terça-feira, maio 26, 2009

Paulo Bento

Paulo Bento não é um treinador consensual. Se para uns (principalmente os rivais) consegue fazer maravilhas com o orçamento que ano após ano tem para outros o seu ciclo deveria acabar já, pois consideram-no demasiado pragmático, orientado para o resultado e pouco valorizador do espectáculo.
Paulo Bento acaba a época em 2º lugar, pelo quarto ano consecutivo, com eliminações históricas na Liga dos Campeões, derrota polémica na final da Taça da Liga e a eliminação pelo Porto da Taça de Portugal. Com o seu contrato a acabar e, feitas as contas, a sua continuidade depende das eleições agendadas para 5 de Junho. Veremos...
Entretanto, deixo-vos a minha análise de Paulo Bento.

Positivo:
- Liedson e Derley. Se um foi preciso recuperar de lesão grave o outro parecia morto à partida. Ambos foram decisivos e mostraram um dos pontos fortes desta equipa do SCP. Rápidas transições defesa-ataque que partiram completamente as defesas adversárias. Se um está muito inclinado para ficar outro está inclinado para se retirar. Se o fizer sai pela porta grande, e provou - Caneira e Carriço. Se o jovem é uma revelação que remeteu Tonel para o banco, o regresso do Caneira à equipa traduziu-se em estabilidade e solidez defensiva, fazendo lembrar a defesa de betão da equipa à 2 anos atrás, onde sofreu pouquissimos golos e quando o SCP esteve muitos meses invicto. Com Caneira a equipa perde fulgor atacante, é certo, mas equilibra as dobras aos centrais, as subidas do Pedro Silva e estanca um flanco que é sempre mais permeável no nosso campeonato (abundáncia de avançados rápidos que aparecem muitas vezes na linha).

- Discurso. Ninguém papa o Paulo bento por tótó e gosto disso. Falou sempre quando devia e os 3 anos e meio à frente da equipa já lhe dá estaleca para analisar e conhecer certas situações obscuras que tem como principal objectivo decidir jogos em favor de certos clubes.

Benefício da dúvida:

- Pereirinha e Rui Patricio. O médio foi em alguns momentos um ala bastante inteligente e precioso. Muito desiquilibrador e que respeita bem o posicionamento táctico. Pode vir a ser um fora de série? Dúvido. Mas é um bom jogador de plantel. O GR apareceu mais seguro e tranquilo pois a sombra Stoijkovic já não esteve lá. No entanto a sua juventude custou pontos e jogos importantes, principalmente na Champions League onde foi muitas vezes mal batido.

- Roca e Postiga. O regresso de um jogador que deixou saudades ao clube e aos rodizios da capital. Entrou de estaca na equipa e mesmo a interior direito foi sempre cumprindo com a sua técnica apurada, qualidade de passe e determinação. Mais uma vez as lesões de final da época eclipsaram-no e já ninguem se lembra da falta dele na equipa que vai ganhando jogos. Em determinados jogos Postiga foi decisivo, mas demasiado poucos para o nome que tem. Talvez trabalhadno mais a parte física (capacidade de choque) sem perder a técnica fantástica pode ser traduzida em mais golos (ah e validarem todos os golos que marca também ajuda, certo?).

- Ismailov e Vukcevic. O centro campista foi a contratação mais cara do SCP e não desiludiu. Fez uma 1ª volta em alta e mais uma vez só as lesões o condicionaram. Vuck está na dúvida e não no negativo pois ainda veio a tempo de se redimir no campo da parvoíce do início da época. Mais uma vez, Paulo Bento disciplinador colocou-o no lugar. Vamos ver o que rende com a lesão crónica do ombro ultrapassada.

Negativo:
- Casos. Moutinho, Miguel Veloso e Vuk. São casos a mais a sair cá para fora para um clube que se quer vencedor. Moutinho não foi o mesmo desde que quis sair. Veloso está pesado, desmotivado e com o ego inflaccionado e ao Vuk venderam-lhe que era o maior do mundo, até perceber qual o seu lugar. Todos eles em alta poderiam ter ajudado mais o SCP.

