terça-feira, maio 12, 2009

Se fosse eu.......



A época terminou e com ela há vencedores (campeão, quem lutou e alcançou o objectivo UEFA, quem se salvou já da manutenção) e perdedores. Neste último lote claramente Benfica e Belenenses são os “vencedores”.

É por isso altura de começar a fazer uma avaliação, procurar perceber os erros e tentar solucionar os mesmos. Para isso é fundamental perceber também se quem está tem capacidade para inverter o rumo da situação.

Vou me focar no meu clube e tentar colocar me no papel de quem manda no futebol encarnado.

Rui Costa teve este ano a sua primeira experiência como dirigente. Figura muito estima pelos adeptos, a expectativa criada neste seu novo papel (associado ao facto de já não ser LFV o responsável directo pelo futebol) era enorme e mais ficou ainda com a contratação de jogadores de nome como Suazo, Reyes e Aimar.

Estes jogadores tiveram o cunho pessoal de Rui Costa e do novo treinador Quique Flores que ao foi na prática a 3º escolha após os falhanços na contratação de Eriksson e de Carlos Queiroz.

Confesso que fiquei satisfeito com a contratação do espanhol. Jovem, ambicioso ( e não acomodado como Eriksson) e com um trabalho interessante feito no Getafe e no Valência, tendo sido ainda antes de ser contratado, alvo de elogios por gente como José Mourinho.

Contratação boa sim sr, mas há depois o resto. Um treinador estrangeiro que chega a Portugal, não conhece a nossa realidade, não conhece o nosso tipo de futebol, não conhece a mentalidade dos nossos jogadores e dos adversários nem conhece a qualidade que cá existe. Regra geral pensam que aqui é só labregos e que o que é lá de fora é que é bom. É assim que se paga 4 milhões por um jogador com Balboa e é por isso que já no tempo de Camacho quase que se mendigava por um jogador como Soldado e por quem estavam dispostos a pagar mais de 5 milhões.

Isto não pode funcionar assim! Quem manda no futebol tem de ter um papel mais decisivo, mais de comando e não dar carta branca a quem acaba de chegar. Primeiro prova-se que sabe o que se está a fazer depois sim começa-se a dar lhe corda.

Este foi quando a mim um dos erros de Quique. Não conhecia o Benfica, não conhecia o nosso campeonato nem a forma como jogam contra os grandes.

Este plantel foi mal formado. Ficar só com Maxi no plantel é suicida. Ter Léo mas embirrar com ele (não sei quem teve razão) e ficar só com o ruinoso Jorge Ribeiro é assustador.

Pagam 5 milhões por um jogador com Sidney. Isto é ainda mais assustador! 5 milhões!!!!?? Como é possível?? É um jogador banal, que acredito que pode evoluir, mas é no momento banal e que não vale nem ¼ dos 5 milhões. Tendo Luisão, David Luiz e o miúdo Miguel Vítor é absurdo pagar por mais um central.

No meio campo, Quique nunca se entendeu. Ruben Amorim na direita e Katsouranis era o elemento mais estável aparecendo depois ora Yebda ou Carlos Martins. Faltava sempre algo. A coordenação era quase nula, os espaços centrais eram enormes e com isso os centrais sofrem que nem uns condenados.

Reyes foi sendo o mais estável e depois no ataque apostou sempre em Suazo o qual teve quase sempre a companhia de Aimar. Aqui esteve e está provavelmente o maior problema do Benfica. Jogar com Aimar é jogar quase sempre com 10.

Com tudo isto quem foi sempre posto de lado foi Cardozo (outro jogador criticado por tudo e por todos, tendo em vários jogos sido assobiado pelos próprios adeptos) e que agora em virtude da lesão de Suazo provou que é excelente para o nosso campeonato.

A realidade é que Quique tem culpas no cartório. Eu até sou adepto da estabilidade e que há que dar tempo, mas neste momento estou convicto que não tem condições para continuar e que há que mudar de rumo.

É neste sentido que digo que se fosse eu a mandar no futebol encarnado era precisamente no nome que mais se fala que eu apostava para treinador do Benfica: Jorge Jesus!

