quinta-feira, março 13, 2008

O Dominio dos Clubes Ingleses

Na 3ª feira jogou-se o jogo em falta dos 1/8 de final da Liga dos Campeões, o Inter-Liverpool. Na 1º mão o Liverpool já havia ganho por 2-0 num jogo em que esteve em vantagem numérica durante mais de uma hora. Na 2º mão, tudo era possível. Afinal de contas o Inter é fortíssimo e em casa tem equipa para vencer seja quem for. Claro que quem tem Mancini como treinador tem a vida um bocado mais complicada.
Jogo e merecimento à parte, a realidade é que o Liverpool apurou-se e temos que em 8 equipas, 4 são inglesas. Todas apuradas!
4 inglesas (Liverpool, Chelsea, Arsanal e Man United), 1 italiana (Roma), 1 espanhola (Barcelona) , 1 alemã (Schalke) e 1 turca (Fernebache).

Depois de no passado nas meias finais termos tido 3 equipas inglesas, este ano temos o cenário anteriormente descrito. Eu sou um claro fã do futebol inglês e de há muito tempo a esta parte que o considero com o melhor e mais competitivo campeonato. Bem sei que não é uma opinião unânime e normalmente até grande parte defende que o campeonato espanhol é o mais forte. Espanha terá é mais mediatismo fruto sobretudo de 2 clubes: Barcelona e Real Madrid. Um mediatismo que porventura estará na base de por exemplo nunca na história do futebol um jogador a actuar em Inglaterra tenha sido considerado como o melhor do mundo. Talvez Ronaldo venha este ano a quebrar esse tabu.

No meio de todo este sucesso, os ingleses só terão pena de uma coisa: tanta qualidade e tão poucos jogadores ingleses a jogar!

Nota: por falar em clubes ingleses, espero que hoje um deles seja eliminado. Que o Sporting vença (sim até falo de vencer e não de um empate de 0-0 , pq tenho tanta confiança , que apostei na vitória do Sporting na Bwin!) o Bolton!

Comentários:
E dessas 4 equipas quantas são treinadas por ingleses?
Consideremos Alex Ferguson inglês para não parecer mal...mas Avrim Grant, Benitez e Wenger, conjuntamente com Juande Ramos e David Moyes (escocês), de Tottenham e Everton que foram eliminados ontem, têm pouco de inglês, ou seja, eles criaram o futebol mas foi para os outros o jogarem!
 
Eu considero o campeonato espanhol mais forte que o campeonato inglês. Por várias razões:
- a diferença entre os 3-4 primeiros e os restantes é sempre inferior em Espanha. O que transparece que Chelsea, Man Utd e Arsenal não pertencem a jogar contra West Ham's, Sunderland's e Fulham's...
- Hoje por hoje não escandaliza ninguém ver o Real Madrid a perder no Bernabéu com equipas ditas pequenas. Este ano é excepção, mas em anos passados foi regra geral. O Chelsea mantém um record de invencibilidade em casa de mais de 3 anos...
- No fundo da tabela, em Espanha, identificamos um Saragoça em 15º lugar com craques como Ayala, Aimar e Milito, um Bétis em 14º com Sóbis, Gonzalez e Jose Mari, um Depor em 16º com Coloccini e de Guzman e em Inglaterra temos quem? Um Newcastle estranhamente em 15º com Owen, Martins, Smith, Butt, mas nitidamente uma excepção visto que Sunderland, Birmingham e Wigan que por ali andam não têm nenhum nome de grande destaque.
 
E o Getafe ou o Levante ou o Maiorca é so estrelas!
O Bolton eliminou o At. Madrid!
Ontem Everton e Tottenham so perderam nos penalties.
Queres ir pelos treinadores??
Real Madrid: Schuster (Alemao)
Barcelona: Raijkaard (Holandes)
Villareal: Pelegrino (Chileno)
Valencia (Koeman) (Holandes)
A.Madrid (Aguirre) Mexicano
Alem disso falei no futebol, o poderio, a qualidade. O factor nacionalidade que falei, foi apenas num prisma de degosto para os proprios ingleses. Mas o que é facto é que as vitorias sabem bem.
 
