sábado, março 29, 2008

O melhor do mundo

Stojkovic voltou a Portugal depois de participar num jogo da sua selecção e afirmou-se como o melhor do Mundo na sua posição. Acredito que esse seja o pensamento de um jogador que luta com dificuldades de afirmação e que se senta no banco de suplentes por um míudo de 19 anos que até nem tem feito nada de particularmente especial, tendo já, inclusivamente, oferecido golos aos adversários.
Mas, no fundo, Stojkovic está a passar mensagens subliminares mesmo sem se aperceber. Senão, vejamos:

- Chamou Paulo Bento de burro porque o treinador que faz o que faz com ele precisa de ser muito burro...

- Chamou os dirigentes do seu antigo clube de maus gestores porque quem vende o melhor do mundo por tuta e meia à primeira oferta não deve saber negociar.

- Elogiou Rui Patrício até porque este está a sentar o nº1 do Mundo e, ainda por cima, numa altura em que pouco tem feito para merecer elogios.


Fico apenas com uma dúvida...quem será o 2º melhor guarda redes do Mundo para Stojkovic? Aceitam-se apostas...

quinta-feira, março 27, 2008

Avançado / Ponta de Lança

A velha questão de sempre!! O avançado ou ponta de lança!!
O perfil dos mesmos!!

Acabo de ouvir alguém, que sempre disse ser bom treinador, a pensar da mesma forma que eu. Falo de Paulo Bento!!
Acabou agora mesmo em entrevista na RTP N, de dar o exemplo de Liedson. Não pode, não consegue jogar sozinho. Têm de ter alguém a seu lado!! Não é preciso ser um génio para perceber isto.

Há muito jogador que marca muitos golos, mas sempre condicionados pelo sistema táctico. Quando mudam, fracassam redondamente.
Liedson tem marcado menos golos este ano, e basta reparar que este ano, tem jogado ou sozinho ou Vukcevic a seu lado. Vukcevic que não tem nada de avançado.

E depois o nosso amigo Henry!! No Arsenal sempre jogou com 2 avançados e tinha sempre a bola para si, num futebol altamente ofensivo. Foi para o Barcelona (curiosamente Adebayor que agora é a referencia no ataque tem marcado golos que nem um .....leão!) e num sistema só com um avançado tem sido um desastre (7 golos no campeonato... mais 1 que Carlos Martins e que Daddy). Jogar sozinho é tão diferente!!

Tb ontem vi Nuno Gomes marcar um golo pela selecção. Só com Hugo Almeida marcaria um golo assim. Sozinho no ataque jamais seria possível.
Muitos se tivessem tido a “sorte” de terem treinadores com a categoria de um Paulo Bento, de um Wenger, com tal perspicácia, teriam marcado muitos mais golos. Quando apanham treinadores que independentemente dos jogadores que têm à sua disposição, adoptam o sempre o seu sistema predilecto, então o insucesso está já ali à porta.

quarta-feira, março 19, 2008

Selecção_16

Saíram os convocados para o particular com a Grécia. Um particular pode servir para muita coisa: testar jogadores, testar um sistema táctico, testar a equipa frente a um adversário específico, recuperar confiança, unir o balneário...este jogo com a Grécia parece um pouco de tudo.
Para começar, houve alteração na baliza. O eterno suplente Quim descansa do banco sendo que Ricardo parece que jogará sempre com Scolari, nem que seja num amigável frente ao Quénia em pleno Agosto...Sendo que o 3º elemento parece já entregue a Rui Patrício.

Na defesa, foram convocados 8 seleccionáveis. Com Jorge Andrade garantidamente de fora, Meira, Bruno Alves e Pepe asseguram passagem junto a Ricardo Carvalho sendo que as laterais estarão entregues a Bosingwa e mais 4. Se Caneira e Miguel parecem indiscutíveis, resta saber se Paulo Ferreira ganha o lugar ou não a Jorge Ribeiro.

No meio campo, continua a dúvida: com valores muito similares e poucas vagas por preencher, por quem optará Scolari para juntar-se a Petit e Deco? Raul Meireles, Miguel Veloso, Moutinho, Maniche, Carlos Martins e Tiago lutam por 3 lugares, sendo que os 3 primeiros serão os favoritos a preenchê-la sendo a maior dúvida João Moutinho ou Maniche. Carlos Martins terá a sua chance com a Grécia, veremos como se sairá.