- Romagnoli e Abel. Ambos estiveram muito abaixo do que deviam/podiam ter feito. Do argentino já se viu mais. Abel parece que desaprendeu. As lesões nestas situações também não ajudam.

- Goleadas europeias. Apesar de ter feito história ao atingir pela 1ª vez os 8ºs de final da Champions o SCP bateu mais um record com a equipa que passou a fase de grupos que sofreu a maior goleada e mais golos no agregado. Para andamentos de Champions é necessário mais concentração, motivação e maior qualidade individual. Neste ciclo Paulo Bento, sem dúvida a maior derrota do treinador.
.

Etiquetas: ,


domingo, maio 24, 2009

Quique Flores

Quique Flores acaba a época em 3º lugar, com eliminações precoces da taça UEFA e da Taça de Portugal e uma vitória na Taça da Liga que ficará para sempre ligada à polémica. Com mais um ano de contrato e, feitas as contas, nem ele sabe se continua nem o Benfica clarifica a situação, mas toda a opinião pública já o pôs com os dois pés fora da Luz. Não esquecer que Rui Costa, há 3 semanas atrás, referiu que Quique era o treinador para a próxima época. Veremos...
Entretanto, deixo-vos a minha análise deste ano de Quique Flores no Benfica.

Positivo:

- Maxi Pereira e Katsouranis. Sem dúvida, os elementos de melhor produção deste Benfica. Jogadores de trabalho, são pedras importantes pela regularidade e eficácia que oferecem à equipa. Mantiveram um rendimento constante ao longo da época. De salientar o facto de que Maxi não tinha concorrência e Katso há muito que decidiu saír da Luz na próxima época.

- Discurso. Quique quase sempre pautou o discurso no trabalho, raramente queixando-se de situações extra-futebol. Claramente uma postura exigida por Rui Costa mas que parece encaixar no estilo do espanhol. As pontas de ironia que levantou ao longo da época não apagam tudo o que de bom trouxe do ponto de vista do diálogo, apesar de que na última etapa da temporada exagerou nas críticas à arbitragem (possivelmente pela pressão interna que viveu).

Benefício da dúvida:

- Ruben Amorim e Miguel Vitor. O médio foi deslocado para a direita por razões tácticas. Produziu bem mas foi sempre curto para as necessidades de uma ala direita de um grande. De qualquer forma, há quanto tempo não se via um jovem destes pegar de estaca no onze vindo de um clube de nível inferior? O defesa, muito elogiado por Quique, parece que começou melhor do que terminou. Mas não deixa de ser uma aposta válida num jogador da casa, coisa pouco vista na Luz.

- Moreira. Entrou para o lugar de Quim por falhas consecutivas deste. Tremeu bastante mas tem dado conta do recado. Mas toda a gestão dos guarda redes foi mal feita, ficando a sensação de que nenhum foi apoiado a partir do momento em que falhou. Moreira parece ser o titular porque errou menos.

- Yebda. O centro campista não é nenhum craque, nem chegou como tal. Verdade é que pegou de estaca na equipa mas cedo se viu as várias limitações que possui. Começou melhor do que acabou.


Negativo:
- O fio de jogo praticamente inexistente, em virtude do mau posicionamento das unidades centrais do meio campo. Aimar nunca jogou como 10, nem Quique assumiu jogar com 2 pontas claros. Yebda e Katsouranis nunca souberam ser o 8 que era necessário nalguns jogos tornando o meio campo do Benfica um deserto de ideias. Bolas pelo ar em profundidade foram sempre a solução mas com tão pouco Cardozo...

- O buraco constante no meio campo. A dupla de médios centro nunca se entendeu e Quique utilizou 10 diferentes!

- O rendimento e utilização de alguns jogadores. Senão, vejamos:
Leo. O lateral esquerdo já não era para renovar, mas Rui Costa convenceu-o. De repente, no meio da problemática familiar, teve que aprender a posicionar-se no terreno. Foi razão suficiente para querer saír do Benfica. Será que David Luíz, a aposta de Quique para substituí-lo, se posiciona melhor?

