domingo, fevereiro 10, 2008

Frente a Frente_7

Dizer tudo o que haveria para dizer deste trio daria para encher uma página de blog inteira...João Pinto, Figo e Rui Costa, por ordem de idade, são (as) 3 referências que quem tem menos de 35 anos possui como aquelas que iluminam o futebol português. Num patamar mais abaixo, na minha opinião, poderá colocar-se Vitor Baía, Fernando Couto, Paulo Sousa e...Paulo Futre. Aproveito a deixa para referir que, para mim, (em Portugal) Futre é como Sampras no ténis ou Magic Johnson no basket. Quando apareceu, mais ninguém era capaz de fazer aquilo. Hoje, são vários o que conseguem atingir o nível destes dois desportistas.

Bom, voltando ao trio do post: Eles fizeram-nos campeões em 1991 no Mundial sub-20, fizeram-nos sonhar em 1993 no célebre jogo em Itália (0-1 Casiraghi), deram-nos orgulho de ser portugueses ao longo de todos estes anos recheados de conquistas de títulos, fãs e records. Senão vejamos:

Luis Figo foi o mais viajado: partiu cedo para Barcelona, ombreou com símbolos como Hagi, Prosinecki, Rivaldo e Stoitchkov e ascendeu a capitão de equipa. Homem de ambição desmedida, teve várias peripécias ao longo da carreira sendo a mais visivel a traição ao Barça, trocando-o pelo Real Madrid. A célebre cabeça do leitão em pleno Camp Nou figurará nas nossas cabeças para sempre. No Real, fez parte dos galácticos onde ganhou tudo o que havia para ganhar, a nível colectivo e individual (prémio de melhor jogador do Mundo). Foi então para o Inter continuar a ganhar títulos e o respeito em Itália, país que o riscou de cena quando assinou por Juventus e Parma na mesma época. Faltou-lhe a passagem por Inglaterra, ao invés da ida para a Arábia que, felizmente, (ainda) não se concretizou. Contas feitas, é para mim o melhor jogador português que vi jogar com um ligeiro problema: faltou-lhe mais sentimento pelos clubes onde passou, apesar de não se lhe poder apontar nada em termos de profissionalismo. Mas o futebol é um jogo de paixões.

Rui Costa é um exemplo de humildade. Cedo se tornou importante no Benfica o que despertou o interesse do Barcelona. Mas Cecchi Gori, presidente da Fiorentina, fez finca-pé e pagou 1,2 milhões de contos para levar o menino bonito da Luz para Florença. Rui Costa teve a decepção de não jogar no clube catalão mas ganhou um amor eterno e o respeito inteiro de um país. A sua Fiorentina não foi muito longe (apenas ganhou uma taça de Itália) mas nunca abdicou de o manter na equipa, até que, por razões financeiras, Rui Costa teve de ser vendido e que destino melhor que o AC Milan, clube que sonhava representar quando era mais novo e onde ganhou títulos colectivos que não havia ganho em Florença. Campeão italiano e europeu. Com a chegada de Káká o seu espaço diminuíu e o sonho de voltar à Luz, que nunca se havia dissipado, reacendeu e tornou-se realidade há cerca de 1 ano e meio. Hoje é um jogador exemplar e mantém-se a jogar ao mais alto nível sendo um dos poucos casos em Portugal em que voltou do estrangeiro para jogar no clube que o havia projectado e, neste caso, o clube do seu coração.


João Vieira Pinto foi o mais mediático a nível nacional. O começo fulgurante no Boavista levou-o para a Luz. Aí foi o menino bonito, principalmente de pois de se ter negado a efectivar a traição no Verão de 93. Chegou a capitão de equipa e teve um clube inteiro moldado a seu redor. Com a chegada de Vale e Azevedo, perdeu espaço e, inexplicadamente, foi dispensado antes do Europeu onde brilhou. Entre tudo isto, assinou pelo Sporting por 4 anos e lá sagrou-se campeão nacional e foi peça fulcral nessa conquista. Voltou então ao Boavista onde fez 2 épocas de nível médio (a segunda bem melhor). Rumou então a Braga onde ganhou um carinho especial pelos adeptos. Ficou por representar o Porto de quem teve convites mas que acabou por não aceitar nenhum. De qualquer forma, é um jogador que divide opiniões por não ter arriscado no estrangeiro mas por onde passou cumpriu sempre com distinção as suas funções e foi durante muito tempo o melhor jogador do nosso campeonato.


