sexta-feira, agosto 13, 2010

Os "Bébés" deste país e a incompetência


Andava para escrever sob este tema há já algum tempo. Agora com a mais recente transferência a qual surpreendeu o mundo do futebol, finalmente lá me decidi a desabafar um pouco.
Refiro-me à fantástica de transferência de Bébé que se transferiu do Vitória de Guimarães para o Manchester United por valor de 9 milhões de euros.
Trata-se de um verdadeiro conto de fadas, para um jogador que há 1 ano atrás jogava pela primeira como sénior, disputava a 2ª Divisão B e vivia num orfanato e que agora assina por um dos maiores clubes do mundo.
Leio e releio opiniões sobre o valor do jogador e só oiço falar maravilhas. Obviamente que se empola sobre o real valor dos jogadores quando são transferidos, mas algum fundo de verdade tem de existir.
Das muitas opiniões tenho sobretudo 2 em maior consideração: a de Manuel Machado que não é por natureza um optimista e alguém de elogio fácil e no entanto fê-lo de forma bem vincada em relação a Bébé. A outra foi de Jorge Paixão, treinador que o orientou no Estrela e que também orientou no Casa Pia, Diogo Salomão e com o qual nunca foi assim tão efusivo nos elogios, o que me faz crêr que também não é homem de elogiar só por bem parecer.
Mas o que me leva a indignar são as situações que estão na génese dos "Bébés" deste país. Jovens e valorosos jogadores a quem não são dadas oportunidades só porque não vestem a camisa de nenhum dos 3 grandes, sobretudo se a camisola for verde ou azul. Ainda agora na última convocatória dos sub-21, dos 21 jogadores convocados, 14 pertenciam ao grupinho Sporting & Porto! A bandalhada é sempre a mesma! Jovens jogadores que andão por clubes mais pequenos e que jogam (ao contrários de muitos dos meninos do grupinho, mas que têm o carimbo grande por trás) são sempre convocados mesmo que só façam meia duzia de jogos nos seus clubes e outros que demonstram em campo o seu valor, acabam por ser marginalizados.
Bébé foi chamado aos sub-21? Nao, claro que não. Foi chamado ao recente campeonato da europa de sub-19? Claro que não! Foram chamados juniores que têm talvez uma dúzia de jogos competitivos durante a época, mas alguém como Bébé ou como no inicio da época passada o era Joao Silva que entretanto foi para o Everton e que só então começou a ser chamado.
Há por ai alguns Bébés, J.Silva ou Diogo Salomão (que depois de associado ao Sporting tb já foi convocado), mas há que abrir os olhos e deixar de alimentar lobbys!
Mas atenção que não é so os meninos da federação que merecem puxão de orelhas! Olhando para os clubes e começando pelo meu, há também que dizer que ou andam a dormir ou são incompetentes. Oiço Jorge Jesus dizer que conhece 8 ou 9 Wesley no Brasil, que conhece jogadores do Guaratingará e do Grémio Prudente, blá blá blá whiskas saquetas e no entanto parece que não conhece jogadores como Bébe, João Silva, Diogo Salomão e ainda mais grave, jogadores da própria casa como é o caso de Danilo (considerado o 9 ou 10º melhor jogador do campeonato da europa de sub-19, pretendido por meia itália e que vai sair a custo zero pq não lhe renovaram o contrato!). Por isso custa me ver o meu clube com quase 20 estrangeiros no plantel e olhar para os rivais e ver lá os João Pereiras, os Miguel Lopes, os Maniches, os Velosos, etc. Ainda mais custa quando vejo pagarem 5 milhoes por um Rodrigo que não mostrou ainda nada pois o maximo que fez foi jogar um ano na 2º divisão.
Ao Sporting até nem há muito a apontar a não ser que para quem tanto apregoa ter a melhor rede de olheiros e no entanto deixar escapar assim alguns jogadores.
Já o Porto, bem o Porto é tipo Benfica. Só aposta verdadeiramente em jogadores novos, se vierem de fora. As excepções sáo mesmo os centrais.

