sexta-feira, agosto 06, 2010

Benfica 2010 / 2011



Finalmente o futebol a sério está prestes a voltar e parece-me que será uma boa altura para uma primeira análise ao meu Benfica.
Depois de uma época de sucesso era perfeitamente expectável que se verificassem algumas saídas do núcleo duro.

Curiosamente a primeira saída resulta de uma opção de Jorge Jesus. Saiu Quim e entrou Roberto. Nunca fui fã de Quim, mas também tenho de admitir que melhorou imenso nos 2 últimos anos. No entanto também percebo o pensamento de Jesus, pois Quim transformou-se até num bom Guarda-Redes mas nunca seria um grande GR. Mas e Roberto é esse GR??? 8,5 milhões por um perfeito desconhecido e que há 6-8 meses atrás era o 3º GR do Atlético de Madrid?? Grandes GR cada vez escasseiam mais pelo tendo um bom e trocar por um mt bom é mt difícil e caro. Do que vi, Roberto não é mt bom e tb não é sequer bom! Diria que é mt mau! Mas também acredito que não pode ser assim tão mau quanto tem mostrado pelo que há que dar algum tempo. Jorge Jesus costuma ter olho para avaliar jogadores pelo que custa a crer que se tenha enganado tanto. O que é facto é que nesta troca estamos por agora a perder.

Depois saiu Angel Di Maria. É uma grande perda. Uma perda muito mesmo muito difícil de colmatar. Quer pela qualidade de Angelito quer pelas própria características de jogo do argentino. Jorge Jesus sabe-o bem e mesmo tendo contratado Gaitan sabe que a fruta não é a mesma e por isso tratou de mudar de sistema de jogo.
E fê-lo muito bem pois a meu ver, o 4-3-3 é a melhor táctica que existe. Mas atenção que não é o típico 4-3-3 que por exemplo se utiliza na nossa selecção e em algumas equipas em Portugal. Estamos a falar de posicionamentos diferentes. Em Portugal estamos habituados a ver 3 homens na frente , dos quais 2 são flanqueadores puros e que apenas exploram os flancos. Também no 3 de meio campo regra geral recorrem ao duplo pivot.

O 4-3-3 de Jesus é como o 4-3-3 do Barcelona e este sistema sim é para mim o mais completo. E quais as diferenças? Começando no ataque, temos um trio onde não constam flanqueadores puros, isto é, os homens que partem das alas, são jogadores que fundamentalmente procuram o centro, apoiando o elemento mais central na zona de finalização e com trocas posicionais constantes e com isso conseguem prender todo o quarteto defensivo. No Benfica tem sido Cardozo como referência central (embora pouco móvel ao contrário do que acontece no Barcelona com Ibra ou antes com Etoo) e os outros

No trio de meio campo a figura de duplo pivot não existe. Há um claro nº6 que depois é acompanhado por um 2 elementos mais versáteis que são fortes no controlo de bola e no passe. Faltará aqui ao Benfica um outro nº8 que seria Ramires e que muito falta fará. O Benfica tem jogado com Airton / Javi Garcia e com Carlos Martins (que neste sistema assenta que nem uma luva) e com Aimar. É neste ponto que está o ponto fraco deste trio. Aimar defensivamente é fraco e com apenas 3 elementos no centro do terreno é imperiosos ajudar mais nas tarefas defensivas. No entanto pode funcionar como cérebro da equipa e fazer um pouco o que Xavi faz no Barcelona. O 6 (Javi? Airton?) tem muita pouca liberdade ofensiva, mas os 2 outros elementos têm-na , podendo alternar o ritmo de jogo, fazer trocas posicionais e liberdade para o remate de longe e sendo Carlos Martins um desses elementos e com esta nova bola, quer me parecer que os golos irão aparecer.

Poderão dizer que o jogo poderá afunilar muito, mas não concordo, pois as trocas posicionais são constantes, baralhando assim o sistema defensivo adversário e este sistema requer um lateral (só um) ofensivo que no Benfica é o excelente Coentrão (no Barça é Daniel Alves) por forma a criar equilíbrio a meio campo e por vezes superioridade numérica no ataque.
Se Jorge Jesus persistir neste sistema acredito no sucesso. Voltando ao esquema do ano passado e sem Di Maria, a coisa parece-me preta. Acho que estamos mais fracos pois saíram 2 indiscutíveis e na baliza ao que parece a diferença não será muita (seja para melhor seja para pior).

