domingo, agosto 31, 2008

Benfica 1 Porto 1

Surpresas no onze de lado a lado fizeram com que o clássico ganhasse ainda mais interesse. Isto porque Quique lançava as suas cartas de início (Di Maria e Reyes no flanco, sendo que no banco ficava apenas Nuno Gomes como opção já que Suazo não chegou a tempo) enquanto que Jesualdo se reservava com Rolando, Fernando e Tomás Costa no onze inicial compactado num 4-4-2, habitualmente cauteloso por parte de Jesualdo nos jogos grandes (e que tão pouco sucesso lhe tem dado).
Assim, o início do jogo foi de conhecimento e adaptação até que Katsouranis comete o (seu) primeiro erro do jogo: agarra gentilmente Lucho e este aproveita e cumpre o seu dever do início ao fim. Cai e marca golo. Amarelo bem mostrado.
Era agora obrigatório ao Benfica crescer mais rápido. Exigia-se a Reyes (muitas perdas de bola em zonas perigosas), Di Maria (inconsequente) e Aimar (perdulário) apresentar futebol mas nenhum deles esteve ao nível exigível sendo que os três acabaram o jogo com problemas físicos.
Por isso, teve que ser através de bola parada que o Benfica conseguiu criar perigo e foram Lucho e Lisandro que evitaram o golo e adiaram para a segunda parte o equilibrio no marcador.
O Benfica desnorteou-se e o Porto cresceu através da sua dupla fortíssima (mas perdulária) na frente. Rodriguez falhou diante Quim (grande exibição, mais uma) e Lisandro disparou ao poste de ângulo difícil. Intervalo com vantagem portista justificada pelo futebol corrido (o perigo do Benfica foi de bola parada).
Para a 2ª parte, entrou Guarin para o lugar do apagado Tomás Costa e foi o próprio Guarin que deixou nos pés de Lisando a hipótese de matar o jogo logo aos 50 minutos mas este desperdiçou incrivelmente numa altura em que Aimar se havia lesionado entrando Nuno Gomes para o substituír o que acabou por ser benéfico para o clube da Luz.
Foi o acordar do Benfica e através de uma investida de Yebda (jogo interessante) pela esquerda que Helton falha e Cardozo marca de cabeça. Poderia ser o revirar da partida até porque se sentia o Porto inseguro (Rolando esteve bem mas Saponaru e Fernando estavam um pouco perdidos). Mas, Katsouranis comete o seu segundo pecado da noite e, numa entrada escusada sobre Rodriguez, vê o segundo amarelo e deixa o Benfica com 10. Jesualdo arriscou o que deveria ter arriscado de início e coloca Hulk que em 2 lances deixou Quim em alerta. Antes, Nuno Gomes teve a única chance do Benfica depois do seu golo mas desperdiçou-a com remate disparatado. Depois de reequilibrar o sistema táctico da equipa (o que levou algum tempo, má gestão no banco encarnado), Quique ainda tentou puxar a equipa para a frente mas era já fisica e mentalmente impossível. O desempenho portista fica um pouco aquém, sobretudo contra 10 jogadores, alguns deles visivelmente desgastados. Resultado justo e boa arbitragem de Jorge Sousa: muito exigente com os jogadores, tal como o jogo pedia; rigoroso pela positiva no aspecto disciplinar; fisicamente bem. Apenas uma dúvida no lance entre Raul Meireles e Di Maria na área onde parece que o português entra de pé em riste. Mas julgar o lance como dividido não é nenhum crime.
Nota: Quique Flores tocou num ponto débil da sua equipa importante e que há já muito defendo. Treina-se mal na Luz. Mas atenção: não serve de desculpa para justificar as lesões de Aimar e Yebda nem as queixas de Reyes e Carlos Martins. É que nenhum deles estava na Luz o ano passado! Razão do ponto de vista global, mas não em particular para este jogo e por isso o tal de "melhor do Mundo" Paco Ayestarán terá que se justificar.

quarta-feira, agosto 27, 2008

Justiça_3

Acabou agora mesmo o Basileia-Guimarães e se há coisa que não podemos dizer que existiu foi justiça. O Guimarães foi claramente prejudicado na primeira mão onde lhe roubaram 2 penaltys claros e na segunda mão anularam um golo limpo a 2 minutos do fim do jogo. Não sou de manias de perseguição mas acabado isto o que se pode dizer? Parabéns aos jogadores do Guimarães e a Cajuda mas isso realmente não é suficiente...
Roubados na Europa...de novo. A sina portuguesa.