A pergunta que fica é: qual o teu jogador preferido dos 3 e aquele que consideras que teve a melhor gestão de carreira.

Etiquetas: , ,


Comentários:
Rui Costa foi o meu preferido!

O JVP também foi "adorado" durante muito tempo até que a dupla Vale e Azevedo / Graeme Souness o mandaram embora! Gostava que também ele tivesse a oportunidade de terminar a carreira no Glorioso!

Figo foi sem dúvida o melhor da geração de ouro!

Outro que eu gostava muito era o Paulo Sousa. Na posição que ocupava era dificil encontrar jogadores com tanta classe.. (Fernando Redondo talvez fosse o único a batê-lo nesse aspecto..).
 
100% de acordo com o lunatic!

Rui Costa é de longe o meu preferido, pela qualidade como jogador, pela humildade que sempre mostrou e amor e respeito mostrado pelos clubes que representou.

O Figo foi de longe que o que melhor geriu a carreira.

O JVP também era um dos meus preferidos até se ter mudado para o Sporting... e o mesmo aconteceu com o Paulo Sousa!
 
Não podemos comparar merda com sabonete.

Deste lote apenas um merece o pódio - Luís Filipe Madeira Figo!! O melhor jogador português de todos os tempos!!! Essa questão da paixão hoje em dia é uma treta. É o que se quer fazer passar cá para fora com o Rui Costa - aí concordo com o Berardo, para vir para o Benfica vinha antes de ir para o Milão quando ainda tinha pernas!!!

Bem voltemos ao Figo, como atleta atingiu um patamar muito acima de qualquer futebolista profissional português. Capacidade de trabalho e profissionalismo acima da média, técnica, inteligência, drible, remate, marcador de cantos, capitão, bem apenas acho que o seu jogo de cabeça não era forte mas para a posição em que jogava não acho que fosse muito importante. Maravilhosos jogos que todos vimos dele inclusive no Barcelona (contra Atlético de Madrid, 4-4 e Real de Madrid 4-0), Real Madrid, Selecção Portuguesa - quem não se lembra da reviravolta contra a Inglaterra ou o penalty decisivo contra a Holanda no ultimo minuto que ele "assumiu" marcar. Sem querer tirar mérito ao Pantera Negra creio que pelo que o Figo é e foi está num patamar ao nível de um Ronaldo, Zidane, Maradona, etc. onde a questão táctica, física e técnica está elevada a um patamar onde nos anos 60 o futebol não estava!

O segundo melhor para mim é o João Pinto, apesar de nunca ter saído de Portugal. Para o seu tamanho consegue uma impulsão e jogo de cabeça muito acima da média. Técnica fantástica e alguma capacidade de drible. Como pontos fracos temos o remate (que poderia ser muito melhor - talvez no estrangeiro conseguísse desenvolver esta característica) e alguma fragilidade fisica, cujo pouco poder de impacto o faz perder muitas vezes "capacidade de choque". O seu feitio pode ser considerado também um ponto menos forte. Decisivo no antepenúltimo título do Benfica (6-3 ao Sporting) , na Selecção e no Sporting ("pai de Jardel").

Em último nas minhas preferências vem o Rui C(B)osta. Nunca apreciei o Rui Costa e sempre achei que houve alturas em que jogava na selecção por estatuto, mais nada. Tem uma boa visão de jogo e capacidade de passe. Técnica acima da média e bom porte físico mas o facto de não saber rematar e empastelar o jogo sempre me irritou e por isso com o Rui não vou à bola, apesar de ser vizinho :-).
Para que gosta de Jogadores do tipo Hugo Viana acredito que gostem do Rui Costa. A evidência que o Rui é importante na selecção é que foi "reformado" pelo Deco e hoje ninguém tem saudades dele, ao contrário de Figo que até o Mister Scolari ainda hoje chora.

