segunda-feira, junho 30, 2008
E Viva lá Espana!!
Nuestros Hermanos são campeões da Europa!! Venceram os melhores, de muito longe os melhores!
A Espanha tem hoje um conjuntos de jogadores que é um verdadeiro luxo: Um GR (Casillas) que é a par do Buffon o melhor do Mundo. Uma defesa mt boa, com um excelente def.direito (Sérgio Ramos), uma dupla de centrais ao nível das melhores (Puyol é fabuloso e Marchena – que claro quando estava no Benfica todos diziam que era fraco) e um def. esquerdo que tem qualidade (Capdevila). No meio campo estava o ponto forte da Espanha. Basta dizer que Fabregas é suplente. Acho que isso diz tudo. São todos bons! Se Xavi e Iniesta são por demais conhecidos e cuja qualidade era inquestionável, já Marcos Senna (que campeonato!!) e David Silva (que surpresa! Foram as revelações e que foram decisivos. No ataque…bem no ataque estavam El Nino Torres e David Villa. Tá tudo dito! No banco ainda havia o 2º melhor marcador do campeonato espanhol: David Guiza e o qual marcou por 2 vezes. E Raul até ficou em casa!
Grande mérito para Aragonês. Nunca gostei dele (embirrei pelo caso Raul), mas há que lhe tirar o chapéu. Foi coerente nas suas opções, montou uma equipa sólida que privilegiava a posse de bola, uma capacidade de circulação de bola notável, e uma ocupação dos espaços notável. A colocação a espaços de David Silva na meia direita é de mestre. Parabéns Sr. Aragonês!
Quanto ao resto do Europeu:
- A Alemanha nunca foi brilhante, mas quem tem Klose, Podolski, Ballack e Schweinsteiger, pode a qualquer momento marcar um golo. Basicamente foi o que fizeram a Portugal. Nos jogamos, eles marcaram.
- A Rússia para mim não é, nunca foi nada do que disseram. Quando foi o Espanha – Rússia dos ¼ de final, falavam em final antecipada!! Mas está tudo louco!! Russos são fraquinhos!! Venceram e bem a Holanda, mas isso é um em dez!
- Portugal: era para mim a par de Portugal a selecção mais forte deste campeonato. Não teve a sorte do jogo frente a Alemanha, num jogo onde aconteceu quase o impensável que foi ver pelo menos por duas vezes, Bosingwa e Pepe serem ultrapassados em corrida! Nem Scolari ajudou naquele jogo ao se trocar todo, ficando alguns minutos sem ponta de lança, para depois emendar a mão e voltar a pôr um. Fica o amargo de boca. Somos mt bons e devíamos estar na final.
- A França foi de novo a desilusão. Bem feito. Equipa mt mal preparada e quem não leva um goleador com Trezeguet……..
- Nota para a UEFA: algo tem de ser revisto, pq organizar um evento em que logo 2 países estão logo qualificados, mas em que são 2 países mt fracos como é o caso da Áustria e da Suíça , enfraquece a competição e dá aso a que países como a Inglaterra ou até mesmo uma Sérvia, uma Bulgária ou Ucrânia fiquem de fora.
O meu 11:
Buffon
Sérgio Ramos; Puyol, Marchena e Zirkov
Sneidjer, Marcos Senna, Xavi e Podolski
Torres e Villa
quinta-feira, junho 26, 2008
Prémio "Lata do Ano"
Donadoni foi um fantástico jogador, mas como treinador nunca fez nada de jeito. Fruto da reputação que ganhou dentro das 4 linha foi lhe oferecido o cargo de seleccionador italiano. Simplesmente os actuais campeões do mundo. Qualidade portanto não faltava aos seus jogadores.
Começou por fazer uma qualificação medíocre para este Campeonato da Europa, mas lá conseguiu. Logo no 1º jogo levou 3 da Holanda. Assim de forma simples. Fácil mesmo! Depois empatou com a Roménia 1-1 e por fim no seu único bom jogo venceu a França. Chegou então aso ¼ de final onde enfrentou a poderosa Espanha. Foi um péssimo jogo e onde acabou por ser decidido por pontapés da marca de grande penalidade. Claro que é inglório perder assim. Isso é mais que óbvio. Mas Donadoni fez um péssimo trabalho e todos pediam a sua cabeça ainda de ser eliminado.