Aimar e Suazo. São as duas grandes vedetas deste plantel (para Quique), as duas com rendimento muito aquém do esperado. Nem por isso deixaram de ser, em algum momento, titulares indiscutíveis para Quique. Mesmo quando Nuno Gomes e Cardozo provaram merecer entrar no 11 para os seus lugares.

Cardozo. Vale 20 golos numa época, alguém duvida? Pouco jogou e sempre ficou a ideia de que Quique o via como dispensável (soou o boato em Dezembro). O atrito no jogo caseiro com o Guimarães dissipa dúvidas. No fim da época, com as lesões de Suazo e Nuno Gomes, pegou de estaca na equipa e atingiu os 17 golos na temporada. Não tanto em causa o rendimento de Cardozo, mas sim a presença do mesmo.

Reyes e Balboa. As apostas são suas. As críticas públicas também. O rendimento pós-crítica leva-me a concluír que a mesma não surtiu efeitos. O mesmo se passou com Sidnei que em nada melhorou os níveis de concentração após as críticas de Quique.

quarta-feira, maio 20, 2009

Diferença de Tratamento

Preparar uma época desportiva com antecedência é não só normal, como deve ser também o mais lógico. Fazê-lo em cima do joelho é de amadores e dá quase sempre maus resultados. Neste âmbito, começar a planear o plantel da época seguinte é algo de imperativo, não só por razões desportivas mas também financeiras. Quanto mais tarde se compra, mais caro se paga. Começa-se a ver os prazos de inscrição a diminuírem, os melhores a serem comprados, a imprensa e adeptos a pressionar e isso reduz margem de manobra. Planeamento e antecipação são por isso armas importantes.

Desta forma muitas são já as notícias de contratações, sobretudo no que aos 3 grandes diz respeito. Todos os dias aparecem nomes diferentes, sendo que obviamente em alguns deles acabam por acertar.

Dentro do universo dos 3 grandes, o Sporting está compreensivelmente muito mais discreto. Vive um período de indefinição em virtude do processo de eleições, o qual está a condicionar toda a sua politica desportiva.

Sobra assim Benfica e Porto. Quem não vence tem regra geral a tentação e sobretudo a necessidade de mudar mais. Sendo o clube que mais adeptos têm e que mais mexe com a imprensa, os nomes surgem em catadupa. Só em Guarda-Redes já foram quase 10 os dados como contratados. Nomes, nomes e mais nomes. Certezas?? Ao que parece apenas 3: Patric, Ramirez e Alvaro Pereira.

Vemos contudo que as criticas são mais que muitas. Meio mundo (desde comentadores, jornalistas, adeptos de outros clubes e mesmo alguns do próprio Benfica) vem dizer que é sempre o mesmo circo e que compram jogadores aos camiões. Para quê senhores???? Estando contratados 2 ou 3 jogadores e sendo 95% pura invenção da imprensa para quê e porquê este chorrilho de criticas e de insultos??

É que olho para o Porto e vejo uma diferença de tratamento gritante. Quem já contratou oficialmente 3 jogadores foram eles! Recordo que Miguel Lopes, Silvestre Varela e Orlando Sá já foram contratados. Mas nisso ninguém fala. Ainda hoje pego num jornal e leio: “Maicon (Nacional da Madeira) será o próximo reforço do FC Porto numa altura em que se define o plantel para a próxima temporada”

Olha que lata! Então os outros 3 não contam??? Ou não dá jeito contar para não dizer que aquilo é um circo??

terça-feira, maio 19, 2009

Inter e os Portugas

O Inter de Milão foi este fim de semana campeão italiano pela 4ª vez consecutiva (ainda que o 1º tenha sido ganho na secretaria) e a este titulo estão ligados vários portugueses.
José Mourinho e a sua equipa técnica. Luis Figo (tetracampeão) e Ricardo Quaresma.

Depois de um ano sabático, Mourinho chegou a Itália e logo gerou um misto de amor e de ódio. Não há grandes hipóteses: com Il Speziale ou é 8 ou é 80. Mantenho que tinha muito mais a perder do que a ganhar com a opção Inter. Ser campeão (apesar de esta época ser claramente a mais difícil que se avizinhava pois Juve e Milan já partiam em ponto de igualdade pontual e já com a estrutura montada) era algo que era exigível e não o ser seria imperdoável pelo que vencer acabaria por ser uma obrigação.

