quarta-feira, agosto 15, 2007

Superliga 2007/2008 - o título!

Ela aí está, a Superliga 2007/2008 arranca já no próximo fim de semana e, como sempre, tem os atractivos habituais: a luta pelo título entre os 3 grandes, sendo que, como já muitas vezes visto, o Porto parte como campeão (mas com alguma contestação interna), o Benfica como pressionado por voltar a vencer e o Sporting como aquele com, teoricamente, menos exigências (se bem que com boas expectativas).
Primeiro que tudo, o calendário. Por muito que se diga que todos têm que jogar contra todos, o calendário pode sempre ajudar às contas finais. Por exemplo, o deste ano parece beneficiar o Sporting que terá um ciclo bastante complicado por alturas do final 2007/inicio 2008 mas bastante intervalado pelas celebrações habituais da época do ano. Acabará a época com 4 jogos em casa dos últimos 6 e beneficiando do facto de Porto e Benfica encontrarem-se no Dragão na altura decisiva do campeonato (a 4 jornadas do fim). O Benfica tem o inconveniente de jogar fora os encontros da segunda volta com Porto e Sporting e o Porto a desvantagem de realizar 5 das ultimas 8 partidas fora do Dragão. Tudo num plano teórico porque acabará por ser campeão aquele que somar mais pontos no final da temporada.
Analisando os planteis dos 3 grandes, chegamos à fácil(?) conclusão que Jesualdo volta a ter um melhor leque de opções. Apesar das perdas de Pepe e Anderson (talvez ainda Lucho, quem sabe?), reforçou-se a pensar no futuro: Stepanov, Leandro Lima, Edgar e Bolatti significam jovens talentos com possibilidades de crescimento dentro de um plantel que já de si é extenso e revela boas opções. A inclusão de Ernesto Farias, Mariano Gonzalez e Kazmercziak significam opções válidas para a frente de ataque (Adriano não encanta Jesualdo), a ala (onde só havia Lisandro e Quaresma) e um médio todo-o-terreno (Lucho poderá saír).
Faltará saber a lista de dispensados onde deverá estar o nome de Postiga, para grande surpresa de muitos.
O plantel de Paulo Bento não é tão forte mas tem uma grande vantagem: está mais bem estruturado e é muito mais equilibrado que o dos seus rivais. Por exemplo, os 4 avançados são todos diferentes mas em todos se reconhecerá muita capacidade de trabalho (Purovic, sim?), essencial para o esquema de Paulo Bento (esquema essa que não mudará, por muito que palreie Rui Santos). Os médios, todos eles versáteis, trarão a imaginação e, se necessário, o improviso (como Izmailov o fez na Supertaça). Este será o ano da explosão de Miguel Veloso, Moutinho comandará as tropas, Vukcevic, Izmailov e Romagnoli terão espaço para brilhar e fazer esquecer Nani. Lá atrás, algumas dificuldades. As saídas de Ricardo e Caneira serão muito dificeis de colmatar. Veremos qual o desempenho de Stojkovic, Pedro Silva e Had. Se o Sporting quebrar, será, certamente, na defesa.
Por fim, o Benfica. Fernando Santos voltou a perder jogadores importantes mas recebeu reforços, talvez em demasia. As saídas de Anderson e Miccoli foram colmatadas pelas chegadas de Zoro (mais Luis Filipe para a lateral) e Cardozo, mas as perdas de Karagounis e, principalmente, Simão ainda não parecem compensadas. Não chegou nenhum médio centro, Manuel Fernandes apenas fez a pré-época e o regresso de Nuno Assis não é suficiente. Se Fernando Santos o ano passado dizia que com Assis era campeão, este ano dirá que com Karagounis também o seria. Se não chegar o médio com qualidade acima da média e multifunções, o Benfica não terá muitas chances de chegar ao topo. Até porque Adu e Di Maria são dois jovens, ainda sem posição em campo muito bem definida e que necessitarão de (muito) tempo para se adaptarem ao nosso futebol. Bergessio é versátil mas atabolhado. Ter Coentrão ou Manu no plantel também não difere muito, ou seja, o plantel está desiqulibrado, revela jogadores com qualidades muito boas (Cardozo é uma boa contratação, resta saber se pelo preço adequado).

