terça-feira, março 11, 2008

Jose Antonio Camacho

Seria fácil debitar para aqui argumentos para justificar que Camacho é o principal culpado do estado de coisas no Benfica e para a aparente ausência de motivação dos jogadores encarnados. Não é esse o caminho que procuro até porque a saída de Camacho revela, para mim, a ausência de um factor fundamental para se ser treinador de futebol: a implicação. Mas, vamos por partes:

Voltemos atrás cerca de 7 meses, mais precisamente recuemos até ao dia 18 Agosto. O Benfica começava a época no Bessa frente ao Leixões muito desfalcado. Katsouranis era central, Luis Filipe médio ala, tudo para suprimir as ausências de Luisão, Di Maria e Adu e a saída de Manuel Fernandes. Era um Benfica adaptado face aos desiquilibrios do plantel na altura registada pela dificuldade de movimentação no mercado e pelas saídas inesperadas de Simão e Manuel Fernandes. Um golo ao caír do pano de Nwoko fez o Benfica tropeçar frente aos bébés recém-promovidos. Quem caíu foi Fernando Santos trazendo Luis Filipe Vieira Camacho, seu grande amigo, para desbloquear-lhe uma situação que parecia incómoda. Mas, quando Camacho chegou, a sua postura cedo se revelou diferente. Menos interventivo e exapansivo que na anterior passagem, menos comunicativo, sempre pareceu alheado de uma série de pormenores importantes e habituais face ao cargo que ocupava. Sempre teve um discurso muito virado para o trabalho (qual Octávio!) esquecendo-se sempre de reforçar junto de adeptos e comunicação social a margem de manobra normal neste tipo de situações (equipa jovem, miudos talentosos, plantel desiquilibrado).

O Benfica não evoluíu com Camacho, nem foi ele o D. Sebastião que se esperava e pode-se mesmo dizer que o Benfica perdeu mais uma época por uma má medida de gestão. Tudo porque o planeamento inicial foi feito com um treinador e o planeamento inicial da próxima época será feito com não-se-sabe-quem...

Foi, no fundo, uma questão de implicação. Camacho não se entregou totalmente ao Benfica, o Benfica parece que não aceitou a 100% Camacho de volta. E mais um ano passou e casa continuou desarrumada...

Comentários:
Os principais culpados são os jogadores que são uma porcaria, então no benfica aquilo é so lixo mas quem é o treinador que consegue trabalhar e ter sucesso com estas condições?

A casa constroi-se é do chão...
 
Para muitos criticos que diziam que o fernando santos nao prestava agora ponham o rabinho entre as pernas e "engulam em seco" ou "sem espinhas"...ahahahahahaha

Eu avisei o camacho nao vem fazer mais ou melhor que o fernando santos...e pronto la esta...mas o camacho é um senhor em termos de postura sempre foi sincero com ele proprio e viu que ja nao dava mais, teve a coragem de se demitir ao contrario de outros (paulo bento)...eu por mim trocava ja...
 
Objectivamente: Fernando Santos acabou em 3º. Camacho sai em 2º. Dados são dados! Isto é objectivo! Um (Camacho) tem a dignidade de sair pelo próprio pé (estando em 2º, nas meias finais da Taça de Portugal e nos 1/8 de fina da UEFA) o outro (Fernando Santos e outros que tais ) acabou em 3º, Taça de Portugal perdeu com uma equipa da 2º divisao e UEFA perdeu nos 1/4 Final e jamais sairia pelo seu próprio pé. Parecia que tinha cola!
Camacho foi integro, honesto. Se um homem que entrou com a época a decorrer, nao tendo escolhido o plantel por exemplo , está em 2º e em 2 taças, e no entanto se demite (e bem) eu acho que é de louvar. Outros fizeram e estao bem pior e no entanto, nao saem nem por nada!
 
Agora tas-te a lamentar???na altura quando ele veio Karlos não disseste isso...
 
Zizou: leste o post anterior??
Eu escrevi: "fui dos que ficou satisfeito com a vinda do técnico espanhol. Tinha boas recordações do período em que foi treinador, mesmo não tendo ganho o campeonato, mas em que conteúdo apresentou um bom futebol e tinha uma equipa que não era por ai além."

Mantenho o que disse: fiquei satisfeito quando ele veio! Achei uma boa escolha! Mas falhou. Não tenho qualquer problema em admitir que ele falhou!
Tive aquela opiniao, e nao tenho problemas em afirmar fracassou. Nem sempre as escolhas / opções são as melhores. Era bom que estivessemos sempre certos!
Olha agora digo te assim: quem me dera que o Paulo Bento viesse para a Luz!
 
Li o teu post, sei q ficaste contente com a vinda de camacho mas nao me estou a referir a isso, estou-me a referir ao facto de teres dito que o fernando santos nao fazia nada da equipa, a equipa nao joga nada e que com o camacho isso ia mudar mas parece que correu mal...

A verdade é que a culpa nao era do fernando santos, a equipa é que é fraquinha...
 
ahahahah...queres o paulo bento????fica com ele, eu pago para ele sair mas digo-te uma coisa o benfica com ele e com estes jogadores descia de divisao...ahahaha
 
Eu tb fui dos que ficou muito satisfeito com o regresso de Camacho!
Não funcionou, mas na altura parecia-me ser a escolha mais acertada!

Quem será o sucessor? A próxima escolha terá de ser feita com muita ponderação!!
 
para mim devia ser o Rui Santos e o seu quadro das tácticas como adjunto.
 
Antes de se escolher um treinador, ha primeiro que definir que modelo de jogo pretende Rui Costa (o futuro director desportivo) que seja o jogo do Benfica.
É que nao vale a pena ir buscar um treinador e depois mudar tudo pq no plantel nao ha jogadores para tal sistema.
Saber se se joga num 4-3-3 ou num 4-4-2 por exemplo.
Losangulo? Extremos? Com nº10? Sem nº10??
Isso tem que ficar definido e só depois se escolher.
Basta pensar nas diferenças entre F.Santos e Camacho. Um jogava sem extremos e o outro tinha um sistema que priveligiava o jogo pelas alas.
 
Pois é importante definir isso, mas o benfica em casa com o fernando santos fez a melhor epoca dos ultimos 30 anos...o benfica nao tem jogadores...
 
Nitidamente, o problema do Benfica não se chama Fernando Santos nem Camacho. Chama-se "ausência de um líder para o futebol". Luis Filipe Vieira já provou que não o é, Rui Águas nunca o será, talvez Rui Costa possa ser no futuro. Mas isso é o futuro, não é agora...
 
Concordo plenamente com o que disse o Karlos (Tico ou teco?? ehehehe):

Primeiro é preciso definir exactamente como é que se pretende jogar. Para depois não haver desiquilibrios no plantel!

Alguém se lembra da última vez em que o Benfica não teve pelo menos um extremo direito!!?

E não me falem do Maxi Pereira ou do Luís Filipe! Além de não serem extremos, não tem qualidade!
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!