quarta-feira, julho 27, 2011

Um Benfica a sério

O primeiro jogo oficial do Benfica revelou detalhes importantes do momento actual do Benfica:

- Fragilidade posicional defensiva, onde apenas Luisão e Emerson revelaram algum acerto. Natural a dificuldade de Ruben Amorim em cumprir com o papel mas de realçar a enorme entrega do (único) português. Artur pareceu transmitir segurança, algo que a baliza do Benfica procura há já algum tempo. Garay vai certamente ser um reforço importante mas tem algumas debilidades para corrigir (posicionamento e concentração).

Do meio campo para a frente, notaram-se 2 pormenores importantes:

- O aumento da participação de jogo de Saviola (a voltar à 1ª época), este ano com mais concorrência terá que ser mais voluntarioso.

- Maior dependência da fantasia e do desiquilibrio de Gaitán. Apesar de não ter feito um grande jogo, a sua exibição valeu pelo golo fantástico.

- Muita alma e coração de Luisão, Javi Garcia e da lateral direita (1º Ruben, depois Maxi). Esta é uma equipa com pernas para andar mas que, por agora, corre pouco.

- Soluções no banco. Se Perez não estava em jogo, Nolito desiquilibrou. Se Aimar já não dava consistência defensiva, Witsel reequilibrou as transições defesa-ataque. Se Ruben já não podia, Maxi deu vivacidade ao ataque (apesar de, por vezes, perdido em ideias sem nexo). E ainda lá ficaram Jara e Bruno César.


Este Benfica teve momentos em que foi dominado pelo opositor que parecia poder fazer mais do que aquilo que fez. Equipa equilibrada, com boa dinâmica e bem ligada entre sectores poderá assustar na Turquia mas muito dificilmente terá chances de eliminar o Benfica.

Comentários:
Vi o jogo com muito interesse e farei um raro comentário ao SLB :).

O Benfica fez um jogo sólido e ganhou bem, sobretudo pela exibição da segunda parte.

A verdade é que com o passar das semanas vai melhorar e por isso dentro de uma semana na Turquia estará melhor. A eliminatória está 90% resolvida até porque o jogo vai ser a mais de 1000 kms do estádio do Trabszonspor.

Tb achei que o Trabzonspor podia ter feito mais e que foi pouco ambicioso. Gostei do nº 20 deles. Bom jogador, que inventa um pouco, mas com muita classe.

No Benfica, continuo a dizer que há dois jogadores que são fora de série e que quando mexem no berlinde fazem a diferença: Saviola e Aimar.

Os outros são bons, mas só compõem o ramalhete. Gosto (ou não ;)) do que este Nolito pode fazer saído do banco, mas não sei se será algo que lhe agrada.

Gaitan fez um golo fabuloso. Tem boas capacidades mas desaparece muito do jogo. Tem que estar mais em jogo, porque uma equipa muito concentrada tacticamente pode anulá-lo e sem Coentrão na esquerda alguém vai ter que desequilibrar nas alas mais do que dois ou 3 lances por jogo.

O melhor 11 do Benfica quanto a mim é: Artur; Maxi, Capdevilla, Luisão e Garay; Javi e Witsel; Aimar e Gaitan; Saviola e Cardozo.

Um banco com Eduardo, Rúben, Nolito, Pérez e Jara dá garantias do meio campo para a frente.

É uma boa equipa. Capaz de atacar as frentes nacionais e de chegar facilmente à fase de grupos da Champions, onde poderá lutar ou pela passagem ou pelo acesso à Liga Europa (dependendo do que ditar o sorteio).

Pontos fracos: Opções para centrais são Miguel Vitor e Jardel? Fraquíssimo (sobretudo o segundo.O primeiro gosto e faz sentido, mas para quarto central, não para terceiro) Maxi continua sem substituto (Rúben, digam o que disserem não é lateral, e para estar ali não vai poder contribuir onde interessa), Emerson não me convence. E Cardozo então, está completamente de cadeirinha.

1 simples lesão nestes lugares pode trazer problemas.

Para acabar com uma nota positiva: Luisão esteve muitíssimo bem. Com o ambiente que criou para si próprio, chegar a este jogo quase sem treinar e fazer o jogo que fez é de jogador. Se sair será terrível para o Benfica, goste-se do estilo do jogador ou não.
 
Eu cá continuo a achar que o principal problema do Benfica reside em Aimar. Sim de vez em quando faz passes brilhantes como aquele que resultou no 1º golo e de vez em quando saca um outro coelho da cartola. Mas isso para mim, para um jogador que actua na zona centrar do terreno não chega. Não corre, não defende, não pressiona, raramente remata, etc.
Com ele o Benfica defensivamente sofre muito. Damos espaços, náo recuperamos bola e se náo a recuperamos, não a temos e se náo a temos náo atacamos!
Witsel tem de ser titular pois é um jogador que faz um pouco de tudo e faz bem.
A defesa está compacta, tem soluçoes (acho que Rubem faz bem a lateral direita e que Miguel Vitor está muito mais jogador). No ataque eu tenho uma fé muito mas mesmo muito grande em Nelson Oliveira. Deêm lhe minutos de forma gradual e váo ver como é que é!
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!