quinta-feira, março 27, 2008

Avançado / Ponta de Lança

A velha questão de sempre!! O avançado ou ponta de lança!!
O perfil dos mesmos!!

Acabo de ouvir alguém, que sempre disse ser bom treinador, a pensar da mesma forma que eu. Falo de Paulo Bento!!
Acabou agora mesmo em entrevista na RTP N, de dar o exemplo de Liedson. Não pode, não consegue jogar sozinho. Têm de ter alguém a seu lado!! Não é preciso ser um génio para perceber isto.

Há muito jogador que marca muitos golos, mas sempre condicionados pelo sistema táctico. Quando mudam, fracassam redondamente.
Liedson tem marcado menos golos este ano, e basta reparar que este ano, tem jogado ou sozinho ou Vukcevic a seu lado. Vukcevic que não tem nada de avançado.

E depois o nosso amigo Henry!! No Arsenal sempre jogou com 2 avançados e tinha sempre a bola para si, num futebol altamente ofensivo. Foi para o Barcelona (curiosamente Adebayor que agora é a referencia no ataque tem marcado golos que nem um .....leão!) e num sistema só com um avançado tem sido um desastre (7 golos no campeonato... mais 1 que Carlos Martins e que Daddy). Jogar sozinho é tão diferente!!

Tb ontem vi Nuno Gomes marcar um golo pela selecção. Só com Hugo Almeida marcaria um golo assim. Sozinho no ataque jamais seria possível.
Muitos se tivessem tido a “sorte” de terem treinadores com a categoria de um Paulo Bento, de um Wenger, com tal perspicácia, teriam marcado muitos mais golos. Quando apanham treinadores que independentemente dos jogadores que têm à sua disposição, adoptam o sempre o seu sistema predilecto, então o insucesso está já ali à porta.

Comentários:
É complicado. Todos os treinadores têm os seus modelos de referência. Muitos avançados têm preferências (jogar "solo" ou acompanhado).

O principal seria haver uma certa maleabilidade dos primeiros e uma boa capacidade de adaptação dos segundos.

Eu não tenho preferência. Se tivesse um matador como o era por exemplo Mário Jardel, preferia jogar só com um avançado e muitos jogadores no apoio para fazer as assistências. Se tivesse avançados móveis, lutadores, pressionantes, preferia jogar com 2. Liedson no Sporting e Rooney no Man.Utd. são exemplos disso!

Sinceramente no caso do Nuno Gomes já me falta a paciência. Reconheço que ele tem qualidade, mas faltam-lhe os golos há muito tempo e não tem uma grande capacidade de luta. Mesmo as suas famosas tabelas, aparecem cada vez com menos frequência.
 
Bom... discordo aqui de muitas coisas. Liedson no Sporting sempre jogou com alguém ao seu lado. Derlei, Purovic, Tiui, Vukcevic... Nunca o Sporting de Bento (ou melhor, para ser exacto, raramente) jogou que não em 4-4-2... E isso não é de agora. Se Liedson faz menos golos com Paulo Bento, é porque passa mais tempo longe da baliza que perto dela. Não por jogar sozinho, que isso não o faz nem fez. Aliás o dito Vukcevic começou a época à esquerda, depois foi suplente, e só para aí a partir de Dezembro é que passou a titular, quando Liedson se lesionou se não estou em erro (não ponho as mãos no fogo)... Antes disso Liedson continuava a não marcar golos.

Henry no Barcelona não joga a ponta de lança! Raramente o fez, mas este ano o Barcelona já cometeu a trocidade de ter Messi no meio e Henry na linha. Ontem jogou Eto´o no meio e Henry na linha... Já antes vimos Bojan no meio e Henry na linha...

Henry no Arsenal fez muitos golos nos dois sistemas. 4-4-2 e 4-3-3. Adebayor que este ano joga sozinho, não o faz porque o Wenger mudou o sistema porque Henry saíu... Fá-lo porque o sistema basicamente se mantém. Alturas houve em que jogou com Eduardo e Adebayor, como antes arriscou Henry e PErsie... Mas regra geral o Arsenal faz do 4-3-3 o seu cartão de visita.

O Post está óptimo e a ideia é correcta. Os exemplos (Liedson e Henry) não são os melhores.

O próprio Rooney nunca jogou em 4-3-3 no Manchester como referência de ataque. Se o fez foi na altura de Nistelroy e encostado à direita. E é um jogador muito especial, não faz os golos de outros, mas dá muitos golos de formas fenomenais (bem sei que isso não está em causa).
 
O Liedson jogou algumas vezes so na frente e alem disso jogou com Vukcevic o que o obrigava a ser o homem mais fixo. Foi isso e bem que Paulo Bento quis dizer, afirmando que Liedson nao pode jogar só na frente. Nao pode. Nao sabe.
Henry tb jogou muita vez no meio. Recordo que Etoo teve 4 ou 5 meses de fora, quer por lesao, quer por ter estano na Taça das Nações Africanas. Henry jogou só no meio e falhou. Não pode, não sabe jogar sozinho no meio.
Isto vai de encontro ao que sempre defendi: eu na minha concepção de jogo, so há espaço para um no meio. Esse um, tem de ser alguem que consiga jogar só, que saiba jogar de costas para a baliza, que saiba jogar de cabeça ( e nao alguem que vá marcar pontapes de canto, como Henry ou Rooney).
Uma vez mais repito: são grandes jogadores, mas para jogar com 2 no meio. Para mim não dá.
 
Bem vamos lá ver o Vans tem razão.
O Liedson jogou muito poucas vezes sozinho na frente: já jogou com o João Pinto, Silva, Alecsandro, Djaló, Derlei, Bueno, Mota, Vuckevic, Koke, Purovic, Paez, etc. Aliás quando não havia mais ninguém o P. Bento "adaptou" o Vuckevic vindo ao encontro das recentes declarações que ele precisa de outro artista lá à frente com ele.
O Henry começou no Mónaco a extremo esquerdo. A sua capacidade de chegar à área, a sua técnica e as suas diagonais confundem-no com um avançado centro móvel. Na Juventus foi aí que jogou e no Arsenal sempre jogou solto a descair para as alas e a vir de trás embalado. No Barça o conceito de homem de área não é tão linear assim pois tanto o Eto'o como o Bojan como o Henry descaem muito nas alas. Penso que no conceito do Rijkard o homem de àrea (talvez o mais aproximado seja pedido ao Gudjonsen) não cabe muito bem. Ronaldinho, Messi, Bojan, Dos Santos, Henry, Eto'o, Ezquerro, Giuly, Saviola têm todos em comum a mobilidade em comum.
 
Henry no Arsenal é 4-3-3 Karlitos... isso sem discussão.

No Barça henry é extremo. Fez alguns jogos ao meio, mas até o Messi já foi ponta enquanto o Henry jogou à esquerda. O próprio Bojan tb já foi ponta com o Henry na linha. E sim, o Henry já jogou no meio e esteve longe de ser brilhante. Mas daí a não saber jogar sozinho... Fez uma carreira inteira sozinho (Aresenal).

E o Liedson no Sporting é 4-4-2 sem qualquer sombra de dúvida, desde sempre. Se agora não faz golos não é certamente porque o Sporting passou a desenhar um 4-3-3 porque isso não existe.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!