Começou a época por investir forte nas contratações de Quaresma, Mancini e Muntari. Destes, só mesmo Mancini (ex-Roma) tinha forte nome no Cálcio. A aposta seria no 4-3-3. Sabe-se que em Itália mora a arte de bem defender e a mestria da táctica. Não há campeonato como o italiano nesse aspecto e isso levou a que Mourinho andasse por ali completamente às apalpadelas. Criticado por muitos dos seus homólogos treinadores, alguns sectores da imprensa e com dificuldade em lidar com o ego de jogadores como Adriano e da estrela emergente Baloteli, os resultados foram sendo intermitentes (sobretudo na Champions) e as constantes alterações no modelo de jogo uma dor de cabeça.

Aqui entrou um dos portugueses: Quaresma. Aposta pessoal do treinador português, o ciganito nunca foi capaz de elevar o seu jogo. Em Itália todo o jogador tem de saber defender, todos têm de marcar, todos têm de pressionar. Quaresma não se dá com isso e pior que essa situação, foi a de ter encontrado defesas com outra qualidade, muito menos espaço e adeptos que não perdoam tanta fantochada. Uma coisa é jogar no Porto, que tem sempre o controlo do jogo, posse de bola e que mais tarde ou mais cedo acaba por marcar um golo. Outra coisa é jogar em Itália. Jogo mais repartido, menos hipótese de golo, menos domínio do jogo. Ali há que ser objectivo e os adeptos lá não brincam. Resultado: total desastre o nível de Quaresma. Assobiado por adeptos, criticado por colegas e pelo próprio treinador. Alias Mourinho veio já ontem afirmar: “Se regressar ao clube terá de o fazer com uma mentalidade um bocadinho diferente, porque penso que a experiência que teve aqui deve ter sido suficiente para perceber que as exigências do campeonato italiano são diferentes das do português e que o tipo de protecção e de paixão de que gozava no FC Porto, onde tinha estatuto, aqui é complemente diferente”.
Quem esperava que indo para Inglaterra e tudo mudasse, enganou-se uma vez mais. As vezes até é titular sim, mas é no campeonato de reservas……

Depois há o outro português e que é incontornavelmente uma figura do futebol mundial: Luis Figo.
Foi um dos melhores jogadores de sempre e que talvez não tenha uma melhor imagem a nível global em virtude da sua polémica saída do Barca para o Real e pelo facto de ser uma figura muito reservada.
Foi um grande mas mesmo grande jogador e um excelente líder. 4 vezes campeão em Itália e mais 3 ou 4 em Espanha. Chegou a Itália já na fase descendente da sua carreira, mas deixou o perfume do seu genial futebol. Sai agora e sai pela porta grande. Mourinho, inteligentemente e merecidamente tem lhe dado a titularidade nos últimos jogos e desta forma contribuiu de forma mais activa para o titulo. Um grande bem haja Luis!

Nota: impossível ou injusto não referir o contributo dos adjuntos Rui Faria, Silvino e Vilas Boas.

Etiquetas:


segunda-feira, maio 18, 2009

Para agora recordar.....

Em Agosto de 2008, escrevi: "Postiga ??? Don´t think so!! Com sorte, marcará no máximo 6 a 8 golos no campeonato. Com muita sorte! Ou com penalties à mistura!"

Na altura, várias foram as vozes que se levantaram. Deu inclusivé para fazer apostar com o meu amigo Vantunes! Lembras-te Vans? Dizias tu que no conjunto de todas as competições (Supertaça, Campeonato, Taça de Portugal, Taça da Liga, Liga dos Campeões) marcaria 15 golos.

Guess what??? Marcou 5!! No conjunto das 5 competições, Hélder Postiga marcou 5 golos!

Supertaça: Zero
Campeonato: 5 (Braga, Belenenses, Guimarães, Belenenses e Estrela)
Taça de Portugal: Zero
Taça da Liga: Zero
Liga dos Campeões: Zero

Como veêm, o tempo veio dar-me razão. Podem vir com 1001 argumentos. A história tem provado que Postiga não tem a qualidade que quase todos apregoam.

