domingo, janeiro 28, 2007

Árbitros_45

Semana de cotoveladas, sendo as expulsões de Quaresma e de Zé Pedro justas.
No Boavista-Sporting, Alecsandro e Zé Manel viram um segundo amarelo mais que justificado.

Superliga_82

Poder-se-á dizer que o lider perdeu fôlego. Depois de ser eliminado para a taça, o Porto sofreu uma derrota inesperada num terreno onde tem o hábito de consegir bons resultados. Foi já na segunda parte e de bola parada que o Leiria conseguiu marcar, quando até esse momento, apenas tinha existido Porto que esbanjou oportunidades claras de golo. Numa semana onde os três grandes jogaram fora, o Benfica foi aquele que mais beneficiou. A vitória no Restelo, 2 semanas depois de vencerem o Belenenses na Luz, apenas reforçou o bom momento de forma da equipa de Fernando Santos que leva 5 vitórias consecutivas. Rui Costa voltou à equipa inicial na posição 10 e Simão jogou na frente, foi a dupla que resolveu o jogo. Esta vitória permitiu-lhe aproximar-se do Porto e ultrapassou o Sporting que não foi além de um empate no Bessa, num jogo onde o Sporting voltou a ser melhor com 10 do que com 11.
No resto da jornada, de destacar a fraca produtividade dos jogos de fundo da tabela e para a emocionante partida entre o invicto Paços Ferreira e o Braga em queda.

Equipa da semana: Benfica
Jogador da semana: William
Golo da semana: ...não vi todos..até agora, Tixier.
Treinador da semana: Fernando Santos, reinventou um modelo de jogo, adaptando às necessidades e características do plantel que possui.
Positivo da semana:
Negativo da semana: Tão pouca emoção nos jogos entre os pequenos...
Triste da semana: Quaresma, continua a caír nos truques mais básicos dos adversários...

quinta-feira, janeiro 25, 2007

Não havia necessidade!!!

Tinha de Jesualdo Ferreira uma imagem positiva em termos humanos. Sempre apresentou um discuros sereno, positivo, construtivo e que raramente disparatava.
Contudo nos ultimos tempos já como treinador do FC Porto, o seu discurso tem vindo a mudar e começa a ter uma postura à imagem da sua direcção. Subterugios, sinismo, mentiras.
Ainda ontem, questionado sobre o eventual interesse em Andres Madrid, seu ex-jogado no Braga durante 2 anos, Jesualdo afirmou "Nem sei quem é o Madrid, não o conheço. " !!!!!!!
Para quê isto!!!!???? Eu acho que é uma tremenda de respeito para com as outras pessoas!
Não seja cobarde Sr. Jesualdo!!

quarta-feira, janeiro 24, 2007

Em queda livre...

Augusto Inácio começou a época em Aveiro cheio de esperança e até se chegou a falar em Europa para aquelas bandas...Jardel era a figura de proa mas o leque de vedetas acabava aí. Hoje vemos a classificação do Beira Mar e chegamos à conclusão que a Europa era mera ilusão, Jardel marcou um par de golos e disse adeus e, pelo meio, Inácio saíu rumo à Grécia para um clube de meio da tabela. No Ionikos, Inácio parece não ter encontrado o seu espaço e, mês e meio depois, decide saír e partir para o Oriente para um clube que se encontra posicionado no último lugar da tabela do campeonato iraniano...
Por muitas portas que se abram no Irão para os treinadores portugueses e por muito dinheiro que vá ganhar, Inácio apenas fará desta uma das suas piores épocas e voltará a afastar-se do sítio onde supostamente pretenderia estar: o topo da Superliga.

segunda-feira, janeiro 22, 2007

Suspeitas e mais suspeitas

Desta vez foi o Conselho de Disciplina de Arbitragem da Federação que decidiu abrir processos disciplinares a 11 árbitros por "indícios de corrupção". Todos eles árbitros de segunda porque, possivelmente, é mais fácil começar por aí. Veremos se o CD actua de forma mais rápida e flexível que a Justiça Portuguesa de forma a que possamos, finalmente, ter apitos dourados por este país fora, porque até agora esses apitos ainda não têm cor...

domingo, janeiro 21, 2007

Rentabilidade

Numa altura em que Ricardo Rocha parece estar prestes a saír para o Tottenham, recordo-me de alguns negócios rentáveis que a dupla Vieira-Veiga já trouxe para o clube da Luz. Miguel, Armando Sá, Manuel Fernandes e Tiago são os melhores exemplos disso mesmo. O Benfica é hoje um clube capaz de rentabilizar jogadores, sejam eles ou não das camadas jovens. Pelo caminho ficam ainda propostas rejeitadas pela venda de Nelson e Simão.

