quarta-feira, agosto 31, 2011

Fecho de mercado - parte I

Fechou o mercado e o Sporting voltou a meter os pés pelas mãos. É o único clube que "quase" vendeu um jogador e, neste momento, Yannick figura dividido entre Sporting e Nice (possivelmente, está numa estação de serviço de Salamanca à espera de indicações para que lado deve ir). Mesmo que não saia, está bastante clara a intenção do clube. Ora, voltamos a pensar que alguém deu um tiro no pé. Senão, vejamos:



Domingos viu em Postiga e Yannick dois titulares indiscutíveis de início de época. Domingos queixou-se de falta de rendimento de alguns jogadores e, quando o Marítimo fez o 2º golo, os dois jogadores substituídos foram exactamente Postiga e Yannick. Terão sido riscados nesse momento? Se assim foi, a decisão da saída dos dois é de Domingos que regressa assim 2 meses atrás quando não tinha uma equipa feita. Conhecendo-os como Domingos conhece, teria assim tantas dúvidas se seriam capazes de render ou não? Não foi Domingos que disse que queria reabilitar jogadores de nível de selecção? Terá sido este um grito de desespero e de assunção de incompetência do próprio Domingos?



Outra possibilidade é esta ser uma decisão a nível de direcção e aí, basicamente, alguém está a limitar claramente os poderes de Domingos e a diminuír a confiança que têm em si. Até porque Domingos quis reabilitar estes jogadores e alguém não terá deixado ou acreditado que isso seria possível.



De qualquer das formas, é mais um passo atrás para o Sporting. Necessitará que Wolfswinkel renda o que custou, que Bojinov esteja realmente em condições físicas aceitáveis e que Rubio amadureça rapidamente. Postiga podia não marcar mas fará falta na frente de ataque leonina. Já Yannick, a saír, penso que não deixará saudades e terá soluções à altura.





Nota: Depois de 16 estrangeiros contratados, a saída de mais 2 portugueses (depois de Pedro Mendes, Abel, Saleiro, Maniche..), o Sporting é hoje um clube totalmente globalizado, sem olhar à sua formação. Se pensarmos nos jogadores que têm saído pós-Nani, este é o assumir de um fracasso total da Academia de Alcochete. Até porque os jogadores contratados (todos entre os 18 e os 22 anos), já não serão formados na Academia, mas sim nos seniores. Será este o fim dos jovens talentos de Alvalade?






Comentários:
"...o Sporting é hoje um clube totalmente globalizado, sem olhar à sua formação."

- Patricio
- Carriço
- André Santos
- André Martins
- Pereirinha

E todos os juniores que fizeram a pré-época e que agora rodam para ganhar experiencia, contradizem esta tua frase.
 
Pereirinha foi repescado, Carriço estava na lista de vendas, André Martins terá pouco mais de 200minutos ao longo da época.
Rui Patrício e André Santos, sim, são jogadores de valor confirmado. A minha frase não desvaloriza a aposta nos jogadores que referes. Eu digo que, o Sporting não olha, neste momento, para a sua formação. Porque quando teve que formar o plantel contratou jovens estrangeiros ainda em período de formação sem ser da Academia. Quando a aposta de há uns anos era contratar esses jogadores com 14-16 anos (Nani, M.Veloso, André Santos são disso exemplo) para fazerem a transição para os seniores já dentro do seio do clube.
 
Kramer tem razão. Diz que Sporting não olha. Presente.
Rui Patricio, Carriço, André Santos, Pereirinha, sao tudo jogadores que já sairam da formação há alguns anos. Passado portanto.
Quer se melhor exemplo que a compra de Arias (def.direito de 19 anos colombiano) quando tem Cedric (tambem ele 19 ou 20 anos e tb ele def. direito) e que teve em excelente destaque no campeonato do mundo?
Quanto ao Postiga é grande negócio. Receber 500 mil euros por um avançado que em 112 jogos marcou 18 golos é excelente.
 
