quarta-feira, maio 06, 2009

TÃO PERTO E TÃO LONGE

O futebol português tem sido claramente dominado pelo FC Porto nos últimos 20 anos. Várias são as razões, umas mais polémicas que outras mas a qualidade de trabalho, a organização, o conhecimento e a liderança são claramente as razões que mais justificam tamanha superioridade.

Benfica e Sporting têm alternado como 2º clube e entre ambos a estratégia desportiva é algo que incomoda muita gente, sobretudo a do Benfica.

Em Alvalade os seus dirigentes têm passado (e bem) a constante mensagem das dificuldades financeiras, facto que condiciona obviamente o investimento no seu plantel. Têm por isso apostado fortemente nos jogadores formados nas camadas jovens e que tantos e bons jogadores tem produzido.
O futebol português deve hoje muito ao Sporting. Não é a figuras como Carlos Queiroz que se deve fazer a vénia. É a quem dirigiu o Sporting a nível de dirigentes e treinadores que há que prestar esse louvor.
Paradoxalmente quase que diria que quem mais tem rendido são aqueles que ainda enquanto miúdos menos prometiam. Ronaldo, Nani, Moutinho, Pereirinha, Adrian eram miúdos que não eram as principais figuras dos juniores e que no entanto foram dos que tiveram maior impacto. Outros como Fábio Paim, Edgar Marcelino, Miguel Garcia, Poejo, e outros mais, eram as figuras ou tinham amplo destaque e no entanto são ou foram autênticos fiascos.
Mas há algo que também há que tirar o chapéu aos seus dirigentes: sabem aligeirar de forma excepcional os resultados menos bons. Quando falham logo aparece o argumento juventude, inexperiência, falta de maturidade. Com tudo o que tem de bom e de mau, o que é facto é que exige-se menos ao clube e mais concretamente ao clube de Alvalade.

Digo isto sobretudo em comparação ao Benfica. O Benfica é um clube de massas, muito exposto a noticias, invejas e com um universo de adeptos que continuo a dizer que só prejudica o seu próprio clube. A pressão é boa e benéfica mas tem de ser qb. No Benfica tudo é 8 ou 80.
A sua política desportiva não tem tido ao longo dos anos uma linha orientadora. Cada época é um novo rumo, cada época é um novo começo. Época após tem se apostado em 2 ou 3 figuras de nome o que faz elevar as expectativas ao máximo e quase sempre sem razão para isso. Eleva-se quase que a Deus um jogador como Aimar que não justifica minimamente tais elogios (que jogador tão fraco!) e depois exige-se a outros um rendimento que não podem ainda dar. Refiro me especificamente a jovens estrangeiros que o Benfica tem.
Essa é de facto a grande diferença em comparação ao Sporting. O Sporting e bem, aposta nos da sua casa. O Benfica vai buscar miúdos da mesma idade (18 a 20 anos) ao estrangeiro e paga bem por eles. Mas na sua essência são jogadores ainda por formar, que têm muito a evoluir e que há que dar tempo ao tempo. A única coisa que diferencia Di Maria, Maxi Pereira, Urreta, David Luiz de Adrian, Pereirinha, Moutinho, Yannick ou Carriço é a nacionalidade. Nada mais! Mas uns são defendidos, protegidos e alvo de compreensão e outros são alvo de uma exigência que por vezes é atroz.

Para quem vai para um país estrangeiro, tudo é mais difícil e que há ter a sua paciência. Repare-se o processo pelo qual passou Anderson e até Nani no Manchester United. Ou que passaram Higuain e Marcelo no Real Madrid. Foram contratados a peso de ouro, mas sabe-se que há que dar tempo ao tempo.

No Benfica tirando os casos Aimar´s, quase sempre jovens jogadores estrangeiros são desvalorizados e queimados. Vejo isso acontecer com Di Maria e Urreta como vi no passado fazerem a Marchena (agora é um dos capitães de Espanha) que diziam que não prestava quando estava no Benfica, tal como vi fazerem o mesmo a Stanic ou Mostovoi.