Depois de o ser, foi despedido, algo que revoltou Donadoni o qual afirmou: “É uma pena que uma grande penalidade tenha determinado este decisão” . Quem lê isto e não sabe do passado, até corre o risco de concordar. Mas então e o resto!!!?? Falta de memória sr. Donadoni??!! Ou quer fazer os outros de parvos?? Esquecido que frente à Roménia e a 4 minutos do fim Buffon o salvou ao defender uma grande penalidade !!?? Teria dado o 2-1 para a Roménia e automaticamente consequente eliminação da Itália com 2 jogos e 2 derrotas já sem hipótese alguma de qualificação.
Mania das desculpas e de só olhar para o próprio umbigo!
domingo, junho 22, 2008
Olha Outro Mercenário!
Mesmo de depois Pinto da Costa ter dado a sua palavra em directo na SIC que não contrataria o jogador uruguaio. Incrível como este homem mente com tanta facilidade e de forma tão descarada.
Pessoalmente não fico nada triste com esta saída. Há muito que havia embirrado com este mercenário que dá pelo artístico de Cebola. É um belíssimo jogador , sem duvida alguma. Mas como homem não interessa a ninguém. Diria que este cebola é um montinho de mer……
Defendi que após diversas declarações públicas que este jogador teve (mostrando sempre contentamento pelo interesse do Porto, afirmando que seria um orgulho vestir a camisola azul e branca) jamais o Benfica deveria tentar negociar a sua continuidade. Benfica não pode ter jogadores assim. Rodriguez é típico mercenário que apenas se interessa por dinheiro, não sente a camisola, luta pelo individual e não pelo colectivo.
A quem dirige o Benfica, falta se calhar essa visão. Foi um erro tentar a continuidade de Rodriguez, é um erro a aquisição do Jorge Ribeiro (que saiu em conflito do Benfica) e é um erro a permanente insistência em contratar por exemplo Roberto Soldado. São jogadores que só aceitam ficar ou vir em ultimo recurso!
Quanto a Rodriguez, desejo lhe o mesmo sucesso que tiveram Jankauskas ou Sokota por exemplo. Claro que se partisse a perna em 2 ou 3 sitios eu nem me ia rir nada. Nada!!
quinta-feira, junho 19, 2008
NBA: Boston Celtics Campeões !
Kevin Garnet e Ray Allen marcaram 26 pontos cada um na noite de terça-feira, ainda que tenha sido Paul Pierce, o terceiro elemento dos novos «Big Three» dos Celtics, a vencer o troféu de jogador mais valioso (MVP) das finais.
Pena que os meus Dallas tenham ficado pelo caminho!
Etiquetas: NBA
quinta-feira, junho 12, 2008
Vamos para os Quartos!
Do jogo de ontem preocupa me a imensa fragilidade no jogo aéreo. Somos bons, mas somos pequenos! Neste Europeu, há 3 selecções que nos podem provocar imensos problemas a esse nível: A Rep. Checa que defrontámos ontem, a Alemanha que provavelmente iremos defrontar ou nos ¼ ou nas ½ e a pouco provável Suécia.
Mas no resto estamos muito bem. Um fantástico Deco, um muito bom João Moutinho, e Ronaldo e outros a um nível muito bom como Ricardo Carvalho, Pepe, Bosingwa e até Simão. Petit e Nuno Gomes estiveram mt bem contra os fracos turcos.
Depois quem tem um banco como nós temos, permite nos sonhar!
O anúncio foi feito pelo clube inglês no seu site após o final do República Checa-Portugal, pondo assim fim a vários rumores.
Diz-se agora Scolari era a primeira escolha de Abramovich. Tanto assim era que ao que parece as negociações já se arrastavam há um mês..
É uma noticia que surge num mau momento. Acredito que tenha saído contra a vontade de Scolari, mas a verdade é que saiu! Como é que terá agora o seleccionador moral para impedir que os seus jogadores se distraiam com transferências??
Eu gosto de Scolari. Acho que é o ideal para seleccionador. Não para treinador de clube. Gostava do Chelsea com Mourinho e comecei a torcer para perderem após a saída do Special One, pelo que é uma pena que “o minino” vá para Londres!