Desde há muito que sou adepto do gadelhas. É excelente tacticamente, é um líder, conhece perfeitamente o nosso futebol, tem ambição e não é um yes man. Quase todos os seus ex-jogadores falam maravilhas dele. Recordo-me de Sérgio Conceição, Jorge Andrade, Silas, o próprio Ruben Amorim e um outro jogador que nós aqui do Controvérsias conhecemos pessoalmente e que foi por ele treinado, todos eles são fartos em elogios.

Claro que para treinar um clube como o Benfica tem de mudar algumas coisas. Jorge Jesus e a língua portuguesa têm alguma dificuldade em se dar bem, é muito vaidoso e maniento (tem a mania que é o rei da táctica) e tem rapidamente de perceber que não pode vir com o choradinho da cansaço físico em virtude dos jogos da UEFA.

Mas é um grande treinador e que acredito que fará do Benfica campeão. Com ele muita coisa mudou, logo a começar pelo sistema de jogo. O 4-4-2 losango é o seu sistema de eleição e com ele jogadores como Di Maria, Balboa e Urreta não têm qualquer hipótese e Reyes terá se jogar mais avançado(que é até onde eu acho que deve jogar, à semelhança do que fazia no Arsenal) isto no caso de ficar.

Os seus avançados são regra geral bastante móveis, pelo que Cardozo será á partida carta fora do baralho (em Braga o sacrificado foi Linz) e quem ganhará com isso será Nuno Gomes que terá muito mais hipóteses de jogar.

Repito, contrataria Jorge Jesus e com ele pelo menos 2 jogares que estão com ele no Braga: Luis Aguiar e Evaldo. Luis Aguiar é perfeito para jogar em 3 das 4 posições do losango e tem um potencial de evolução ainda muito grande.
Evaldo foi quanto a mim o melhor lateral esquerdo do nosso campeonato. Forte fisicamente, marca bem, apoia bem os centrais e sobe bem no terreno. Ambos seriam excelentes contratações.

Em Portugal, tentaria também a contratação de Néné. Pelo que vi é um excelente avançado. Sou apologista da contratação de jogadores que já estão adaptados ao nosso futebol e que já provaram que cá fazem a diferença pelo que o mercado interno seria uma referência. Mas há também o mercado exterior e nele há um jogador que me enche as medidas e que actualmente está desvalorizado, pelo que o seu preço rondará os 5 milhões.

Falo de Rodrigo Palácio do Boca Juniors. Apareceu em alta, brilhou, pediam meio mundo por ele e depois eclispou-se. Mas acho-o um fantástico jogador e será até hoje o jogador mais parecido com Liedson que vi jogar.

Há muito trabalho pela frente e há mudar algumas coisas e fazer opções decisivas e corajosas. Eu se mandasse faria algumas como as anteriormente mencionadas. Rui, lê a aprende!! Aahahahhaha

Etiquetas:


Comentários:
:)))

Karlitos, já tens tudo planeado!!

Bom, de Rui Costa eu só tenho uma coisa a dizer: Ele gosta do clube, até quer servi-lo... Mas isto não é para quem quer... Ou pelo menos não devia ser. Digo não devia, porque já se falava neste cargo para o Rui Costa ainda ele andava em Milão.

Grande parte da responsabilidade da época que o Benfica faz é dele. Desde as contratações, passando pelos momentos em que interviu na praça pública sempre a responsabilizar os jogadores (aquilo que o Léo diz, tb é válido para o Rui Costa). A seguir ao jogo com o Olympiakos ele era dos mais nervosos, em vez de ser dos mais serenos - Por exemplo!

Não chega andar sempre a dizer nos jornais que os jogadores têm que fazer mais. Como Director Desportivo acho que a sua função é fazer o plantel, de acordo com as necessidades do treinador, e dar a este o máximo de condições para desempenhar o seu trabalho - E isso também passa pela... "Tranquilidade". Francamente, nota negativa! A rever...
 