São de facto mundos tão perto um do outro mas tão longe no comportamento. Chamo de inteligentes ao universo sportinguista por saberem proteger os seus e por saberem passar a pressão para o outro lado e chamo de básicos (para não ofender) ao universo benfiquista por não saberem proteger os seus e por darem tiros nos pés.

Etiquetas:


Comentários:
Compreendo a ideia geral que queres passar mas...então e Bruno Gimenez (Marioni)? E Heinze? E Pepe? Todos passaram por Alvalade sem renderem e acabaram por saír pela porta pequena e fazerem sucesso noutros sítios. Heinze jogou dos 2 maiores clubes do Mundo, Pepe é um dos defesas mais caros da história do futebol. Não quero com isto criticar o Sporting, erros todos cometem. E até aceito que Di Maria, por exemplo, venha a ser um grande jogador.
Mas até hoje, o que fez, por exemplo, Di Maria? Brilhar nos escalões jovens também brilhou o Filipe Cândido, o Edgar Marcelino e o Fábio Paím e veja-se onde estão. No Benfica alterna o banco com a titularidade mas sem conseguir fazer duas exibições bem conseguidas consecutivas. Vai ser um grande jogador? Duvido. Jogue ele no Benfica ou no Man Utd. Adrian Silva é outro exemplo. Duvido que se faça jogador. Tal como Yannick que sem Paulo Bento não seria metade do jogador que é.
Como bem dizes, o Benfica é do 8 ao 80 e nós bem o podemos dizer em relação ao Di Maria porque, para mim ele é um 8 e para ti um 80.
o único jogador que poderia ser elevado a Deus no Benfica é o pior deles todos porque é um preguiçoso: chama-se Reyes e é um talento nato. Mas o mal é que não é criticado internamente. Não é espicaçado pelos seus colegas. Quique tentou mas deu um tiro no pé (aliás, o pé tá mais que furado).
 
Calma lá fernandes. O Bruno Marioni veio para o SCP trazido pela mão do incompetente Norton de matos por uma pipa de massa. Ao contrário de Quiroga ou Ducher que foram trazidos pelo Josik. Podes é falar do Kmet que nunca se afirmou (mas já veio explicar que foi protegido pelo Mirko Josic e depois foi emprestado ao Lanús e desapareceu). O Pepe e o Heinze foram emprestados pelo Marítimo e Valhadolid respectivamente e eram considerados caros para a altura, tal como o João Paulo.
Concordo com o Carlos e percebo a sua ideia.
É pá do Di Maria ou ele muda muito ou então vai ser mais um flop tal como as toneladas de jogadores que já vieram para a luz pela mão do LFV e que andam por aí aos caídos.
 
O Benfica é um clube sem estratégia. Quer ganhar e rápido e por isso gasta milhões todos os anos com jogadores. Muitos são vedetas. Não falo fos Urretas, nem dos Diegos, nem dos Filipes Bastos, mas sim de Reyes, Aimar, Suazo, Micolli, e outros que nem me lembro porque passam por aí e não rendem.

Isto faz com que estruturalmente o clube não aposte nas camadas jovens. E camadas jovens não é ir buscar jogadores novos ou em último ano de júniores. É ter um plano organizado para atrair os melhores jogadores jovens e dar-lhes excelentes condições para trabalhar. Mais do que isso é vender-lhes a ideia que quando tiverem 19 anos terão a sua oportunidade se trabalharem bem.

Quando ouço falar em Marketing das camadas jovens do Sporting, só me posso rir. Lisboa é a maior cidade deste país, com 1/5 da nossa população. Á partida , 60% dos planteis jovens do SCP e SLB são com malta de lisboa. E olhando todos os anos para os campeonatos jovens, o Sporting costuma estar sempre à frente do Benfica em todos os escalões (como este ano, por exemplo, salvo erro). Há uma aposta clara. Há uma estratégia.

O Sporting sempre falhou no aproveitamento... Certo. É uma pena que Simão e Quaresma tenham sido campeões pelos rivais. É uma pena que Ronaldo, Figo e Nani nunca tenham sido campeões pelo Sporting. É chato que Boa Morte nunca tenha jogado um minuto pelo Sporting, etc, etc... Mas, eles saem às catadupas. Não é coincidência. É trabalho.

