segunda-feira, setembro 20, 2010

Benfica-2 Sporting-0

Algum Benfica para tão pouco Sporting. Nota-se a subida de forma de Maxi, Javi Garcia e, num plano muito superior, Fábio Coentrão e Cardozo, claramente os homens do jogo. O primeiro pelo que travou de ataque leonino e pelo que construíu no ataque benfiquista (partiu os rins a João Pereira 3 ou 4 vezes, deixando no ar a ideia de que é possível a sua utilização como alternativa válida a Di Maria, desde que atrás tenha um lateral esquerdo de qualidade superior). Quem ainda noto algo preso é David Luíz e Saviola (embora este já a fazer bem as transições), já para não falar em Aimar que voltou a caír fisicamente.
Do lado do Sporting, muita apatia, principalmente dos transportadores de jogo, Matias Fernandez e, num 2º plano, Maniche. Liedson falhou o que não costuma falhar e as alas foram muito mal preenchidas e aproveitadas por Yannick (Peixoto volta a estar em bom plano tacticamente num jogo grande) e Valdez (apesar de este ter sido o mais voluntarioso da equipa, a par de Carriço). As alas do Sporting, ao não funcionarem, impossibilitou os avançados de terem chances de golo. Mas a principal crítica vai para Matias Fernandez que continua a demonstrar um total desconhecimento das zonas onde deve caír para se libertar da marcação e de como pode ajudar os colegas a avançarem no terreno. Tacticamente é muito fraco o que é uma pena porque tem muito bons pés.
Vitória justa do Benfica, num jogo seguro, mais sólido e em crescendo contra um Sporting que nunca sabemos muito bem aquilo que pode produzir durante um jogo e que continua a não mostrar soluções de banco.

Comentários:
A superioridade foi evidentee o resultado espelha isso mesmo.
A entrada do Benfica foi forte e isso intimidou os leoninos e deu a confiança que faltva aos encarnados.
A chave do jogo talvez tenha estado no factor João Pereira / Fábio Coentrão. Não só impediu as habituais e perigosas do JP, mas como também permitiu ao Benfica criar ali muito perigo.
Claramente o Sporting abanou e tacticamente Jesus teve muito bem, pois percebeu-se que claramente Carlos Martins tinha indicações para ajudar no meio e Saviola partir muita vez a partir do flanco direito e com isto equilibrar forças no centro do terreno e ao mesmo tempo baralhar a defensiva leonina.
Cardozo teve aquela mobilidade do ano passado que este ano não havia ainda sido vista e mesmo Maxi começou a subir no terreno com mais afluência.
O Sporting pareceu me completamente perdido em campo em que não sabiam muito bem o que fazer e que espaços ocupar.
Não passou de um jogo pelo que as conclusões a tirar não podem ser tão assertivas. Repare-se que até Peixoto fez um bom jogo. Penso que isto diz tudo.
Recomendo no entanto a Paulo Sérgio um consulta de Oftalmologia. É que repetir que ambas as equipas tiveram 3-4 oportunidades de golo e que a grande diferença foi fundamentalmente a eficácia, poderá signifcar que a falta de vista é grande.
 
Só o cardoso teve 5 oportunidades flagrantes... 3 para além dos golos...

O Liedson continua a montar-se em cima dos adversários e a deixar-se cair sem que lhe toquem... Para quando um apontar de dedo por parte da comunicação social a esta atitude anti-desportiva no lugar dos célebres "é um jogador experiente..."?

A dualidade de critérios disciplinares em prejuízo do Benfica é brutal e isso vai reflectir-se mais tarde ou mais cedo em vésperas de jogos grandes...

O Benfica ganhou bem a uma equipa que não mostrou nada e a única oportunidade que teve resultou de uma perda de bola infantil do Ruben Amorim.

Espero que este jogo galvanize os jogadores do Benfica para a repetição de uma grande época. Teremos de marcar mais de 2 golos por jogo para que os erros de arbitragem não se façam notar ou sentir no resultado final!

Cumprimentos a todos
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!