Número de Sempre - FIGO; FIGO; FIGO!
 
http://www.youtube.com/watch?v=yfyDi1EQjhk
 
Santinni..
As tuas frases.. carecem de respeito e de uma análise mais cuidada!

"Em último nas minhas preferências vem o Rui C(B)osta."

Sem dúvida que o Figo foi o melhor jogador desta geração e é considerado na generalidade o melhor jogador Português pós Eusébio! Daí a dizer a apelidar Rui Costa de bosta.. é deselegante e nada demonstrativo da real qualidade do futebol que o Rui Costa apresentou durante toda a sua carreira!

"Para quem gosta de Jogadores do tipo Hugo Viana acredito que gostem do Rui Costa."

Nem sei por onde começar.. o Hugo Viana está muito longe da qualidade que o Rui Costa atingiu. Era como dizer "para quem gosta de jogadores tipo Marco Ferreira acredito que gostem do Figo." - Passe o exagero da comparação absurda!

"hoje ninguém tem saudades dele, ao contrário de Figo"

Ora vejamos.. No Benfica sempre se suspirou pelo regresso de Rui Costa! Era como D.Sebastião!
Em Florença ainda hoje é apelidado de Príncipe e tentaram a sua contratação quando este se desvinculou do Milan!
No Milan granjeou o respeito, admiração e amizade de todos. Basta ver as declarações recentes de jogadores como Seedorf, Maldini e Káká (que por várias vezes afirmou que aprendeu muito com Rui Costa) e até de Ancelotti e Galliani que vieram dizer que "o Rui ainda é um deles"!

Já o Figo é odiado pelos adeptos do Barcelona, não é lembrado com saudade em Madrid e já não vai a tempo de fazer história no Inter!
Só os Sportinguistas clamam por ele, mas não são correspondidos. Não só porque o Figo prefere ir para o Qatar do que regressar ao Sporting (o dinheiro continua a falar mais alto), como pela celebração efusiva no banco de suplentes do Inter quando estes marcaram ao Sporting!
 
Figo sem dúvida. O melhor a jogar e o melhor a gerir a carreira. Até ameaçou acabar mal, mas como diz o Kramer, felizmente não o fez.
Figo saíu do Sporting no fim da época 94/95, teria então 23 ou 24 anos. Esteve mais tempo no Sporting que um Ronaldo, que um Quaresma. Suou muitas camisolas, deu muitas vitórias, fez golos na luz, nas antas, em Alvalade. O Sporting n era uma equipa à sua medida (custa-me dizê-lo) mas Figo ficou até ser um jogador maduro e ir para o estrangeiro com outra capacidade. Foi referência em Alvalade e sai após conquistar a Taça de Portugal num clube que nada ganhava desde 1982. A Figo uma palavra: Obrigado.
Não me interessa se não chora os golos marcados ao Sporting, porque Ronaldo chora-os e para mim não foi um décimo do que Figo é. Enquanto jogador e enquanto homem tem qualidade e não é hipócrita. A sua sede de vencer fez dele o fabuloso jogador de topo que ainda hoje é.

A seguir, para mim João Pinto omo futebolista e Rui Costa como gestor de carreira.
João Pinto era um executante muito rápido, a bola ainda n lhe tinha chegado e ele já sabia aonde a colocar. Representou grandes clubes até 2003/2004, chegou à luz em 92 creio eu. São 12 anos ao mais alto nível interno. Com grandes jogos na Europa, na selecção e no Benfica sobretudo. Tacticamente bom, era muito mexido, tinha excelente passe e capacidade de drible. Até certa altura tinha muito boa finalização.