Jovens como Di Maria e Adu, vêm para o Benfica com preço de estrelas. Portanto são obrigados a render. Para não render metam lá outros. Jovens como Bergessio, Luisão ou Cardozo trazem etiquetas chorudas. São jovens? São, mas têm preço de craque. A paciência com eles não pode ser a mesma que com um Pereirinha, um Adrien. Isso é claro. Esses não são fruto de uma política de sucesso imediato. São fruto de uma estratégia pensada, que agora começa a aparecer e que se espera venha a dar frutos (leia-se, títulos - Se não der , é um fracasso! Assumido!).

Os jovens do Sporting todos sabem quem são. Até os que não rendem por cá. E agora pergunto: Quem são os do Benfica? Ouvia falar dum Hélio Roque, dum João Vilela (abancava Moutinho nas selecções jovens), o Silvio do Rio Ave... No outro dia um amigo meu do Benfica disse-me: Se é isso que o Benfica anda a formar, então fechem as portas!!! Não vale a pena. Porque é que o Benfica não forma todos os anos Paulos Sousas, Ruis Costas, Hugos Leais (sim, era muito bom), Manueis Fernandes??? Porquê? O que é que falta? É dinheiro?? Que me lembre são 4 grandes jogadores que aprecio da formação benfiquista em quase 20 anos... Do clube com mais adeptos em Portugal... desculpem, mas é falta de planeamento, paciência e visão.

Não formar e depois ir comprar João Pinto, Nuno Gomes, Fábio Coentrão (caro...), Mantorras e outros jovens que tal a preço de ouro... É cuspir no prato e depois querer comer dele.

P.S.: Aquele Diego Souza era uma bomba!!! Todos viam, mesmo quando ele cá fez meio jogo treino no primeiro ano. Não tinha etiqueta de milhões, foi logo a andar... Eis o SLB.

Ah, e eu não aceito que o Di Maria venha a ser um grande jogador. É fraco! Não faz nada de bom! Entra em campo e perde 50 bolas em 60 segundos. Se joga de inicio nem aparece. É fraco! Só não vê quem não quer. Qual foi a grande exibição do Di Maria nestes 2 anos na luz???? Uma assim grande, que todos se lembrem e digam: Epá, se este miúdo jogasse sempre assim era o maior!
 
Vamos por partes: tal como disse o Santini, o Heinze veio emprestado por 6 meses e o Pepe nem nunca assinou contrato. Teve tão somente à experiencia.
Muito bem lembrado o caso do Diego Souza!! Esse puto é craque! É tao somente mais um a quem nao deram tempo.
Depois ha casos como o de Joao Pereira. No Benfica nao prestava, agora ja dizem que é o melhor lateral a jogar em Portugal.
Este puto que agora foi para o Porto, o Miguel Lopes, tb foi formado no Benfica. Oportunidades dadas pelo clube??? zero!
A questao do preço pago por jogadores novos como Di Maria tem de ser sempre enquandrada. Ja dei exemplos como o de Anderson (30 milhoes!!) ou Nani (25) ou Higuain (20) Thiago Silva (20) e tantos outros, que sao comprados por valores altos mas a quem é dado tempo.
Comparar o Di Maria aos casos de Filipe Candido é assustador. Filipe Candido brilhava com 15 ou 16 anos! Depois foi para Madrid e desapareceu e diga se que brilhava ca numa altura em que Benfica e Sporting ganhavam 15 e 20 golos. Hoje em dia a coisa ja nao é assim.
Mais, Di Maria além de campeao do mundo de sub-20, é campeao olimpico (sub-23), foi decisivo numa equipa que tinha Messi, Tevez, Gago, Mascherano,etc.
Será Maradona tolinho?? Nao perceberá de futebol???
Benfica 4?? A Rui Costa, Paulo Sousa, Hugo Leal e M.Fernandes, eu acrescentaria outros bons jogadores, tais como: Maniche, Rui Bento, Paulo Madeira, Joao Pereira, Dominguez e quem sabe se um dia Miguel Vitor.
Falta orientacao?? Claro que falta. Qualidade há, mas falta apostar neles até pq e para desmistificar essa ideia, a realidade é que o Benfica tem mais titulos em Juniores e Juvenis que o Sporting.
 
