitualmente o programa "Trio de ataque". Considero que é o menos mau de todos os programas de debates televisivos sobre futebol, mas ontem percebi que aquela gente não tem nada de entrevistadores. Fernando Santos estava disponível para falar de futebol, do que é a realidade do futebol do Benfica hoje e dos seus problemas e os comentadores optaram por tentar comparar Benfica a Porto e Sporting e dizer que haviam 8 opções para pontas-de-lança no Benfica e 3 extremos esquerdos. Que pena foi não haver perguntas interessantes a colocar ao último treinador do Benfica, o clube que mais mexe com os portugueses. É apenas sinal de que, em Portugal, falamos da bola mas não falamos de futebol...
terça-feira, agosto 21, 2007
Quem Sabe, Nunca Esquece!
Superliga_90
Comecemos pelo campeão nacional: poder-se-á dizer que bastou Quaresma para vencer a equipa comandada por Jorge Costa que começou mal, mas melhorou muito na segunda parte com maior liberdade atribuída a João Pinto e a entrada de Zé Manel para o lugar de Hossain. Do lado do Porto, viu-se um inspirado mas cansado Lucho e, claro, um grande Quaresma capaz de pegar numa equipa que mostrou nervosismo lá atrás (Bruno Alves tremeu um pouco). Resultado injusto porque o Porto não foi superior ao Braga. Limitou-se a ter...Quaresma.
Brilho semelhante pousava na Luz o ano passado mas hoje Simão pertence ao Atlético Madrid. Assim, foi um Benfica sem chama que se apresentou no Bessa, frente a um Leixões sempre bem organizado apesar de inconsequente. O Benfica experimentou um esquema novo, onde o trio de apoio ao ponta de lança (Nuno Assis, Nuno Gomes e Luis Filipe) foi uma nulidade. Cardozo pouco mais pôde fazer e foi de Rui Costa e Petit os melhores momentos do Benfica. O primeiro a jogar, o segundo a marcar. Pensou-se que o Benfica estaria safo de boa quando uma atrapalhação de Bergessio e Coentrão viria a resultar num contra-ataque do Leixões que acabaria em golo de Nwoko. Uma desatenção, sobretudo, colectiva onde os 4 defesas também são responsabilizados. Pagou as favas Fernando Santos que saíu pela porta pequena...como há muito se esperava.
Em Alvalade, o Sporting entrou a ganhar e logo com um golo de Derlei. Apesar disso, até foi a Académica que começou melhor mas Lito desperdiçou oportunidade soberana. Assistiu-se depois a um festival de golos marcados...e falhados! Cabendo a Liedson o papel principal. Muitas falhas defensivas academistas resultaram nos vários tentos dos leões.
No resto da jornada, destaque para o arranque a meio gás de Belenenses e Guimarães e, pela negativa, para os dois primeiros nulos da época: Leiria-Boavista e Nacional-Estrela.
Equipa da semana: Leixões (que belo regresso à Superliga!)
Jogador da semana: Quaresma (sozinho pode levar o Porto ao título)
Golo da semana: Quaresma (o segundo...genial!)
Treinador da semana: Lazaroni (para já, a equipa do Marítimo parece outra, a anos luz da do ano passado!)
Positivo da semana: A postura de Académica e Leixões frente a, respectivamente, Sporting e Benfica.
Negativo da semana: esta é nova...chicotadas psicológicas ao fim da 1ª jornada!
Triste da semana: Fernando Santos (foi o elo mais fraco. Adeus!)
A rever: Makukula do Marítimo, Tiero da Académica e Cervantes do Leixões
segunda-feira, agosto 20, 2007
Aleluia!!
sexta-feira, agosto 17, 2007
Cartão vermelho!
A suspensão por um jogo a Lisandro Lopez nesta altura do campeonato pela expulsão ocorrida no particular com o Den Bosch deixa antever mais um belo ano de decisões totalmente desajustadas relativamente à (in)disciplina. Cartão vermelho, neste caso, para a Federação pela decisão tardia!
