quinta-feira, fevereiro 28, 2008

O Clássico

Mais um derby à porta. Jogos entre Sporting e Benfica são os verdadeiros derbys, aqueles que mexem com o país.

Este ano, está tudo muito fraquinho. Titulo é uma miragem, resta a luta pelo 2º lugar, sendo que para além dos 5 pontos de diferença, existe também um Guimarães pelo meio. Se o Benfica vai ganhar a Alvalade até o 3º lugar para o Sporting pode ficar em perigo. Seria então o caos em Alvalade.

Ambas as equipas têm apresentado mau futebol, mas o caso do Benfica é mais gritante. Não é mau. É caótico. Táctica não há. Estratégia muito menos. Basicamente existe o pontapé para a frente de Quim esperando que Cardozo depois faça alguma coisa ou então há a esperança em Rui Costa.
No Sporting, apesar do futebol não ser o melhor, nota se contudo trabalho de equipa, um rigor, um fio de jogo, uma organização. As coisas podem depois não resultar, mas mas há uma linha orientadora.
Difícil dizer qual vai ser o 11 do Sporting, dado que Vukcevic esta em dúvida, Ismailov poderá não ter o ritmo para jogar de inicio e agora até Liedson poderá estar também ele em dúvida. O factor Vukcevic poderá ser determinante na táctica. Enquanto benfiquista gostava que ele ficasse de fora. Gosto muito mais do Tiui!!
No Benfica, é tudo uma incógnita. Cristian Rodriguez está de fora, David Luís também deverá ficar e Petit é dúvida.
Sendo o ponto forte do Sporting o meio campo, colocaria Bynia com Petit no meio, Di Maria na esquerda e na direita (dando lhe liberdade para ir ora a um flanco ora a outro) e assim explorar os fracos laterais do Sporting. Rui Costa no meio com total liberdade. Quando Di Maria ia para um flanco o lateral do flanco oposto apoiaria o ataque, ficando atrás o lateral do flanco onde o argentino estava. Na frente Cardozo e Makulula.

O meu 11:
Quim
Nelson, Luisao , Katsouranis, Leo
Bynia, Petit e Rui Costa
Di Maria
Maukukula e Cardozo

Prognóstico: Sporting 1 (Liedson – para não variar) Benfica (Rui Costa – para a grande despedida)

domingo, fevereiro 24, 2008

Superliga_102

Para quem ainda pensava que havia campeonato, esta semana os grandes (cada vez menos grandes) de Lisboa fizeram questão de dissipar as dúvidas. O Porto será o próximo campeão nacional e a luta pelo segundo lugar resumir-se-á aos 2 de Lisboa, isto caso o Guimarães não decida intrometer-se (o que não me parece). Lisandro continua a fazer a diferença enquanto que Liedson e Cardozo não conseguem pegar nas suas equipas às costas (leia-se, marcar tanto como Lisandro). Camacho continua sem ideias e a jogar a medo enquanto que Paulo Bento continua sem...opções.
No resto da jornada, destaque para a subida de forma do Estrela Amadora ao invés da mais que provável descida da Leiria. O Belenenses baqueou em casa frente a um adversário directo e quem ganhou bastante crédito foi mesmo o Guimarães que subiu ao 3º lugar.



Equipa da semana: Setúbal

Jogador da semana: Anselmo

Golo da semana: Nao vi todos...ajudem!

Treinador da semana: Jesualdo Ferreira (vai descansado rumo ao bi)

Positivo da semana: O fim da ilusão de sportinguistas e benfiquistas.

Negativo da semana: O fim da emoção pelo título.

Triste da semana: Rui Patrício. São já demasiados erros

Etiquetas:


sábado, fevereiro 23, 2008

Blog da semana_17

Não é favor nenhum...ele é hoje um visitante e comentador assíduo do nosso blog o que nos despertou para conhecer melhor o blog dele. Lunatic é um blog, diria que generalista, mas onde se nota uma paixão verdadeira pelo futebol e um sentido de humor bastante apurado. No fundo, uma postura que nos permite identificar com eles.
Aqui fica o link, visitem e divirtam-se. Porque é por isso que por aqui andamos.

http://lun4tic.blogspot.com/

Etiquetas:


sexta-feira, fevereiro 22, 2008

Deixem-nos Sonhar!



Sporting e Benfica, vão marcar presença nos oitavos-de-final da Taça UEFA depois de ontem terem eliminado o Basel e o Nuremberga respectivamente.