O que dizem de Di Maria, diziam de Marchena, de Aldair, de Mostovoi de Stanic.
 
Maniche sem dúvida!! Confirmo! E O João Pereira não gosto do miúdo, mas sim...

Se o Maradona é tolinho por apostar em Di Maria? É. Simplesmente o Di Maria n tem qualidade para equipar no mesmo balneário que Verons, Mascheranos, Zannetis, Tevez´s, Messis, Milito´s, Cambiasso´s, Riquelmes, etc...

Pronto, não são 4, são 9 (embora eu só quisesse falar do mais alto nível)... É muito pouco para 20 anos.

Sim! o Benfica tem mais títulos que o SCP em Juniores e Juvenis... Mas tb tem mais títulos que o FCP em seniores amigo Karlitos. E o Eusébio foi melhor que o Liedson alguma vez será. E o Benfica tem mais títulos europeus que o Chelsea. Não podemos ir por aí. Comparemos o comparável.

As camadas jovens do SCP são incomensuravelmente mais fortes que as do Benfica e qualquer pessoa que não diga isto está a brincar com coisas sérias - E isso não é Marketing, é trabalho. Está à vista.
 
Não gosto da ATITUDE do João Pereira... Do futebol gosto muito.
 
O Joao Pereira ficou marcado por aquele lance com o Hugo Viana. De resto nada a aponta à sua atitude.
Falei na questao dos titulos para tentar demonstrar que a qualidade está lá. O problema é que nao apostam neles depois.
Com outra direcção e com outro treinador, jogadores como Veloso, Pereirinha, Carriço e tantos outros continuariam nos Olivais e Moscavides do nosso país.
Estando obviamente MUITO à frente na sua formação, o facto é que além da qualidade da mesma o factor determinante é que apostam sem medo nos jovens. Admiro isso e o Sporting deve muito a 2 treinadores: Boloni e Paulo Bento
Se eu fosse responsável pelo futebol do Benfica, eu apostaria numa politica à Barcelona, isto é, contrava 2 ou 3 jogadores mais credenciados e de resto apostava na prata da casa. Vi ontem um Barça jogar com 6 jogadores formados nas suas camadas jovens (Valdez, Piqué, Iniesta, Xavi, Busquets e Messi) e ainda faltava por exemplo Puyol e depois compra 2 ou 3 caros (Etoo - que ate veio do Maiorca - Henry - que so nao jogou ontem - e Daniel Alves) e num ou noutro mais acessiveis (Touré, Keita, etc).
Ha que apostar no mercado interno, o qual ja mostrou que tem jogadores com valor. Foi assim que o Porto de Mourinho teve sucesso.
 
Viana? Viana foi o menos. O Viana foi passarinho, o João Pereira não tem culpa disso. Mas já com o Tello por exemplo... E com vários outros jogadores.

Bem sei que este ano o homem já aparece como capitão, mas isso é uma coisa bem feita - Obriga-o a temperar as suas atitudes (nisso tiro o meu chapéu ao Jesus! Excelente).

Regra geral sempre foi um conflituoso, com péssimo fair-play, que passava a vida a discutir com àrbitros e a simular faltas. Tudo bem que também era miúdo e aos poucos vai deixando de ser.
 
Maradona não é o tolo que levou 6 a 1 da Bolívia, jogo em que Di Maria brilhou ao ser expulso nos 15 minutos que teve em campo?
 
Então não conheço treinador que nao seja tolinho, pois já todos foram goleados. Diga-se de passagem que foi a sua unica derrota e num país em que todos dizem ser quase impossivel jogar devido à altitude.
Nao tem qualidade para equipar junto de Messi, Tevez, etc?? A realidade é que teve lá e decidiu. 2 golos sendo que um deles foi o da vitória na final. E que golo!! Quem resolveu foi Angel Di Maria.
 
E tem dado continuidade a esse brilhante trabalho, de modo igualmente brilhante diga-se de passagem.