Comentários:
Karlos, o SCP nunca apregoou ter a melhor rede de olheiros. O SCP apregoa ter a melhor formação e a melhor academia.

Se fossemos comparar a rede de olheiros então o FCP teria a melhor, porque tem conseguido fazer melhores vendas. O SLB só este ano é que fez boas vendas.

Como a vida real não é o FM e, consequentemente, não basta fazer uma pesquisa para encontrar um jogador com "Desarme = 20" e "Inteligencia = 20", isto de ser olheiro está muito dependente dos empresarios. Estes sim, controlam o mercado. Os empresarios conseguem, se quiserem, esconder um bom jogador dos olhos do mundo e fazer sobresair um jogador menos bom.
 
E de onde onde aparecem os putos da formação?? Pensas que começaram todos a jogar no Sporting aos 6 anos de idade?
Ronaldo veio do Nacional da Madeira recomendado por alguem. Figo veio do Pastilhas idem idem aspas. Mas pensa em casos mais recentes: Victor Golas veio de onde? Rabiu Ibrahim? Osowu? E tantos mas tantos outros.
Se na tua forma de ver os olheiros só servem para contratar jogadores já feitos,bem então ai náo temos mt a falar.
Ou entao podemos de factor pensar numa teoria conspirativa e imputar responsabiliades aos empresários. Ou então à bom sportinguista, imputar ao sistema!
 
Atenção, que há olheiros para jovens nacionais e olheiros para jogadores internacionais (jovens e mais velhos). Quanto aos putos de 6 anos até aos 12, para esses nao ha olheiros, o que há é treinos de captação.

A minha forma de ver, como tu dizes, é que hoje em dia os olheiros estao muito limitados pelas acções dos empresarios.
 
Eu penso que a questão aqui não são os olheiros.

Mas começo aqui com um ponto interessante. A bandalhada da selecção Sub-21 é a mesma bandalhada da selecção sub 19? Fica a pergunta que francamente não carece de resposta. Porque o argumento, que usas há muitos anos continua tão falível como sempre foi e é derrotados pela qualidade dos jogadores das escolas de cada um dos grandes. Se não vão mais jogadores do Benfica às selecções jovens, é porque não têm a qualidade que os do Sporting e Porto têm. E se vão mais dos três grandes, é porque evidentemente esses jogadores têm outras qualidades físicas potenciadas pelas melhores condições que encontram nesses clubes. E no futebol jovem, o físico faz muita muita diferença. O Benfica tem estado melhor na formação e por isso os sub-19 são maioritariamente Benfica. Sem discussão.

Contrariamente ao que dizes Karlitos, o Bébé já esteve na selecção enquanto jogador do Estrela o que aliás lhe valeu a transferência para o Guimarães.

Eu não sei se o Bébé é bom ou não. Mas aqui a questão é o dinheiro que o leva. Ninguém dizia que tinham deixado escapar o Bébé quando este foi para o Guimarães, mas quando foi para o Manchester levantaram-se n vozes a clamar que andávamos a dormir. E agora pergunto eu: Qual era a alternativa? Bater a cláusula de rescisão e oferecer 70 mil euros por mês ao Bébé (ele vai ganhar 65 mil)??? Já imaginaram se algum clube português chegasse a Guimarães e batesse 9 milhões e desse 70 mil euros por um jogador que só jogou na 2ª B? Eram logo chamado de incompetentes...

Eu espero que o jogador valha mais que os 9 milhões, que lhe corra tudo bem. Mas aqui, o caso não é para exaltar incompetência. É para exaltar competência! Do guimarães, de quem o levou à selecção, e de quem o vendeu para Manchester. Se calhar daqui a uns anos, exaltamos a competência do Manchester.

Temos que nos habituar a ver as coisas pela positiva.
 
Ou seja, uma coisa era ele sair a custo zero. Outra é ir por 9 milhões.

E neste caso eu só posso dizer: Viva a competência meus caros!! Viva a competência!