Nas alas, não há dúvidas: Cristiano Ronaldo, Quaresma, Simão e Nani serão os 4 eleitos, tal como na frente onde Hugo Almeida, Nuno Gomes e Makukula não têm razões para se preocuparem em demasia porque as 3 vagas serão suas.

E as tuas opções, passariam por quem?

sexta-feira, março 14, 2008

Competições Europeias

Realizou-se hoje o sorteio dos ¼ final das competições europeias.
Portugal tinha apenas o Sporting como representante. Nisto, sou patriota e tinha alguma expectativa relativamente ao sorteio.

A meu ver, eram 2 as equipas a evitar: o fortíssimo B.Munique e o Zenit. A equipa russa, não tem nomes conceituados, mas é um conjunto incómodo, não proporcionaria um receita forte no plano financeiro e não tendo grande prestigio, isso as vezes mexe com o inconsciente dos jogadores. Havia 2 clubes apetecíveis: o Getafe e o Rangers. Apesar de ter eliminado o Benfica, o Getafe é fraco e o Rangers é um clube britânico. E os britânicos com o Sporting já sabe... são sempre aviados de mercearia! Não estou a dizer que são fracos porque efectivamente não o são (basta lembrar que eliminaram o Werder Bremen e na fase de Grupos da Champions foram a França dar 3-0 ao Lyon), mas penso que o Sporting tem tudo para pelo menos chegar às meias finais.
Curioso que das 8 equipas que vieram da Champions, só 3 continuam em prova (Sporting, PSV e Rangers).

Já no que diz respeito à Liga dos Campeões, temos um duelo inglês entre Arsenal e Liverpool e temos que mais uma vez o Chelsea este ano tem uma sorte incrível no que a sorteios diz respeito. Se antes calhou contra o Olimpiakos, agora calhou contra o Fernabache (tb não estou a dizer que são fracos, mas a par do Schalke eram os mais acessíveis). Já irrita!! Com Mourinho, nos 3 anos em que la esteve, em 2 dos 3 apanhou com Barcelona e no outro com B.Munique. Este Avram Grant apanha sempre com o lombinho! Se passar, já sabe que não defronta nem Manchester United nem Barcelona!

quinta-feira, março 13, 2008

O Dominio dos Clubes Ingleses

Na 3ª feira jogou-se o jogo em falta dos 1/8 de final da Liga dos Campeões, o Inter-Liverpool. Na 1º mão o Liverpool já havia ganho por 2-0 num jogo em que esteve em vantagem numérica durante mais de uma hora. Na 2º mão, tudo era possível. Afinal de contas o Inter é fortíssimo e em casa tem equipa para vencer seja quem for. Claro que quem tem Mancini como treinador tem a vida um bocado mais complicada.
Jogo e merecimento à parte, a realidade é que o Liverpool apurou-se e temos que em 8 equipas, 4 são inglesas. Todas apuradas!
4 inglesas (Liverpool, Chelsea, Arsanal e Man United), 1 italiana (Roma), 1 espanhola (Barcelona) , 1 alemã (Schalke) e 1 turca (Fernebache).

Depois de no passado nas meias finais termos tido 3 equipas inglesas, este ano temos o cenário anteriormente descrito. Eu sou um claro fã do futebol inglês e de há muito tempo a esta parte que o considero com o melhor e mais competitivo campeonato. Bem sei que não é uma opinião unânime e normalmente até grande parte defende que o campeonato espanhol é o mais forte. Espanha terá é mais mediatismo fruto sobretudo de 2 clubes: Barcelona e Real Madrid. Um mediatismo que porventura estará na base de por exemplo nunca na história do futebol um jogador a actuar em Inglaterra tenha sido considerado como o melhor do mundo. Talvez Ronaldo venha este ano a quebrar esse tabu.

No meio de todo este sucesso, os ingleses só terão pena de uma coisa: tanta qualidade e tão poucos jogadores ingleses a jogar!

Nota: por falar em clubes ingleses, espero que hoje um deles seja eliminado. Que o Sporting vença (sim até falo de vencer e não de um empate de 0-0 , pq tenho tanta confiança , que apostei na vitória do Sporting na Bwin!) o Bolton!

quarta-feira, março 12, 2008

Pressões ou depressões?

