sexta-feira, fevereiro 15, 2008

O Fim de um Génio??

13/02/2008. Esta poderá ter sido a data que ditou o fim da carreira de um dos mais brilhantes jogadores da história do futebol. Jogava-se o minuto 59 do jogo entre Milan e Livorno para o Série A Italiana e num lance normalíssimo, Ronaldo cai no chão gritando de dores. As lágrimas corriam no seu rosto. Ele mais do que ninguém sabia a gravidade da situação. Ele que tem sido alvo de lesões e mais lesões e que até tinha acabado de entrar em jogo à poucos minutos.
As previsões apontam para uma paragem de 9 meses. O drama é que Ronaldo tem sido operado, operado, operado. Os últimos 6-8 anos, tem passado a grande maioria do tempo em recuperação das diversas lesões que tem sido vitima. Esta última parece ter sido fatal....

Ronaldo apareceu muito, mesmo muito cedo na alta esfera do futebol mundial. Com 17 anos (mesmo não tendo jogado) já era Campeão do Mundo. Seguindo a trajectória de Romário, assinou pelo PSV, ai brilhou e logo seguiu para Barcelona. Ai foi o apogeu. Era simplesmente assombroso vê-lo jogar. Era Ronaldo e mais 10! Sempre que pegava na bola, esperava se magia. Tinha uma velocidade, uma explosão, drible, resistência que rebentava qualquer defesa. Ficaram famosas aquelas suas arrancadas em que positivamente ele partia para cima dos defesas, procurava o confronto e passava pelo meio deles como faca em manteiga. Fica me na memória aquelas jogadas contra o Valência e sobretudo uma contra o Compostela ( http://br.youtube.com/watch?v=-jBF8pyaNkw ) e em que se vê Bobby Robson por as mãos na cabeça, completamente estupefacto em que mais parecia ser o treinador adversário!
Era simplesmente brilhante. Era o melhor do mundo e se assim continuasse teria tudo para ser o melhor de sempre.

Mas depois entra a parte de Ronaldo que nunca gostei. O lado humano. Se fosse um crente, diria que Ronaldo foi castigado. Tinha Barcelona a seus pés, mas foi ganancioso e assinou pelo Inter de Milão. Cuspiu no prato onde tinha comido. Começou por brilhar, mas rapidamente surgiram as primeiras lesões graves. Teve muito tempo parado. Mesmo muito, quase 2 anos sem jogar. Quando finalmente recomeçou a jogar e a começar a atingir um bom nível.....volta a cuspir no prato onde comeu e assina pelo Real Madrid. Nunca chegou sequer a ser metade do Ronaldo que era. Mau profissional, constanstes faltas a treinos, excesso de peso (conhecido como o El Gordito) teve alguns bons jogos , mas era várias vezes suplente e acabou por voltar a Itália, uma vez mais para assinar pelo rival do clube onde “comeu”. Lesões e mais lesões, má conduta profissional e agora por fim a lesão que pelos vistos dá origem ao fim da carreira.
Pena que termine assim, pena que tenha sido tão mau profissional e que as lesões não o tenham largado. Muitas das lesões musculares por certo não estarão desligadas da sua conduta fora de campo.

Fica a dúvida do que teria sido. A meu ver tinha tudo para ser o melhor de sempre ou estar muito perto de Maradona.
Há jogadores que fruto de lesões perderam oportunidade de ser jogadores fantásticos. Assim de repente, recordo me de Denilson e de ..... Mantorras!

Comentários:
Bem vamos por partes.
Essa história do cuspiu no prato em que comeu acho injusta porque acredito que a gestão no Barça, na altura, não seja um exemplo de perfeição - Ronaldo, Laudrup, etc. que para uma melhoria salarial tiveram que dar o salto.

Quanto à questão de ser mau profissional, também acho que não é bem assim como tu dizes. Quando foi para Barcelona o franzino Ronaldinho entrou num programa de crescimento de massa muscular que se coadunasse com um futebolista de alta competição. A situação foi mais extrema quando ele se mudou para Itália e a carga de desenvolvimento muscular aumentou, devido às exigências da Série A. Como um médico disse a algum tempo o Ronaldo tinha um joelho que não estava preparado para suportar a massa muscular que o atleta possuía. Para rentabilizar o investimento o Inter avançou com as famosa inflitrações, que são prática comum o que agravou e muito o problema do joelho direito.
Creio que tudo isto mexe com a cabeça de alguém que num dia é capaz de fazer tudo e noutro nem andar consegue pelo que os excessos cometidos (casamentos, saídas, churrasquinhos, etc.) seja uma consequência directa disso. Toda a gente (colegas incluídos) que o Ronaldo é um "cara gente boa" e que mesmo atingindo o TOP sempre foi um gajo humilde.

Mesmo assim deixou marca em Barcelona (fantástico, o seu melhor), Inter (1ª época de sonho) onde foi apelidado do FENÓMENO, Real Madrid (Mesmo com as lesões brilho ao lado e Figo, Zidane, Beckham, Roberto Carlos, etc.) e Milão (o fim da época passada foi decisivo para o Milan).

Sem dúvida para mim o melhor avançado que vi jogar à bola!
 
Mantorras?
 
Não sei se Denilson em termos futebolísticos tinha potencial para lá chegar Karlos.