Depois Rui Costa. Nunca gostei de Rui Costa. Nunca, até este ano. É realmente humilde, mas quantos anos jogou Rui Costa para ganhar alguma coisa? Na selecção fazia jogos horríveis, a Fiorentina não era o clube mais televisionado do mundo, mas mesmo que o fosse víamos o que vemos hoje: Um Rui Costa que joga a dois tempos, que tacticamente não cumpre, que correr para trás é mentira, mas que tem um excelente último passe, drible e remate. Nunca teve foi grande condição física: E por melhor que se seja com a bola nos pés, se não se consegue chegar a ela a coisa complica.
Para mim, sempre foi mais desejado que jogador. E foi hipócrita na história de voltar ao Benfica. Voltou todos os anos durante 5 ou 6 anos. Até antes de ir para Milão voltou (e no Milão nunca foi referência... era uma espécie de 12º jogador de luxo). E só veio para o Benfica para acabar carreira. Agora, aí espalha classe. O ritmo parado do nosso campeonato permite-lhe ser claramente um jogador muito acima da média, mas quando os jogos aceleram é vê-lo nem fazer um esforço para trás... vem sempre a passo - Os velhos hábitos custam a perder.

Independentemente disso, hoje digo que são 3 grandes jogadores. Há ano e meio não o diria.
 
Lunatic, não te zangues com o Santinni porque quem fez o post, sabia exactamente que alguem iria escrever isso - Não é Teco? Ou este era o Tico?

Hum, para mim a seguir a Figo coloco Paulo Sousa e Paulo Futre fazia-me sonhar. Era GENIAL!

Eis o meu top:

Figo
Paulo Sousa
Paulo Futre
JVP
Rui Costa

Não ponho o Eusébio porque nunca o vi jogar, e não curto ver resumos a preto e branco.
 
Sim, é injusto não colocar neste frente a frente Paulo Sousa. Mas este frente a frente tinha o carácter de comparar os 3 génios ofensivos do nosso futebol. Decidi não incluír Futre porque Futre, apesar de ainda ter jogado com João Pinto, é de outra geração. E quis-me referir aos talentos da geração de ouro. De todos modos, Paulo Sousa enquadra neste lote, excepto pelas suas características, um pouco mais de cobertura.
 
Vantunes..
Não me zanguei com o Santini, nem nada que se pareça!!! lol
Apenas defendi uma opinião.. a minha!

Quando falei em "respeito" não estava a falar de uma questão de "falta-de-respeito/educação", mas de respeito pelos feitos e qualidades do Rui Costa!

Até porque, a menos que esteja errado, esta animosidade para com o Rui Costa deve-se sobretudo à "vossa" cor da camisola! Tu e o Santinni são lag..Sportinguistas!
O Figo foi/é sem dúvida o melhor da geração de ouro, mas o Rui Costa foi/é muito mais do que aquilo que vocês lhe deram crédito!

O JVP se tivesse saído para um clube de top numa das 3 ligas mais competitivas, poderia quiçá ter evoluído muito mais e ter-se confirmado como o melhor da sua geração!
 
Vantunes..

"E foi hipócrita na história de voltar ao Benfica. Voltou todos os anos durante 5 ou 6 anos"

- Sabes que "Um homem viaja pelo mundo inteiro em busca do que precisa, mas volta a casa para o encontrar!".
Ao menos voltou, ao contrário de outros! E ainda com muita qualidade! Foi para o Milan para ser Campeão de Itália e da Europa!


"Na selecção fazia jogos horríveis"

- Foi um dos mais influentes da sua época: 96int. 24golos!


"Um Rui Costa que joga a dois tempos, que tacticamente não cumpre, que correr para trás é mentira," - "Nunca teve foi grande condição física".

- Nunca foi um velocista, nem um maratonista, é certo. Mas também não era um "handicaped". vê por exemplo o que diz O Jogo na edição de hoje, quando o Rui tem 36 anos!
"perto de completar 36 anos, Rui Costa foi quem mais "sprintou" no encontro com o Paços de Ferreira."
E tanto quanto me lembro, ele sempre ajudou na cobertura do meio-campo, de outro modo nunca teria vingado em Itália! É claro que não se lhe pode pedir que seja um Vidigal! o seu futebol é feito sobretudo de talento e magia!