Separemos as águas:
Falei nos treinadores porque referiste o facto de jogarem poucos jogadores ingleses. Isso deve-se ao facto de haver poucos treinadores ingleses na Premiership.
Ok, o Bolton eliminou o Atletico Madrid...e o Sporting eliminou o Bolton, e o Benfica perdeu com o Getafe, mas o Benfica está à frente do Sporting e o Atletico à frente do Getafe...pescadinhas de rabo na boca? Não é por aí...
O futebol espanhol é mais competitivo (nivelado por cima) que o inglês apesar deste ser mais intenso.
É a minha opinião.
 
O campeonato inglês é tudo espectáculo. Uma filosofia de espectáculo e a Premier League é encarada como um negócio sério que é extensível a todos os intervenientes - árbitros, treinadores, jogadores e até dirigentes.
Comecemos pelos jogadores. Tirando os grandes jogadores ingleses (selecção inglesa) que militam nos principais clubes, parece-me que são de uma forma geral fracos. Não no aspecto físico, técnico ou táctico mas creio que são limitados a nível criativo. Isto é o futebol ainda tem fortes raízes pontapé para a frente e prejudica a evolução do jogo. Outro aspecto é a forte influência/peso dos jogadores estrangeiros. Desde os aons 90 (com a invasão francesa) que o campeonato inglês vive um pouco dos estrangeiros. O que se percebe tendo em conta o aspecto Marketing da coisa, isto é, ter jogadores chineses, coreanos, iranianos, etc., etc. é uma forte influência perante os países "mãe" o que potencia as vendas dos clubes nesses países - a ideia de efectuar jogos noutros continentes é mais um reflexo desta teoria.
Relativamente aos dirigentes, e tirando os órgãos directores os manager e os treinadores falam abertamente dos jogos e do jogo em si. Raramente se vê criticas a arbitragens, tendo em conta a viabilidade dos espectáculo e a protecção deste. Relativamente a transferências e também com a perspectiva de economia de mercado, os jogadores "normais" são transferidos por valores "interessantes" - é necessário o mercado mexer.
Os árbitros tem instruções claras para "deixar" jogar. E reclamar nem vale muito a pena porque o sistema está assim montado e que não o respeita é encarado como outsider. Isto provoca um desenvolvimento físico e mental dos próprios jogadores. Desenvolvem o poder de reacção e podemos considerar que também a competitividade. Claro que para os fãs de fora é difícil compreender faltas não assinaladas mas a realidade é esta e temos que a compreender.
Outro aspecto é a influência dos países Australia, USA, Jamaica, etc. que mandam
Aspecto positivo é a capacidade técnica dos jogadores, física e competitiva. Aspecto negativo o fosso entre as equipas grandes (Man Utd, Arsenal, Chelsea, Liverpool) as médias altas (Tottenham, Newcastle, Everton) e as outras cuja qualidade é fraca.

O Campeonato Espanhol tem forte influência sul americana. Penso que o aspecto espectáculo (no sentido empresarial) não é tão explorado mas a competitividade é maior, isto é a face mais interessante do campeonato Espanhol. Sem dúvida que o fosso entre o Barça/Real com as restantes equipas é grande e geralmente é uma luta a dois mas todos os clubes tem qualidade, jogadores interessantes e uma cultura táctica muito interessante.


Injusto comparar o Bolton ao Getafe mas considerando idênticos os dois clubes penso que a diferença ficou patente na segunda mão, quando o Bolton jogou em alvalade com a equipa de recurso e o Getafe jogou em Espanha também com uma equipa de recurso.
 
Na minha opinião, o campeonato Inglês é o mais espectacular! O futebol em Inglaterra é jogado com maior intensidade, velocidade e com maior respeito pelo espectador, o que significa jogo de ataque e golos!

O Campeonato Espanhol é o mais equilibrado, mas é também o que menos gozo me dá ver.

Eu sempre fui adepto do futebol italiano, porque ao contrário da maioria, o aspecto que mais gosto e ao qual dou mais importancia no futebol é o táctico. E em Itália é o que há de mais privelegiado.

Em suma, para mim, o futebol mais forte é o Italiano!
 
Assino por baixo o ue diz o Lunatic.

Itália para mim tem o melhor futebol
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!