Carlos Brito é um técnico por quem sinto bastante admiração. Fez um magnífico trabalho no Rio Ave, pô-lo em 6º lugar e hoje estão na 2ª Divisão. Depois, aceitou o desafio Boavista. Andava em 6º-7º lugar e foi despedido. Hoje, o Boavista está em 10º, curiosamente o lugar em que terminou a época passada. Depois, foi para o Nacional onde o projecto europeu não resultou mas concluíu o campeonato em 8º lugar, um posto acima onde está Jokanovic esta época. Este ano tinha o desafio de manter o Leixões na Bwin Liga: está a 5 pontos acima da linha de água (no fundo 6 porque tem vantagem no confronto directo com o Paços Ferreira), perdeu apenas um jogo mais que o Sporting ou o Belenenses e tem a Académica e a Naval a 1 e 2 pontos respectivamente.
É um treinador de respeito e provas dadas. Pratica bom futebol e faz sobressaír talentos.

Pois bem, o presidente do Leixões, Carlos Oliveira, referiu no passado domingo, depois de ter sido vaiado pelos adeptos, o seguinte: "Compreendo o estado de espírito dos nossos adeptos, mas não concordo com eles quando nos acusam de não estar a trabalhar, tal como nos acusam de não defender o Leixões e a equipa na comunicação social. Não temos por hábito fazer trocas a meio do campeonato. É um mau princípio e raramente dá bom resultado. Carlos Brito não é um problema e vai continuar. O treino de amanhã [segunda-feira, 10 horas] vai ser conduzido por ele"

Dois dias depois, Carlos Brito foi despedido. Terá o treino de segunda-feira corrido mal?

Aqui fica o meu sinal de reprovação para um presidente mais sem dignidade e a minha palavra de apreço para um treinador que muito admiro e que espero que volte na próxima época com um projecto interessante.

terça-feira, março 11, 2008

Jose Antonio Camacho

Seria fácil debitar para aqui argumentos para justificar que Camacho é o principal culpado do estado de coisas no Benfica e para a aparente ausência de motivação dos jogadores encarnados. Não é esse o caminho que procuro até porque a saída de Camacho revela, para mim, a ausência de um factor fundamental para se ser treinador de futebol: a implicação. Mas, vamos por partes:

Voltemos atrás cerca de 7 meses, mais precisamente recuemos até ao dia 18 Agosto. O Benfica começava a época no Bessa frente ao Leixões muito desfalcado. Katsouranis era central, Luis Filipe médio ala, tudo para suprimir as ausências de Luisão, Di Maria e Adu e a saída de Manuel Fernandes. Era um Benfica adaptado face aos desiquilibrios do plantel na altura registada pela dificuldade de movimentação no mercado e pelas saídas inesperadas de Simão e Manuel Fernandes. Um golo ao caír do pano de Nwoko fez o Benfica tropeçar frente aos bébés recém-promovidos. Quem caíu foi Fernando Santos trazendo Luis Filipe Vieira Camacho, seu grande amigo, para desbloquear-lhe uma situação que parecia incómoda. Mas, quando Camacho chegou, a sua postura cedo se revelou diferente. Menos interventivo e exapansivo que na anterior passagem, menos comunicativo, sempre pareceu alheado de uma série de pormenores importantes e habituais face ao cargo que ocupava. Sempre teve um discurso muito virado para o trabalho (qual Octávio!) esquecendo-se sempre de reforçar junto de adeptos e comunicação social a margem de manobra normal neste tipo de situações (equipa jovem, miudos talentosos, plantel desiquilibrado).

O Benfica não evoluíu com Camacho, nem foi ele o D. Sebastião que se esperava e pode-se mesmo dizer que o Benfica perdeu mais uma época por uma má medida de gestão. Tudo porque o planeamento inicial foi feito com um treinador e o planeamento inicial da próxima época será feito com não-se-sabe-quem...

Foi, no fundo, uma questão de implicação. Camacho não se entregou totalmente ao Benfica, o Benfica parece que não aceitou a 100% Camacho de volta. E mais um ano passou e casa continuou desarrumada...

domingo, março 09, 2008

Adios!!

Camacho já não é treinador do Benfica. Não é uma noticia que espante quem quer que seja. A sua saída era certa mas talvez não se esperasse que fosse já. O final da época era o timing previsto.
Estamos no ultimo 3º da época e a apenas 3 dias de um jogo para a UEFA em... Espanha!

Fui dos que ficou satisfeito com a vinda do técnico espanhol. Tinha boas recordações do período em que foi treinador, mesmo não tendo ganho o campeonato, mas em que conteúdo apresentou um bom futebol e tinha uma equipa que não era por ai além.
Tinha por isso expectativas quanto ao seu regresso, mas há que admitir que fracassou e fracassou em grande. Via se que não tinha a mesma postura, não era o mesmo Camacho. Futebol demasiado mau. Via se um Camacho resignado e descrente.