"e no Milão nunca foi referência... era uma espécie de 12º jogador de luxo"

- Completamente infundado! Até á chegada de Káká, o Rui Costa (a quem foi entregue a mítica "10") era um dos jogadores mais influentes no futebol do AC Milan! Tendo inclusive relegando um jogador como o Pirlo para o banco de suplentes e obrigando-o posteriormente a recuar no terreno para jogar!

P.S. - E devias ver uns vídeos a preto e branco! Ias ver a quantidade de golos que "O HOMEM" fazia.. sobretudo aos lag..Sporting! ehehehe

KRAMER..
Por favor, se aceitas "discos pedidos", faz um post sobre o Rui Costa para que se dissipem certas dúvidas!
 
São de facto 3 dos grandes jogadores portugueses.
O melhor? Figo. É incontornável. Não o digo por ter ganho a Bola de Ouro. Digo-o por tudo o que vi dele, de tudo o que fazia e "obrigava" os outros a fazer. Aqueles duelos com Roberto Carlos ficam para a história!
Era um jogador muito versátil: jogava (e ainda joga) na direita, na esquerda, no meio. Dribe fantástico, muito bom remate, bom a nível táctico, um líder dentro e fora de campo. Geriu a sua carreira de forma brilhante. Jamais posso criticar por não ter regressado a Portugal, nomeadamente ao Sporting. O dinheiro que sempre ganhou, continua a ganhar e se quiser ainda continuará a ganhar, é de um valor tão grande, que é por demais compreensível que acautele o seu futuro.
Deps de Figo, ai sim, Rui Costa. O maestro transpira classe e magia. Tem uma visão de jogo e capacidade de passe como muito poucos. Um bom panta de lança que se desmarque bem , brilha com facilidade. Batistuta e Shevchenko adoram Rui Costa.
O seu prestigio por esse mundo fora é enorme e entre outras coisas, recordo que foi por exemplo eleito o melhor nº10 a jogar em Itália , num ano em que por exemplo lá jogavam Zidane, Baggio ou Totti.
Na selecção era uma referência. Teve maus jogos. Mas quem nunca os teve??? E os que em tanto brilhou??? Assim de repente, sem ter que por a tentar lembrar-me, veio me à memória o jogo das meias finais contra a Inglaterra no Euro 2004 em que no prolongamento marcou aquele fantástico golo ( http://www.youtube.com/watch?v=cRSTipJRbCQ ) garantido o acesso à final.
Não tem muitos títulos na carreira , fruto do rumo que a sua carreira teve. Manuel Damásio não o deixou sair para o Barcelona em virtude de a Fiorentina oferecer mais dinheiro. Ali passou muitos e bons anos e finalmente com 29 chegou ao Milan que ofereceu quase 40 milhões por ele. Ainda foi campeão italiano e venceu uma Liga dos Campeões. Notável o carinho com que foi recebido em Milão no decorrer do jogo contra o Benfica. Ter os adeptos do adversário , de pé , no seu próprio estádio a aplaudir não é para todos. Rui Costa conseguiu essa unanimidade por onde passou. Foi a Florença foi ovacionado. Veio à Luz tb como adversário foi ovacionado. Voltou a Milão e de novo foi ovacionado.
Em Portugal a maioria dos adeptos admira-o . Só a clubite exarcebada faz com que se digam palavras como já li aqui no blog.
Depois há JVP. Grande jogador também e que apenas não teve mais projecção porque não foi para o estrangeiro (aquela passagem com 17 anos pelo Atlético de Madrid não conta) . Uns dirão que teve medo ou se acomodou. Eu acho que, mais do que dinheiro e estatuto , JVP preocupou-se mais com o seu bem estar. Admiro-o por isso. Dinheiro não é tudo na vida.
No Benfica, carregou por completo com a equipa às costas. Os seus últimos anos então, até metia pena. Tinha a seu lado jogadores medíocres (Marcelo, Hassan, Clóvis, Pringle, etc, etc) e se não fosse ele, acho que lutaríamos para a manutenção. Não era um santinho, mas foi injustiçado, quer na forma como saiu do clube, quer sobretudo sempre que voltava à Luz. No Sporting com Jardel , fez uma dupla fantástica. JVP marcava golos, lutava, assistia, abria espaços, jogava muito de cabeça, era ....bom!
Concordo com o Vantunes: não vi jogadores como Eusébio, Coluna, Peyroteo, etc. So passo falar dos que vi e dos que vi para os melhores foram: 1º Figo, 2ª Futre, 3ª Rui Costa, 4º Ronaldo (quem tem tudo para vir a ser o melhor de sempre) e 5º Paulo Sousa.
O meu 11 de sonho:
V.Baia
João Pinto; Humberto Coelho Ricardo Carvalho; Veloso
P.Sousa; Rui Costa; Figo e Futre
Rui Aguas e Futre
 