100% de acordo com o teu texto. Tb eu fiquei contente com a contratação do Quique, tb não gosto de andar sempre em mudanças mas acho que chegou ao fim a passagem do espanhol pelo Benfica.
A juntar aos vários erros que enumeraste, há outro que contribuiu que foi a falta de alguém com conhecimento do futebol português na equipa técnica. Chalana e Diamantino foram chutados para o lado!

Sobre o futuro, vamos ter mais um ano para construir uma equipa, acho que Jesus bom mas preferia o Scolari (no entanto o brasileiro deve ser muito caro e impossível para o Benfica). Mas treinar um grande é bem diferente de treinar o Braga.
Luis Aguiar e Evaldo eram sem dúvida boas contrações... venha ou não o Jesus! E Néne tb. Acho que outro dos segredos para o futuro será apostar no mercado nacional e nos jovens
 
Ah sim claro que Rui Costa tem culpas no cartório. Penso que enumerei algumas delas, nomeadamente permitir que Quique comprasse assim jogadores como Balboa. Tb Sidnei é da responsabilidade de Rui Costa.
É claro que ele ainda tem muito a aprender mas já tem alguma escola pois aprendeu com mestres como Galliani.
O facto de ele criticar por vezes os jogadores eu nao discordo. Há que ter serenidade sim, mas tb há que chamar à razão alguns meninos.
A questao dos adjuntos focada pelo Preto é algo de delicado. Impor 2 adjuntos (sobretudo quando um é o Chalana) é demasiado mas um da casa é de facto fundamental e eu pessoalmente vejo qualidade em Diamantino. Esse foi de facto um erro e um erro no qual Rui Costa cedeu claramente para o seu treinador.
Agora, faça o que faça.....contrate é o Jesus!
 
E quanto ao Jesus... No Benfica começará a ser criticado assim que ganhar o terceiro jogo seguido por um a zero.

E daí até ao desfecho final, será rápido. O problema do Benfica é estrutural, não é contextual. E problemas estruturais demoram a resolver.

Mas claro que já todos os benfiquistas começaram a sonhar com o título de 2009-2010, e alguns já ganharam com o Jesus. Outros com o Scolari. Se candeia que vai à frente ilumina duas vezes, então está feito.

A pergunta que os benfiquistas deviam estar a fazer é: O 5º Lugar dá a Europa? O realismo a isso obriga. E a visita a Braga tb.
 
Ahahah. Achas que vão ficar em 5º? Olha mais vale prometer já ao Jesus que vai ser contratado. Pode ser que ele os deixe ganhar. Mesmo que percam em Braga, ganham ao Belenenses e o Braga tem de ganhar ao Porto assim como o Nacional tem de ganhar em Alvalade e na Trofa...
 
Mas era bem feito pois já se fala que o Quique já saiu mesmo antes de acabar a época. Eu se fosse a ele fazia tipo Camacho e Quim e ria-me dos golos que sofria.

Vão buscar o Jesus e mais uma camioneta de jogadores:

- Eduardo para a baliza em troca com o Quim;
- João Cigano e Evaldo em troca com o Jorge Ribeiro e Binya;
- Alan pelo Balboa;
- Luis Aguiar pelo Urreta e Coentrão;
- Meyong.

Equipa para o Ano:

Eduardo
Cigano Sidney David Luis Evaldo

Yedba
Alan Martins Aguiar

Meyong Nuno Gomes
 
Vendas/saídas:

Grego, Luisão, Jorge Ribeiro, Suazo, Urreta, Coentrão, Reyes, Aimar, Adu, Binya, Cardoso, Balboa.
 