A máquina do futebol funciona e funcionou!!
 
Se vão do Benfica ou nao, nao quero muito saber. Agora ja me interessa quando vao sempre dos mesmos 2 clubes, mesmo quando esses jogadores não jogam.
Há que dar oportunidades a outros jovens jogadores que só nao aparecem pq nao vestem de verde ou de azul.
O Bebe foi a um estágio da selecção. Nada mais!
Pensa em jogadores como Bebe, Salomao, Sereno, Coentrao, Silvio, Miguel Lopes, e tantos outros que nao eram convocados para as selecções ou que so o foram apos estarem associados a grandes clubes.
Sub 19 ou Sub 21 a bandalhada é a mesma! Mudam os nomes mas a tarefa está encomendada Ou pensas que os job for thr boys so vao para a PT e para a EDP?!
Se este gajo é assim tao bom, deviam-no ter ido buscar ao Estrela e nao ao Guimaraes. No fundo o que fez o Sporting com o Salomao.
9 milhoes claro que é de loucos mas nao achas estranho sequer ele nao ter ido ao campeonato da europa de sub-19?? Nem agora convocado para os sub-21??
 
Como é que posso achar estranho? Nunca o vi jogar... Nem a ele, nem aos que vão.

Eu pergunto-me é como é que tu achas estranho.

Certamente que quem faz essas equipas o viu. Tanto que ele foi ao tal estágio de que falas.

Eu, sem o ter visto jogar, acho mais estranho ele ir para o Manchester por 9 milhões. Mas isso sou eu.

Quanto ao facto de o irem buscar ao Estrela... E foram!! Só que foi o Guimarães. Tinham que ser os grandes para o futebol não deixar escapar os bébés deste país? Até um grande o vendia por 9 milhões e ele lá se escapava como se escapou!

E essa do Verde e do Azul, podes incluir o vermelho. é tudo igual e é justificado. Têm melhor condição física, trabalham de outra maneira. Os Sub 19 são maioritariamente do Benfica. Como já foram do Sporting, como já foram do Porto. São os clubes que melhor trabalham a formação. Ou também há dúvidas quanto a isso?? Edentro desses 3 que melhor trabalham a formação, há 2 que historicamente a trabalham ainda melhor e esses são o Sporting e o Porto. E isso também é inegável. Doa a quem doer.
 
O Bebé nunca jogou um jogo pela selecção em qualquer dos escalões.

Foi apenas chamado para um estágio em que não foi realizado qualquer jogo.
 
Já tinha sido dito,confirmado e aceite. Mas onde é que queres chegar João?
 
Se alguém foi dizer ao Ferguson que este menino valia 9 milhões de euros, é porque já alguém cá em Portugal teria dito aos grandes que existia este menino.
Inclusivamente, Ferguson disse que Benfica estava interessado.
Ora bem, eu concluo que os grandes não quiseram arriscar em mais um nome que lhes apareceu em cima da mesa. O Guimarães aproveitou e lucrou.
Tantos casos semelhantes, a única diferença é o período de tempo em que ocorreu (lembro-me do Pepe treinar à experiência em Alvalade, por exemplo e 3 anos depois custou 30 milhões ao Real Madrid).
 
O Pepe entretou brilhou a alto nivel no Porto tendo ganho vários titulos.
O Bebe talvez tenha ganho o Torneio da Serra da Malveira.
Nós temos a mania de afirmar que por exemplo no Brasil as convocatórias resultam de vários lobbies feitos por marcas e empresários.
Em Portugal será diferente? Rubem Micael nunca havia sido internacional até chegar ao Porto. Não faço ideia do seu rendimento enquanto jogador até sub-21, mas sei que já no nacional brilhou a grande altura. Convocado?? Claro que não!
E tanto critico esta bandalhada da selecção, como critico a gente do meu clube que só aposta em estrangeiros, mts deles sem qualidade e outros que ate podem vir a ter mas ainda nao provaram nada, mas que ainda assim sáo dadas várias oportunidades e sáo pagos a peso de ouro.
Se pensar num Sidney, quase dá vontade de chorar. Mas posso pensar num Balboa ou pensar que foram dados 5 milhoes por um jogador que fez apenas um ano como sénio e jogava na 2º divisão (Rodrigo). Prefiro mil vezes apostar num Roderick do que num Sidney! Num David Simão do que num Balboa e por ai fora.
 
