sexta-feira, agosto 20, 2010

A falta de qualidade do Sporting

Quando o quarteto central do Sporting é formado por Carriço (capitão), Nuno A.Coelho, André Santos e Maniche não se pode esperar que o Sporting seja uma equipa forte e coesa. Claramente falta qualidade a este plantel e não pode ser a ausência de Pedro Mendes (que realmente muita falta faz) a justificar tudo. As opções no banco leonino eram Polga, Zapater, Vukcevic, Saleiro, Pongolle e Djalló. Muito fraco.
Sem UEFA, as responsabilidades internas aumentarão e não bastará vencer taças porque esse deixou de ser argumento válido para Paulo Bento que, sem ovos, ganhou títulos praticamente todos os anos. Alguém acredita que este Sporting pode passar à frente de Benfica, Porto ou Braga?
As compras de Costinha provarão a sua competência. Se Evaldo e Maniche são nossos velhos conhecidos, Valdés e Zapater são apostas pessoais do director desportivo e passará muito por eles a prova da real capacidade de Costinha em avaliar jogadores. Comandá-los ver-se-á por outra perspectiva.

Comentários:
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Copy / Paste do que escrevi no blog Planeta Leonino (do amigo Vantunes) ainda antes de este post ser publicado:

Eu sinceramente acho que o tema Sporting merece uma reflexão profunda.
Escrevi à uns meses atrás que o Sporting a nivel futebolistico é um clube em claro declinio e que para voltar à ribalta poderá demorar vários anos.
Há muita gente iludida em Alvalade. Os sócios enquanto não perceberem isso e acharem que o insucesso é fruto sobretudo de azar e de arbitragens, então o declinio continuará.
Não vou sequer falar no treinador (de quem até tinha boa ideia, mas que tem feitos asneiras atrás de asneiras), mas vou sim falar a nivel de jogadores.
Há ali tanta gente, mas tanta gente sem valor que chega a ser assustador. Eu sei do que falo, pois o meu clube andou assim durante pelo menos 5-6 anos (quando tinha jogadores como Okunowo, Gary Charles, Escalona, Luis Carlos, Pringle, etc etc e muitos mais etc) mas era mais ou menos consensual que a falta de qualidade era gritante.
O problema é que no Sporting se defende com unhas e dentes jogadores que não tem qualidade. Não é possivel um clube como o Sporting que quer lutar para ser campeão e ter um quarteto de ataque composto por Liedson, Postiga, Saleiro e Pongolle. Não é possivel! Liedson é inegável qualidade mas o resto é merda! Postiga e Pongole são verdadeiramente assustadores e no caso de Postiga há anos que o digo e sempre vejo defender este jogador. Como é possivel???
Eu tambem sempre fui da opiniao que o Sportinguista apoia muito mais o seu clube que o benfiquista apoia o seu. Mas calma! Tudo tem limites! Há que ser minimanente realista!
Veja-se por exemplo que agora se aceita perfeitamente que Polga seja suplente daquele que era 4º central do Porto! Isto dá um ideia daquilo que anteriormente era o proteccionismo de um jogador que eu sempre disse ser mediocre e como agora já se revê imensa qualidade em Nuno A.Coelho.
Defendem mais o Rui Patricio do que ele defende a baliza leoninia. Ficam satisfeitos por ter Maniche quando se sabe que ele nos 3 ou 4 ultimos anos pouco tem feito.
Num plantel ter 2 ou 3 gajos realmente fracos, ainda que custe até se aceita. Mas ter tantea mediocridade........
Costinha isto, Costinha aquilo e no entanto, tirando aqueles reforços que eram sobeijamente conhecidos como J.Pereira, P.Mendes e Evaldo (dos quais sinceramente nem sei qual foram da sua responsabilidade) vejo é que foi buscar um Torsiglieri por 3 milhoes nao sei para quê, um Valdez que até pode ter qualidade mas nao é seguramente aquilo que o Sporting precisa e ainda deixou sair Miguel Veloso que na pratica rendeu 7 milhoes (vendido por 9 mas comprando Zapater por 2).
A meu ver o sportinguista deveria pensar: porra no ultimo ano de Paulo Bento foi o que foi, com Carvalhal igual ou pior, com Paulo Sérgio nao parece augurar nada de melhor, que raio será mesmo culpa do treinador / árbitro / sistema / azar?? Ou é pq realmente a qualidade é diminuta??
 