Com mais um capítulo ao mais alto nível ontem.
 
Viste o jogo ou referes-te somente em relação à questão da substituição??
 
Dos dois. Dizia assim um individuo que estava a comentar o jogo na TV e que se quer isento:
“É exasperante a quantidade de bolas que Di Maria perde”

“Di Maria... mais um mau passe. É demais.”

“Di Maria no contra-ataque... e mais uma má decisão do internacional argentino... Isto realmente.”.

Foi o tipo da Sport Tv. Só vi os últimos 30 minutos do jogo, mas cheira-me que se tenho visto os outros 60 tinha visto mais do mesmo.
 
Ah, e ainda disse mais uma, aquando da substituição:

"Este menino... teve uma atitude de... mimado. Ele não percebe porque sai, mas sai porque não rende e deve-o a si próprio. Ainda por cima, o benfica já fez muito mais por ele, do que ele pelo Benfica".

Quando um adepto vai para a televisão desabafar assim, está tudo dito.
 
Ja percebi. É que realmente aquele individuo do Sportv passou o jogo todo a embirrar com o Di Maria. É ente como esse palerma que passa para a opinião publica essa imagem e que faz adeptos começar a pegar de ponta com determinados jogadores
Pena que nao tenhas visto o jogo. Di Maria foi a seguir a Cardozo o melhor jogador e teve pelo menos 2 lances (nao vi o jogo todo) geniais e de golo feito mas que Cardozo num deles e outro jogador (ja nao me lembro o nome) falharam.
Deixo te que comentários de 2 jornais sobre a exibição de Di Maria:
Jornal o Jogo: Foi depois da troca com Aimar (começou n o apoio a Cardozo e passou depois para o lado esquerdo) que apareceu no jogo e deixou a defesa do Trofense à beira de um ataque de nervos. Desconcertante, nem sempre teve o melhor acompanhamento e foi pena para os encarnados porque o internacional argentino até estava com a corda toda - mesmo sem Maradona a assistir à partida. Nota 7.
No jornal A Bola os elogius ainda foram maiores. Eu vi boa parte do jogo e no me concentrei so na ultima meia hora. Esse palhaço da Sportv começou logo , mas logo mesmo a rebentar no Di Maria.
O que estão a fazer a Di Maria, fizeram com Mostovoi, Stanic, Marchene e fizeram ainda ha mt pouco tempo com Derlei. Falavam mal, insultavam, criticavam por tudo e por nada. Derlei mudou de clube e agora já é de novo bom e é so elogios. Tal como me insurgi no que fizeram a Derlei, tambem agora me revolta no que estao a fazer a Angelito.´

Quanto à sua substituição, logo veio reconhecer que errou e afirmar que pediu desculpa ao treinador.
 
Então nos primeiros 60 jogou bem... eu realmente tenho um azar com o rapaz...

Vou confiar em ti para essa primeira hora.

Mas olha que nessa meia hora (ou 20 minutos, porque houve uma substituição) eu concordo com o tal jornalista palhaço que anda a queimar o rapaz... Ele estava realmente a perder bolas á cadência do costume, a perder contra-ataquer fáceis, a tomar más decisões e a ser mimado. O habitual no fundo.

Mas se nessa primeira hora jogou bem... tenho pena de não ter visto. Seria uma coisa nova para mim, porque realmente NUNCA vi esse rapaz jogar bem com a camisola do Benfica.
 
Karlitos,
Então o Urreta também teve 2 lances de génio e o Aimar teve 1. O Di Maria conseguiu fazer 2 cruzamentos de muito boa qualidade para o Cardozo. Isso não é de génio, é parte das funções de um extremo.
A quantidade de bolas que o Di Maria perde não tem razão de ser. O futebol é um jogo de controlo, até os desiquilibrios devem ser "controlados", se me faço entender. E ele é um disparatado. Talento, sim. Inteligência, zero!
 
A Argentina sempre jogou em La Paz e nunca tinha levado 6.
Maradona bom treinador? Duvido que seja. Até porque só teria lugar a treinar em 2 sitios: No Nápoles ou na selecção Argentina.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!