quarta-feira, março 12, 2008

Pressões ou depressões?

Carlos Brito é um técnico por quem sinto bastante admiração. Fez um magnífico trabalho no Rio Ave, pô-lo em 6º lugar e hoje estão na 2ª Divisão. Depois, aceitou o desafio Boavista. Andava em 6º-7º lugar e foi despedido. Hoje, o Boavista está em 10º, curiosamente o lugar em que terminou a época passada. Depois, foi para o Nacional onde o projecto europeu não resultou mas concluíu o campeonato em 8º lugar, um posto acima onde está Jokanovic esta época. Este ano tinha o desafio de manter o Leixões na Bwin Liga: está a 5 pontos acima da linha de água (no fundo 6 porque tem vantagem no confronto directo com o Paços Ferreira), perdeu apenas um jogo mais que o Sporting ou o Belenenses e tem a Académica e a Naval a 1 e 2 pontos respectivamente.
É um treinador de respeito e provas dadas. Pratica bom futebol e faz sobressaír talentos.

Pois bem, o presidente do Leixões, Carlos Oliveira, referiu no passado domingo, depois de ter sido vaiado pelos adeptos, o seguinte: "Compreendo o estado de espírito dos nossos adeptos, mas não concordo com eles quando nos acusam de não estar a trabalhar, tal como nos acusam de não defender o Leixões e a equipa na comunicação social. Não temos por hábito fazer trocas a meio do campeonato. É um mau princípio e raramente dá bom resultado. Carlos Brito não é um problema e vai continuar. O treino de amanhã [segunda-feira, 10 horas] vai ser conduzido por ele"

Dois dias depois, Carlos Brito foi despedido. Terá o treino de segunda-feira corrido mal?

Aqui fica o meu sinal de reprovação para um presidente mais sem dignidade e a minha palavra de apreço para um treinador que muito admiro e que espero que volte na próxima época com um projecto interessante.

Comentários:
Bem, eu pessoalmente não sou adepto de Carlos Brito. Parece de facto uma boa pessoa e as suas equipas até praticam um bom futebol, mas de resto é fraco. Tirando o bom trabalho no Rio Ave na sua 1º passagem (recordo que tb com o Rio Ave ele desceu de divisão) , já depois disso falhou no Estrela da Amadora, no Nacional fracassou. Tu Kramer, pegas no resultado do clube ano seguinte já sem Carlos Brito, mas eu faço o contrário: Carlos Brito, foi orientar uma equipa que tinha ficado em 5º lugar! Tinha claramente qualidade entre mãos e falhou no ano seguinte. Quem veio depois tem sempre o trabalho mais dificil. Basta pensar no que Artur Jorge fez no Benfica. Destruiu e depois quem vem a seguir, tem uma montanha para subir. Carlos Brito fez isso no Nacional e até no Boavista fez um mau trabalho.
Resumindo fez um mau trabalho na 2ª passagem pelo Rio Ave, mau trabalho no Estrela, mau trabalho no Nacional, trabalho fraco no Boavista.
É o rei dos empates. No Rio Ave atingiu o record de sempre com 18 empates num campeonato e já com o Leixoes este ano soma 12 empates em 21 jogos.
Alem disso é dos treinadores mais choroes que existem.
Quanto à forma como foi despedido: foi um acto cobarde de um presidente que sacudiu a responsabilidade para cima de adeptos e jogadores. Alem disso acho que nem se justificava o despedimento. O Leixoes esta acima da linha de agua e com alguns pontos de vantagem.
 
A isto chama-se seguir o caminho mais fácil! A ver vamos se terá sido um bom acto de gestão desportiva!
É que o C.Brito estava a fazer uma boa época, com 5pts acima da linha de àgua.. Se o próximo que vier fizer pior, ainda vão "chorar" esta decisão!
 
Não acho que o Carlos Brito seja tão mau treinador assim. É falso quando se diz que fez mau trabalho no Boavista porque toda a gente sabe o que tem sido o Boavista estes últimos tempos, em termos de dificuldade de pagar os ordenados.
No Leixões estava a fazer um bom trabalho com uma equipa de segunda (Jorge Gonçalves, etc., etc.) apesar de alguns jogadores com experiência de 1ª - Vieirinha, Paulo Machado,etc.

Mas o facto mais importante, que não está ao alcance de muitos: foi no seu primeiro emprego que saiu dos campos para pegar num Rio Ave "condenado". Tinha bons jogadores, é verdade mas lembro-me que dispensaram em Dezembro os principais titulares (entre eles Marco Aurélio) e conseguiu salvar o Riuo Ave da descida com o Dibo a fazer jogos muito bons (à quem diga que nesse ano os jogadores estavam mamados, mas sinceramente não sei)... Com diz o Petit "há que abriguar"
 
No Rio Ave trouxe-nos jogadores como Jaime, Vandinho, Miguelito, Ricardo Nascimento...
Quando esteve no Estrela aquilo era só velhos...José Carlos, Fonseca, Leal, Rui Neves, Cadete...as revelações do Estrela nesse ano eram o Semedo, o Paulo Ferreira e o Pedro Simões. Não podia fazer muito melhor ainda por cima com ordenados em atraso.
No Boavista o plantel era fraquissimo, ainda assim foi com ele que João Pinto fez uma grande época e onde marcou 9 golos, curiosamente no ano em que o Rio Ave desceu de divisão.
No Nacional fracassou, acredito que sim. Mas as condições que teve Peseiro mais ninguém as volta a ter. Grande trabalho no Nacional fez Manuel Machado, de quem também gosto muito. Não deve ser fácil trabalhar com Rui Alves e dos contentores de jogadores brasileiros que chegam todos os anos nem sempre se podem retirar Rossato's, Paulos Assunções e Adriano's...
Carlos Brito allezzz!!!
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!