Os reforços que vieram até agora não vieram acrescentar um valor acentuado. Talvez Jara seja de facto uma mais valia pois Gaitan é um incógnita, Fábio Faria é mt fraco e de Roberto já se falou. O que vale é que Kardec e Airton estarão já mais adaptados e irão render mais.
Fala-se agora de Bem Arfa e se isso se concretizasse seria de facto um bom reforço.
Vem ai o Porto e seria importante vencer não só pela nossa moral, mas também pelo facto de deixar a concorrência ainda mais nervosa.

LFV como sempre é um optimista, mas gosto dessa confiança, dessa moral. Fala em altos objectivos na Champions e isso é sinal de ambição e que acaba por passar para os próprios jogadores que assim ficam mentalmente mais fortes e não entram em campo com mentalidade de coitadinhos querendo apenas não perder por muitos. Gosto!

Comentários:
Agora ja falas bem do LFV carlos?? ridiculo os teus comentarios...já pagaram aos arbitros esta epoca?? quantos socios ja têm? 500 mil??ja reenbolsaram os compradores da opreação cabeça?? agora todos sao bons no benfica porque será??

è graças ao grande sportinguista Jorge Jesus lampiões - tripeiros...
 
Olha o grande Leitao!! Estas vivo miudo!
A mim por certo que nao ouviste falar mal do LFV. Estarás certamente a fazer confusão.
Ainda que ninguém seja imune a criticas, considero que LFV ao longo destes anos tem feito um trabalho notável à frente do meu clube.
Mas compreendo o teu nervosismo! Se tivesse na frente de ataque do meu clube um Postiga ou um Pongolle, tb andaria nervoso.
 
Jorge Jesus falhou. Utilizou um sistema que tira a produtividade ofensiva de Coentrão (por incrível que pareça) e prende rotatividade aos jogadores. Ruben, na direita, não é Maxi, nem Carlos Martins é Ramires. Se Peixoto não é Coentrão então chegamos à conclusão que este sistema (com os referidos jogadores) não dá, mesmo que Gaitán jogue no lugar de Di Maria.
Quanto ao Benfica 2010/2011, perdendo Di Maria e Ramires, terá e deverá esperar de Kardec, Airton, Filipe Menezes e Sidnei um melhor rendimento esta época. Os 4 brasileiros já se devem sentir totalmente integrados e por isso deverão ter outra produtividade. O Benfica vai começar mal a época, isso é certo: Luisão, Cardozo e Maxi não deveriam estar a jogar a sério nesta altura. Aliás, o único que jogou destes 3 lesionou-se. Faltarão 2 jogadores: um avançado móvel, desiquilibrador nas alas e um típico 8 (porque realmente Aimar não vai produzir o mesmo que no ano passado).
Este resultado vai na linha do que aconteceu no último jogo que estas 2 equipas se defrontaram: O Porto foi superior em termos tácticos, de motivação e empenho.

Nota: achei o Porto demasiado geométrico. Se nesta altura é sinal de evolução no entrosamento, a médio prazo terá de ser sinal de desiquilibrio.
 
Não concordo muito com a tua análise Kramer.
Tal como não concordo com várias das opções feitas por JJ. Percebo contudo que tivesse optado por aquele 11, pois no fundo tratou-se de manter as rotinas do ano passado, quer a nivel de esquema de jogo quer a nivel de jogadores ja conhecedores da dinamica da equipa.
Se repararmos Ruben foi mt vez utilizado a lateral direito tal como Martins fez mta vez o lugar de Ramires. Já Coentrão é extremo de origem, ali jogou varias vezes o ano passado, ainda que de facto seja a lateral que rende.O pior é quando a 2º opção se chama César Peixoto.
Não entendo o que se passou com Maxi. Então Alvaro Pereira não teve também no mundial e jogou já este fim de semana?? E não teve o rendimento que se viu?? Pq raio teve Maxi de ser especial?? Pq raio teve mais dias de férias? Não entendo.
Esperar de Sidney um maior rendimento é utópico! Kardec e Airton estão cá há 7 meses ao passo que Sidney ja está cá há 2 anos!
Mais um avançado móvel?? Para quê?? Temos Saviola, Jara e até Weldon, para quê mais??? Já nem falo em Nuno Gomes.
Tenho muita, mesmo muita dificuldade em entender a dispensa de Urreta e penso que Balboa talvez merecesse uma oportunidade. Menezes tem de rodar e Javi é mt melhor que Airton.
Depois demos um tiro no pé com a situação criada na baliza.
 
Urreta devia ter ficado, foi um disparate emprestá-lo novamente. Balboa não tem lugar, é um jogador pouco móvel que não dá ritmo à equipa.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!