O Benfica tem claramente vários e graves problemas, sendo que um dos mais graves são precisamente os sócios e adeptos encarnados.
Concordo 200& contigo quando dizes que mesmo ganhando por 1-0, os adeptos irão assobiar, insultar, pressionar.
As pessoas têm que perceber que o Benfica e o próprio futebol dos anos 60 já não existe.
Muitos e bons treinadores passaram pelo Benfica e nao foram campões. Alguns grandes jogadores e o resultado foi o mesmo.
Para vencer há que reunir um conjunto de condições e para isso todos têm que se unir para o alcançar.
O futebol do Benfica é agora dirigido por Rui Costa mas isso não é suficiente. O sucesso requer toda uma estrutura e todo uma equipa de profissionais competentes e munidos dos meios no sentido de obter os melhores resultados.
Repito, Rui Costa, sozinho nao consegue nada. José Veiga por exemplo quando veio para o Benfica começou por mexer em aspectos fundamentais mas que o comum adepto ignora por completo. Falo por exemplo de um conjunto de profissionais na area da saúde (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, etc) que num clube altamente profissional têm também eles de o ser (e nao a part-time como estavam) e ter as condiçoes materiais para o fazer.
Hoje em dia as lesões sao muitas. Prevenir as mesmas e conseguir recuperar os atletas no menor tempo possivel é algo que é determinante numa época desportiva.
Rui Costa tb já começou a mexer nisso (tem a vantagem de ter sido jogador do Milan e do seu famõso Milan Lab)mas ainda há mt trabalho pela frente. Como dizia um ex-dirigente de um outro clube, não é possivel ter um jogador estrangeiro acabado de chegar ao pais e ao clube, que nao fala sequer a lingua e ter de andar por ai a perder tempo e a desgastar-se pedindo informações de como fazer e onde ir para poder ter tv cabo em casa ou como inscrever o filho na escola.
Ter alguém que organize toda a logistica, minimizando tempos de espera, de viagens, condiçoes de alojamento, etc, tudo isso tem de ser feito de forma profissional e competente.
Ter bons jogadores nem sempre é suficiente.
Nao sei o Jorge Jesus vem ou não. Qualidade tem-na muita e acredito que seria mais um na tentativa de melhorar todo departamento de futebol
 
Tenho ouvido uns tipos a mandar uns piropos nos últimos tempos que reza o seguinte: "nos ultimos anos, o melhor Benfica foi o de Fernando Santos".
Ora bem, esta é a verdade! E pena foi que o Eng. não tivesse tido tempo na 2ª época porque limpava o título.
Por isso eu voto: Santinho, volta!

Nota: estou consciente que é irracional e impossível isso acontecer. Mas é que quem falar de Jorge Jesus agora terá que perceber que treinador português no Benfica é homem morto...
 
a pressão dos adeptos é realmente muito grande e faz estragos! não tenho dúvidas que o fernando santos e agora o quique foi/vai embora devido à pressão dos adeptos em quererem resultados.
tem de haver coragem em afirmar no inicio da época que pode não se vencer nada pois a equipa está em construção... e só assim a pressão irá diminuir e talvez a tranquilidade regresse.
 
Atenção a outra coisa: fala-se que quique vai embora mas Rui Costa já foi claro e peremptório em afirmar que não ia. Se for, muito mal sr. Rui!
 
Ao que parece há divergencias entre LFV e Rui Costa. Alias o processo Jorge Jesus estará a ser conduzido por LFV e não por Rui Costa.
Isto é o diz que diz.
Fernando Santos......epá Fernando Santos teve um trabalho que em alguns aspectos foi positivo mas noutros foi assustador. Quanto a mim não tem perfil de lider e isso num treinador é regra geral determinante. Entende de futebol, é bom tacticamente mas falta o resto.
 
Muahahahahahahaha - Coitadinho do Rui Costa, é isso? Karlitos, n te estás a preparar para desresponsabilizar o Rui Costa, pois não??

Já tou mesmo a ver a conversa para o ano:
- Rui Costa faltou à palavra...
- Não senhor!! Ele não queria! O malandro do LFV é que quis. O Rui Costa é um senhor e já construiu o Benfica Lab com as suas próprias mãos...

Olhe que não, olhe que não!!

O Pimenta Machado tinha razão numa coisa que disse e que até hoje é das maiores verdades que já ouvi no futebol: "O que hoje é verdade amanhã é mentira".

Aliás há 3 verdades no Futebol:
- O que hoje é verdade, amanhã é mentira
- Não confirmo, nem desminto
- Nem sim, nem não... antes pelo contrário!