Tb Torsiglieri foi aposta de Costinha.
Uma equipa que pelos vistos quer muita vez jogar com alas bem abertos e no entanto quem lá joga sáo Valdez e matias Fernandez, penso que está tudo dito.
Ja nem falo de por Carriço a jogar a trinco
 
Olha, pois eu aí eu acho que ele está a ter visão, se não tiver medo de ser criticado.

A melhor exibição que eu vi do Carriço foi a trinco no final da época 2008/2009 contra o Nacional em casa. Também já o escrevi no Planeta Leonino e duas ou três semanas antes do Paulo Sérgio o utilizar. Não fica tão vulnerável ao deficiente jogo àereo, é rápido, tem bons rins, é forte na marcação e não sendo um virtuoso tem condições para proporcionar uma saída de bola a contento da equipa.
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Quanto ao tema em si, bom. O Sporting está mal apesar de ser exagerado comparar esta equipa com a do Esclona, Okunow, Pringle e afins. Gary Charles não era mau, foi vítima das circunstâncias, como alguns jogadores deste Sporting estão a ser.

Eu penso que o mal dessa e de outras equipas do Benfica era pensar que problemas estruturais se resolvem de um momento para o outro e as coisas não podem ser vistas assim.

No futebol, as coisas levam tempo a corrigir. E uma equipa que troca 12 jogadores de um ano para o outro e troca de treinador não pode esperar em 2 meses de trabalho estar lá em cima abater-se com outros que têm estruturas consolidadas.

Há que saber conviver com as críticas e continuar a trabalhar, sem se querer constantemente voltar ao zero. A não ser que não se acredite no que se está a fazer. Aí, rua com o treinador, trocam-se mais 12 jogadores e de 12 12 vamos andando até se achar o equilíbrio.

Posto isso, tb acho que o Sporting já podia mostrar mais qualquer coisinha. Falo de pormenores, de matérias de concentração que a equipa do SCP não exibe. E isso é mais grave.

a) Falo de ter a jogada a correr no extremo direito, e o extremo esquerdo estar encostado na bandeirola de canto oposta, onde não vai fazer nada ofensivamente e onde é menos um caso a equipa perca a bola e sofra contra ataques.

b) falo de pontas de lança que jogam juntos há 3 épocas e que ainda não aprenderam a cruzar um com o outro na àrea, para entrar um ao primeiro poste e outro ao meio ou ao segundo e desbaratinar as marcações.

c) Falo de centrais que constantemente perdem a marcação do seu homem enquanto a jogada ainda está a decorrer - Carriço ontem e NAC no sábado - o que dá golo em 99% dos casos.

d) Falo dos dois médios centros não se entenderem no momento de lançar o ataque: dá linha de passe se não recebe movimenta na vertical para arrastar a marcação e aparecer o outro médio centro que assim pode lançar o ataque em paz e até fica com o primeiro médio centro como uma referência mais avançada para receber a bola entre linhas (como tão bem faz o Pedro Mendes... agora sabemos que o faz por ele, e não por capacidade de treino do Sporting - Pelo menos é o que parece).

E todas estas coisas, que são pormenores que fazem a diferença no futebol é o que tem faltado ao Sporting. E são culpa do treinador. Ou está distraído, ou a pensar noutras soluções que perde esta clarividência. A capacidade de ver e trabalhar o óbvio.

Uma equipa não precisa de jogadores fora de série para render. Há n exemplos disso. Precisa é de ser bem trabalhada. foras de Série ajudam, sem dúvida, mas não são indispensáveis à prática do bom futebol.
Jogar ´futebol é simplesmente isto: Receber a bola, levantar a cabeça e passar ao colega mais próximo. O resto é organização. E se os jogadores do Sporting têm capacidade para receber, levantar a cabeça e passar, a verdade é que falta organização.
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!