Ate acredito que tenha sucesso, mas não será nada fácil e tudo dependerá dos reforços que vier a ter. Acredito agora que Deco e Ronaldinho possam acompanhar Scolari. Se isso acontecer……. que equipa!!!!
quarta-feira, junho 11, 2008
Grazzie Gennaro!
É por momentos como este que o futebol tem inúmeros adeptos espalhados por esse mundo fora. Porque futebol não é só talento e pontapés na bola: É matreirice, é inteligência, é teatro, é humor!
Tentar não custa Gennaro!
sexta-feira, junho 06, 2008
Liga Fantástica da UEFA Euro 2008)
quarta-feira, junho 04, 2008
Euro-2008
O mais importante de tudo é que nós estamos lá! Portugal voltou a qualificar-se para uma fase final de um Europeu, algo que repete desde 1996 (falhou 88 e 92).
Essa qualificação foi atribulada, desde o seu arranque quando Scolari deu a entender que bastava não perder jogos para se qualificar. E, basicamente, no final da campanha, percebe-se que esse foi o objectivo prioritário da Selecção: não perder! Ou seja, o método calculista do mister Scolari voltaria a resultar. Esteve a um fio, é certo...até porque a derrota na Polónia veio assustar. Num resumo global, estranha-se que Portugal não tenha levado a melhor (leia-se, vencido) os 3 mais fortes opositores que tinha: Polónia (1 empate e 1 derrota), Sérvia (2 empates) e Finlândia (2 empates). No fundo, Portugal qualificou-se derrotando as selecções de menor dimensão (quantas vezes não dizemos que algum grande perdeu o campeonato contra os pequenos? Lembremo-nos, por exemplo, das derrotas de Peseiro contra Penafiel e Nacional) mas também aproveitando os deslizes forasteiros dos rivais directos e, claro, o equilibrio que marcava este grupo (onde apenas Portugal se destacava como favorito). A qualificação foi difícil mas partimos em pé de igualdade com todos os outros 15 concorrentes. Analisemos, de uma forma breve, o apuramento dessas equipas e as suas expectativas:
A Suiça e a Áustria tiveram acesso directo ao Euro, mas nem tudo foi pacífico: na Áustria, houve um abaixo assinado de algumas centenas de cidadãos a comunicar que achavam por bem que a sua Selecção não participasse no Europeu dado o seu fraco nível! O que é facto é que os austríacos terão pela frente um grupo nada acessível onde se inclui a Polónia, Alemanha e Croácia. Os polacos acabaram por vencer o seu grupo de qualificação contra todas as expectativas e apresentam-se com forte motivação enfrentando uma Alemanha que se auto-intitula principal candidata ao título e que terá que ter mesmo essa meta dado os últimos fracassos a nível europeu da sua selecção, agora totalmente renovada. Tem a seu favor encontrar o grupo de Portugal até às meias finais evitando assim no caminho até à final a Itália, França, Espanha e Holanda. Por fim, a Croácia apresentar-se-á com a responsabilidade de ter deixado de fora a Inglaterra, sendo por isso grande a expectativa no seu conjunto. Este grupo, composto por 4 países da Europa Central, será porventura um dos mais interessantes dada as ligações históricas dos países que a compõem. Interessante o confronto entre Polónia e Croácia, sendo que por aí poderá passar a decisão do segundo qualificado, isto porque a Alemanha parece intocável.
No grupo da Suiça estará a selecção portuguesa que não teve um apuramento fácil, ao contrário do que seria de esperar tendo, inclusivamente, sido uma das últimas selecções a conseguir o apuramento. O seu grupo parece acessível apesar da tradição dizer que Portugal se dá melhor frente aos gigantes europeus. Cristiano Ronaldo tem mais um desafio enorme no caminho que o poderá levar à eleição do melhor jogador do Mundo. Até porque a Turquia já não apresenta as individualidades de outros tempos mas o seu treinador Fatih Terim prima exactamente por fazer de bons jogadores grandes equipas. Apesar disso, optou por deixar de fora Basturk e Halil Altintop deixando assim aos ombros de Emre e Nihat a responsabilidade de levar a sua selecção à segunda fase. Para isso terá, certamente, que derrotar a Rep. Checa. Ela que também apresenta uma ausência de peso, se bem que por lesão: Rosicky. Conseguirão Cech, Ujfalosi e Koller comandar esta equipa até um lugar nos quartos? Sendo a Suiça um claro outsider, Portugal é o principal favorito e Turquia ou Rep. Checa terão que lutar muito para se qualificar.
