sexta-feira, agosto 17, 2007

Memórias Futebolísticas 1

Boas,

Inauguro aqui no blog uma nova rubrica que dá ênfase aqueles jogadores que ficaram na história do futebol e que deixaram a sua marca. Uns foram chamados de génios, outros nunca forma muito bem compreendidos.

O primeiro convidado trata-se de um jogador que cabe perfeitamente na categoria de génios - Gheorghe Hagi.
Foi sem dúvida o melhor jogador romeno de todos os tempos. Jogador baixo e esguio, 1,70cm e 68 Kg, possuidor de uma técnica fantástica, marcou uma geração do futebol, finais dos anos 80 e principio dos 90 onde se destacou na sua terra natal ao serviço do Steua de Bucareste (1986-1990, 97 jogos, 76 golos!) ao ganhar 3 campeonatos e uma supertaça europeia. O seu futebol perfumado chamou a atenção do Real Madrid. Esteve apenas duas épocas no Real Madrid mas ainda deu o seu contributo em 64 jogos e marcou 19 golos. Não ganhou nada mas até Cruijff comentou a sua saída como uma grande perda para o, na altura eterno rival - " Ao vender o Hagi o Real perdeu o seu maior jogador. A sua técnica e passes fantásticos são algo único".
Foi então com alguma surpresa que foi para o Brescia, um clube que vivia então mergulhado na óptima saúde financeira do campeonato italiano dos anos 90. A descida de divisão foi um grande volte face na carreira do romeno que estava talhado para outros palcos, por isso não espantou que o seu grande admirador em Espanha o tenha resgatado para fazer parte do plantel do Barcelona. O excesso de estrangeiros, as lesões e a saída de Cruijff, nunca permitiram a sua afirmação por completo como tinha sido noutras ocasiões e os momentos de magia que deixou no mundial de 94 não apareciam e por isso foi resgatado pelo Galatasaray onde renasceu e nos últimos cinco anos (1996-2001) da sua carreira deu um grande contributo ganhando 4 campeonatos turcos, uma taça UEFA, e uma Supertaça Europeia, apesar da sua barriga saliente (como podem reparar na foto)!! Ainda hoje é um ídolo na Turquia, tal como é na sua terra Natal.
Na selecção Nacional jogou 125 jogos e marcou 35 golos deixando a sua marca no mundial de 90 e na caminhada fantástica da equipa Romena no Mundial dos EUA 94, ao lado de nomes como Popescu, Lupescu, Petrescu, Stelea, Prunea, Raducioiu, Munteabu e Dunitrescu.

À quem ponha em causa a sua grandeza, por causa do seu temperamento e nunca que se ter afirmado num grande europeu, mas pelo menos a mim deixou-me marca e boas memórias. Aquele que foi um dia chamado Maradona dos Cárpagos.

http://www.youtube.com/watch?v=340Fe7h7Ugg

E tu? Quais as memórias que tens deste jogador?

Abraços.

Comentários:
Muito boa ideia Santinni! É por isto que trazemos sangue novo ao blog!!
Hagi foi um Deus. Não teve a melhor das carreiras mas deliciou-nos em determinados momentos. Claro que em Itália e Espanha não teve o protagonismo que teve na Roménia e na Turquia, mas naquela altura também não era fácil triunfar em Espanha: veja-se o caso de Prosinecki por exemplo, se bem que não fui seu fã.
No Barcelona, teve o problema da rigidez do sistema de Cruyff que o encostou à linha. E de ter como principal concorrente na altura, Luis Figo que estava a começar a explodir.
Em resumo, a alcunha de Maradona dos Cárpatos fica-lhe tão bem...
 
Bem vindo Santini!
.
Mas falando agora de Gheorge Hagi. Tendo sido um jogador de inquestionável valor, não foi contudo um grande, grande jogador. Muito menos um Deus!! Foi bom!
Objectivamente as coisas têm de ser vistas como elas (a meu ver) são. Hagi tinha um pé esquerdo fabuloso. Uma técnica muito boa. Bom remate, muito bom no passe. Mas o resto???? Velocidade?? Só 2 ! Devagar e Parado! Fisicamente? Nulo! Tacticamente?? Muito Fraco!
Objectivamente, falhou no Real Madrid, falhou no Barcelona. Falhar num clube é relativamente normal, sobretudo quando se é novo. Falhar em 2.........
Tem a sua história no futebol romeno. Nao tem a meu ver um significado assim tao grande no contexto do futebol europeu.
 
Ui, essa história de falhar em 2 clubes comigo não pega...se Henry falhar no Barça, deixa de ser bom? É que já falhou na Juve.
Quanto a Hagi, não era perfeito, não tinha velocidade mas isso não lhe retira génio.
Se a Roménia tem ido mais longe naquele Mundial, certamente que a sua carreira seria mais marcante, mas, nesse aspecto, concordo que não marcou o futebol europeu/mundial de forma significativa.
 
É pá Karlos, cada um com a sua, para mim foi dos jogadores mais entusiasmantes como outros que oportunamente irei lembrar aqui.
 
O Hagi enquanto treinador está a passar um mau bocado no Steaua. Senão, leiam:

"Gigi Becali, dono do Steaua de Bucareste, voltou a estar em evidência esta semana pelas piores razões. Becali ameaçou com a demissão de cargo de treinador do Steaua, Gheorge Hagi, depois do consagrado romeno não acatar as suas indicações tácticas.

Após o empate sem golos que Steaua e CFR Cluj, uma acesa discussão entre presidente e treinador passou numa emissora de televisão romena. Gige Becali, revoltado, questionava a decisão de Hagi não fazer alinhar o capitão Mirel Redoi no centro da defesa.

«Hagi deve ir embora se não me obedecer. Quero ser respeitado porque quem paga sou eu!», Becali explicou assim as divergências com Hagi, enquanto o «Maradona dos Cárpatos» não quis comentar os incidentes. O Steaua está na liderança do campeonato romeno juntamente com o Rapid de Bucareste, ambos com dez pontos em quatro jornadas."


in "Mais Futebol"
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!