terça-feira, maio 26, 2009

Paulo Bento

Paulo Bento não é um treinador consensual. Se para uns (principalmente os rivais) consegue fazer maravilhas com o orçamento que ano após ano tem para outros o seu ciclo deveria acabar já, pois consideram-no demasiado pragmático, orientado para o resultado e pouco valorizador do espectáculo.
Paulo Bento acaba a época em 2º lugar, pelo quarto ano consecutivo, com eliminações históricas na Liga dos Campeões, derrota polémica na final da Taça da Liga e a eliminação pelo Porto da Taça de Portugal. Com o seu contrato a acabar e, feitas as contas, a sua continuidade depende das eleições agendadas para 5 de Junho. Veremos...
Entretanto, deixo-vos a minha análise de Paulo Bento.

Positivo:
- Liedson e Derley. Se um foi preciso recuperar de lesão grave o outro parecia morto à partida. Ambos foram decisivos e mostraram um dos pontos fortes desta equipa do SCP. Rápidas transições defesa-ataque que partiram completamente as defesas adversárias. Se um está muito inclinado para ficar outro está inclinado para se retirar. Se o fizer sai pela porta grande, e provou - Caneira e Carriço. Se o jovem é uma revelação que remeteu Tonel para o banco, o regresso do Caneira à equipa traduziu-se em estabilidade e solidez defensiva, fazendo lembrar a defesa de betão da equipa à 2 anos atrás, onde sofreu pouquissimos golos e quando o SCP esteve muitos meses invicto. Com Caneira a equipa perde fulgor atacante, é certo, mas equilibra as dobras aos centrais, as subidas do Pedro Silva e estanca um flanco que é sempre mais permeável no nosso campeonato (abundáncia de avançados rápidos que aparecem muitas vezes na linha).

- Discurso. Ninguém papa o Paulo bento por tótó e gosto disso. Falou sempre quando devia e os 3 anos e meio à frente da equipa já lhe dá estaleca para analisar e conhecer certas situações obscuras que tem como principal objectivo decidir jogos em favor de certos clubes.

Benefício da dúvida:

- Pereirinha e Rui Patricio. O médio foi em alguns momentos um ala bastante inteligente e precioso. Muito desiquilibrador e que respeita bem o posicionamento táctico. Pode vir a ser um fora de série? Dúvido. Mas é um bom jogador de plantel. O GR apareceu mais seguro e tranquilo pois a sombra Stoijkovic já não esteve lá. No entanto a sua juventude custou pontos e jogos importantes, principalmente na Champions League onde foi muitas vezes mal batido.

- Roca e Postiga. O regresso de um jogador que deixou saudades ao clube e aos rodizios da capital. Entrou de estaca na equipa e mesmo a interior direito foi sempre cumprindo com a sua técnica apurada, qualidade de passe e determinação. Mais uma vez as lesões de final da época eclipsaram-no e já ninguem se lembra da falta dele na equipa que vai ganhando jogos. Em determinados jogos Postiga foi decisivo, mas demasiado poucos para o nome que tem. Talvez trabalhadno mais a parte física (capacidade de choque) sem perder a técnica fantástica pode ser traduzida em mais golos (ah e validarem todos os golos que marca também ajuda, certo?).

- Ismailov e Vukcevic. O centro campista foi a contratação mais cara do SCP e não desiludiu. Fez uma 1ª volta em alta e mais uma vez só as lesões o condicionaram. Vuck está na dúvida e não no negativo pois ainda veio a tempo de se redimir no campo da parvoíce do início da época. Mais uma vez, Paulo Bento disciplinador colocou-o no lugar. Vamos ver o que rende com a lesão crónica do ombro ultrapassada.

Negativo:
- Casos. Moutinho, Miguel Veloso e Vuk. São casos a mais a sair cá para fora para um clube que se quer vencedor. Moutinho não foi o mesmo desde que quis sair. Veloso está pesado, desmotivado e com o ego inflaccionado e ao Vuk venderam-lhe que era o maior do mundo, até perceber qual o seu lugar. Todos eles em alta poderiam ter ajudado mais o SCP.

- Romagnoli e Abel. Ambos estiveram muito abaixo do que deviam/podiam ter feito. Do argentino já se viu mais. Abel parece que desaprendeu. As lesões nestas situações também não ajudam.

- Goleadas europeias. Apesar de ter feito história ao atingir pela 1ª vez os 8ºs de final da Champions o SCP bateu mais um record com a equipa que passou a fase de grupos que sofreu a maior goleada e mais golos no agregado. Para andamentos de Champions é necessário mais concentração, motivação e maior qualidade individual. Neste ciclo Paulo Bento, sem dúvida a maior derrota do treinador.
.