Nota: O Benfica, com as vendas de Kikin e Ricardo Rocha, pode encontrar soluções a nível interno: Marcel e André Luiz são mais que alternativas possíveis para solucionar este problema a curto prazo. Sabendo que o título está longe, há que lutar pelo 2º lugar e por algo bonito na Taça de Portugal e Taça UEFA. Outra hipótese passa por um grande nome mas, nesta altura do campeonato, onde é que eles andam?

quarta-feira, janeiro 17, 2007

Críticas_1

Rijkaard falou sobre o afastamento de Beckham do 11 do Real Madrid por parte de Capello. Rijkaard disse que não faria o que Capello fez. Na verdade, eu também não. Dizer nesta altura da época que Beckham não jogará mais é arriscar demasiado.
Mas, o busílis deste post é relembrar a Rijkaard que ele mesmo disse isso sobre Saviola no início da temporada. E ainda ontem Saviola fez hat-trick para a taça!
Nota menos para Rijkaard por falar demasiado...

Árbitros_44

Inevitável falar de árbitros esta semana onde Pedro Pereira teve missão dificil em Coimbra, principalmente pelo auxílio que teve dos árbitros assistentes. Vamos por partes:
- Ricardo Rocha está fora de jogo aquando do 1º golo do Benfica.
- Katsouranis está fora de jogo quando marca de cabeça (mas quase em linha)
- No 2º golo anulado, tanto Nuno Gomes como Katsouranis estão em jogo.
- Roberto Brum e Simão cometem penalty ao jogar com a mão nas respectivas grandes áreas.

No cômputo geral, exibição com erros graves.

Já no Restelo, Jorge Sousa cometeu erros a nível disciplinar mostrando amarelos a Ronny e Polga e não mostrando vermelho directo a Carlos Martins, aquando do seu primeiro amarelo.

terça-feira, janeiro 16, 2007

Superliga_81

Esta semana prometia por ver o regresso à competição do Porto depois da derrota para a taça. O golo madrugador de Lucho permitiu fazer um jogo tranquilo tendo Quaresma confirmado a vitória já perto do final. Igual resultado, de forma parecida mas noutro contexto, conseguiu o Benfica em Coimbra onde Ricardo Rocha marcou aos 2 minutos e, bem à maneira de Manuel Machado quando enfrenta o Benfica (conhece muito bem os encarnados), a Académica ripostou à altura tendo Quim brilhado. Foi realmente na defesa que esteve o ganho do Benfica com Leo a fechar o marcador com um belo golo. Um jogo emotivo, o melhor da jornada. No pólo oposto está, sem dúvida, o Belenenses-Sporting onde Paulo Bento e Jorge Jesus deveriam estar de castigo tal a má prestação das suas equipas. A expulsão de Carlos Martins (onde irá parar este talento?) apenas serviu para soltar o Sporting e...encolher o Belenenses. Um 0-0 que se ajusta na perfeição.
No resto da jornada, destaque para a vitória forasteira da Naval e para mais um semi-insucesso do Boavista. Não há forma de Jaime Pacheco convencer...

Equipa da semana: Naval
Jogador da semana: Nei
Golo da semana: Nei
Treinador da semana: Fernando Santos, o Benfica voltou em boa forma e a jogar futebol bonito e ofensivo.
Positivo da semana: a atitude da Académica, jogou um futebol bastante agradável apesar da defesa ter ficado um pouco descompensada. Assim, arrisca-se a ganhar aos grandes.
Negativo da semana: 10 golos terá sido pelo tempo de paragem alargado?
Triste da semana: Carlos Martins. Agora deu toda a razão a Paulo Bento, resta saber quanto tempo levará este a dar-lhe outra oportunidade...

sexta-feira, janeiro 12, 2007

Fora de Horas

Luisão foi apanhado ontem a conduzir com 1,33 gramas de álcool no sangue. O facto ocorreu a horas tardias, Luisão deverá ter chegado a casa perto das 4 da manhã. Eis os pontos a destacar deste incidente:
- Um jogador de futebol profissional não se deve dar a estes luxos. Hoje foi dia de treino, sessão dupla e o Benfica joga 2ª feira. A partir de agora, os olhos estarão postos nas exibições de Luisão. Um deslize do central e a cabeça está no cepo.
- Luisão voltou a demonstrar carácter. Apesar do incidente lhe passar má fama, Luisão soube estar e, sobretudo, deu a cara e assumiu o erro. Sem demagogias nem pragmatismos.
- Como reagirá Fernando Santos e a direcção benfiquista? Luisão é, provavelmente, um dos 3 jogadores mais influentes do balneário da Luz. Haverá multa e suspensão? Ou só multa?

Os próximos dias já nos dirão algo mais. Por agora, Luisão fica reprovado aos olhos dos desconfiados.

terça-feira, janeiro 09, 2007

Taça é taça!