Santinni,
Se não há saudades do Rui Costa, certamente que não é pela presença de Deco, esse sim, um perfeito ausente no que diz respeito a jogos da selecção nacional.
Lunatic,
Aceito os discos pedidos de quem os quiser passar. Temos sempre que aprender com aquilo que vemos e, por vezes, temos de engolir alguns sapinhos. Olha eu tenho que engolir um sapo que é o Pirlo a jogar na posição 6. Sempre gostei dele enquanto jogador mas sempre disse que não era um camisa 6 e hoje em dia é vê-lo a recuperar tantas bolas como o Gattuso. Por isso, é comer e calar! Resta ver se os outros também o sabem fazer...
 
De referir que um jogador como Rui Costa e que jogou uns 10 anos em Itália e que não defende , é algo que no minimo nao faz sentido. Em Itália, quem nao nao defende e é mau tacticamente é logo corrido!
Tambem dizer que quando veio para o Benfica, Rui Costa ganhava cerca de 500 Mil Euros limpos! Tinha contrato e abdicou de muito dinheiro para vir para o Benfica.
 
Gostos não se discutem. Sempre rasguei o rui e não é agora que vou deixar de o fazer! Não se pode comparar o Rui Costa com o Figo porque apesar de tudo um joga no Inter e ainda dá cartas - a lesão foi um azar - outro joga no Benfica, num campeonato podre, pouco competitivo e que ainda por cima é o melhor da equipa, segundo os media! Imaginem os outros artistas que lá andam!! O FIgo é o melhor de sempre em tudo, tudo não há comparação.

TOP 5

Figo;
Futre;
Cristiano Ronaldo;
Paulo Sousa;
João Pinto.

Melhor 11
Baía;
João Pinto; Ricardo Carvalho; Couto; Veloso (o pai claro)
Paulo Sousa; Oceano; Pedro Barbosa e Futre; Figo;
João Pinto (Pauleta)
 
Engraçado....ia jurar que o Joao Vieira Pinto joga .....no Braga....
 
Kramer... o golo do Rui Costa não garantiu acesso nenhum. Nesse jogo fomos a penaltys, e o Rui falhou o dele até o mãos de ferro fazer o dele.

Em 5 anos de Milan foi titular nos dois primeiros anos... é justo que não seja recordado como uma figura proeminente, dado que esteve lá mais 3 sentado no banco. Portanto retiro o nunca, mas no geral está longe de ter sido proeminente.

Sim, fez 15 sprints em 90 minutos... mas provavelmente terão sido todos para a frente.

E Lunatic, estás errado. Sempre defendi JVP mesmo quando estava no Benfica. E Nuno Gomes até este perder toda a sua qualidade.
 
Estás a dizer que entre estar 3 anos no banco do Milão e vir para o clube do coração, optou pela primeira? Mas isso pões em causa a teoria do Benfiquismo/Choro!!! Não é possível?!?!!
 