O Mantorras podia ter potencial mas não tinha idade :-)
 
Denilson tb era um fantastico jogador. Nao digo como é obvio que chegaria ao nivel de Ronaldo. É que isso era quase impossivel. Ronado como disse tinha tudo para vir a ser o melhor de sempre (Maradona que me perdoe) mas por enumeras razoes, isso nao aconteceu.
A questao de mau profissional isso para mim é linear. Alias ate o factor de excesso de peso, nao ajuda o factor joelho.
Ronaldo termina uma carreira sem nunca ser adorado por um clube onde passou. Nao saiu e bem do Barcelona, nao saiu a bem do Inter, nao saiu muito bem do Real e no Milan nao será recordado como um idolo.
Consegue o fenomeno de em ambos os países ter jogado nos 2 grandes rivais. Ora isso sabemos bem que leva a que dificilmente seja verdadeiramente aceite como um idolo.
Mantenho o que disse: cuspiu no prato onde comeu. O Barça projectou-o e bem trabalhado ele renogociava bem o contrato, no Inter, teve quase 2 anos parado, sempre a receber ordenado princepesco e quando finalmente recupera...foi se embora!! Isso não se faz!! Faz me lembrar Sokota. Gente assim não interessa a ninguem!
Mas futebolisticamente era um animal! Quase imparável!
 
Ronaldo foi um "Fenómeno"!! Fabuloso em quase todos os aspectos do jogo! Talvez o seu ponto mais fraco fosse o jogo-de-cabeça! Muita força, muita velocidade, muita técnica, capacidade de explosão fantástica, fortíssimo no 1 contra 1, no 1 contra 2, no 1 contra 11 + suplentes.. eheh

Como todos os grandes jogadores, levou muita pancada e associado a isso sempre foi propenso a lesões (ainda na última época do PSV chegou a revelar problemas que o afastaram de competição durante algum tempo), com a agravante de os clubes nunca o terem poupado muito (ao invés do que faz por exemplo o Ferguson com o C.Ronaldo)!! Aliás, frequentemente foi infiltrado e jogou sem estar em condições!

O facto de ter cometido excessos só prejudicaram o seu rendimento. Festas, churrasquinhos e mulheres nem sempre se coadunam com a vida de um profissional de futebol.. é verdade!! - Mas sejamos sinceros.. quem não gosta de "picanha e bundinha"!!?

Não tenho dúvida que o Ronaldo foi o melhor avançado que vi jogar! Uma dupla entre ele e o Van Basten (meu preferido) teria sido de sonho!

O Mantorras poderia ter atingido uma patamar alto no futebol, mas a comparação com Ronaldo, só mesmo na lusofonia, na posição no terreno e no calvário das lesões!

Do Denilson nunca gostei! Sempre me fez lembrar os jogadores dos "Harlem Globetrotters"! - Muita magia, muita habilidade, muita piada, mas não era competitivo, nem nunca o considerei muito produtivo! Era um grande "entretainer", mas dificilmente diria que foi um grande jogador!
 
Eh! Ja vi que fui mal interpretado. Eu nunca disse que Mantorras ou Denilson poderia ser tao bons ou melhores que Ronaldo. Sò disse que poderiam ter sido jogadores de destaque a nivel mundial.
Ha tanto jogador tao bom por este mundo mas que não sao os melhores do mundo.
Imagine se que um Ibrahimovic, um Totti, um Raul, um Del Piero, um Quaresma, ou tantos outros, tivessem ficado incapacitados muito novos !!
 
See here.
 
A alcunha de FENÓMENO se só lha atribuíram quando chegou ao Inter, veio tarde porque a época de Ronaldo em Barcelona foi das coisas mais fantásticas que vi num jogador de futebol. Sem dúvida.
Claro que Ronaldo é e sempre foi um boémio. Romário também o foi, Roberto Carlos era outro...jogador brasileiro sem ser boémio perde a piada...vejam o Bebeto que era um santinho e só dava vontade de lhe dar um par de estalos!
Bom, mas voltando a Ronaldo, tenho muita pena que não tenha tido uma carreira mais completa e constante. Nas condições físicas que apresentou em Madrid (GORDO), conseguiu produzir e ser decisivo.
Il Gordinni, fará falta ao futebol.

Nota: Denilson? Denilson era uma merda. Ficaria bem ao lado do Junior no futebol de praia a rivalizar com o Madjer (e mesmo assim perdia).
 
Denilson, fod..... que jogar de merda, o maior bluff da história do futebol, 6 milhões de contos custou o menino ao bétis e o que se viu ? Nada.

Mantorras, ontro bluff, se bem que por asneirada grossa do departamento médico do benfica.

Ronaldo, bom, mesmo excelentte entre os melhores 10 avançados de sempre, mas cabeça fraca, sempre acreditou no que o empresário lhe dizia.

aquela época em Barcelona, foi fabulosa, aliás ganharam quase tudo. aquele golo ao celta que passa por 6 gaijos é diabólico...
 
See Online Virus and Spyware Scan
 
Mais uma acha para suportar a minha teoria:

Segundo um responsável da CBF, os responsáveis do PSV deram anabolizantes de crescimento muscular para o Ronaldo ficar com mais massa muscular.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!