terça-feira, agosto 21, 2007

Quem Sabe, Nunca Esquece!

A velha sabedoria do povo tem muito que se lhe diga. Os velhos ditados de "quem sabe nunca esquece" ou que "velhos são os trapos" têm vindo uma vez mais à berlinda.
.
Sven Goran Eriksson foi sem dúvida alguma um dos grandes treinadores da história do Benfica. Digo mais, um dos bons treinadores do futebol europeu. Ainda hoje o considero um dos top 5.
.
Em Itália goza de um prestigio brutal, o mesmo se aplica em Portugal, e só em Inglaterra ficou com uma má imagem em virtude de não ter ganho nenhum título com a selecção inglesa. Pediam-lhe este e o outro mundo! Teve o azar de em 2 das 3 competiçoes ter perdido nos penaltys (grande Ricardo!!) e nunca lhe perdoaram isso! A imprensa inglesa é terrivel. Mesmo maldosa. Aliado aos resultados desportivos, ainda lhe pegaram por razoes relacionadas com a sua vida privada. Em consequência disso ficou no desemprego e inexplicavelmente sem nenhum clube de topo ou mesmo clube que lute para as competições europeias o convidasse.
Apareceu entao o Manchester City, clube que so se salvou das descida na ultima jornada. Pensei eu para mim: "que péssima decisao de Eriksson! Má gestão da carreira!". A má imagem de Eriksson era tanta que os próprios adeptos do City se manifestaram em grande número no estádio contra a ida do sueco.
.
Mas quem sabe, sabe! O campeonato começou, 3 jogos e 3 vitórias!!! 1º lugar!! Claro que isto não vai ser sempre assim, mas que está a calar tudo e todos, lá isso está.
Até o seu "querido inimigo" Alex Fergusson teve de engolir em seco. Perdeu no grande derby de Manchester.
.
Tudo isto mostra que um bom treinador faz TODA A DIFERENÇA !! Ter um Fernando Santos ou ter um Eriksson é passar do 8 para o 80!! Nao podemos ter o 80, mas ao menos temos uma espécie de 58 como é o caso de Camacho. Ter jogadores é uma coisa. Pô-los a jogar com qualidade, rigor, determinação, tranquilidade, etc, já é outra coisa! Repito: um bom treinador faz TODA A DIFERENÇA!

Comentários:
Não acredito muito em regressos para salvar a "pátria", como é o caso do Camacho!

Será que não existe por aí perdido um novo Eriksson, pelo campeonato Sueco ou Finlândes; que mereca ser encontrado e que apostem nele? Aposto que sim...

Acho mau que em Portugal se contratem sempre os mesmos treinadores :(
 
Concordo que o treinador é muito importante, veja-se o caso do Porto ser campeão europeu com José Mourinho. Outro factor fundamental é a motivação-extra (proporcionada ou não pelo treinador), veja-se o caso do Sporting atingir a final da UEFA jogada em Alvalade.
Agora não te esqueças que o Man City investiu cerca de 40 milhões de euros este ano. E o plantel é 3 vezes melhor que o do ano passado! Eriksson tem mérito, claro que tem. É um grande treinador, teve apenas azar em Inglaterra pelos ataques que sofreu dos tablóides e das eliminações em penalties.
Agora não se pode comparar Camacho com Eriksson. Camacho é o chamado treinador da casa, aquele que está disponivel para ajudar a reorganizar. Eriksson está muito à frente de tudo isso, a distância é mais do que 58 para 80 (embora tenhas utilizado em sentido figurado).
 
Preto,
Não acho que o Benfica possa apostar num desses treinadores.
Repara que qualquer treinador português que lá pare é crucificado.
Até Trappatoni foi vaiado mesmo sendo campeão meses mais tarde!
O Benfica é um cemitério de treinadores porque, essencialmente, as direcções não os sabem proteger. LFV fazia-no ao início mas perdeu o norte com a história do apito dourado e redireccionou baterias para outra freguesia.
 
O Benfica precisa de alguem de inquestionável valor. Nao se pode dar ao luxo de arriscar!
Eriksson é uma valor mais que seguro. Tal como Camacho o é.
Apostam-se sempre nos mesmos??
Acho que os grandes até nem fazem isso.
O Benfica apostou nos ultimos anos em Trapatonni, Koeman.
Porto em Del Neri, Fernandez, Adriaanse.
Sporting em Peseiro, Paulo Bento, Boloni.
 
O 58 para 80 foi mais com o intuito de distanciar o 8 (Fernando Santos) do 58 (Camacho!!).
Se calhar Fernando Santos nao deveria ser 8. Deveria ser o - 8 !!
Assim já baixava o Camacho para um 48 !!
 
Outro exemplo que um bom treinador faz toda a diferença é o Real Madrid.
Capello fez milagres. Schuster com um balurdio de dinheiro, é derrotas atras de derrotas! Ainda agora sofreu 5 (cinco!! five!! cinque!! cincué!) em casa!!
Ter um bom treinador como é claramante Eriksson e como claramente nao o é Fernando Santos, pode ser com o dia e a noite.
Voltanto a Eriksson, faz me confusao nao o ver num grande da europa. Vi por exemplo a Juventus ir buscar Ranieri. Pessimo treinador! E vejo um Eriksson a ter que se agarrar a um clube modesto. Claro que podia ter esperado por um clube que despedisse alguem.....
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!