domingo, agosto 31, 2008

Benfica 1 Porto 1

Surpresas no onze de lado a lado fizeram com que o clássico ganhasse ainda mais interesse. Isto porque Quique lançava as suas cartas de início (Di Maria e Reyes no flanco, sendo que no banco ficava apenas Nuno Gomes como opção já que Suazo não chegou a tempo) enquanto que Jesualdo se reservava com Rolando, Fernando e Tomás Costa no onze inicial compactado num 4-4-2, habitualmente cauteloso por parte de Jesualdo nos jogos grandes (e que tão pouco sucesso lhe tem dado).
Assim, o início do jogo foi de conhecimento e adaptação até que Katsouranis comete o (seu) primeiro erro do jogo: agarra gentilmente Lucho e este aproveita e cumpre o seu dever do início ao fim. Cai e marca golo. Amarelo bem mostrado.
Era agora obrigatório ao Benfica crescer mais rápido. Exigia-se a Reyes (muitas perdas de bola em zonas perigosas), Di Maria (inconsequente) e Aimar (perdulário) apresentar futebol mas nenhum deles esteve ao nível exigível sendo que os três acabaram o jogo com problemas físicos.
Por isso, teve que ser através de bola parada que o Benfica conseguiu criar perigo e foram Lucho e Lisandro que evitaram o golo e adiaram para a segunda parte o equilibrio no marcador.
O Benfica desnorteou-se e o Porto cresceu através da sua dupla fortíssima (mas perdulária) na frente. Rodriguez falhou diante Quim (grande exibição, mais uma) e Lisandro disparou ao poste de ângulo difícil. Intervalo com vantagem portista justificada pelo futebol corrido (o perigo do Benfica foi de bola parada).
Para a 2ª parte, entrou Guarin para o lugar do apagado Tomás Costa e foi o próprio Guarin que deixou nos pés de Lisando a hipótese de matar o jogo logo aos 50 minutos mas este desperdiçou incrivelmente numa altura em que Aimar se havia lesionado entrando Nuno Gomes para o substituír o que acabou por ser benéfico para o clube da Luz.
Foi o acordar do Benfica e através de uma investida de Yebda (jogo interessante) pela esquerda que Helton falha e Cardozo marca de cabeça. Poderia ser o revirar da partida até porque se sentia o Porto inseguro (Rolando esteve bem mas Saponaru e Fernando estavam um pouco perdidos). Mas, Katsouranis comete o seu segundo pecado da noite e, numa entrada escusada sobre Rodriguez, vê o segundo amarelo e deixa o Benfica com 10. Jesualdo arriscou o que deveria ter arriscado de início e coloca Hulk que em 2 lances deixou Quim em alerta. Antes, Nuno Gomes teve a única chance do Benfica depois do seu golo mas desperdiçou-a com remate disparatado. Depois de reequilibrar o sistema táctico da equipa (o que levou algum tempo, má gestão no banco encarnado), Quique ainda tentou puxar a equipa para a frente mas era já fisica e mentalmente impossível. O desempenho portista fica um pouco aquém, sobretudo contra 10 jogadores, alguns deles visivelmente desgastados. Resultado justo e boa arbitragem de Jorge Sousa: muito exigente com os jogadores, tal como o jogo pedia; rigoroso pela positiva no aspecto disciplinar; fisicamente bem. Apenas uma dúvida no lance entre Raul Meireles e Di Maria na área onde parece que o português entra de pé em riste. Mas julgar o lance como dividido não é nenhum crime.
Nota: Quique Flores tocou num ponto débil da sua equipa importante e que há já muito defendo. Treina-se mal na Luz. Mas atenção: não serve de desculpa para justificar as lesões de Aimar e Yebda nem as queixas de Reyes e Carlos Martins. É que nenhum deles estava na Luz o ano passado! Razão do ponto de vista global, mas não em particular para este jogo e por isso o tal de "melhor do Mundo" Paco Ayestarán terá que se justificar.

Comentários:
O Porto desiludiu-me porque mostrou novamente ser uma equipa vulgar nos jogos grandes. Jesualdo é mesmo muito fraquinho. O Benfica mostrou alguns bons pormenores mas continua a fazer-me lembra a época passada, correr à maluca sem objectivo prático. O empate é justo e percebe-se que jogadores que não jogam à um ano rebentem fisicamente (Aimar, Reyes, etc.) especialmente nesta altura da época.
Grande erro do Helton (mais um) e vergonhosa a invasão de campo por um adepto quando a meu ver a arbitragem até foi benevolente com o Benfica (Vermelho a Luyisão por cotovelada, Vermelho directo no lance do Penalty e erros de compensação por parte do árbitro após a expulsão). No lance do Di Maria, na minha opinião não é penalty.
 
Era como era normal um derby mt aguardado, mesmo depois do empate do Benfica na 1º jornada.
Dois 2 antes do jogo falavam me do jogo e da expectativa de o Benfica jogar de inicio com Aimar, Cardozo, Reys e Di Maria. Eu logo disse: " se Quique Flores for experto nao faz isso e poe Ruben Amorim de inicio".
Quique nao o fez, pôs 2 extremos de raiz, que pouco defende e que nao têm rotina colectiva e como tal enfraquecem defensivamente a equipa, deixando os def.laterais e os medios centros quase que ao abandono.
Jesualdo por sua vez, é um treinador medroso, muda sempre a equipa nos jogos grandes e quando vi aquele 11, apesar das opcoes de Quique, eu fiquei com elevada esperança.
Mas passados poucos minutos, viu-se que tacticamente o Porto estava bem, boa ocupacao dos espaços e o Benfica mostrava muita precipitacao. Mas era tudo mt inicial e ate podia ser conjuntural, mas num lance ja tipico no Porto, Lucho desmarca-se mt bem, aparece na area feito ponta de lança e Katsouranis o qual é alergico a correr de forma rapida e faz uma falta estupida sobre o argentino.
10 minutos apenas e o Porto ja na frente. Ainda assim o Benfica pouco tempo depois podia marcar em 2 lances de bola parada,mas Lizandro tirou o pao da boca. Benfica dominava, mas o Porto que diagonais maravilhosas de Lizandro e Lucho e com arrancadas de Rdoriguez ia sempre gelando o estádio da Luz. Quem tem Lucho tem meio caminho andado e este jogador sozinho quase que controlava aquele meio campo. O Benfica era mais frenesim do que jogo pensado, mas ia criando algum perigo e acabou por marcar num lance esquisito.
Quando se pensava que o Benfica iria para cima do Porto, Katsouranis tem mais um branca e é explulso. Tudo mudou a partir dai.
Com um homem a menos e com a equipa de rastos fisicamente o Porto veio para cima, teve oportunidades e podia mt bem ter marcado.
Claramente a haver vencedor, esse alguem seria o Porto. O empate, com alguma dose de clubismo ate se pode dizer que é justo.
Notas mt positivas para Quim, Ybeda e tb gostei de Carlos Martins. Negativas para o citado Katsouranis e para Aimar.
No Porto, grande Lucho, excelente Rdoriguez(é de facto um execelente jogador) e apesar de ter falhado na finalizacao, gostei de Lizandro.
De referir que nao percebo o banco do Benfica: para quê ter Ruben Amorim e Bynia no banco??? Nao faz sentido! Tinha de la estar Jorge Ribeiro, o qual é lateral , mas tb joga no meio campo. Ha que ter polivalente no banco!
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!