quarta-feira, agosto 22, 2007

O fim de um ciclo

Chegou ao fim um ciclo de 1 ano no Benfica. A tripla José Veiga-Fernando Santos-Luis Filipe Vieira deixou de existir, sendo que o presidente é o único que se mantém. Todos sabemos que o futebol é feito de ciclos: temos vários exemplos disso e, como disse o velho sábio Pimenta, no futebol o que hoje é verdade, amanhã é mentira.

Do fim desta tripla, há aspectos importantes que merecem relevo e particular atenção. O mais importante de todos prende-se com a não-explicação do fim desse trio. Não estando em causa a qualidade de cada peça individual do mesmo, a verdade é que as saídas de Veiga e Fernando Santos mereciam uma explicação.
Se a primeira vez que Veiga saíu do clube, houve uma explicação clara do sucedido por parte do presidente LFV, o mesmo não se pode dizer do seu regresso (nunca se percebeu bem, a nível formal, se estava dentro ou fora da estrutura) e muito menos do seu abandono pós-venda de Simão. Claro que podemos concluír (e principalmente depois da entrevista de ontem de Fernando Santos) que o momento da saída do capitão é marcante no rosto do Benfica 2007/08, quer a nível desportivo, como organizativo. Veiga não gostou, Fernando Santos muito menos.

- Luis Filipe Vieira disse desde que chegou ao Benfica que não iria despedir treinadores durante a época pela instabilidade que isso cria num plantel. Estranho fazê-lo ao fim da primeira jornada e mais estranho ainda criticar as palavras de Nuno Gomes que parecia identificar turbulência na estrutura organizativa do Benfica.
- Estranho também que, ao mínimo sinal de contestação (por parte do capitão de equipa) à direcção, a opção seja despedir o treinador. Ou a crítica de Nuno Gomes não era para Luis Filipe Vieira?
- Luis Filipe Vieira declarou à SIC no dia do Benfica-Copenhaga (antes do jogo começar) que Fernando Santos tinha um plantel magnífico e que não se podia queixar de nada. Estranho que depois desse jogo se tenha reunido com o técnico para estudar as lacunas do plantel e mais estranho ainda que, agora que chegou Camacho, haja a possibilidade de contratar mais reforços para um plantel que, dizia, era magnífico.
- Luis Filipe Vieira não justificou as saídas de José Veiga e Fernando Santos. Torneou as questões. Não será estranho não haver um jornalista capaz de perguntar directamente ao presidente a razão para as saídas dos dois? LFV disse que não contactou Camacho antes de falar com Fernando Santos. Então despediu o treinador sem ter outro na manga? Quem é que acredita nisso? Ainda por cima tendo passado férias com ele em Ibiza?
- Luis Filipe Vieira continua a mentir. Só não vê quem não quer. Será para bem do Benfica?

Nota: Em relação à entrevista de ontem, gostaria de dizer que não acompanho habitualmente o programa "Trio de ataque". Considero que é o menos mau de todos os programas de debates televisivos sobre futebol, mas ontem percebi que aquela gente não tem nada de entrevistadores. Fernando Santos estava disponível para falar de futebol, do que é a realidade do futebol do Benfica hoje e dos seus problemas e os comentadores optaram por tentar comparar Benfica a Porto e Sporting e dizer que haviam 8 opções para pontas-de-lança no Benfica e 3 extremos esquerdos. Que pena foi não haver perguntas interessantes a colocar ao último treinador do Benfica, o clube que mais mexe com os portugueses. É apenas sinal de que, em Portugal, falamos da bola mas não falamos de futebol...

Comentários:
Pelo menos num ponto o Kramer tem razão. O LFV é um aldrabão de primeira!! Dizer que este plantel é o melhor dos últimos 10 anos e que é magnifico só pode ser para rir (saiu o Simão)! Gostava que o Camacho não reforça-se a equipa e gerisse os activos que tem no plantel para vermos o que ele vale como treinador. Até agora foi zero! Essa treta que deu luta ao Mourinho é treta. Quem deu luta até ao fim ao Mourinho foi o Fernando Santinho (lembram-se do caso da Camisola do Rui Jorge)? Ainda hoje Camacho se lembra como levou 3 na Luz do Fernando Santos!

PS: estive a ler os 1ºs posts aqui e já na altura haviam algumas criticas a Camacho por parte dos Benfiquistas e muita mágoa como "fugiu" para Madrid. Enfim o tempo cura tudo e o Salvador está encontrado!
 