Memórias Futebolísticas 1
Inauguro aqui no blog uma nova rubrica que dá ênfase aqueles jogadores que ficaram na história do futebol e que deixaram a sua marca. Uns foram chamados de génios, outros nunca forma muito bem compreendidos.
O primeiro convidado trata-se de um jogador que cabe perfeitamente na categoria de génios - Gheorghe Hagi.
Foi sem dúvida o melhor jogador romeno de todos os tempos. Jogador baixo e esguio, 1,70cm e 68 Kg, possuidor de uma técnica fantástica, marcou uma geração do futebol, finais dos anos 80 e principio dos 90 onde se destacou na sua terra natal ao serviço do Steua de Bucareste (1986-1990, 97 jogos, 76 golos!) ao ganhar 3 campeonatos e uma supertaça europeia. O seu futebol perfumado chamou a atenção do Real Madrid. Esteve apenas duas épocas no Real Madrid mas ainda deu o seu contributo em 64 jogos e marcou 19 golos. Não ganhou nada mas até Cruijff comentou a sua saída como uma grande perda para o, na altura eterno rival - " Ao vender o Hagi o Real perdeu o seu maior jogador. A sua técnica e passes fantásticos são algo único".
Foi então com alguma surpresa que foi para o Brescia, um clube que vivia então mergulhado na óptima saúde financeira do campeonato italiano dos anos 90. A descida de divisão foi um grande volte face na carreira do romeno que estava talhado para outros palcos, por isso não espantou que o seu grande admirador em Espanha o tenha resgatado para fazer parte do plantel do Barcelona. O excesso de estrangeiros, as lesões e a saída de Cruijff, nunca permitiram a sua afirmação por completo como tinha sido noutras ocasiões e os momentos de magia que deixou no mundial de 94 não apareciam e por isso foi resgatado pelo Galatasaray onde renasceu e nos últimos cinco anos (1996-2001) da sua carreira deu um grande contributo ganhando 4 campeonatos turcos, uma taça UEFA, e uma Supertaça Europeia, apesar da sua barriga saliente (como podem reparar na foto)!! Ainda hoje é um ídolo na Turquia, tal como é na sua terra Natal.
Na selecção Nacional jogou 125 jogos e marcou 35 golos deixando a sua marca no mundial de 90 e na caminhada fantástica da equipa Romena no Mundial dos EUA 94, ao lado de nomes como Popescu, Lupescu, Petrescu, Stelea, Prunea, Raducioiu, Munteabu e Dunitrescu.
À quem ponha em causa a sua grandeza, por causa do seu temperamento e nunca que se ter afirmado num grande europeu, mas pelo menos a mim deixou-me marca e boas memórias. Aquele que foi um dia chamado Maradona dos Cárpagos.
http://www.youtube.com/watch?v=340Fe7h7Ugg
E tu? Quais as memórias que tens deste jogador?
Abraços.
quarta-feira, agosto 15, 2007
Superliga 2007/2008 - o título!
Primeiro que tudo, o calendário. Por muito que se diga que todos têm que jogar contra todos, o calendário pode sempre ajudar às contas finais. Por exemplo, o deste ano parece beneficiar o Sporting que terá um ciclo bastante complicado por alturas do final 2007/inicio 2008 mas bastante intervalado pelas celebrações habituais da época do ano. Acabará a época com 4 jogos em casa dos últimos 6 e beneficiando do facto de Porto e Benfica encontrarem-se no Dragão na altura decisiva do campeonato (a 4 jornadas do fim). O Benfica tem o inconveniente de jogar fora os encontros da segunda volta com Porto e Sporting e o Porto a desvantagem de realizar 5 das ultimas 8 partidas fora do Dragão. Tudo num plano teórico porque acabará por ser campeão aquele que somar mais pontos no final da temporada.