Shevchenko - 2º Capítulo

O bom filho à casa torna. É o que se pode dizer de Shevchenko, que há 2 anos por esta altura do ano, partia rumo ao Chelsea dizendo que saía por "motivos familiares". A experiência em Inglaterra não só resultou como foi desastrosa. Shevchenko que tinha marcado 107 golos em 7 anos de Milan, pelo Chelsea marcou apenas 13 em 2 anos e foi continuadamente suplente (pouco) utilizado...
Está então de regresso a um clube que o adora, que o fez capitão de equipa (na ausência de Maldini) e Sheva terá a seu lado nomes como Káká, Ronaldinho, Alexandre Pato, Inzaghi e Seedorf. Haverá espaço para ele? E conseguirá ele voltar a ser quem era?

Nota: Este ano o AC Milan apresenta um desafio interessante: recuperar grandes jogadores perdidos tais como Ronaldinho e Shevchenko numa equipa cheia de estrelas mas com demasiados jogadores acima dos 30 anos (Dida, Maldini, Oddo, Kaladze, Jankulowski, Zambrotta, Gattuso, Emerson, Ambrosini, Seedorf, Inzaghi, uffff). Será possível?

segunda-feira, agosto 25, 2008

Superliga_104

Feliz início do Porto com uma nota importante: Hulk é mesmo reforço! Vitória suada mas justa. O Sporting deu show de bola, dominou por completo e podia ter vencido por uma margem de 4 ou 5 golos. Má decisão do árbitro ao assinalar o penalty mas sem influência directa no resultado (correcta a expulsão de Polga). Promete este Sporting.
Benfica mexido a partir do golo, mas inoperante. Muitos cruzamentos e bolas bombeadas mas sem sequência. Perdeu pontos mas parece que ganhou alguma confiança. Está bem atrás dos seus rivais directos.

Equipa da semana: Rio Ave (praticou bom futebol e parou um candidato)
Jogador da semana: Bruno Amaro (se as lesões não o voltarem a apoquentar, fará boa
época)
Golo da semana: Hulk (avançado em potência)
Treinador da semana: Manuel Machado (bom regresso a uma casa que já conhece)
Positivo da semana: belos golos (Yannick, Hulk, Bruno Amaro), nada mau para começo de época
Negativo da semana: não será só o negativo desta semana, mas sim de todo o campeonato. Rever as fichas de jogo e ver 12 sul americanos nos 18 eleitos do Porto (7 argentinos), 9 brasileiros titulares no Nacional, 10 nacionalidades distintas na Académica...assim não dá!
Triste da semana: Quaresma. Neste momento, não é carne nem é peixe. Não se sabe se fica, se vai, se está de castigo...

O "Anjo" Bruno Alves e o "Inteligente" Jesualdo

Que Jesualdo Ferreira mudou de postura desde que mudou para o FC Porto, já todos sabemos. Tornou-se não diria arrogante, mas talvez sinico, maniento, com a mania que é mt esperto e que os outros são todos estúpidos.

Vem agora a propósito das suas declarações sobre as criticas que são dirigidas a Bruno Alves após o jogo com o Sporting, onde uma vez mais teve entradas que ainda só não foram mais graves pq ainda não calhou.

Mas veio Jesualdo dizer: "Bruno Alves não faz uma falta por agressividade ou má intenção, mas apenas decorrente do próprio salto. Nunca vi o Bruno Alves dar uma cotovelada em ninguém e nunca o vi a dar um pontapé ou um soco"

Deve andar desatento. Se calhar está como o Domingos e está sempe a olhar para o chão! É que este homem dá fruta por tudo o que é lado! Há um entao, pelo qual Bruno Alves deve ter um gosto especial em aviar. Falo do coitado do Joao Moutinho que volta e meia parece um saco de pancada!

Tb nunca viu Bruno Alves agredir ninguém!!???? Ah entao se calhar aquela cabeçada ao Nuno Gomes era um gesto de carinho!
Shame on you Mr. Jesualdo!

Hélder Postiga


Eu avisei que Postiga nao marcaria mais de 6 a 8 golos para o campeonato. Bem sei que só passou uma jornada, mas queria só aqui expressar o meu apoio a esse grande avançado do futebol! Hihihihih.
Alguém terá dito que em Alvalade chamam de tábuas ao Yannick. Acredito que mais tarde ou mais cedo vão abrir os olhos. Em relação a Postiga, talvez demorem mais 5 anos ( periodo no qual nao chegou a 20 golos para o campeonato na totalidade das 5 épocas) mas um dia vão lá chegar!
Força Postiga! És o maior!

sexta-feira, agosto 22, 2008

Superliga_103

Ela aí está, a Liga Sagres 2008/2009!