Se a passagem do Sporting é inquestionável tal foi a sua superioridade, já o Benfica teve sorte para os próximos 10 anos. Até começou bem no jogo, mas passados 20 minutos, era o Nuremberga quem controlava o jogo. Aliás, Camacho passou logo a mensagem com o 11 que escolheu: defender! Curiosamente, no flanco onde havia em teoria mais apoio defensivo, dada a presença de Maxi Pereira junto de Luís Filipe. Aquilo foi contudo um sofrimento. Vejo em Maxi e em Luís Filipe, dois jogadores para um Paços de Ferreira, um Estrela. Nunca para um Benfica. Eu que até via qualidades em Luís Filipe quando estava no Braga. Percebo agora porque falhou no Sporting. Pura e simplesmente não aguenta o peso da camisola de um grande.
Se na 1º parte o Benfica com maior ou menor dificuldade lá se foi aguentando, na 2ª, esteve completamente encostado às cordas e muito perto do KO. Finalmente , Camacho lá pôs Cardozo e Di Maria além da estranha opção por ter Leo e Sepsi em campo em simultâneo. Depois la veio não a estrelinha, mas a constelação!

Bem, mas o que interessa é que estão os 2 grandes nos 1/8 Final, vão defrontar oponentes perfeitamente acessíveis, e na eliminatória seguinte, volta o sorteio puro. Adorava um Sporting-Benfica numa competição europeia! Era o delírio! Pedir uma final entre os 2 seria talvez pedir demais, mas pq não sonhar??! Ainda assim , espero que os 2 se encontrem já na próxima eliminatória.

Nota: Os Clubes Ingleses brilham na Europa. Têm 7 clubes em prova. 7! 4 na Champions e 3 na UEFA. Já os Alemães têm 4 na UEFA (o único clube eliminado na UEFA foi o ... Nuremberga) .

terça-feira, fevereiro 19, 2008

Descubra a Diferença!

Quase que tenho vontade de começar com uma advinha: qual é coisa qual é ela que é só correr, correr, trabalho, muito trabalho, faltas e faltas e pontapé para a frente?? Adivinharam! Essa coisa (sim é esse o nome porque nem dá para chamar “equipa” aquilo) é o que Benfica de Camacho e regra geral o Boavista de Jaime Pacheco põem em campo.

Hoje em dia, se não fossem os equipamentos, quase que nem dava para distinguir quando está o actual Benfica a jogar ou se é o Boavista de Jaime Pacheco. É uma miséria!
Ainda este fim de semana vi parte do jogo entre a Naval e o Benfica. Sim, não consegui ver o jogo na sua totalidade porque o “espectáculo” era tão mau , que de vez em quando ia mudando de canal.

Nos últimos meses, as exibições têm sido más, mas ultimamente nem más têm sido. Têm sido péssimas. Agora então com a dupla Cardozo e Maukukula, basicamente é pontapé para a frente e fé....neles! Depois temos agora a vertente pantufada. Com a Naval acho que foi batido o record .....do campeonato!

Oh Sr. Camacho!! Não consegue fazer melhorzinho que isso!?? Só consegue ter bons resultados se for contratar jogadores consagrados???
Pior que isso, consegue com o Nuremberga , o fantástico fenómeno de por David Luiz a jogar como médio, e continuar a ter Katsouranis na defesa. Não seria mais lógico trocá-los???
Sr.Camacho aprenda algumas coisinhas com os bons! Não se inspires nos Jaimes Pachecos!

segunda-feira, fevereiro 18, 2008

Vendaval na Choupana

Parece que o vendaval chegou à capital...

Ninguém pensava que o nevoeiro que começou no Sábado na ilha da Madeira, se iria transformar em temporal no Domingo.

Ao que parece o jogo entre Nacional e Guimarães, não teve grande ciência e o resultado também não foi grande surpresa. O foi de registar e fica para a história são os episódios lamentáveis a seguir ao desafio. Mais uma vez entre pessoas do Guimarães (quem não se lembra do episódio da bela da ribeira e das inúmeras vezes que a claque queima e atira cadeiras) e pessoas do Nacional (o presidente é ódio de estimação de muita gentes - Sporting, Marítimo, etc.). Ao que parece após o apito final o "Carismático" treinador da Choupana mandou-se ao garganeto do "Rei do Fair Play" Cajuda (pelo menos quando habitualmente defronta e perde com o Porto). O que se passou na realidade não sei nem desconfio mas ao que parece, e pelos comentários do Cajuda antes do jogo referindo-se a Jokanovic (não tenho inimigos, mas adversários) a situação já estava inflamada.
Vergonhoso também a o papel da polícia local que não actua exemplarmente neste casos e mantém a impunidade perante os senhores da casa - resultado ao que parece confusão no túnel, murros e pontapés, asneiras e uma boa imagem do nosso futebol.
E tu? o que achas que se passou para culminar nesta tourada à moda da madeira!


