sexta-feira, agosto 24, 2007

Colossos europeus










Este foi um estranho ano de investimentos durante o defeso. Chegou-se à conclusão que quem tinha possibilidades de investir dinheiro em contratações, fê-lo sem olhar a números!

Assim aconteceu com o clube que mais dinheiro gastou em contratações este ano:
Na nossa vizinha Espanha, houve excesso de euros em carteira do colosso Real Madrid, que reforçou-se com Dudek, Pepe, Sneijder, Metzelder, Drenthe, Robben e Saviola num total a rondar os 110 milhões de euros. Notória a necessidade em compensar as saídas de Helguera, Roberto Carlos, Reyes e Beckham, mas também a de enriquecer um plantel com jovens talentos.
Logo a seguir aparece o Manchester United. Hargreaves, Nani, Tevez e Anderson significaram gastar cerca de 90 milhões de euros!! Isto para uma equipa que foi campeã e não perdeu nenhum jogador do onze base (apenas saíram Smith e, possivelmente, Heinze). Assim, os reforços estão divididos em 2: Hargreaves e Tevez como necessidades prementes da equipa nos respectivos sectores (Carrick e Saha precisam de concorrência) enquanto que Nani e Anderson significam apostas de futuro.

Quem não pensou em investir para ter resultados no futuro, mas sim a curtíssimo prazo, foi o Bayern Munique. Num ano em que, pela primeira vez da história, não jogará a Champions League, as contratações de Ribery, Toni, Klose e Altintop representam gastos na ordem dos 70 milhões de euros. O adeus ao futebol de Deisler e de Scholl e o fim da linha para Makaay, Pizarro e Santa Cruz e a necessidade de recuperar a hegemonia interna exigiram um investimento avultado, esperando os adeptos bávaros a conquista de todos os troféus esta época.

O Barcelona também revelou apetência para o mercado de Verão e concretizou um sonho antigo: trazer Henry para Camp Nou. Uma forma de espicaçar Ronaldinho, Messi e, sobretudo, Eto'o, algo que Gudjohnsen e Saviola nunca conseguiram. As saídas de Van Bronckhorst e Giuly foram compensadas com as entradas de Abidal e Giovani dos Santos. A contratação de Touré e Milito revelam lacunas por preencher na zona central recuada da equipa blaugrana: Milito trará mais poder de choque e Touré permitirá pressionar mais alto e dar mais espaço criativo a Deco e Xavi (ou Iniesta). A conta final cifrou-se em cerca de 65 milhões de euros.

Quem se reforçou, essencialmente, no sector ofensivo, foi o Liverpool que contratou Fernando Torres, Babel, Voronin e Benayoun tudo pela avultada soma de 70 milhões de euros. Será a forma encontrada por Benitez para fazer frente a Man Utd e Chelsea, visto que o ano passado o seu ataque marcou menos 26 golos que a equipa de Ferguson!

A recém-promovida Juventus sentiu, como é óbvio, necessidade extrema de se reforçar com vista à luta pelo Calcio já este ano. Para isso, disponibilizou cerca de 40 milhões de euros e comprou Jorge Andrade, Tiago, Iaquinta, Salihadmizic e Almirón.

Quem parecia não ter necessidade de se reforçar e fê-lo foi o Inter que comprou Chivu e Suazo, duas operações que obrigaram a um custo de outros 40 milhões de euros.

O Milan, actual campeão europeu, decidiu apenas apostar em Alexandre Pato por um valor de 25 milhões de euros, uma aposta clara de futuro.

O milionário, mas agora contido, Chelsea, apostou no reforço da equipa mas através da premissa "custo-zero". Pizarro, Sidwell, Alex e Ben Haim significaram investimento praticamente nulo enquanto que a compra de Malouda rondou os 25 milhões de euros e a de Beletti 5 milhões de euros. Tem a vantagem de não ter perdido praticamente nenhum jogador, apenas Robben, Boulahrouz e Geremi sendo que apenas Robben era jogador de primeira linha.


Os dados estão lançados nas 4 principais ligas europeias. Se em Inglaterra, Chelsea e Man Utd lutarão taco a taco e o Liverpool será apenas um outsider, curioso será perceber o percurso do Arsenal sem Henry e dos bem reforçados Tottenham, Manchester City e Newcastle.

Em Itália, Inter e Milan destacam-se sendo que a Juventus e a Roma espreitam uma (dificil) chance.

Em Espanha, os do costume: Real e Barça, aparecendo ao fundo do túnel Valencia (com os reforços Caneira, Helguera e Arizmendi) e um Atlético Madrid renovado e que promete (cerca de 60 milhões gastos com Simão, Forlán, Reyes, Raul Garcia e Luis Garcia).

Por fim, na Alemanha o Bayern reforçou-se bem e ainda enfraqueceu Schalke (roubando-lhe Altintop) e Werder Bremen (Klose). É o principal favorito, ainda para mais sem o desgaste da Champions.

Nota: Este investimento das maiores equipas indicam, sobretudo, duas coisas: uma a de que estão a dar lucro e a rentabilizar os seus activos pois possuem liquidez imediata. Outra que compensa andar tantos anos seguidos na Linha dos Campeões a encher os cofres...

Comentários:
O capitalismo no auge!
Haja dinheiro! Que o haja e que venha para Portugal!
Compra-se e muito e mal!
Vi o Manchester por exemplo a gastar balurdios por jogadores que a meu ver nao justificam tanto dinheiro. Nani, Anderson e Heargreaves nao justificam os montantes.
Tal como nao justifica Pepe. O Real gastou 124 milhoes! Impressionante!! Pior é que acho que nao vai ser campeao. Comprou muito, mas acho que continua a ter um plantel desiquilibrado.
O Barça é que se reforçou muito bem. Mesmo muito bem. A par do B.Munique (que pena nao estar na L.Campeoes) foi quem se reforçou melhor.
Tb o Atletico Madrid (que gostava que fosse campeao) se reforçou muito, bem, mas fê-lo de forma desiquilibrada. Comprar Simao (20 milhoes), Reyes (12) e Luis Garcia (10) num plantel que tb ja contava com Maxi Rodriguez, não faz sentido. 4 extremos (ainda que Reys possa jogar no ataque) é um exagero.
O Chelsea é que se conteve. Mourinho ta apostado em mostrar que nao precisa assim tanto do dinheiro e esta época no fim do mercado até tem um saldo positivo. So a venda de Robben valeu 36 milhoes.
O Liverpool ta em grande. Muito, muito bom plantel. Acho que sera o principal opositor do Chelsea. Isto se o Man Utd nao atinar.
 
é o futebol actual. os grandes clubes compram tudo o que aparece e a preços exorbitantes. os 'tubarões' fazem duas equipas de classe e os 'grandes' dos países 'pequenos' têm de vender... não gosto de ver isto... por isso parabéns ao meu querido HAMBURG SV que se opôs à venda do van der vaart quando este já mandava sms's ao amigo jogador do levante )n me lembro quem) a dizer que ia procurar casa ao pé dele. entretanto e para tentar a transferência 'descobriu' que estava lesionado nas costas por altura do honved-hamburg da taça uefa para poder jogar na uefa pelo valência... vergonhoso
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!