Analisando os planteis dos 3 grandes, chegamos à fácil(?) conclusão que Jesualdo volta a ter um melhor leque de opções. Apesar das perdas de Pepe e Anderson (talvez ainda Lucho, quem sabe?), reforçou-se a pensar no futuro: Stepanov, Leandro Lima, Edgar e Bolatti significam jovens talentos com possibilidades de crescimento dentro de um plantel que já de si é extenso e revela boas opções. A inclusão de Ernesto Farias, Mariano Gonzalez e Kazmercziak significam opções válidas para a frente de ataque (Adriano não encanta Jesualdo), a ala (onde só havia Lisandro e Quaresma) e um médio todo-o-terreno (Lucho poderá saír).
Faltará saber a lista de dispensados onde deverá estar o nome de Postiga, para grande surpresa de muitos.
O plantel de Paulo Bento não é tão forte mas tem uma grande vantagem: está mais bem estruturado e é muito mais equilibrado que o dos seus rivais. Por exemplo, os 4 avançados são todos diferentes mas em todos se reconhecerá muita capacidade de trabalho (Purovic, sim?), essencial para o esquema de Paulo Bento (esquema essa que não mudará, por muito que palreie Rui Santos). Os médios, todos eles versáteis, trarão a imaginação e, se necessário, o improviso (como Izmailov o fez na Supertaça). Este será o ano da explosão de Miguel Veloso, Moutinho comandará as tropas, Vukcevic, Izmailov e Romagnoli terão espaço para brilhar e fazer esquecer Nani. Lá atrás, algumas dificuldades. As saídas de Ricardo e Caneira serão muito dificeis de colmatar. Veremos qual o desempenho de Stojkovic, Pedro Silva e Had. Se o Sporting quebrar, será, certamente, na defesa.
Por fim, o Benfica. Fernando Santos voltou a perder jogadores importantes mas recebeu reforços, talvez em demasia. As saídas de Anderson e Miccoli foram colmatadas pelas chegadas de Zoro (mais Luis Filipe para a lateral) e Cardozo, mas as perdas de Karagounis e, principalmente, Simão ainda não parecem compensadas. Não chegou nenhum médio centro, Manuel Fernandes apenas fez a pré-época e o regresso de Nuno Assis não é suficiente. Se Fernando Santos o ano passado dizia que com Assis era campeão, este ano dirá que com Karagounis também o seria. Se não chegar o médio com qualidade acima da média e multifunções, o Benfica não terá muitas chances de chegar ao topo. Até porque Adu e Di Maria são dois jovens, ainda sem posição em campo muito bem definida e que necessitarão de (muito) tempo para se adaptarem ao nosso futebol. Bergessio é versátil mas atabolhado. Ter Coentrão ou Manu no plantel também não difere muito, ou seja, o plantel está desiqulibrado, revela jogadores com qualidades muito boas (Cardozo é uma boa contratação, resta saber se pelo preço adequado).
Nova Imagem
Agradecia comentários sobre se melhorou
terça-feira, agosto 14, 2007
Convocatória da Selecção
A chamada de Miguel Veloso deve-se, conforme explicou o seleccionador Nacional, à ausência de Petit (castigado), mas também pela «qualidade que vem demonstrando no Sporting e na Selecção de sub-21». «Será assim a oportunidade de poder conhecer melhor o jogador e integrá-lo no nosso grupo», concluiu.
domingo, agosto 12, 2007
Supertaça 2007
Depois do golo sofrido, Jesualdo retirou mérito à equipa que lançou (toda campeã o ano passado) e eliminou o meio campo inicial, trocando o vértice do triângulo e dando tempo de jogo a Leandro Lima e Mariano Gonzalez. Quaresma foi uma sombra de si mesmo, tal como Adriano e Lisandro, sendo apenas positivo o regresso à competição do capitão Pedro Emanuel.
Do lado do Sporting, saúda-se a boa integração de Izmailov (que grande golo!) e a boa condição de Polga e Romagnoli (os melhores, a par do russo). Os reforços Derlei e Stojkovic ficaram muito aquém.
Como Paulo Bento dia, esta equipa começa a habituar-se a ganhar títulos. Veremos se este ano se sente capaz de ser campeã nacional.
quarta-feira, agosto 08, 2007
O renascer azul
segunda-feira, agosto 06, 2007
Notas Soltas
Subscrever Mensagens [Atom]