Aí estamos de acordo. Por exemplo, para mim o Nuno Assis tinha que ter ido ao mundial, de caras! O rendimento dele a isso obrigava.

Mas isso não é de agora. Recordo em tempos longínquos que o Luís Carlos, assim que chegou ao Benfica foi à selecção.

O próprio Carlos Martins, foi igual.

Há n exemplos, de n cores. Ás vezes, é preciso um jogador ir lá para fora para ser imediatamente convocado, como foi o caso do Nani e do Manchester. Enfim. Acho que também está tudo um pouco relacionado com a visibilidade que os jogadores têm em determinadas alturas das suas carreiras. Não tem que ter a ver necessariamente com lobbies (mas admito que possa ter a ver).
 
O Bebé era jogador agenciado por Gonçalo Reis que tratou da rescisão com o Estrela da Amadora e ia colocá-lo no Guimarães.

No entanto à última hora o Bebé resolveu dizer que não ia por ter cá os amigos... E vendeu-se a um Sr. Luís Alves que nem agente é. Este sr. tentou colocá-lo no Belenenses onde não há direcção quanto mais dinheiro... Chegou a treinar lá mas rumou na mesma para Guimarães, já com o dedo de Jorge Mendes que andava a sondar clubes europeus.

Acabou no MU devido a toda a influência de Jorge Mendes que não respeitou o contrato de representação com Gonçalo Reis.

Isto tudo para dizer que um jogador que podia ter ido para um grande a custo zero, acabou por assinar por 9 milhões...

Isto para alimentar os tubarões (Jorge Mendes) do futebol.
 
Eu percebo. Mas neste caso, há males que vêm por bem.

Reparemos:

a) O Bébé passa a ganhar 65 mil euros quando nenhum grande lhe ia pagar isso. O ano passado no Estrela limpava 1500 Euros e em guimarães ia limpar 7500 euros (pelo que li). Eu não me importava de ter um aumento destes.

b) O Estrela ficou a zero, como sempre ficaria porque fechou as portas (se não fechasse as portas até poderia ter, ou não, não sei, valores a haver pela formação do jovem), mas o Guimarães ficou com um saldo positivo de 9 milhões menos a parte do agente, quando ficaria a zero, valor que pode usar para contratar jogadores de melhor qualidade, reforçar a equipa, melhorar resultados, ter mais bilheteira, etc... Ou então pode simplesmente ficar na mesma e com mais dinheiro.

c) O Jorge Mendes ia ganhar 0 e ganha uma valente comissão, por um trabalho extremamente bem feito. Comissão essa que o anterior agente do Bébé provavelmente nunca ganharia, porque ninguém tem a capacidade de valorizar um jogador em Portugal, que o Jorge Mendes tem.

d) A única dúvida fica do lado de quem compra. O Man United. Gastou 9 milhões e não sabe ainda que rentabilidade vai tirar do jogador.

Como o Manchester não é um clube português e fica com o risco todo do seu lado, volto a dizer: Se todos os negócios em que o Jorge Mendes toca beneficiarem o futebol português desta maneira, então deixem-no agenciar todos os jogadores! O futebol português só tem a ganhar.

Não considero isto máfia, nem tão pouco incompetência. Acho que foi um trabalho muito bem feito, que valorizou em vários aspectos, o futebol português (jogador, clube e empresãrios).
 
Totalmente de acordo com o teu ultimo comentário. Apenas uma pequena rectificação. O Estrela teria sempre direito a receber, tal como receberá 30 mil euros pelos direitos de formaçao de Salomão
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!