E aconteceu taça!No Dragão, o Atlético (da Tapadinha, o mais famoso!) lá conseguiu um feito histórico e derrubou o campeão em título do troféu em causa e o líder (incontestado) da Superliga. Muito se pode especular mas para mim há duas notas importantes a reter: já tinha dito que o Porto iria sofrer com esta paragem do campeonato (repare-se que Benfica e Sporting mantiveram-se relativamente activos devido aos jogos com Belenenses e União Madeira) e que Jesualdo voltou a vacilar frente a um pequeno na taça (o Benfica-Gondomar de alguns anos atrás ditou o seu afastamento da Luz). Neste caso, não estamos perante uma situação de saída mas certamente a sirene do alarme tocou e os jogadores terão agora de se aplicar (ainda mais) a fundo. Um adeus antecipado e caminho aberto para Benfica e Sporting poderem vencer um troféu este ano...
No resto dos jogos, destaque para a eliminação do Marítimo e as dificuldades sentidas por Belenenses e Boavista.
Uma nota ainda para o nosso amigo Pedro Zorrinho que, infelizmente não saíu do banco no jogo Naval-Casa Pia. Ele que, certamente, teria feito bem melhor do que os seus colegas...

quinta-feira, janeiro 04, 2007

Show me the Money!!


A polémica está instalada. Motivo??? O Ministério das Finanças acabou com o regime transitório que permitia aos agentes desportivos profissionais pagar imposto apenas sobre 60% dos seus rendimentos.
IRS vai incidir sobre a totalidade das remunerações dos jogadores de futebol em 2007, findo o período transitório iniciado em 2003. Se em 2004 o IRS incidiu sobre 70 por cento dos rendimentos, em 2005 sobre 80 por cento e em 2006 sobre 90 por cento, terminando o regime transitório no fim de 2006 e passando a partir do ano que agora se inicia o IRS a incidir sobre a totalidade dos rendimentos.
Em 2007 será aplicável o regime geral de tributação a todos os rendimentos auferidos pelos futebolistas. significa, que os futebolistas profissionais passam a ser tratados como todos os contribuintes em relação a todos os seus rendimentos (salários, prémios de jogo ou direitos de imagem).
Entretanto o Sindicato dos Jogadores Profissionais já fez saber que não se conforma com o fim do regime fiscal e ameaça com greve. "Já vimos que o Governo não tem sensibilidade para o tema, mas ainda assim vamos apresentar as nossas reivindicações. Se isso não vingar vamos mobilizar os jogadores e partir para uma greve geral", disse o presidente do sindicato, Joaquim Evangelista
Será justo?? Injusto??? Concordam? Não concordam???
Eu pessoalmente considero que quem recebe mais deve descontar / pagar mais.
No caso especifico dos futebolistas ( como porventura no caso das modelos) cuja profissão é de desgaste muito rápido (sendo um jogador profissional em média 13 / 14 anos) sendo portanto nesse período que as suas receitas são elevadas, são várias as questões que se colocam. A primeira tem a ver com o facto de estas alterações terem implicações não são com o próprio futebolista mas também com os próprios clubes. Em futuros contractos os jogadores e respectivos empresários irão salvaguardar-se ainda mais. Isto é, irão negociar sempre na base do valor liquido! Será na base “ eu no país onde estava recebi XXX liquido ou no contracto que tinha antes da alteração da lei recebia YYY e agora neste novo contracto quero receber no mínimo o mesmo que recebia antes da alteração da lei ou o que recebia no pais onde estava”. O quê é que vai acontecer aqui??? Serão os clubes a suportar esse custo através do aumento da salário base por forma a chegar ao valor liquido pretendido. Isto será ainda mais nefasto para o nosso campeonato na medida em que perdemos competetividade relativamente aos clubes de outros países. Irão estrangular ainda mais financeiramente os nossos clubes.
Mas clubes à parte, e se o Estado consideram que os futebolistas não devem ser excepção no que às obrigações diz respeito, então deveriam também considerar o lado dos direitos!! Para futebolistas e clubes!!!
Poderei dar vários exemplos: As lesões! Recordo-me de por exemplo a lesão de Simão ao serviço da selecção, selecção essa que até o estatuto de utilidade pública! Simão como trabalhador por conta de outrem, esteve impossibilitado de exercer a sua actividade profissional durante 8 meses! 8!! Um qualquer outro trabalhador teria ido para a baixa, recebendo através da segurança social o valor a quem direito sobre o seu vencimento (80%), ou seja deveria então ser o Estado, através da segurança social a pagar cento e tal mil euros por mês ao trabalhador e não a entidade patronal!! Quem diz Simão, diz Anderson, diz Sá Pinto, Pedro Emanuel, Francisco António ou José Silva!!
E quando ficam sem emprego!!?? João Viera Pinto (que tanto está na moda) esteve 2 meses sem clube. Pela lei, poderia estar inscrito na fundo de desemprego e receber uma percentagem de acordo com os seus últimos vencimentos! Eram mais uns milhares de euros!
E agora imagine-se Jorge Costa!!! Facilmente diria que estava desempregado, inscrevia-se no fundo de desemprego e durante 2 anos estaria a ganhar um balúrdio!!
Se as obrigações são iguais para todos, então os direitos também os devem ser! Quando assim for, então estarei de acordo com a nova lei. Não sendo assim sou contra a mesma.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!