PS: Muito boa a reacção do presidente do Guimarães - "...esse sr. devia ser RADIADO do futebol..."

Como dizia o outro: COMPRIMENTOS!

Etiquetas:


sexta-feira, fevereiro 15, 2008

O Fim de um Génio??

13/02/2008. Esta poderá ter sido a data que ditou o fim da carreira de um dos mais brilhantes jogadores da história do futebol. Jogava-se o minuto 59 do jogo entre Milan e Livorno para o Série A Italiana e num lance normalíssimo, Ronaldo cai no chão gritando de dores. As lágrimas corriam no seu rosto. Ele mais do que ninguém sabia a gravidade da situação. Ele que tem sido alvo de lesões e mais lesões e que até tinha acabado de entrar em jogo à poucos minutos.
As previsões apontam para uma paragem de 9 meses. O drama é que Ronaldo tem sido operado, operado, operado. Os últimos 6-8 anos, tem passado a grande maioria do tempo em recuperação das diversas lesões que tem sido vitima. Esta última parece ter sido fatal....

Ronaldo apareceu muito, mesmo muito cedo na alta esfera do futebol mundial. Com 17 anos (mesmo não tendo jogado) já era Campeão do Mundo. Seguindo a trajectória de Romário, assinou pelo PSV, ai brilhou e logo seguiu para Barcelona. Ai foi o apogeu. Era simplesmente assombroso vê-lo jogar. Era Ronaldo e mais 10! Sempre que pegava na bola, esperava se magia. Tinha uma velocidade, uma explosão, drible, resistência que rebentava qualquer defesa. Ficaram famosas aquelas suas arrancadas em que positivamente ele partia para cima dos defesas, procurava o confronto e passava pelo meio deles como faca em manteiga. Fica me na memória aquelas jogadas contra o Valência e sobretudo uma contra o Compostela ( http://br.youtube.com/watch?v=-jBF8pyaNkw ) e em que se vê Bobby Robson por as mãos na cabeça, completamente estupefacto em que mais parecia ser o treinador adversário!
Era simplesmente brilhante. Era o melhor do mundo e se assim continuasse teria tudo para ser o melhor de sempre.

Mas depois entra a parte de Ronaldo que nunca gostei. O lado humano. Se fosse um crente, diria que Ronaldo foi castigado. Tinha Barcelona a seus pés, mas foi ganancioso e assinou pelo Inter de Milão. Cuspiu no prato onde tinha comido. Começou por brilhar, mas rapidamente surgiram as primeiras lesões graves. Teve muito tempo parado. Mesmo muito, quase 2 anos sem jogar. Quando finalmente recomeçou a jogar e a começar a atingir um bom nível.....volta a cuspir no prato onde comeu e assina pelo Real Madrid. Nunca chegou sequer a ser metade do Ronaldo que era. Mau profissional, constanstes faltas a treinos, excesso de peso (conhecido como o El Gordito) teve alguns bons jogos , mas era várias vezes suplente e acabou por voltar a Itália, uma vez mais para assinar pelo rival do clube onde “comeu”. Lesões e mais lesões, má conduta profissional e agora por fim a lesão que pelos vistos dá origem ao fim da carreira.
Pena que termine assim, pena que tenha sido tão mau profissional e que as lesões não o tenham largado. Muitas das lesões musculares por certo não estarão desligadas da sua conduta fora de campo.