Este ano com grandes nomes, uns de regresso ao nosso campeonato, outros estreantes. Será interessante ver os desempenhos de Cristian Rodriguez com as novas cores, de Rochemback de regresso a Alvalade, de Aimar e Reyes, figuras maior de um campeonato (mais um) nivelado por baixo.

O campeão Porto parte, obrigatoriamente, como favorito. Com ou sem Quaresma, tem a estrutura necessária para se sagrar campeão novamente. Perdeu Bosingwa e Paulo Assunção mas desde que não saia Lucho, o seu norte estará sempre bem guiado. Certamente não terá um Lisando tão letal como na temporada passada mas este ano haverá um Farias mais integrado e um Hulk cheio de energia; perdeu-se o pêndulo do meio campo mas haverá espaço para Meireles crescer ainda mais e os jovens Guarin e Tomás Costa poderão aparecer; também Mariano Gonzalez poderá provar o seu real valor. Está mais fraco e os seus adversário estão os dois mais fortes, mas a diferença do ano passado, relembro, foi de 14 pontos...
O Sporting começou bem, uma vez mais, o ano, e este ano apresenta o plantel com os desiquilibrios do ano passado completamente eliminados. É um grupo coeso e com soluções diversas para as várias posições sendo o único senão o sistema alternativo que se notou bem na pré-temporada que não resultou (4-4-2 normal). Com os ingressos de Caneira, Rochemback e Postiga o Sporting ganhou 2 titulares indiscutíveis para 2 zonas do terreno carenciadas e ganhou uma opção de ataque que no ano passado não tinha. Veremos o peso da ausência inicial de Liedson, até agora bem colmatada, mas sempre importante num campeonato curto como este e o peso do caso-Moutinho e a sua influência no balneário. Para chegar ao título terá que melhorar bastante a prestação fora de portas comparativamente com a do ano passado. Com tudo isto e ainda Izmailov e Vukcevic totalmente integrados e com Derlei sem ser fustigado por lesões pode ser o ano do leão.
Por fim, o Benfica. Novo treinador, novas ideias. Quique é apologista de futebol bonito, ofensivo mas com os desiquilibrios que o Benfica apresenta na defesa, não sei se será possível apresentar assim tão bom futebol e com consistência. Luisão não parece o mesmo, Nélson anda a perder o lugar para Maxi, David Luiz e Sidnei são jovens com potencial, Katsouranis pode ser tudo mas é bom que se defina qual o papel principal. Assim, apenas Leo (se bem que com menos pernas) se mantém num bom nível. No meio campo há a ausência de um médio centro batalhador de referência (Yebda, Bynia, Ruben Amorim não chegam para o requisitado) e um médio ala direito que proporcione um quarteto de meio campo equilibrado e com soluções similares dos dois lados. Claro, haverá sempre a opção de colocar 2 esquerdinos de início (Reyes e Di Maria) mas para isso só pode jogar um avançado e Aimar teria que recuar. Enfim, um sistema ainda não totalmente definido, um director desportivo ainda às compras à procura de um avançado mas o maior problema do Benfica está mesmo lá atrás...é um outsider mas se Aimar e Reyes engrenarem será um sério candidato.
Em seguida, aparecem 2 equipas minhotas bastante interessantes: Guimarães e Braga. O Guimarães terá que provar que o 3º lugar do ano passado não foi pura sorte e que poderá reconquistar em definitivo o lugar uefeiro que merece. O plantel tem a mesma base e as saídas foram razoavelmente colmatadas (Geromel por Gregory, Ghilas e Mrdakovic por Assis, Douglas e Jean Coral), ficará por saber se o peso da Champions afectará (entrando ou não) negativamente o desempenho caseiro. Já o Braga apresenta um plantel fortíssimo e um treinador extra-motivado. Os novos reforços vêm trazer a esta equipa o que faltou no ano passado. Uma baliza segura com Eduardo, um meio campo criativo com Luis Aguiar, Alan, Matheus e Jair Baylón e um ataque demolidor com Renteria e Meyong.
Haverá ainda espaço para as incógnitas Marítimo (reforçado na Luz com Manu, Paulo Jorge e João Coimbra e ainda com Taborda do Deportivo), Belenenses (mudança radical do plantel e treinador com muitos brasileiros desconhecidos) e Setúbal (com novo técnico e os brasileiros Leandro Lima, Laionel e Mateus a quererem provar o bom desempenho no passado).
As cartas estão lançadas, comece o Campeonato!