Comentários:
Tava a ver que nunca mais começava! Isto sem campeonato é uma treta!!
Acho que pela 1ª vez em muitos anos, não consigo dizer quem é o favorito. Os 3 estão muito equilibrados, sendo um equilibrio nivelado por baixo.
.
O Porto perdeu Anderson e sobretudo Pepe, perdeu um líder no balneário que é Vitor Baía, perdeu outro homem da casa que era Ricardo Costa e tem em Lucho alguem que está com a cabeça noutro sitio. Os reforços?? Nao conheço todos. Curioso no entanto o facto de nenhum ter sido titular contra o Sporting!
.
O Sporting perdeu uma referência como era o caso de Ricardo, perdeu um importante jogador como é o caso de Caneira, perdeu Nani, o qual em alguns jogos resolveu. Perdeu também Tello que fez uma época bastante interessante. Reforços?? Tirando os do ataque, nenhum dos outros é a meu ver melhor do que os seus antecessores. Vukcevic não me convence, Ismailov pode ser bom e tem boa referências, mas nao me parece que seja melhor que Nani, Stojkovic tem que comer muita picanha para chegar ao nível de Ricardo. Em suma, o Sporting estando forte (tem um grande treinador) estará contudo mais fraco do que o ano passado. Sobretudo na defesa, a qual considero fraquinha. Os laterais sao de meter medo ao susto!
.
Depois vem o Benfica: o pesadelo Fernando Santos lá continuou (por falar em pesadelo: as suas declarações ainda antes da saída de Simao sobre a seu eventual transferência devem ter rasgado por completo o resto dos jogadores!), e as saídas de Simao (com a qual até concordo), Micolli e Karagounis são muito dificeis de colmatar. Bergessio até pode ser bom (nao sei) mas nao chega ao nivel do pequeno italiano. Simao é Simao! Nao conheço Adu nem Di Maria (so vi uns videos que parecem prometedores).
Há aspectos que de facto o Benfica tá muito melhor: Cardozo parece ser um excelente contratação. Luis Filipe para concorrer com Nelson é positivo. David Luiz ja de inicio em deterimento de Anderson. Zoro é uma opção (embora tivesse vindo com um estatuto e um ordenado que nao justifica). Mas faltam opçoes no meio campo! Quem quer jogar com um losangulo tem de ter no minimo 7 jogadores para aquela zona. Nao contanto com um potencial nº10, o Benfica para as restantes 3 posiçoes, só tem Petit, Katso, Nuno Assis e Rui Costa! Tão poucos!
O que é feito daquele puto brasileiro o Diego?? No Brasil e na Copa Libertadores o puto tem rebentado!!

Resumindo: Porto e Sporting mais fracos, Benfica continua fraco, mas tendo em conta que os 2 baixaram de nível, o Benfica conseguiu diminuir a distancia que o separa dos grandes rivais
 
A questão do calendários: nao me venham com a história de que é irrelevante pq tem de se jogar contra todos na mesma. Treta!! O calendário é decisivo!
Começar bem é meio caminho andado. Dá confiança, moral, força.
Começar mal é precisamente o inverso.
Daí que jogar por exemplo em casa com os rivais na 1º volta é fundamental. Sabe-se que quem joga em casa tem muito mais hipoteses de vencer, logo é preciso ter sorte no calendário.
O Benfica por exemplo a meu ver tem essa vantagem este ano. Finalmente!! Vai jogar em casa na 1º volta com Porto e Sporting. Estava tao farto de ir sempre às Antas primeiro! Porra!

2 Notas: Braga, Belem e Guimaraes vao estar muito fortes. Boavista vai ser a grande decepção!
 
Parece que dos 3 “grandes” a equipa que mais débil aparenta estar é o Benfica. 1º perdeu o Simão, ou seja o seu grande motor, depois perdeu uma referencia importantíssima no ataque que foi miccoli, um jogador capaz de desequilibrar, fazer de muleta ao ponta de lança, fazer golos e construir jogadas, penso que para mim foram as duas grandes perdas. Na defesa continua na mesma, ou seja sem opções, na lateral esquerda apenas existe leo, na direita o ridículo Nelson e agora o luís Filipe típico jogador de bancada ou de um clube mediano, no centro da defesa continuam os carroceiros luisao e David luiz mas com uma boa opção valida: zoro. E se na defesa é isto o que dizer do meio campo? Para começar trocaram um motor novo por um velho (rui costa, não parece que va aguentar a época toda, é so aparecer a 1ª lesão), depois em termos de construção não aparece mais ninguém, incrível? Não!! Fruto de uma boa gestão desportiva apenas isso…Nuno Assis, katsouranis, petit, fora os outro que ainda não vi, o único que se safava era o manel mas esse também foi embora…muito pouco meus amigos, são jogadores de 2º plano…Bom, no ataque, parece uma chuva de estrelas: mantorras, Nuno gomes, bergessio, freddy ado, o boneco do fábio coentrao, o prometedor Cardoso…tantos mas tão poucos…enfim confesso que fernado santos iria jogar num 4-3-3 e que até começou por experimentar, mas esperemos agora o que Camacho ira tentar fazer mas é nítido uma coisa: deste plantel pouco ou nada se aproveita e são necessários reforços…e dos bons…já para não falar que foi o clube que mais gastou…

