quarta-feira, junho 04, 2008

Apito Final 2

Saiu à pouco o castigo de 1ª instância da comissão disciplinar que avaliou a aceitação por parte da UEFA Champions League do Porto. Como já tinha sido avançado os piores temores dos adeptos portistas confirmou-se e o Porto está fora das competições da Europa pelo período de um ano.
O Porto já reagiu e espera-se um recurso à decisão. Também se sabe qual o histórico da UEFA/FIFA para os recursos apresentados - raramente voltam atrás. Aguarda-se a conferência de imprensa agendada para hoje onde se espera a intervenção do já suspenso Pinto da Costa.

Agora resta saber a resposta a algumas questões que se abrem:

- Qual o destino da vaga deixada em aberto pelo Porto? Um clube Europeu? O Benfica? O vencedor da taça UEFA?
- Qual a repercussão interna dentro do próprio clube? Poderá ser a força motriz para a confirmação da vontade de sair de alguns jogadores - Quaresma, Lucho, P. Assunção, etc.
- Qual o peso no orçamento do maior clube português em ordenados, tendo em conta a importância do peso das receitas decorrentes da participação da Champions?
- Qual o peso nos "mal habituados" adeptos do Porto que vêm posta em causa a sua história recente de vitórias?



Comentários:
- Qual o destino da vaga deixada em aberto pelo Porto? Um clube Europeu? O Benfica? O vencedor da taça UEFA?

A UEFA já tinha dito que a vaga seria sempre ocupada por um clube português. Neste caso Guimarães.

O Benfica vai ocupar o lugar do Guimarães e o Sp. Braga o do Benfica
 
Não esperava mas, uma vez mais, a UEFA mostra mão severa (ou será que é rigorosa) e pune um clube passível de ser corrupto!
Talvez neste momento Pinto da Costa devesse pensar duas vezes por não ter recorrido da decisão da penalização. É que, com dados tão óbvios, e sem recurso, a UEFA não teve problemas em castigar o Porto.
 
Atenção, Guimarães na Champions directamente! Espero que não venda nenhum jogador, seria um erro enorme!
 
Não deitem já os foguetes. Eu pessoalmente acho que o Porto após o recursos que fará irá acabar por estar na Champions.
Repare-se que a campanha de contra-informação que começou na última semana em tudo o que é jornais e programas de tv, a qual começa já dar efeito. A Federação já treme por tudo o que é lado. Após começarem a sair noticias que o Porto iria processar a FPF, Madail parece um cordeirinho. Por outro lado, sabe-se que o recurso em Portugal irá para o Conselho de Justiça da Federação. Aposto que vão ilibar Pinto da Costa, fazendo a conexão Clube – Presidente, indo depois a UEFA ou o TAS dar sequência à decisão vinda de Portugal e assim levantar a inibição do Porto em participar.
Para mim é tudo uma vergonha. Ontem ouvi algumas das declarações de Pinto da Costa: é curioso que ele já nem fala em inocência! Já só se agarra a questões meramente jurídicas para tentar salvar-se. Está à vista de todos que são culpados. Mas vão se safar .Uma vergonha!
De qualquer forma já há e haverá ainda mais estragos. Esta indefinição condiciona e prejudica contratações e saídas. Jogadores começam a desvalorizar, a pressionar para sair e alguns como Paulo Assunção já o fizeram.
 
Não sei se o Porto vai ou não ser castigado após o recurso, mas seja como for, parece-me muito pouco.

O Porto construiu as bases de um grande clube às custas de contínua corrupção. O facto de não se poder utilizar as escutas, o facto de alguns crimes prescreverem, o facto de um rol de ambiguidades impedirem de certas provas serem utilizadas para provar o que realmente se passou, não apaga nem isenta a culpa!

O FCP era um clube que não passava do terceiro grande em Portugal e apesar dos títulos vencidos, era bem conhecida a fobia e os maus resultados cada vez que atravessavam o Mondego para Sul. Esse aspecto impedia-os de ultrapassar a sua condição "bairrista".

Desde que Pinto da Costa em 1982 passou a Presidente, que o FCP é conotado e associado com os mais diversos casos de podridão do futebol português: "os quinhentinhos", "as viagens ao Brasil", "as visitas caseiras", "as prostitutas", "o alcoól nos balneários adversário", "o dominio do conselho da arbitragem e da liga", "a coação", "o apito dourado", etc..

Ora, se o Porto conseguiu erguer um clube de bairro a ter projecção internacional principalmente às custas destas artimanhas, vigarices e ilegalidades, castiga-los em 6pts (num campeonato com 20 de avanço) e impedi-los de ir uma época à Europa, parece-me um óptimo negócio e um castigo demasiado brando.

A analogia seria a de um "magricelas" que durante anos a fio ingeriu substâncias dopantes de tal modo que se tornou num alterofilista, sendo capaz de derrotar diversos adversários que era incapaz outrora.

Entretanto, por esse passado irregular dizem-lhe que está proíbido de participar num concurso durante "europeu" um ano, embora possa participar a nível nacional.

No ano seguinte ele volta, pujante, forte e musculado, mas durante anos a fio andou a vencer adversários de forma desigual e conseguiu um crescimento sustentado que não será afectado por ficar um ano de "molho".
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!