Tem boa técnica sim. Faz boas tabelas sim. Mas e o resto?? Para um avançado, Postiga tem um historial miserável. Vive às custas de uma unica boa época no Porto.

terça-feira, maio 12, 2009

Se fosse eu.......



A época terminou e com ela há vencedores (campeão, quem lutou e alcançou o objectivo UEFA, quem se salvou já da manutenção) e perdedores. Neste último lote claramente Benfica e Belenenses são os “vencedores”.

É por isso altura de começar a fazer uma avaliação, procurar perceber os erros e tentar solucionar os mesmos. Para isso é fundamental perceber também se quem está tem capacidade para inverter o rumo da situação.

Vou me focar no meu clube e tentar colocar me no papel de quem manda no futebol encarnado.

Rui Costa teve este ano a sua primeira experiência como dirigente. Figura muito estima pelos adeptos, a expectativa criada neste seu novo papel (associado ao facto de já não ser LFV o responsável directo pelo futebol) era enorme e mais ficou ainda com a contratação de jogadores de nome como Suazo, Reyes e Aimar.

Estes jogadores tiveram o cunho pessoal de Rui Costa e do novo treinador Quique Flores que ao foi na prática a 3º escolha após os falhanços na contratação de Eriksson e de Carlos Queiroz.

Confesso que fiquei satisfeito com a contratação do espanhol. Jovem, ambicioso ( e não acomodado como Eriksson) e com um trabalho interessante feito no Getafe e no Valência, tendo sido ainda antes de ser contratado, alvo de elogios por gente como José Mourinho.

Contratação boa sim sr, mas há depois o resto. Um treinador estrangeiro que chega a Portugal, não conhece a nossa realidade, não conhece o nosso tipo de futebol, não conhece a mentalidade dos nossos jogadores e dos adversários nem conhece a qualidade que cá existe. Regra geral pensam que aqui é só labregos e que o que é lá de fora é que é bom. É assim que se paga 4 milhões por um jogador com Balboa e é por isso que já no tempo de Camacho quase que se mendigava por um jogador como Soldado e por quem estavam dispostos a pagar mais de 5 milhões.

Isto não pode funcionar assim! Quem manda no futebol tem de ter um papel mais decisivo, mais de comando e não dar carta branca a quem acaba de chegar. Primeiro prova-se que sabe o que se está a fazer depois sim começa-se a dar lhe corda.

Este foi quando a mim um dos erros de Quique. Não conhecia o Benfica, não conhecia o nosso campeonato nem a forma como jogam contra os grandes.

Este plantel foi mal formado. Ficar só com Maxi no plantel é suicida. Ter Léo mas embirrar com ele (não sei quem teve razão) e ficar só com o ruinoso Jorge Ribeiro é assustador.

Pagam 5 milhões por um jogador com Sidney. Isto é ainda mais assustador! 5 milhões!!!!?? Como é possível?? É um jogador banal, que acredito que pode evoluir, mas é no momento banal e que não vale nem ¼ dos 5 milhões. Tendo Luisão, David Luiz e o miúdo Miguel Vítor é absurdo pagar por mais um central.

No meio campo, Quique nunca se entendeu. Ruben Amorim na direita e Katsouranis era o elemento mais estável aparecendo depois ora Yebda ou Carlos Martins. Faltava sempre algo. A coordenação era quase nula, os espaços centrais eram enormes e com isso os centrais sofrem que nem uns condenados.

Reyes foi sendo o mais estável e depois no ataque apostou sempre em Suazo o qual teve quase sempre a companhia de Aimar. Aqui esteve e está provavelmente o maior problema do Benfica. Jogar com Aimar é jogar quase sempre com 10.

Com tudo isto quem foi sempre posto de lado foi Cardozo (outro jogador criticado por tudo e por todos, tendo em vários jogos sido assobiado pelos próprios adeptos) e que agora em virtude da lesão de Suazo provou que é excelente para o nosso campeonato.

A realidade é que Quique tem culpas no cartório. Eu até sou adepto da estabilidade e que há que dar tempo, mas neste momento estou convicto que não tem condições para continuar e que há que mudar de rumo.