Etiquetas: ,


Comentários:
Positivo:
- A firmeza e coerência no discurso. Pausado ou não, a verdade é que esta é a maior virtude de Paulo Bento.
- A aposta continuada nos jovens. Todos os anos aparecem novos nomes deixando sempre a sensação de que o trabalho jovem é acompanhado dia após dia. Daniel Carriço, Pereirinha e Adrien Silva cresceram mais um pouco e poderão fazer de 2009/2010 um ano de confirmação dos seus talentos.
- 3 épocas, títulos em todas elas. Mesmo sendo de menor dimensão, a verdade é que a Supertaça não deixa de contar e, bem feitas as contas, Paulo Bento, enquanto treinador principal, ainda não perdeu um jogo em Portugal a eliminar!



Benefício da dúvida:
- Continua sem vencer o campeonato mas as boas omoletes precisam de bons ovos. Este ano pediu-os mas não retirou deles o melhor rendimento: Caneira, Rochemback e Postiga foram de rendimento intermitente e não foram as pedras basilares para subir o nível da equipa. Ao invés, mantiveram-se principais figuras Polga, Moutinho e Liedson e, como figuras emergentes nas suas tarefas específicas Carriço, Izmailov e Derlei.
- A teimosia. Positivo para uns, negativo para outros, o melhor exemplo é mesmo o de Vukcevic. Meia época afastado e assim que começou a jogar, marcou e decidiu.

Negativo:
- O discurso contra a arbitragem. Paulo Bento exagera nas críticas aos homens do apito e raramente é capaz de elogiar um que seja. Nesse ponto de vista, a massa associativa fica encantada com o mister!
 
De Paulo Bento só se pode falar bem. Por tudo e mais alguma coisa. Porque não põe paninhos quentes e não premeia a mediocridade. E voltou a dizer mais uma coisa que ainda ninguém se tinha lembrado de dizer enquanto ele esteve de castigo (os 12 dias):

- Quanto ao Duarte Gomes, da próxima vez resolvemos nós o problema. Mandamos o Guarda Redes aquecer para o meio-campo e damos umas luvas ao Àrbitro para ele aquecer ao pé da baliza. É que ainda conseguem fazer parecer que a culpa disto é do Ricardo Peres.

E tem toda a razão. Muita gente no SCP falou enquanto ele esteve de castigo, mas só quando ele voltou é que disse as coisas de maneira a que toda a gente entendesse o ridiculo da situação. É por estas e por outras que tem que ser smpre o Paulo Bento a falar. E a verdade é que quer se goste, quer não, não há muito de positivo para se dizer da arbitragem.

Admitindo o ingrato de que se apitarem bem, é o que é esperado, se apitarem mal, cai o carmo e a trindade. É como ser Guarda Redes. Faz parte.

Onde o Paulo Bento falhou este ano, foi na abordagem ao caso Miguel Veloso, em que numa Conferência de Imprensa veio dizer que achava errado saber pelos jornais que o jogador não estava disponível. Essa informação devia ter ficado em casa, ainda que a afirmação estivesse 100% correcta.

Tacticamente, também não esteve bem nos jogos grandes e não conseguiu pôr a equipa a jogar um futebol atraente com os pequenos. Aliás, parece que regrediu.

Caneira teve excelente rendimento, sobretudo se tivermos em conta que andou o ano todo lesionado e em gestão de esforço, o que explica alguma coisa.

Roca, acho incrivel que alguem que perceba de futebol venha dizer que não é jogador para o Sporting. ´Que volte e fique por muitos e bons anos.

Derlei esteve muito bem. Aceitou o seu período no banco por problemas disciplinares (a sua ida para o banco esteve directamente ligada às expulsões consecutivas que teve) e foi mais inteligente na gestão das suas emoções. Bom!

Postiga podia e devia ter feito mais, sobretudo na finalização. No futebol jogado e criado, cumpriu e deixou a expectativa de que poderá fazer melhor.

Mas o SCP é LIEDSON!! Obrigado por tudo. Já o devo ter escrito aqui 75 mil vezes, a primeira das quais há quase dois anos: LIEDSON A CAPITÃO JÁ! Tem o espírito que se quer, dá o litro, é o melhor jogador do plantel, o mais respeitado pelos colegas, o mais temido pelos adversários, qual é a dúvida?

Grimi, ronny, romagnoli e Tiui... foi um prazer! Sigam o vosso caminho por favor e substituam-nos por mais valias, tipos capazes de ser titulares.

Adrien, francamente não me convenceu. Apareceu quando teve que aparecer, fez uns minutos valentes, mas para além da invejávelforma física pouco mais mostrou. Revelou até algo contrário ao que vinha catalogado como sendo uma das suas forças - Má qualidade de Passe. A rever.

Tonel - Excelente atitude e quando entrou cumpriu.

Abel - Excelente atitude, mas tem que mostrar mais futebol quando é chamado.
 
Paulo Bento é mt bom treinador, um verdadeiro líder, bom tacticamente e de uma integridade elevadissima.
Merece continuar no Sporting (um dia gostava de o ver no Benfica) por tudo o que já fez e que poderá ainda fazer.
Aposta forte nos miudos (so Boloni o fazia como ele faz), não olha a nomes e se tiver que fazer sangue, faz.
So nao gosto do seu constante choradinho com as arbitragens, mas de resto admito que sou fã.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!