Atenção, Camacho fez muito bom trabalho no Benfica. No ano em que chegou fez tantos pontos (75) como os que tinha feito Boloni no ano antes e foi campeão. Ficou a 11 pontos do Porto de Mourinho que foi fantástico.
No ano do Fernando Santos no Sporting, Camacho ganhou em Alvalade na penultima jornada e ficou em 2º lugar. Fez 74 pontos. Camacho pôs o Benfica a jogar sem medo e a praticar bom futebol.
 
Luís Filipe Vieira já se sabe que não é flor que se cheire. Tem fortes suspeitas de ser traficante. Colocou Veiga fora do clube quando este teve (e ainda tem) problems fiscais para não ter rendimentos que fossem penhorados.

Então como se justifica que Fernando Santos tenha dito que Veiga ajudou nas contratações de vários jogadores neste defeso?

Então Veiga trabalha a troco de nada?

Se não trabalha porque motivo hoje a comunicação social não perseguiu Veiga e a PJ não procedeu em conformidade?

Santos pareceu-me ingénuo depois do que já aqui foi dito quando Vieira passou férias com Camacho vendeu Simão e Manuel Fernandes à revelia de Santos. Apesar de tudo é uma pessoa correcta e educada.

Santos também teve que suportar a conferência de imprensa no lugar de um Veiga ausente. Daí tanto discurso "redondo"

Vejamos o que Camacho faz quando apanha o comboio já no 1º apeadeiro. Seguramente que tem mais pulso que Santos e ganas de ganhar.
 
Acho que é isso mesmo: o fim de um ciclo. Um ciclo que nunca deveria ter existido!
Fernando Santos é boa pessoa, é serio, honesto, tem bons principios. Mas é mau treinador! Ora o Benfica precisa de um bom treinador e nao de um escuteiro.
LFV, emendou tao somente um erro. O timing para o fazer? Bom por um lado, mau pelo outro.
Bom se tivermos em conta que ainda só decorreu uma jornada, pelo que nada está perdido como é obvio e a distancia pontual é residual. Mau pelo outro por 2 razões: numa perspectiva foi tarde demais, ou seja, deveria ter sido no final da época passada e assim teria evitado que agora um plantel esteja moldado à medida de F.Santos (por exemplo Camacho, tendo em conta o seu modelo de jogo, nao tem extremos direitos!) dificulte a vida ao novo treinador. Noutra perspectiva é muito duro alguem ser despedido logo na 1º jornada. Nao faz sentido. Ainda assim, eu pessoalmente teria despedido F.Santos.
Obviamente nao culpo F.Santos de tudo. É para mim o maior culpado mas LFV tambem tem muita culpa.
Acho que a perda de Veiga é importantissima. A meu ver a sua saida teve inicialmente a ver com os tais escandalos em que teve envolvido (a aí todos têm de admitir a sua grande atitude quando se afastou) mas posteriormente e tendo ja colaborado a pedido de LFV nas contrataçoes (negociaçoes) por Cardozo e Bergessio (por ex), acontece que tambem sou da opiniao que ele sabia nao so que Camacho estava ai à porta (e nao, nao tem nada a ver com as ferias que passou com LFV, mas sim pelos resultados da pre-epoca) e sabe-se que Camacho e Veiga nao se gramam. Haveria sempre um choque entre os 2. O elo mais fraco acabou por ser Veiga, ate pq sabe-se que para o ano será Rui Costa a liderar o departamento de futebol.
O plantel é bom. Desiquilibrado mas bom. Em alguns sectores estamos mais fortes. So nao meio campo estamos mais fracos. De resto, em TODOS os outros sectores estamos mais fortes. Nao há plantel no mundo que nao esteja aberto a reforços! Até o Chelsea e o Inter procuram reforços! Pq nao haveria de procurar o Benfica???
Camacho nao é um genio. Mas é bom. Vai por o Benfica a carrilar. Coitado ta ainda com mais azar que F.Santos! Agora ate o David Luiz se lesionou!
Gostava por exemplo de ver Polga, Tonel e Gladstone lesionados ao mesmo tempo!
LFV?? sim, nao é nenhum "santo". Ha negociatas que nao convencem. Mas querem fazer dele um bandido. Gosto da teoria de que os outros é que sao maus e que os nossos é que serio todos serios, honesto e crediveis. É o que dá ter a mania que sao viscondes!
 
camacho vai trazer um pouco de sossego à equipa de futebol. com fernando santos não havia empatia com a massa adepta e ao primeiro falhanço assobiavam.
fernando santos é bom treinador (faz sempre muitos pontos) mas falta-lha algo para ser um GRANDE treinador.
aliás, um treinador que consegue perder um cameponato no porto com jardel (1999/2000, fim da seca do SCP)
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!