É neste sentido que digo que se fosse eu a mandar no futebol encarnado era precisamente no nome que mais se fala que eu apostava para treinador do Benfica: Jorge Jesus!

Desde há muito que sou adepto do gadelhas. É excelente tacticamente, é um líder, conhece perfeitamente o nosso futebol, tem ambição e não é um yes man. Quase todos os seus ex-jogadores falam maravilhas dele. Recordo-me de Sérgio Conceição, Jorge Andrade, Silas, o próprio Ruben Amorim e um outro jogador que nós aqui do Controvérsias conhecemos pessoalmente e que foi por ele treinado, todos eles são fartos em elogios.

Claro que para treinar um clube como o Benfica tem de mudar algumas coisas. Jorge Jesus e a língua portuguesa têm alguma dificuldade em se dar bem, é muito vaidoso e maniento (tem a mania que é o rei da táctica) e tem rapidamente de perceber que não pode vir com o choradinho da cansaço físico em virtude dos jogos da UEFA.

Mas é um grande treinador e que acredito que fará do Benfica campeão. Com ele muita coisa mudou, logo a começar pelo sistema de jogo. O 4-4-2 losango é o seu sistema de eleição e com ele jogadores como Di Maria, Balboa e Urreta não têm qualquer hipótese e Reyes terá se jogar mais avançado(que é até onde eu acho que deve jogar, à semelhança do que fazia no Arsenal) isto no caso de ficar.

Os seus avançados são regra geral bastante móveis, pelo que Cardozo será á partida carta fora do baralho (em Braga o sacrificado foi Linz) e quem ganhará com isso será Nuno Gomes que terá muito mais hipóteses de jogar.

Repito, contrataria Jorge Jesus e com ele pelo menos 2 jogares que estão com ele no Braga: Luis Aguiar e Evaldo. Luis Aguiar é perfeito para jogar em 3 das 4 posições do losango e tem um potencial de evolução ainda muito grande.
Evaldo foi quanto a mim o melhor lateral esquerdo do nosso campeonato. Forte fisicamente, marca bem, apoia bem os centrais e sobe bem no terreno. Ambos seriam excelentes contratações.

Em Portugal, tentaria também a contratação de Néné. Pelo que vi é um excelente avançado. Sou apologista da contratação de jogadores que já estão adaptados ao nosso futebol e que já provaram que cá fazem a diferença pelo que o mercado interno seria uma referência. Mas há também o mercado exterior e nele há um jogador que me enche as medidas e que actualmente está desvalorizado, pelo que o seu preço rondará os 5 milhões.

Falo de Rodrigo Palácio do Boca Juniors. Apareceu em alta, brilhou, pediam meio mundo por ele e depois eclispou-se. Mas acho-o um fantástico jogador e será até hoje o jogador mais parecido com Liedson que vi jogar.

Há muito trabalho pela frente e há mudar algumas coisas e fazer opções decisivas e corajosas. Eu se mandasse faria algumas como as anteriormente mencionadas. Rui, lê a aprende!! Aahahahhaha

Etiquetas:


Boca grande, cérebro pequeno

Sr. Luis Filipe Vieira, já lhe disse: não abra a boca quando não deve, isto é, deixe-a sempre fechada.
E não é que o presidente do Benfica prometeu mudanças e elas aí estão nas capas dos jornais de hoje:


segunda-feira, maio 11, 2009

Parabéns aos Campeões

Desportivismo é mesmo assim. Reconhecer o mérito a quem o tem, mesmo que isso nos custe um bocado.
O FC Porto é um justo campeão e pouco ou nada há a contestar ou lamentar. Um empurrãozito aqui ou ali mas nada de determinante e a realidade é que foram e são os mais fortes.
No início da época, pensei que abanassem. Afinal de contas as saídas de Quaresma, Bosingwa e Paulo Assunção eram baixas de peso. Era por isso expectável que não tivessem tão fortes, pese embora as contratações de Cristian Rodriguez (que provou ser um excelente jogador) de Rolando, e de um tal de Hulk, que apesar de ter custado 5 milhões de euros, nunca ninguém tinha ouvido falar.
Foi nesse inicio de época que Jesualdo andou meio perdido, teve maus resultados no campeonato (derrotas com Leixoes, Naval) goleado na Champions (4-0) e todos pensaram que se iam abaixo. Veio então um jogo determinante em Alvalade. Se perdessem seria o caos, se vencessem erguer-se-iam. Assim foi. Uma vitória que tudo mudou e uma equipa que nasceu. Hulk deu o mote e mostrou que tinha qualidade e Jesualdo não podia inventar mais e rendeu-se ao 4-3-3.
É de facto a equipa que mais se aproxima do 4-3-3 do Barcelona. Hulk meia direita, Lizando no meio (ainda que troquem muito) e Rodriguez na esquerda (ainda que baixando muito para o meio campo como 4º elemento - essa é a grande diferença para o Barça que joga sempre com os 3 do meio campo e com os 3 da frente), ficando no centro o do terreno com o seu trio mais do que definido. Lucho na meia direita, Fernando (uma bela descoberta) como elemento mais recuado e Meireles (excelente época) na meia esquerda.
Na defesa, Rolando assumiu o lugar (confesso que não sou fã), Bruno Alves domina completamente o jogo aéreo em Portugal , Fucile cumpriu e em Janeiro veio o golpe de misericórdia ao apostarem em Cissokho. Nao estava à espera que fosse tão bom. Há que dar mérito a quem teve tamanha visão. Pessoalmente apostaria em Evaldo (Braga) mas este miudo tem feito maravilhas.
Ganharam, ganharam bem, Jesualdo tem mérito e há que saudar os CAMPEÕES!

Etiquetas:


domingo, maio 10, 2009

Crer é poder!!

http://www.maisfutebol.iol.pt/liga/benfica/programa-maisfutebol-david-luiz-benfica-tvi24/1062738-1456.html

quarta-feira, maio 06, 2009

1000º POST!

Pensei muito como seria este post...o milésimo! Afinal, é uma marca bonita, difícil de atingir e que sempre se saúda. Tomara muitos aguentarem tanto tempo.

Mil posts e eu pensava: sobre o que vou escrever? Elogiar os companheiros de escrita? Já fiz. Agradecer as visitas diárias? Também. Destacar o papel do controvérsias na blogosfera? Mais que feito. (ehehehe)

Até que...vi o Chelsea-Barcelona! E pensei: é isto! Isto é o futebol! É sobre isto que falamos, discutimos, ateimamos, vivemos, deliramos, sofremos...!

É que, no final deste jogo, podemos chegar a MIL conclusões distintas:

- Que Guardiola foi super inteligente ao motivar (não substituíndo) a equipa titular apesar de não criarem chances de golo ; que Guardiola foi teimoso ao mexer tarde e teve sorte com o golo de Iniesta.

- Que o Chelsea foi roubado e merecia estar na final por ter quase anulado o super-Barça; que os lances de penalty são tão discutíveis como o da expulsão e o Barcelona merecia jogar a final por toda a campanha deste ano.

- Que Hiddink é um génio táctico ; que Hiddink é um medricas.

- Que a UEFA escolheu um árbitro norueguês engenhocas para garantir que a final não fosse outra vez inglesa ; que o árbitro norueguês é tão amador como os tipos do Damaiense.

- Que Messi desapareceu ; que Lampard é que não existiu.

- Que vamos ter uma grande final, a merecida! ; que a Liga dos Campeões perdeu o interesse pelo escândalo.

- Que Guardiola fez lembrar Mourinho a correr em direcção a Costinha em Old Trafford ; que Guardiola já é melhor que Mourinho.


Bom, o que é verdade é que são todas estas sensações que me fizeram pensar: é deste modo que podemos celebrar o milésimo post!


PARABÉNS CONTROVÉRSIAS!!!!!!!!!!

Etiquetas:


TÃO PERTO E TÃO LONGE

O futebol português tem sido claramente dominado pelo FC Porto nos últimos 20 anos. Várias são as razões, umas mais polémicas que outras mas a qualidade de trabalho, a organização, o conhecimento e a liderança são claramente as razões que mais justificam tamanha superioridade.

