sexta-feira, agosto 22, 2008

Superliga_103

Ela aí está, a Liga Sagres 2008/2009!

Este ano com grandes nomes, uns de regresso ao nosso campeonato, outros estreantes. Será interessante ver os desempenhos de Cristian Rodriguez com as novas cores, de Rochemback de regresso a Alvalade, de Aimar e Reyes, figuras maior de um campeonato (mais um) nivelado por baixo.

O campeão Porto parte, obrigatoriamente, como favorito. Com ou sem Quaresma, tem a estrutura necessária para se sagrar campeão novamente. Perdeu Bosingwa e Paulo Assunção mas desde que não saia Lucho, o seu norte estará sempre bem guiado. Certamente não terá um Lisando tão letal como na temporada passada mas este ano haverá um Farias mais integrado e um Hulk cheio de energia; perdeu-se o pêndulo do meio campo mas haverá espaço para Meireles crescer ainda mais e os jovens Guarin e Tomás Costa poderão aparecer; também Mariano Gonzalez poderá provar o seu real valor. Está mais fraco e os seus adversário estão os dois mais fortes, mas a diferença do ano passado, relembro, foi de 14 pontos...
O Sporting começou bem, uma vez mais, o ano, e este ano apresenta o plantel com os desiquilibrios do ano passado completamente eliminados. É um grupo coeso e com soluções diversas para as várias posições sendo o único senão o sistema alternativo que se notou bem na pré-temporada que não resultou (4-4-2 normal). Com os ingressos de Caneira, Rochemback e Postiga o Sporting ganhou 2 titulares indiscutíveis para 2 zonas do terreno carenciadas e ganhou uma opção de ataque que no ano passado não tinha. Veremos o peso da ausência inicial de Liedson, até agora bem colmatada, mas sempre importante num campeonato curto como este e o peso do caso-Moutinho e a sua influência no balneário. Para chegar ao título terá que melhorar bastante a prestação fora de portas comparativamente com a do ano passado. Com tudo isto e ainda Izmailov e Vukcevic totalmente integrados e com Derlei sem ser fustigado por lesões pode ser o ano do leão.
Por fim, o Benfica. Novo treinador, novas ideias. Quique é apologista de futebol bonito, ofensivo mas com os desiquilibrios que o Benfica apresenta na defesa, não sei se será possível apresentar assim tão bom futebol e com consistência. Luisão não parece o mesmo, Nélson anda a perder o lugar para Maxi, David Luiz e Sidnei são jovens com potencial, Katsouranis pode ser tudo mas é bom que se defina qual o papel principal. Assim, apenas Leo (se bem que com menos pernas) se mantém num bom nível. No meio campo há a ausência de um médio centro batalhador de referência (Yebda, Bynia, Ruben Amorim não chegam para o requisitado) e um médio ala direito que proporcione um quarteto de meio campo equilibrado e com soluções similares dos dois lados. Claro, haverá sempre a opção de colocar 2 esquerdinos de início (Reyes e Di Maria) mas para isso só pode jogar um avançado e Aimar teria que recuar. Enfim, um sistema ainda não totalmente definido, um director desportivo ainda às compras à procura de um avançado mas o maior problema do Benfica está mesmo lá atrás...é um outsider mas se Aimar e Reyes engrenarem será um sério candidato.
Em seguida, aparecem 2 equipas minhotas bastante interessantes: Guimarães e Braga. O Guimarães terá que provar que o 3º lugar do ano passado não foi pura sorte e que poderá reconquistar em definitivo o lugar uefeiro que merece. O plantel tem a mesma base e as saídas foram razoavelmente colmatadas (Geromel por Gregory, Ghilas e Mrdakovic por Assis, Douglas e Jean Coral), ficará por saber se o peso da Champions afectará (entrando ou não) negativamente o desempenho caseiro. Já o Braga apresenta um plantel fortíssimo e um treinador extra-motivado. Os novos reforços vêm trazer a esta equipa o que faltou no ano passado. Uma baliza segura com Eduardo, um meio campo criativo com Luis Aguiar, Alan, Matheus e Jair Baylón e um ataque demolidor com Renteria e Meyong.
Haverá ainda espaço para as incógnitas Marítimo (reforçado na Luz com Manu, Paulo Jorge e João Coimbra e ainda com Taborda do Deportivo), Belenenses (mudança radical do plantel e treinador com muitos brasileiros desconhecidos) e Setúbal (com novo técnico e os brasileiros Leandro Lima, Laionel e Mateus a quererem provar o bom desempenho no passado).
As cartas estão lançadas, comece o Campeonato!

Comentários:
Dass..
Ainda agora começou e o Benfica já perdeu pontos! E logo contra um recém-promovido à Super-Liga!
E para lá dos 2 pontos perdidos, fica a pobre exibição!
Sinceramente, na minha opinião, só o Léo é que teve em bom plano!
 
Resumidamente: Porto apesar de mais fraco em relação ao ano passado, continua ser o mais forte candidato.
Sporting está mais forte. Manteve o treinador (por sinal muito bom), foi buscar Caneira e Roca e além disso está mais experiente! Experiencia é fundamental e a cada ano que passa, jogadores como Moutinho, Veloso, Yannick e até Patricio, acabam por ter uma maturidade, uma estaleca que faz a diferença.
Benfica está mais forte que o ano passado (o dificil era nao ser), mas nao sei se o suficiente para dar luta na luta pelo titulo.
Uma palavra para o Braga que com Jesus e com os reforços, está fortissimo. Acredito que vá lutar pelo titulo ou vai andar mt perto.
O Belem (que mais parecesse co Belém do Párá) com tanto brasileiro de qualidade mediocre, via ser a desilusao e nao me admirava que andasse ali a lutar de forma feroz para nao descer de divisao. Tb o Maritimo está fraco.
Nao vejo o Paços a evitar a descida e o proprio Leixoes vai andar aflito.
Basicamente haverá os 3 grandes mais o Braga, depois haverá o Guimaraes e depois é tudo ao molho mas com Paços, Leixoes, Belem, Estrela e Academica (mesmo por esta ordem)a serem os principais candidatos à descida
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!