Um outro treinador, que não fosse tão amigo de Luís Filipe Vieira já teria sido despedido. Mas Camacho é um integro e saiu pelo próprio pé. Ele bem disse que vinha para ser campeão, mas nem andou lá perto!! Nem cheirou!

E agora??? Bem sendo Rui Costa o futuro responsável pelo futebol benfiquista, estou convencidíssimo que o irá buscar um treinador italiano. Mas isso é só para a próxima época. E agora?? O que fazer para o que falta para o fim da época??
Eu faria uma de 2 coisas, sendo qualquer uma delas arriscada. Ou poria João Alves a treinador principal deixando o comando dos juniores ou então ia buscar Jorge Jesus ao Belenenses!!
O Luvas Pretas sabe muito de futebol e é um homem da casa.
Jorge Jesus é maluco e não sabe falar mas é um treinadorzaço!!

quinta-feira, março 06, 2008

Atitude

As equipas portuguesas ainda em prova nas competições europeias mostraram nos seus jogos um aspecto fundamental para os poder vencer: atitude.
O Porto realizou exibição de qualidade, mas enfrentou um fortíssimo guarda-redes que defendeu quase tudo o que lhe foi possível. Não fosse a alma e o talento de Lisandro e o sonho teria durado menos 1 hora.
Hoje foi a vez do Sporting se deslocar a Inglaterra. Controlou o jogo, entrou mandão e...sofreu um golo. Mas não mudou a postura e conseguiu virar a eliminatória a seu favor, sempre sem perder a identidade.
Por fim, o Benfica. 80 minutos com 10 jogadores, muita alma mas pouco saber. De qualquer forma, vimos o Benfica mais aguerrido da era-Camacho.
Resumindo, atitude não trouxe resultados. Mas, ao menos, trouxeram luz aos seus adeptos. Cada qual à sua forma...

segunda-feira, março 03, 2008

Sporting - Benfica

Foi o derby que se esperava. Com tantas ausências importantes, era certo que o nível qualitativo do jogo iria baixar e que seria nos pormenores que se decidiria este jogo.
Do lado do Sporting, as ausências de Liedson e Romagnoli foram fundamentais para a pouca produtividade ofensiva dos leões, ainda para mais porque do lado do Benfica as ausências de Luisão e David Luíz provocaram erros defensivos dos quais, inclusivamente, resultou o golo de Vukcevic logo aos 10 minutos de jogo. Falta de apoio notória a Nélson no flanco direito, Tiuí a descaír neste corredor, Edcarlos e Katsouranis desorientados e Vukcevic a brilhar numa má intervenção de Quim. O Sporting conseguia chegar à vantagem de forma mais fácil do que esperava e o Benfica parecia estar muito rigído no seu 4*2*3*1 com permanentes solicitações por bolas pelo ar para Cardozo.
O Benfica acusou a responsabilidade da desvantagem e melhorou, criando Cristian Rodriguez uma boa chance de golo mas a bola saíu a rasar o poste esquerdo de Rui Patrício. Pouco depois, o mexido Cardozo marcou após canto de Rui Costa na esquerda do ataque benfiquista. Estava feito o empate num lance que, contas feitas, traduz justiça no marcador. O Benfica encostou-se neste resultado e o Sporting pareceu sempre insuficiente para levar os 3 pontos.
Fica a curiosidade de saber como teria sido o derby com Liedson, Luisão, Romagnoli, Makukula, David Luíz...
Paulo Paraty cometeu um erro grave ao não assinalar penalty de Leo sobre Vukcevic mas nesse lance existiu anteriormente uma falta de Pereirinha sobre Leo. Esteve bem no lance entre Purovic e Katsouranis e no lance da expulsão de Nélson agiu pelo espectacularidade do lance e não pelo sucedido realmente. Aceita-se a expulsão pela postura do atleta mas o mais correcto seria mostrar-lhe o amarelo.
Do lado do Sporting, boas exibições de Pereirinha, Izmailov e Vukcevic e nota para a falha grave de Tonel no golo e as ocasiões desperdiçadas por Vukcevic e Tiuí.
Do lado do Benfica, destaque para o bom trabalho desempenhado por Cardozo, Rui Costa e Bynia e onde Katsouranis e Quim falharam no lance do golo.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!