No chamado grupo da morte, encontram-se as favoritas Itália e França, conjuntamente com a sempre incógnita Holanda e a surpreendente Roménia. A Holanda é incógnita porque nunca se sabe muito bem o valor, não de cada individualidade, mas do seu grupo. E, para além do mais, Van Basten tem tido más notícias de última hora: o "não" de Seedorf, a lesão de Babel, a dúvida Van Persie...tudo isto numa selecção muito desigual entre uma fraca defesa e um forte ataque (dificil será escolher entre Van Nistelrooy ou Huntelaar). A Itália apresenta uma equipa fortíssima onde o ponto mais fraco parece ser o ataque com as ausências de Inzaghi e Totti, mas, mesmo assim, Del Piero e Toni poderão ser as chaves necessárias para resolver cada partida. A campeã do Mundo em título espera assim repetir o feito da campeã do Mundo em 1998 que sagrou-se campeã da Europa em 2000 derrotando os italianos na final. A França é assim uma histórica candidata tendo como figuras de proa Makélélé, Vieira, Ribery e Henry mas terá pela frente um grupo fortíssimo onde, tanto pode ganhar, como caír tal sem orgulho como no Mundial 2002. É que numa equipa que deixa de fora Mexes, Flamini, Cissé e Trezeguet, é bom que quem esteja prove bem o seu valor! Por fim, a Roménia é a outsider do grupo mas nem por isso fica afastada de ter hipóteses de se qualificar. É que Chivu, Adrian Mutu, Nicolae Dica & companhia farão os possíveis para provar que a grande qualificação que fizeram não foi obra do acaso. Um grupo onde um palpite não poderá passar disso mesmo!
No grupo D, a campeã em título Grécia tem uma tarefa espinhosa de deixar de fora selecções bem cotadas mas que não são as principais favoritas. É, assim, um grupo semelhante ao C mas nivelado por baixo. Conseguirá Otto Rehagel, com a mesma base de há 4 anos, conseguir desempenho semelhante? Quase impossível,diria eu. Até porque esta Espanha tem conseguido resultados interessantes com uma equipa que, a par da Holanda, é a que menos se revela como tal. Ainda para mais sem aquele que poderia ser o líder dentro de campo, Raúl, de fora por mera opção técnica de Aragonés. Serão então os madrilenos Casillas e Sérgio Ramos juntar-se aos catalães Puyol, Xavi, Iniesta e Fabregas a fazer de Villa e Torres figuras de proa no Europeu? Desafio sempre dificil mas nada impossível. É, para mim, a outsider do Europeu. Quem poderá voltar a surpreender numa fase final é a Suécia que vê regressar Henrik Larsson, o melhor jogador sueco de todos os tempos. Numa selecção com a defesa renovada, as esperanças suecas recaem nos habituais Ljungberg e Ibrahimovic. Para finalizar, a Rússia de Hiddink. Aquela que é selecção mais nacional (apenas Ivan Saenko joga fora da Rússia) de todas que estão no Europeu, apresenta hoje um espírito que nunca se tinha visto numa selecção russa.
Jogadores a seguir: Benzema (França), Huntelaar (Holanda), Ivica Olic (Croácia), Smolarek (Polónia), David Villa (Espanha), Arshavin (Zenit).
E tu, quem achas que vai ganhar? Quem vai desiludir? E quais os jogadores que vão brilhar?
Apito Final 2
Agora resta saber a resposta a algumas questões que se abrem:
- Qual o destino da vaga deixada em aberto pelo Porto? Um clube Europeu? O Benfica? O vencedor da taça UEFA?
- Qual a repercussão interna dentro do próprio clube? Poderá ser a força motriz para a confirmação da vontade de sair de alguns jogadores - Quaresma, Lucho, P. Assunção, etc.
- Qual o peso no orçamento do maior clube português em ordenados, tendo em conta a importância do peso das receitas decorrentes da participação da Champions?
