quarta-feira, agosto 08, 2007

O renascer azul


Regresso depois de uma merecida semana de pausa e começo por elogiar o actual momento que vive o Belenenses. Vitória no torneio de Casablanca e convite para participar no Teresa Herrera, qual deles o troféu mais importante depois de uma temporada fantástica (onde só faltou a vitória na Taça), isto para além do facto de ter conseguido manter no plantel as pedras basilares da sua equipa (Nivaldo, Ruben Amorim, José Pedro e Dady). A nova temporada promete mas veremos como a equipa responde à presença do sentido de "obrigação da vitória", ou seja, o Belenenses vai ser encarado pelos adversários a um nível muito parecido com que hoje é visto o Braga (que, diga-se de passagem, também tem feito uma boa pré-temporada).
A derrota tangencial frente ao Real Madrid deixa um sabor amargo na boca mas a certeza de que a equipa está bem organizada. Veremos como será a campanha a sério.

Comentários:
Eu considero que este regresso do Belenenses a um nível elevado é algo que já deveria ter acontecido à mais tempo. Faz falta ao futebol português ver um clube com tanta tradição a ter resultados positivos.
Enquanto clube em geral, o Belem tem tudo para ser o 4º maior clube português. Tem excelente infra-estuturas, tem tradição, é um clube diversificado ao nível das modalidades. Recordo que para além do futebol, tem também Basket, Andebol e Futsal. Isto dá projecção, prestigio e tendo em conta que por norma tambem existem camadas jovens em todas estas modalidades, acabar assim por ter uma forte vertente social.
Ao nível puramente futebolistico, considero que nao tem condições para ser um 4º grande. Tem uma enorme falta de sócios. O sua grande maiorida de adeptos é de uma faixa etária já elevada, pelo que o futuro nesse aspecto nao é risonho. Falta lhe ali muito bairrismo, um bairrismo ao nivel de um Braga ou Guimaraes e que é fundamental para o crescimento de um clube a nível económico e de projecção.
Quanto ao jogo jogado propriamene dito, com este plantel e com um excelente treinador como é Jorge Jesus, estou convencido que o Belém irá repetir a época passada, pelo menos no que ao campeonato diz respeito.
 
Karlos,

Não conheces lá muito bem o Belenenses. Isso de ter poucos socios é treta! Somos bem capazes de estar entre os 5,6 clubes com mais socios em Portugal.

Isso de a malta ser idosa, é um cliché... ganhou-se o habito de se dizer isso, mas a verdade é que já foi feita recentemente uma estatistica que mostrou que 1/3 dos socios são jovens (penso que até 30 anos). E já agora 1/3 são mulheres.

De resto só salientar que o Nivaldo não ficou no Restelo.

Grande Abraço,
Daniel
 
Lamento informar mas, o estatuto de 4º grande não é medido pelo numero de associados, titulos conquistados ou provas onde está inserido.

Este estatuto é atribuido pelo peso historico que cada Clube carrega e isso por muito que custe, pertence ao CF Os Belenenses ! ... basta ler/saber/comparar.

Quanto ao numero de modalidades praticadas, julgo saber, ser Os Belenenses o Clube senão o maior, pelo menos, um dos mais ecléticos em Portugal.

Saudações AZUIS,
 
Caros adeptos beleneneses. Longe de mim querer tirar mérito ao Belem.
Se repararem em quase todo o meu post, eu elogio grande clube que é o Belenenses. Mas há situações que a meu ver são claras. O Belem tem um historial que é de elogiar mas isso não é tudo! Veja-se as assistencias no Estádio do Restelo. Miseráveis! Em termos de sócios / adeptos o Belenenes es´ta muito atrás de um Braga ou de um Guimaraes.
A história não é tudo. O presente e o futuro tb conta.
É o mesmo que ir a Inglaterra e dizer que Nottingham Forest é um clube superior ao Chelsea!
O N.Forrest tem mais historia que o Chelsea. Tem mais titulos! Ate foi 2 vezes campeao europeu!! Campeao Europeu!! Fora as vezes que foi campeao ingles. No entanto ha outros aspectos a considerar.
Eu pessoalmente simpatizo muito com o Belenenses (acho que o Belem é tal como a Academica, um club com o qual toda a gente simpatiza) mas o que tenho a dizer, digo-o custe a quem custar.
Boa sorte para o jogo com o Atalanta.
 
Sempre disse, caso o meu clube não fosse o SLB eu seria sem dúvida do Belenenses, por diversas razões. Um deles é por a minha mãe gostar muito do clube.
Quando o Beleneneses desceu de divisão fiquei deveras triste.
Mas na época passada vimos finalmente um grande Belenenses, excelentes exibições e jogadores com garra, que era uma das coisdas que eu sentia que não havia nos últimos tempos.
Tenho muita pena de ver um dos estádios mais bonitos do país (isto é consensual) sempre tão vazio. É uma zona onde não habita muita gente e aqueles que habitam talvez não sejam dados aos futebóis. Eu conheço a zona mais ou menos.

Espero que o Belenenses faça uma óptima campanha europeia e que no campeonato ganhe todos os jogos... menos dois. :)
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!