segunda-feira, setembro 05, 2011

O Preço de Elias

Nos últimos, o Sporting, para além do factor arbitragem, tem utilizado como argumento principal para o fracasso desportivo o facto de não ter as mesmas condições económicas para investir que os rivais FC Porto e Benfica.
Tem alguma razão no que à parte da capacidade financeira diz respeito (e até alguma na arbitragem) mas quando têm capacidade para comprar fá-lo de forma pouco criteriosa. Basta pensar que pagaram 7,5 milhões por Tello e 6,5 por Pongolle.

Agora resolveu investir 9 milhões no médio Elias, tornado-o no jogador mais caro de sempre da história do clube. O médio brasileiro que auferia 2 milhões limpos/época e era excedentário no Atlético Madrid e que há um ano custou aos espanhóis 7,5 milhões, chega agora a Alvalade por um preço mais caro e é comprado por um valor mais caro que jogadores de sucesso de dragões e águias.

Aqui ficam apenas alguns nomes de reforços mais baratos que Elias:

- Falcão
- Saviola
- Gaitán
- Witsel
- Javi García
- Aimar
- Di María
- David Luiz
- Garay
- James Rodríguez

Não dá que pensar??

Comentários:
Este comentário é descabido! É preciso relacionar o preço com o rendimento do jogador, e não apenas os milhões que custou: alguém achará que o CR foi caro para o Real M? Custou muito mais, mas rende ainda mais em campo!
O Elias ainda nem jogou um minuto e já se começam a posicionar abutres para apontarem o dedo! deixem-no jogar e logo se vê se o negócio foi bom ou mau! Até lá... APOIAR!!
Quanto aos outros negócios, o Pongolle foi de facto mau de mais para ser verdade... mas não se compara ao Tello, que rendeu muito ao Sporting em campo e só não rendeu também ao sair do clube por inabilidade dos dirigentes.
 
Muito obrigado JB! Vamos ver isto ao contrário: Mais caros que Elias só houve 4:

Cardozo
Lucho
Simão
Fabiano
Hulk (tem que entrar aqui - no total custou 19 milhões)

Eu diria que se Elias tiver um pouco menos de rendimento que estes jogadores tiveram na sua carreira, então estamos maravilhosamente bem.

Já disse noutro post que anda tudo lançado para apelidar este rapaz de flop e ele ainda não fez um minuto... É giro. Giro e interessante.

P.S.: Não sei se o próprio Garay não é 5 milhões por 50% do passe, embora não seja isso que esteja em causa.
 
Na na na!
Não o apelido de flop. Alias do que já vi dele, tenho muito boa impressão. É claramente bom jogador.
Agora acho estranho pagaram tanto dinheiro por um jogador que na prática veio desvalorizado pois era suplente e que custou mais 2 milhões comparativamente ao preço pago à 1 ano. Se era suplente necessariamente desvaloriza e todos os outros clubes irão no futuro olhar com maior desconfiança em consequência do menor rendimento em espanha.
No futuro ate pode vir a valer 20 milhoes, mas na prática ele agora teria de ter vindo por um valor no máximo igual ao que custou inicialmente. Nunca com lucro!

Oh JB, o Tello rendeu muito ao Sporting?? Tu consegues dizer / escrever isso sem te rires?? A sério consegues mesmo??
 
Karlos,

O preço pago pelo Elias não é nada estranho se tivermos em conta que eles devem ter incluído lá uns quantos ordenados para fugir ao fisco.

Quanto ao SCP dizer que o principal factor para o fracasso desportivo é o facto de não ter as mesmas condições económicas para investir que os rivais FC Porto e Benfica, não é totalmente verdade. Com o Paulo Bento estivemos 2 épocas até à última jornada a discutir com o FCP o título e com MUITO menos dinheiro gasto.

O verdadeiro problema chamou-se JEB, Costinha e Paulo Sérgio.
 
Eu vou por outro prisma: Já é tempo do Sporting gastar dinheiro como os outros.
Elias dizem que é bom. Muito bom jogador. Toda a gente o elogia e parece que é da linhagem de Ramires o que só tem a beneficiar o Sporting.
Custou 9 milhões? Mas está na selecção do Brasil e toda a gente o que rodeia esse lobby por isso esse dinheiro tem sempre retorno.
Nesta altura, Portugal compra por valores entre 7 e 10 milhões e exporta para a "Europa" a 15-30 milhões. Tem tudo para dar certo. E será a lacuna de meio campo que faltará preencher (apesar de Schaars - que sairá do onze - ser dos jogadores mais utilizados, creio).
 
Já agora mete aí os valores que custaram os jogadores dessa lista e a percentagem que os clubes compraram...

Na verdade o Porto este ano já investiu 64 milhões. Entre compras de novos jogadores e reforço das % dos passes.

Lembro o Benfica investiu cerca de 100 milhões em 3 anos e só ao 4º conseguiu ser campeão... e mesmo assim precisou de túneis, diabinhos e companhia.

A questão fundamental é só uma, como diz o Kramer e muito bem, o problema não tem sido o Pongole, Tello e Elias (e estamos a consideram um período de 10! Anos: 2001 - 2011). São os milhões que os outros investem para acertar em meia dúzia e que "pagam" os outros barretes todos.
Por exemplo, o ano passado o Vilas-Boas, a juntar à equipa pré-feita do Jesualdo que contava com Hulk, Falcão, etc.) comprou nada mais nada menos que: Moutinho (11 milhões), James (6 milhoes, % passe), Souza (% do 4 milhoes), Outamendi (4 milhoes, % do passe), Walter (6 milhoes % do passe). Para não falar deste ano que o investimento está à vista...
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!