Portanto, acho que o Rui Costa se precipitou quando disse que não havia a minima hipótese do Quique sair até porque não se sabe o que vaiacontecer até final do ano... Alguém acredita que se o Quique ficar em 5º Lugar, que fica no Benfica para o ano. Já se ficar em 3º vai ser uma guerra, quanto mais.

Aliás, não é a primeira precipitação. Lembrem-se que ele praticamente garantiu o Reyes na luz para 2009-2010... e a ver vamos. Hoje se calhar não está tão interessado.
 
Ah, e já se ouve falar do Quaresma na luz... Estou mesmo a ver o meu velho amigo Karlitos a chorar pelo Quaresma na selecção.

:))))

Vai ser um mimo se isso acontecer (um mimo a compensar a desilusão de o ver no SLB)! :)
 
Na selecção a titular!!!!!!!
 
Oh Vitor andas distraido!
Recordo o que aqui escrevi:
"Ah sim claro que Rui Costa tem culpas no cartório. Penso que enumerei algumas delas..."
"Este plantel foi mal formado..."
"Pagam 5 milhões por um jogador com Sidney."
" Rui, lê a aprende!"

Como vês não faz sentido essas afirmações. Rui como responsável pelo futebol tem obviamente culpas e nao disse eu o contrário.
 
Quaresma?? Sabes bem a minha opiniao. Bom jogador mas nunca um jogador de classe mundial.
Ele tem provado na sua carreira o que digo:falhou em Barcelona, falhou no Inter e tá a falhar no Chelsea. Achas azar? coincidência?
Meu rico Simao como sempre defendi!
Quaresma é pessimo tacticamente: nao defende, nao pressiona, nao ocupa bem espaços.
Ele no Benfica? Espero bem que nao e se realmente vier o Jesus como gostava que viesse, ele nao terá qualquer hipotese. Tal como disse, Jesus joga em 4-4-2 losango e como tal Quaresma é carta fora do baralho.
Se fosse Scolari ai ja gostava de o ter. Mas quero é Jesus e como tal Quaresma é nesse esquema um attachment.
Na selecção a titular?? Como?? Só se Simao e Ronaldo nao puderem jogar.
Eu nao sou dos que defendem todo o jogador do Benfica na selecção. No actual Benfica so por exemplo Nuno Gomes o poderia ser.
Nao te esqueças do teu menino Carlos Martins e do que sempre disse dele. Nao mudei de opiniao (tal como nao mudaria com Quaresma) e o tempo tem me dado razao.
Sabes quem tb tem dado razao??? O teu amigo Postiga!!! Preparado para pagar o jantar da aposta???!
Como dizia o outro: "...time is on my side....yes it is!!!"
 
Entao e depois de levar 3 bombocas do Quique, ainda queres o JJ?
 
O Postiga tem-te dado razão? O Postiga fez uma boa época e ainda vai dar muito ao SCP.

Estou satisfeito com o rendimento dele. Não sabe jogar mal.

Agora, gostava era que fizesse mais uns golinhos... Já agora qual era a aposta ó mandrião?
 
Esta semana o nome mais falado para o cargo de treinador do Benfica vai ser ... Rui Jorge. Pode ser que os brindes voltem e o Benfas ganhe. Coitado do Jesus que foi usado pelos lamps.
 
Nao, continuo a achar Jesus melhor treinador.
Nao desgosto de Quique e nunca me ouviste fazer grandes criticas em relacao ao seu trabalho. Falhou é um facto e as vezes hesito se não seria justo ter uma 2ª oportunidade.
Se nao vier o Jesus entao que fique o Quique.
Quando nao inventa e faz o que é mais óbvio, os resultados são logo outro.
Ontem finalmente voltou a por o Moreira e tirou o Joaquim. Eu percebo a divida de gratidão pela exibição do Joaquim na final da Taça da Liga, mas isso não é tudo.
Cardozo é finalmente o avançado de raíz e Di Maria a jogar na frente sem preocupações defensivas é outra fruta.
Ruben e Katso no meio é tb algo que devia ter sido trabalhado mais cedo.
Advinhem quem não jogou e a qualidade é logo outra? Pois é: Aimar!
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!