quinta-feira, agosto 21, 2008

Pequim 2008

A Vanessa pode ter ganho uma medalha, o Nélson até podem ganhar outra, o Gustavo ficou a um passo e a Naíde até pode ter tido um dia mau, mas o que se realça dos atletas portugueses destes Jogos Olimpicos é, essencialmente, a falta de profissionalismo dos mesmos.

Perdoem-me quem não merece ser incluído no lote mas tem sido demasiado mau o comportamento destes ditos atletas. Senão, vejamos:

- Francis Obikwelu faltou a uma prova de qualificação depois do insucesso no acesso à final dos 100 metros e do anúncio oficial do final da carreira.

- Marco Fortes disse que, de manhã, para ele, não era boa altura para lançar pesos. Era melhor estar na caminha.

- Sérgio Paulino abdicou da ida aos Jogos por problemas de saúde num ambiente que era conhecido há muito tempo, mas a bolsa não deixou de pingar todos os meses.

Amadores ou não amadores, a verdade é que os Jogos Olímpicos são competições especiais e o sonho de qualquer atleta. Se os que lá foram não pensam de forma igual, não beneficiassem da bolsa (de valor que desconheço) e dessem oportunidade a outros para lá irem.

Ah, e Vicente Moura tem mais é que se demitir. Porque ele é o chefe daquela delegação.

Etiquetas:


segunda-feira, agosto 18, 2008

Supertaça_2008

E vai outra! Assim se pode definir uma vitória mais de Paulo Bento numa final (a quarta de cinco) e a terceira vitória sobre Jesualdo Ferreira em outras tantas finais.

Foi um resultado justo, talvez exagerado premiando a felicidade de um Sporting que foi o que costuma ser: uma equipa equilibrada, agressiva e bem orientada. Belas exibições de Rui Patrício, Rochemback e Yannick sendo que se estranhou a inconsistência de Polga. Para primeiro jogo oficial da época, destaca-se a opção natural a recaír em Caneira para a esquerda. Se há alguém que tem que ser titular naquela defesa (para além de Polga), é ele.

Do lado do Porto, mais novidades no onze inicial, novidades essas que desiludiram: Sapunaru, Benitez e Guarin ficaram aquém das expectativas, sendo que apenas Rodriguez (a espaços) e depois Hulk mostraram qualidades interessantes. Continua-se sem se perceber se Quaresma fica ou sai, quem joga a 6, se Fucile recupera a titularidade ou não...dúvidas que, numa equipa habitualmente tão bem organizada, estranha-se em demasia.

Vitória justa de uma equipa que está mais próxima do seu principal adversário na luta pelo título e que aparenta ter menos identidade.


sábado, agosto 09, 2008

Apostas_9 - Resultados

Demorou mas aqui ficam os resultados da época passada referente às apostas das principais competições europeias.
O vencedor deste ano foi...VANTUNES com 34 pontos! Aqui fica o resultado da competição, a mais participativa de sempre, e bastante disputada:
Vantunes - 34
Oeste - 33
Zizou10 - 29
Santinni e Visconde - 28
Karlos - 26
Kramer, Macgowan e Kokas - 23
Pedro - 22
João Lopes - 21
Preto e LF - 20
Valente - 19
Seteluas e Faneca46 - 18
Dogus - 17
Alive - 14
Fctirsense - 13
Mad Dog - 10

Em breve, a votação para a época 2008/2009. Estejam atentos!

domingo, agosto 03, 2008

E que tal um bocadinho de humildade???


Acho que nem há muito a dizer: o homem merece mesmo Prémio Lata do Ano!! Quem tem estas 2 “tiradas” tem de vencer este troféu dê por onde der. Será que ele sabe o significado da palavra humilidade??!!

Recordo 2 das frases de Caneira na entreviste ao Jornal Record:
- “Sou um grande líder”
- “Sinto me, sem qualquer tipo de problemas ou preconceitos, o grande líder desta equipa do Sporting”

Como dizem os Gato Fedorento: “tas com uma taxa de bazófia…!!!!”

Etiquetas:


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!