Oh Vitor...larga o Tico (Kramer)!! Eu é que disse (e mal) que o Rui marcou o golo da vitória contra a Inglaterra. De qualquer forma foi decisivo. Sabes bem disso!
Quanto ao facto de ter falhado o penalty, sinceramente nao me lembro. Para a historia ficou realmente a fantastica exibição do Ricardo.
 
Oh Santini. Tu preferias estar a receber 500 Mil Euros limpinhos ou ir jogar para o Sporting por pouco mais de 100 Mil ???
É so uma diferença de quase 400 Mil Euros por Mês!!
Arredondando: 4 Milhoes por Ano!
8 Milhoes nos 2 anos de contrato que ainda tinha de contrato!
Pensa bem no que tens dito! Agora sim usa o teu Tico e Teco! So alguem que gostasse muito de um clube é que que abdicaria de tanto dinheiro!
 
Eu mantenho a minha opinião!

O meu preferido dos 3 citados, foi/é o Rui Costa!

O que fez melhor gestão de carreira foi o Figo. E foi também o melhor futebolista da geração de ouro!

Não há muitas dúvidas que o Rui Costa demonstrou mais "Benfiquismo" do que o Figo demonstrou "Sportiguismo"!

Isso não quer dizer que o Figo tenha mau carácter, mas foi pelo menos mais polémico!
1- Assinou 2 contratos (Parma e Juventus) e ficou impossibilitado de ir para Itália!
2- Trocou o Barcelona pelo Real Madrid e nunca se livrou da alcunha de "pesetero"!
3- Deu a sua palavra ao "Sheik" que iria para o Qatar e depois não foi! 4- Embora tenha posto essa possibilidade à frente de regressar ao SCP!
5- No banco do Inter, festejou efusivamente o golo que eliminou o Sporting da Champions League!
etc..
 
O meu 11 Português desde os 90's até hoje!

1- Vítor Baía
2- João D. Pinto (CAP.)
3- Ricardo Carvalho
4- Fernando Couto
5- Paulinho Santos
6- Paulo Sousa
7- Luís Figo
8- João V. Pinto
9- Cristiano Ronaldo
10- Rui Costa
11- Paulo Futre

12- Ricardo
13- Jorge Andrade
14- Dimas / Rui Jorge
15- Oceano
16- Sérgio Conceição
17- Simão Sabrosa
18- Pauleta / Nuno Gomes (o bom!)

Nota: Não ponho o Deco (no banco) porque não estou de acordo com as naturalizações!
A equipa é de vocação extremamente atacante mas..
O Paulinho Santos entra na equipa mas já foi revistado e não leva armas brancas para agredir o JVP!
Nunca gostei do Pauleta, mas os nºs jogam a seu favor!
 
Melhor 11
Baía;
João Pinto; Ricardo Carvalho; Couto; Veloso (o pai claro)
Paulo Sousa; Oceano; Pedro Barbosa e Futre; Figo;
João Pinto (Pauleta)

Um 11 ideal com o Oceano e Pedro Barbosa é simplesmente genial!
Um a dar pau e o outro a comer croissants!
 
É verdade que Rui Costa jogou durante 7 épocas na fiorentina, que era um clube pequeno em Itália... mas mesmo assim ganhou 2 taças de Itália e ainda foi considerado o melhor jogador do campeonato (numa altura em que por exemplo existia Zidane na Juventus!!!)

No Milan, em 5 épocas conquistou 5 titulos: 1 Taça de Itália, 1 Liga dos Campeões, 1 Supertaça de Itália, 1 Campeonato e 1 Supertaça Europeia.

Se podia ter ganho mais titulos? Sem dúvida alguma, mas ele (ao contrário do Figo que ficou conhecido por peseteiro) preferiu ser fiel aos clubes que o trataram bem... se a Fiorentina não tivesse entrado na falência se calhar nem para o Milan teria ido!
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!