- Qual o peso nos "mal habituados" adeptos do Porto que vêm posta em causa a sua história recente de vitórias?
terça-feira, junho 03, 2008
Inter: Speciali Mourinho
Frente a um batalhão de jornalistas vindos dos quatro cantos do Mundo, Mourinho apresentou-se no centro desportivo "Angelo Moratti", prometendo empenho máximo... e títulos neste novo desafio da sua carreira: “Cheguei a um clube especial e num clube assim o treinador é mais um. Acho que sou um grande treinador, mas não necessariamente o Especial. Sou o José Mourinho, que continua com ambição e motivação. Tinha vontade de trabalhar em Itália, como todos sabem, de preferência num grande clube.”
Certamente já sei por quem torcer na próxima época em Itália. Mas é contudo a meu ver uma má opção na gestão da sua carreira. Tem muito mais a perder do que a ganhar. O Inter é bicampeão italiano (ganhou um 3º mas na secretaria) , logo Mourinho mesmo sendo campeão não fará nada de especial, nada que Mancini não tenha feito. Isto numa época que será mais difícil ser campeão dado que o Milan está a reforçar se muito e bem e a própria Juve estará mais forte. Logo um desafio mais difícil e mesmo que o consiga é o mínimo dos mínimos. Sobra portanto a Liga dos Campeões (italianos não ligam à Taça) e que ele sabe que é o que lhe exigem. Mas a Champions é uma total incógnita! Além disso, Mourinho não costuma ter muita sorte nos sorteios e provavelmente enfrentará de novo o Barcelona no primeiro sorteio após a fase de grupos……
Tem um plantel com óptimos jogadores embora desequilibrado. Ataque de sonho (Ibrahimovic, Crespo, Cruz, o jovem Balotelli, Suazo e provavelmente o retornado Adriano), meio campo bom (ofensivamente e defensivamente embora com médios mt parecidos) mas uma defesa fraca e um GR tb ele fraco. Talvez Toldo recupere agora a titularidade. Na defesa acredito que Chivu comece a jogar a defesa esquerdo e deixe o meio campo.
Fala-se muito em contratações. Deco e/ou Lampard e Ricardo Carvalho encaixam que nem uma luva naquela equipa. Equipa de sonho! E se houvesse um dupla Drogba / Ibrahimovic……..
Etiquetas: Mourinho; Futebol Internacional
segunda-feira, junho 02, 2008
O Negócio....!!
Postiga tem tido uma carreira marcada pelo fracasso, com vários regressos ao FC Porto. Entre 1999/2000 e 2002/2003 vestiu de azul e branco onde ate marcou uns golinhos (na melhor marcou 10), tendo depois seguido para o Tottenham na época seguinte e ai conseguiu marcar um golo. Em 2004/2005 regressou ao Dragão (3 golos) para na temporada seguinte ser emprestado aos franceses do Saint- Étienne, onde ai também conseguiu marcar 2 golos! Mais uma incursão que não correu bem e Postiga regressou ao Porto na época 2006/2007 e ai ate esteve bem ao marcar 10 golos. Já em Janeiro deste ano, o avançado foi emprestado aos gregos do Panathinaikos, onde imagine-se conseguiu marcar 2 golos! Um verdadeiro matador!!
Etiquetas: Sporting
domingo, junho 01, 2008
Desilusões_5
2º - Di Maria. Foi uma desilusão. Sobretudo pelo preço que custou e do que não mostrou. Sim, vimos que tem um remate poderoso, boa capacidade para cruzar, rápido mas tão mas tão inconsequente. Falta-lhe muito para que seja jogador de futebol. Conseguirá mostrar mais na próxima época? Garantidamente. Será suficiente para atingir o patamar exigido? Duvido...
3º - Stojkovic. Não é que se esperasse o mundo e o outro mas acabar como terceiro guarda redes tem tudo para ser desilusão!
Etiquetas: desilusões
Revelações_4
2º - Claudio Pitbull. É um avançado completo: bastante móvel, marca cantos e livres, é goleador, sabe caír nas linhas e abrir espaços. Foi ele o principal motor do Vitória na caminhada para a vitória na Taça e para a boa campanha no campeonato. Veremos o que será dele na próxima época...
3º - Geromel. É um central fino. Na linha de Ricardo Carvalho e Zé Castro. Tem um enorme potencial, resta saber se para liderar ou secundar uma defesa. Para o ano terá prova de fogo entre a competição interna e a europeia.
Etiquetas: revelações
Subscrever Mensagens [Atom]