Benfica e Sporting têm alternado como 2º clube e entre ambos a estratégia desportiva é algo que incomoda muita gente, sobretudo a do Benfica.

Em Alvalade os seus dirigentes têm passado (e bem) a constante mensagem das dificuldades financeiras, facto que condiciona obviamente o investimento no seu plantel. Têm por isso apostado fortemente nos jogadores formados nas camadas jovens e que tantos e bons jogadores tem produzido.
O futebol português deve hoje muito ao Sporting. Não é a figuras como Carlos Queiroz que se deve fazer a vénia. É a quem dirigiu o Sporting a nível de dirigentes e treinadores que há que prestar esse louvor.
Paradoxalmente quase que diria que quem mais tem rendido são aqueles que ainda enquanto miúdos menos prometiam. Ronaldo, Nani, Moutinho, Pereirinha, Adrian eram miúdos que não eram as principais figuras dos juniores e que no entanto foram dos que tiveram maior impacto. Outros como Fábio Paim, Edgar Marcelino, Miguel Garcia, Poejo, e outros mais, eram as figuras ou tinham amplo destaque e no entanto são ou foram autênticos fiascos.
Mas há algo que também há que tirar o chapéu aos seus dirigentes: sabem aligeirar de forma excepcional os resultados menos bons. Quando falham logo aparece o argumento juventude, inexperiência, falta de maturidade. Com tudo o que tem de bom e de mau, o que é facto é que exige-se menos ao clube e mais concretamente ao clube de Alvalade.

Digo isto sobretudo em comparação ao Benfica. O Benfica é um clube de massas, muito exposto a noticias, invejas e com um universo de adeptos que continuo a dizer que só prejudica o seu próprio clube. A pressão é boa e benéfica mas tem de ser qb. No Benfica tudo é 8 ou 80.
A sua política desportiva não tem tido ao longo dos anos uma linha orientadora. Cada época é um novo rumo, cada época é um novo começo. Época após tem se apostado em 2 ou 3 figuras de nome o que faz elevar as expectativas ao máximo e quase sempre sem razão para isso. Eleva-se quase que a Deus um jogador como Aimar que não justifica minimamente tais elogios (que jogador tão fraco!) e depois exige-se a outros um rendimento que não podem ainda dar. Refiro me especificamente a jovens estrangeiros que o Benfica tem.
Essa é de facto a grande diferença em comparação ao Sporting. O Sporting e bem, aposta nos da sua casa. O Benfica vai buscar miúdos da mesma idade (18 a 20 anos) ao estrangeiro e paga bem por eles. Mas na sua essência são jogadores ainda por formar, que têm muito a evoluir e que há que dar tempo ao tempo. A única coisa que diferencia Di Maria, Maxi Pereira, Urreta, David Luiz de Adrian, Pereirinha, Moutinho, Yannick ou Carriço é a nacionalidade. Nada mais! Mas uns são defendidos, protegidos e alvo de compreensão e outros são alvo de uma exigência que por vezes é atroz.

Para quem vai para um país estrangeiro, tudo é mais difícil e que há ter a sua paciência. Repare-se o processo pelo qual passou Anderson e até Nani no Manchester United. Ou que passaram Higuain e Marcelo no Real Madrid. Foram contratados a peso de ouro, mas sabe-se que há que dar tempo ao tempo.

No Benfica tirando os casos Aimar´s, quase sempre jovens jogadores estrangeiros são desvalorizados e queimados. Vejo isso acontecer com Di Maria e Urreta como vi no passado fazerem a Marchena (agora é um dos capitães de Espanha) que diziam que não prestava quando estava no Benfica, tal como vi fazerem o mesmo a Stanic ou Mostovoi.

São de facto mundos tão perto um do outro mas tão longe no comportamento. Chamo de inteligentes ao universo sportinguista por saberem proteger os seus e por saberem passar a pressão para o outro lado e chamo de básicos (para não ofender) ao universo benfiquista por não saberem proteger os seus e por darem tiros nos pés.

Etiquetas:


terça-feira, maio 05, 2009

José Carlos Soares Vs Rui Santos

Um momento de comédia que resume a época 2008/2009


http://www.youtube.com/watch?v=zQ6s9PV1Ww4

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!