O porto parece daquelas empresas de sucesso, continua a ir buscar jogadores credenciados para depois tenta-los vende-los mais tarde por muito dinheiro…Perderam duas peças importantes: pepe e andersson, mas se bem que jogaram grande parte da época sem este último. Bem, a nível de equipa reforçou-se e bem os seus sectores…Na defesa, parece-me não haver muitas alterações, apenas entrou o stepanov que tem de ser um bom central, mas de resto nas laterais e no centro manteve-se a base do ano passado. No miolo do terreno foi onde houve a maior revolução com as entradas de Lenadro Lima (bom jogador), Bolatti (parece-me bom também), Mariano Gonzalez (jogador experiente) e Kazmercziak (este ultimo um pouco duvidoso), de resto os outros jogadores que já la estavam: Paulo-assunção, Raul Meireles, Quaresma, lucho e o regressado sektouri (apostado em fazer boa época) fazem sem duvida um meio-campo muito forte, de grande qualidade e com muitas opções. Na frente de ataque foram buscar também um jogador experiente, Ernesto farias, uma jovem promessa: Edgar, continuando com as opções validas de postiga, Adriano e lisandro. Parece-me sem duvida um plantel muito equilibrado (quiçá o mais equilibrado) de muitas opções. Acho que o treinador jesualdo ferreira não tem bagagem para uma equipa como esta do F.C.Porto, com este plantel deveria de jogar muito mais…vamos ver este ano.

Falando agora do Sporting, acho que a equipa é mais forte do que o ano passado ao contrário do que disseram e sim está mais equilibrado. Parece-me obvio que o Sporting e também o porto não estão a comprar so por comprar, têm a frieza e o timing certo para irem buscar jogadores e o Sporting já desde há muito tempo que vêm apostando e muitíssimo bem nas suas “escolas” na qual está a formar jogadores de futuro para a equipa principal e não só…Falando do plantel, a dfesa quanto a mim não ficou mais fraca, apesar da saída do caneira e do Ricardo, nas laterais reforçou-se bem com o marian had, e o Pedro silva (que grande jogador), o Abel parece que prepara-se para fazer boa época sendo uma boa opção também para o lado direito mas no lado esquerdo a opção ronny não convence aqui sim o Sporting perdeu com a saída de tello. No centro o gladstone parce-me bom jogador a juntar aos titulares polga (melhor defesa do campeonato) e tonel…não será por aqui que o Sporting vai quebrar. No meio-campo parece-me mais equilibrado e com mais qualidade com a chegada do Vukcevic, Izmailov, e do agora recentemente celsinho. Será um meio-campo criativo , versátil, combativo e competitivo, um tanto ou quanto as vezes preso ao modelo táctico do treinador. Se juntarmos o estratega romagoli, a classe e organização de Moutinho e a disponibildade técnica e táctica de Miguel Veloso acho que estaremos garantidos de espectáculo. Na frente de ataque, o estilo de jogo de derlei parece encaixar com o estilo de jogo de liedson apesar da sua má experiência na época passada no Benfica penso que é jogador para fazer boa dupla de ataque com liedson e calar alguns que o davam como acabado…purovic não sei o que poderá dar, até agora não vi nada e o yannick parece-me desajustado a esta equipa não tem credenciais para fazer parte do plantel…penso que este é o sector mais fraco do Sporting, porque tem emnos opções apesar de ter o melhor avançado a jogar em Portugal…Na baliza parece me que stoikovic é um guarda-redes seguro apesar de que eu preferia ver o rui patrício à frente dela…

Vamos ver ao longo destas jornadas o que vai acontecer se bem que o Benfica parte em desvantagem, mas penso que será um campeonato mais equilibrado…
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!