terça-feira, junho 03, 2008

Inter: Speciali Mourinho

Dia….especial hoje em Itália. Assistiu-se ao arranque da “era Mourinho”. “Il Speciale” foi apresentado oficialmente como treinador do Inter de Milão e soltou as primeiras palavras como máximo timoneiro dos nerazzurri.


Frente a um batalhão de jornalistas vindos dos quatro cantos do Mundo, Mourinho apresentou-se no centro desportivo "Angelo Moratti", prometendo empenho máximo... e títulos neste novo desafio da sua carreira: “Cheguei a um clube especial e num clube assim o treinador é mais um. Acho que sou um grande treinador, mas não necessariamente o Especial. Sou o José Mourinho, que continua com ambição e motivação. Tinha vontade de trabalhar em Itália, como todos sabem, de preferência num grande clube.”


Certamente já sei por quem torcer na próxima época em Itália. Mas é contudo a meu ver uma má opção na gestão da sua carreira. Tem muito mais a perder do que a ganhar. O Inter é bicampeão italiano (ganhou um 3º mas na secretaria) , logo Mourinho mesmo sendo campeão não fará nada de especial, nada que Mancini não tenha feito. Isto numa época que será mais difícil ser campeão dado que o Milan está a reforçar se muito e bem e a própria Juve estará mais forte. Logo um desafio mais difícil e mesmo que o consiga é o mínimo dos mínimos. Sobra portanto a Liga dos Campeões (italianos não ligam à Taça) e que ele sabe que é o que lhe exigem. Mas a Champions é uma total incógnita! Além disso, Mourinho não costuma ter muita sorte nos sorteios e provavelmente enfrentará de novo o Barcelona no primeiro sorteio após a fase de grupos……

Tem um plantel com óptimos jogadores embora desequilibrado. Ataque de sonho (Ibrahimovic, Crespo, Cruz, o jovem Balotelli, Suazo e provavelmente o retornado Adriano), meio campo bom (ofensivamente e defensivamente embora com médios mt parecidos) mas uma defesa fraca e um GR tb ele fraco. Talvez Toldo recupere agora a titularidade. Na defesa acredito que Chivu comece a jogar a defesa esquerdo e deixe o meio campo.

Fala-se muito em contratações. Deco e/ou Lampard e Ricardo Carvalho encaixam que nem uma luva naquela equipa. Equipa de sonho! E se houvesse um dupla Drogba / Ibrahimovic……..

Etiquetas:


Comentários:
Dizes bem, não é a melhor escolha mas é a possível! Certamente que Mourinho preferia o Milan ou o Barcelona porque os tornaria, certamente, campeões. Assim tem que se "contentar" com uma equipa habituada a ganhar o campeonato...
Não gostava de vedetas mas agora tem de se haver com elas.
Muita curiosidade para saber o papel de Figo, Adriano, Vieira e Crespo...
 
Naquele plantel, diga-se, não há muitas lacunas...só mesmo as alas estão desfalcadas (Figo e Scolari em fase descendente, Jimenez uma incógnita).
E o que fazer com um plantel de 30 jogadores? Mourinho não gosta de plantéis curtos? Certamente a lista de dispensas será E-N-O-R-M-E!
 
Por acaso tb tenho mt curiusidade em ver como irá correr a relaçao com Figo. Sempre tive a ideia que nao morriam de amores um pelo outro. Ultimamente tenho ouvido Figo falar coisas mt positivas, mas sinceramente cheira me mais a graxa.
Ja relativamente ao plantel e os extremos, tudo depende de como irá jogar: se volta ao losangulo ou ao
4-3-3. Com os avançados que tem, acredito que jogará com 2 avançados no meio,e ai ou joga no tal losangulo ou aposta no tradicional 4-4-2, o que nao acredito muito. Num campeonato tao tactico, quererá por certo reforçar o meio campo, pelo que apostar em alas com apenas 2 homens no centro....


Nota: Mourinho teve MUITO MAL com a atitude perante os jornalistas portugueses ao se recusar responder na sua propria lingua, argumentando com a troca de vocabulário entre idiomas, para depois acabar por responder a uma pergunta em ingles. Que vergonha!!
 
A questão das respostas nas lingus que entendeu privilegiar, é show off!
Mourinho no seu melhor/pior dependendo do ponto de vista!

Em relação à equipa, penso que ele irá querer jogar com 2 pontas e o meio-campo em losângulo. Sinceramente, penso que o Figo poderá constituir alternativa, mas que não será titular!

De resto, vou ter de torcer contra ele. Sou do Milan (depois do BENFICA claro) desde os anos 80 e quanto a isso, nada a fazer!
 
Bem como já tinha escrito aqui acho que o Mourinho vai fazer uma revolução silenciosa no Inter. Na baliza penso que não vai mexer: Toldo e Júlio César tem lugar assegurado no plantel. Nas alas creio que também tem boas opções: Maicon (o melhor), Zanetti, Maxwell, podendo Córdoba, Burdisso e Chivu jogar também nas alas (ao estilo do que fez Gallas no Chelsea). Na Defesa creio que Samuel fica e Materazzi e Rivas vão sair, o que "exige" a entrada de um central titular.
No meio campo e como médios defensivos Cambiasso e Vieira estão garantidos. Pélé pode fazer parte do plantel como opção. Maniche (Atlético Madrid) e Jimenez (Co-propriedade Udinese) deverão sair assim como César, Dacourt e Solari. Resta Stankovic e Figo. Devem entrar novos alas e um jogador para transportar jogo para a frente (um género de 8/10). Na frente Crespo e Cruz devem sair e entra Adriano e mais um "craque", ficando com Balotelli, Suazo (que pode encostar nas alas) e Ibrahimovic.

Em termos tácticos? Penso que será 4-3-3 (a atacar) e 4-3-2-1(defender).
Equipa tipo:
Júlio César; Maicon (Zanetti); Chivu (Maxweel); Samuel (Cordoba)e Ricardo Carvalho (Burdisso); Vieira (Pelé),Cambiasso (Essien)e Lampard?/Deco?(Stankovic); Quaresma (Suazo); Figo (Balotelli); Ibrahimovic (Eto'o?/Adriano).

21 jogadores + 3 GK como ele alegou
 
Materazzi não sai. Samuel, esse sim, deve ir embora.
Vieira duvido que continue, Ricardo Carvalho duvido que vá.
 
Mourinho esteve bem na conferência de imprensa... não queria falar em nenhuma lingua mas perante a insistência optou por não ser teimoso (ele que antes já se havia recusado a falar em português e em inglês...).
É um sinal de melhoria no Special One. E no fim até respondeu aos portugueses em português - coisa que só passou nalguns orgãos de comunicação, porque o povo português adora falar mal e manipular a opiniao publica.

Esta não é a situação ideal para Mourinho... o Milan vai ter que ganhar alguma coisa, a Jyventus tb vai crescer (este sim era o clube ideal para ele)... o inter já e campeão e tem muito veterano e vedeta sem grande coisa para provar.
Não morre de amores por Vieira, nem por Figo... o próprio Crespo... hum... n lhe deve apetecer o papel de reserva...

A ver vamos o que faz.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!