Fica a dúvida do que teria sido. A meu ver tinha tudo para ser o melhor de sempre ou estar muito perto de Maradona.
Há jogadores que fruto de lesões perderam oportunidade de ser jogadores fantásticos. Assim de repente, recordo me de Denilson e de ..... Mantorras!

domingo, fevereiro 10, 2008

Frente a Frente_7

Dizer tudo o que haveria para dizer deste trio daria para encher uma página de blog inteira...João Pinto, Figo e Rui Costa, por ordem de idade, são (as) 3 referências que quem tem menos de 35 anos possui como aquelas que iluminam o futebol português. Num patamar mais abaixo, na minha opinião, poderá colocar-se Vitor Baía, Fernando Couto, Paulo Sousa e...Paulo Futre. Aproveito a deixa para referir que, para mim, (em Portugal) Futre é como Sampras no ténis ou Magic Johnson no basket. Quando apareceu, mais ninguém era capaz de fazer aquilo. Hoje, são vários o que conseguem atingir o nível destes dois desportistas.

Bom, voltando ao trio do post: Eles fizeram-nos campeões em 1991 no Mundial sub-20, fizeram-nos sonhar em 1993 no célebre jogo em Itália (0-1 Casiraghi), deram-nos orgulho de ser portugueses ao longo de todos estes anos recheados de conquistas de títulos, fãs e records. Senão vejamos:

Luis Figo foi o mais viajado: partiu cedo para Barcelona, ombreou com símbolos como Hagi, Prosinecki, Rivaldo e Stoitchkov e ascendeu a capitão de equipa. Homem de ambição desmedida, teve várias peripécias ao longo da carreira sendo a mais visivel a traição ao Barça, trocando-o pelo Real Madrid. A célebre cabeça do leitão em pleno Camp Nou figurará nas nossas cabeças para sempre. No Real, fez parte dos galácticos onde ganhou tudo o que havia para ganhar, a nível colectivo e individual (prémio de melhor jogador do Mundo). Foi então para o Inter continuar a ganhar títulos e o respeito em Itália, país que o riscou de cena quando assinou por Juventus e Parma na mesma época. Faltou-lhe a passagem por Inglaterra, ao invés da ida para a Arábia que, felizmente, (ainda) não se concretizou. Contas feitas, é para mim o melhor jogador português que vi jogar com um ligeiro problema: faltou-lhe mais sentimento pelos clubes onde passou, apesar de não se lhe poder apontar nada em termos de profissionalismo. Mas o futebol é um jogo de paixões.

Rui Costa é um exemplo de humildade. Cedo se tornou importante no Benfica o que despertou o interesse do Barcelona. Mas Cecchi Gori, presidente da Fiorentina, fez finca-pé e pagou 1,2 milhões de contos para levar o menino bonito da Luz para Florença. Rui Costa teve a decepção de não jogar no clube catalão mas ganhou um amor eterno e o respeito inteiro de um país. A sua Fiorentina não foi muito longe (apenas ganhou uma taça de Itália) mas nunca abdicou de o manter na equipa, até que, por razões financeiras, Rui Costa teve de ser vendido e que destino melhor que o AC Milan, clube que sonhava representar quando era mais novo e onde ganhou títulos colectivos que não havia ganho em Florença. Campeão italiano e europeu. Com a chegada de Káká o seu espaço diminuíu e o sonho de voltar à Luz, que nunca se havia dissipado, reacendeu e tornou-se realidade há cerca de 1 ano e meio. Hoje é um jogador exemplar e mantém-se a jogar ao mais alto nível sendo um dos poucos casos em Portugal em que voltou do estrangeiro para jogar no clube que o havia projectado e, neste caso, o clube do seu coração.


João Vieira Pinto foi o mais mediático a nível nacional. O começo fulgurante no Boavista levou-o para a Luz. Aí foi o menino bonito, principalmente de pois de se ter negado a efectivar a traição no Verão de 93. Chegou a capitão de equipa e teve um clube inteiro moldado a seu redor. Com a chegada de Vale e Azevedo, perdeu espaço e, inexplicadamente, foi dispensado antes do Europeu onde brilhou. Entre tudo isto, assinou pelo Sporting por 4 anos e lá sagrou-se campeão nacional e foi peça fulcral nessa conquista. Voltou então ao Boavista onde fez 2 épocas de nível médio (a segunda bem melhor). Rumou então a Braga onde ganhou um carinho especial pelos adeptos. Ficou por representar o Porto de quem teve convites mas que acabou por não aceitar nenhum. De qualquer forma, é um jogador que divide opiniões por não ter arriscado no estrangeiro mas por onde passou cumpriu sempre com distinção as suas funções e foi durante muito tempo o melhor jogador do nosso campeonato.


A pergunta que fica é: qual o teu jogador preferido dos 3 e aquele que consideras que teve a melhor gestão de carreira.