Concordo com a saída dos dois jogadores. Yannick porque é mau e o Sporting tem 4 melhores que ele. Postiga, porque não faz golos e não aceitaria ser opção de recurso. E eu sempre fui fã de Postiga, e vou continuar a ser. Contudo tb não me custa admitir que com qualquer outro ponta de lança, o Sporting hoje teria mais pontos.

Acho é que o Sporting deveria ter trazido mais um Ponta de Lança, porque 3 para a época toda é curto.

Essa questão da formação é uma falsa questão, porque não tem a ver com a aposta na formação, tem a ver com a visibilidade da mesma. O Sporting não pode promover a formação à equipa principal, só por promover. Tem que lá ter a formação se tiver equipas fortes na formação e nos séniores. E os júniores do Sporting têm deixado a desejar. Ainda assim, debaixo de olho estão Nuno Reis, Wilson Eduardo, Tiago Illori, Bruma, Zezinho, Cedric e Adrien. Se destes chegarem lá 3, essa aposta volta a ser visivel. E digo visível porque ela já existe nestes jogadores. Simplesmente com menos exposição.

Continuo a achar este plantel muito bom, e se alguém disse ao Domingos para se acalmar, porque o Yannick e o Postiga tinham que ir embora, então desculpem mas foi um ENORME passo em frente.

Aliás, a saída destes dois jogadores fortalece por si só a qualidade do 11 do Sporting.
 
A questão da formação é uma treta. O Sporting é e vai continuar a ser a melhor formação em Portugal. A selecção é Sporting, os clubes pequenos tem todos Sporting e dos melhores jogadores no estrangeiro, têm a marca Sporting.
O Porto e Benfica têm políticas completamente diferentes do Sporting. Enquanto que, se o Sporting precisa de uma opção de recurso, para completar o plantel aposta em jogadores como o Pereirinha, André Martins ou Llori, o Benfica e o Porto apostam em Fernandez, Carole, Iturbe, etc.

E mais, num triénio onde o Benfica gastou mais de 100 milhões € em contratações o Sporting com prata da casa e refugo foi o único que se bateu ao mesmo nível do Porto.
 
Imaginem só o que era o Sporting ter a imprensa do Benfica. As pérolas que todos os anos saiam da Academia...
 
Relativamente às saídas, com uma táctica 4-3-3, só com um ponta de lança a titular, parece-me que chega e sobra. Claro que o rendimento do Bojinov, do Ricky e Rubio vai determinar esta afirmação, tanto mais que dos alas do plantel (Capel, Jeffren, Carrillo) e os adaptados (ismailov, Pereirinha, Elias) não são polivalentes para se fixarem no meio.
Vai exigir-se mais golos aos Alas e aos Médios.

Onze Titular:

Patricio;
J. Pereira, Polga, Oneywu e Insua;
Rinaudo;
Elias e Matias;
Jeffren, Capel e Bojinov.
 
IZMAILOV tem de ser titular nessa equipa. De caras!!!
 
O fracasso total da Academia de Alcochete:

Dos 11 titulares de Portugal nos sub-21 de hoje, 8 têm formação na Academia... E se calhar alguns ainda vão dar alguma coisa ao futebol português. E nem me dei ao trabalho de ver os suplentes.

P.S.: Depois de Nani, já saíram, Moutinho, Veloso e Yannick. Todos por valor que pode ser superior a 5 milhões de euros.

P.S.2: Boa Morte nunca jogou nos seniores do Sporting, mas não foi por isso que deixou de ser importante no futebol português e um orgulhoso produto de alvalade.

P.S.3: Se mesmo que fales em aproveitamento, a tua afirmação é discutível (como já te disse pessoalmente), a verdade é que quem lê o último parágrafo não fica bem com a sensação que o tema seja aproveitamento. Fala em "assumir o fracasso total da Academia de Alcochete"... e isso é bizarro, dado o estado actual e passado do futebol e dos talentos portugueses. Abraço.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!