Etiquetas: , ,


quarta-feira, fevereiro 06, 2008

Selecção_15

A fase final do Euro está aí à porta e até agora não há grandes razões para muitas esperanças relativamente à Selecção Nacional.
Não, não tinhamos que ganhar à campeã do Mundo, a Itália. Nem tinhamos que ser primeiros no grupo de apuramento, interessava sim qualificar-nos. Não, também não é fundamental jogar um futebol deveras atractivo, mas sim ganhar os jogos realmente importantes. Ok, não vencemos nem jogámos bem com Polónia, Sérvia e Finlandia nos momentos decisivos.

Bom, contas feitas...Portugal de Scolari anda a passar nos exames com nota 9,5...e isso não me parece que nos vá deixar tranquilos e confiantes para a fase final do Euro.

E depois há outra questão:

Em quem confiamos para nos levar ao triufo? Cristiano Ronaldo. Lembram-se de mais alguém?

Etiquetas:


De Barriga Cheia

Bem sei que temos por cá no país muito e bom jogador. Mas acho que não temos assim tantos que dê para desperdiçar ou recusar ao preço da chuva.
Vem isto a propósito de 3 jogadores têm estado em foco em têm um passado ligado a Portugal.

Um é Pele. Miúdo de 20 anos que o Inter de Milão veio buscar por tuta e meia ao Vit. Guimarães. É preciso alguém lá de fora para dar valor a um jogador que fez apenas uma época como sénior e agora joga num dos maiores clubes europeus, sendo titular ao lado de jogadores como Ibrahimovic ou Patrick Vieira. O que me faz muita confusão é que este miúdo era júnior do Benfica e foi dispensado !! No ultimo ano de sénior e na chegada de Fernando Santos ao Benfica foi lhe dada liberdade para escolher o futuro. Mas esta gente é cega?? Onde é que têm os olhos?? Depois ainda têm a lata de dizer que não saem jogadores de qualidade da formação (Fernando Santos foi um deles , mas até é quem tem menos culpa no meio disto tudo) por forma a apostar neles??? Haja vergonha!

Outro jogador que tem dado nas vistas mas que já foi "agarrado" (pelo Manchester United) à cerca de 2 meses é Manucho. Jogador bem interessante , baratíssimo e que nem em Portugal e que sobretudo dos bons 5 ou clubes que há em Portugal se interessou. Pior ainda é que pelos vistos no inicio da época teve à experiência uns dias no Estrela da Amadora. Fico a pensar que o Estrela da Amadora deve ter um plantel muito bom!! Dauto Faquirá , a quem eu ate reconheço qualidades, é de facto alguém que no que diz respeito a avançados nunca está contente. Nunca! Dos 5 avançados que tinha no inicio da época, 4 já foram dispensados e já o ano passado fez o mesmo, inclusivé fê-lo com jogadores que contratou na pré-época e logo passados 2 meses os dispensou. Definitivamente (tirando Anselmo) não há com consiga agradar a Dauto Faquirá. Não posso voltar a criticar o tão pouco valor que se dá aos jogadores angolanos. So querem é jogadores do Senegal, Nigéria, Costa do Marfim, Camarões. Recentemente , Mozer e Manuel Fernandes (ex referências de Benfica e Sporting) já haviam feito essa critica aos clubes portugueses e apontando com uma das razões para tão poucas transferências se dever ao facto de por ali, empresários é coisa que ....não há!

Outro jogador que agora está em alta é Leonardo Moura. Quem , perguntam vocês?? Leo Moura é um defesa/médio direito que tinha um nome consagrado no Brasil , veio para o Braga, raramente jogou, voltou ao Brasil para representar Flamengo e agora Fluminense e acaba de ser convocado para a selecção brasileira!!

Viva ao luxo!!

sábado, fevereiro 02, 2008

Votações_10

Chegou ao fim o tempo para votar em 2 das votações que tinhamos em aberto.
Assim, os visitantes do Controvérsias confirmaram que a presença de Izmailov e Vukcevic no 11 inicial do Sporting é fundamental, tendo recolhido 22 dos 37 votos. Já Di Maria e Adu não têm, segundo os nossos leitores, tanta importância na equipa do Benfica já que foi a opção de jogar com os dois de início que recolheu menos votos. Adu é o favorito porque recolheu 14 dos 41 votos, quase o dobro de Di Maria (8).

Etiquetas:


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!